Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft anuncia que irá promover o Linux, se compromete a não processar desenvolvedores, e mais

Mudança surpreendente é divulgada menos de 1 semana após anúncio da distribuição de Linux da Oracle.

O dia de São Nunca foi ontem, mas o anúncio só saiu hoje: a Microsoft anunciou que irá suportar o Linux e promover soluções conjuntas Windows/Linux. Mais importante do que isso: a empresa se comprometeu a não processar os desenvolvedores individuais de software livre (incluindo projetos como o Samba e o aMSN) pelo eventual uso de suas patentes. Nas palavras do anúncio oficial (o link foi enviado pelo Manoel Pinho - obrigado!), trata-se de uma promessa irrevogável da Microsoft para garantir a desenvolvedores individuais e não comerciais a liberdade de continuar desenvolvendo produtos de código aberto, sem qualquer preocupação com patentes da Microsoft. A mesma isenção se estende aos clientes de ambas as empresas envolvidas.

O anúncio complementa 6 meses de negociação entre Novell e Microsoft, e não se restringe à questão do suporte comercial e do compromisso mútuo de não processar por patentes. Outros itens incluem:

• suporte aberto no OpenOffice.org aos formatos XML do MS Office
• investimentos em virtualização, tanto de Windows no Linux quanto de Linux no Windows
• investimentos no desenvolvimento do Mono, OpenOffice.org e Samba

Os demais itens são mencionados no anúncio, cuja leitura é recomendada.

O Linux.com consultou Linus Torvalds e ele disse que havia lido rumores mais cedo em jornais online, mas não sabia de nenhum detalhe. Ainda assim, segundo ele, se a Microsoft quiser lhe enviar patches para o kernel, ele os aceitará de bom grado, desde que venham assinados.

A ZDNet lembrou que a Microsoft pode ter sentido a pressão do recente lançamento do "Linux da Oracle" e não quis deixar esta grande rival desacompanhada neste mercado. Para completar, a Novell colocou no ar uma FAQ sobre o tema.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de geekslack
Surpreendente...: Apesar de muitos já profetizarem isso há anos, eu sinceramente não imaginei que viria de maneira tão rápida. Sinceramente não sei o que dizer além é claro de parabenizar a Microsoft pela iniciativa.



Geek_Slack
Linux User #203430
Comentário de Antoine
LinuX agora é dihicase?: Que idéia é essa de escrever LinuX com X maiúsculo?
E imagino aMSN sendo processado pela M$... hehe lógico que não iriam fazê-lo, não precisa anunciar!
Comentário de Manoel Pinho
O artigo do Groklaw está: O artigo do Groklaw está bem interessante de se ler

http://www.groklaw.net/article.php?story=20061102175508403


Eu sinceramente gostaria de saber o que a M$ está pensando em ganhar com isso. Algumas especulações:

a) Mais uma plataforma para rodar o .Not alavancando o Mono agora que o Java está prestes a virar SL e o Longhorn está longe de ser terminado ?

b) Usando mais uma vez suas técnicas "embrace, extend and extinguish" ?

c) Tentando encher de tecnologias suas o linux e demais SL colocando-as inicialmente no Suse e que depois serão copiadas pelas demais distribuições, para depois processá-las por não ter acordos com a M$ ?

d) Mais uma das tentativas de parecer boazinha perante a comunidade européia que está doida para lhe arrancar as vísceras por causa do Windows Vista ?

e) fazendo um plano B de ganhar dinheiro com linux fornecendo softwares proprietários e licenciando tecnologias suas caso o Windows Vista naufrague por causa das exigências demasiadas de hardware e controle rigoroso da pirataria ?

Mais idéias ?

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de sri_canesh
Não procure pêlo em ovo!: Manoel,

Deixa de ser chato e ver o capeta em tudo!!!!!!

A Microsoft está mudando. O sinal claro foi dado com a aposentadoria precoce do Gates.

Claro, eles estão mudando para ganhar dinheiro. Afinal, eles não viraram uma ONG. Mas se isso for bom para todos, qual o problema?

Creio que no tocante ao Mono não há nenhuma relação com o anúncio de que o Java (supostamente) vá se tornar SL. Se fosse assim, a Microsoft já teria feito o acordo anos atrás, já que essa promessa de Java SL já vem de tempo.

Cássio R. Es_kelsen
Comentário de Manoel Pinho
Elocubrações: Como falei, são elocubrações mentais apenas :-)

Só me responda como eles esperam ganhar dinheiro colaborando para um concorrente que inclusive foi quase detonado por ela no passado recente quando o Novell deixou de ser usado pela maioria das empresas pelo windows server/NT.

A Microsoft joga muito bem o xadrez do mercado e ela sempre antecipa bem os lances da concorrência.

---------------------------------------

Augusto,

Uma das imagens que estão aqui

http://www.linux-watch.com/news/NS2912974320.html

ficaria bem ilustrando essa notícia do br-linux.

---------------------------------------

Achei interessante esse comentário de um advogado da FSF

http://news.com.com/2061-10795_3-6132156.html?tag=nl

It's possible that Thursday's deal between Microsoft and Novell could conflict with a provision in the General Public License (GPL), according to Eben Moglen, the attorney for the Free Software Foundation that created and oversees the Linux license.

"If you make an agreement which requires you to pay a royalty to anybody for the right to distribute GPL software, you may not distribute it under the GPL," Moglen told CNET News.com Thursday. Section 7 of the GPL "requires that you have, and pass along to everybody, the right to distribute software freely and without additional permission."
...
Whether the partnership precludes Novell from distributing Linux depends on precise terms of the agreement that Moglen hasn't seen, he cautioned. But he found other aspects of the deal troubling, too.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Anderson Santos
Onde esta a pegadinha: Estou procurando mas nao acho a pegadinha.
Nao eh primeiro de abril, nao eh dia de todos os santos.
Nao consigo ler esta noticia a acreditar que seja verdade.
Tem de ter alguma pegadinha ou brincadeira.
Simplesmente nao acredito.
Se for verdade, ainda quero ler mais sobre o assunto e descobrir
onde esta a falha, porque deve ter alguma.
Comentário de Dm7
Manoel, toda a sua teoria: Manoel, toda a sua teoria conspiratória parece perfeitamente... possível!
Embarcando nessa, acredito que a Microsoft como empresa sempre "estraçalhou" seus concorrentes, na medida em que eles podiam ser atingidos como empresas. Aqui temos o caso de milhares de empresas e desenvolvedores, afinal, a quem pertence o código? Como atingir o alvo? Vou de duas possibilidades. Ou eles estão com uma carta na manga (seria a cartada final?), ou estão simplesmente tentando seguir pelo lado "bom" do que está por vir,
Abs,
Comentário de Manoel Pinho
Pressões: Outra forte possibilidade é da Microsoft simplesmente estar sendo fortemente pressionada pelos governos estrangeiros (principalmente da Europa e China) e grandes empresas (que são os que realmente pagam pelo software e em quantidades enormes) a ceder em suas práticas maléficas, anticompetitivas e contrárias à interoperabilidade com o linux e SL.

Muitas vezes a gente vê comentários em sites pró-SL como esse de que linux e SL é coisa de nerds e que nunca vai ser usado pelas grandes empresas mas de uns anos para cá esses gerentes de TI estão começando a avaliar alternativas e a levar mais sério o uso de SL.

E a M$, como qualquer grande empresa, sempre diz que o cliente (especialmente aqueles com grandes cheques) sempre manda.

Ao contrário do cenário rosa que pinta a imprensa, a situação não deve estar nada fácil para a M$ mudar tão radicalmente assim.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Dm7
Tudo analisado, parece que: Tudo analisado, parece que há um conjunto de "situações", que está forçando a Microsoft assumir essa posição. Mas a julgar pela posição que eles adotaram com relação ao Firefox, convidando a Mozilla para fazer uma visita aos seus laboratórios, enviando um bolo dando os parabéns pelo lançamento da versão 2.0... e agora com esse acordo de colaboração com a Novell... nossa, como eles parecem bonzinhos agora! Mas espera aí... por outro lado, eles copiaram descaradamente alguns dos recursos do Fx, não?
Mas voltando à pauta, eles não entrariam nessa se não achassem que podem convencer seus clientes de que, apesar da interoperabilidade, eles ainda possuem mesmo a melhor solução... só me resta acreditar que a Novell tbm está mexendo seus "pauzinhos" direitinho... espero!

Aliás, está no http://www.microsoft.com/
Ah, já que postei esse site, tbm posto esse: http://www.ie7.com/
Pronto,

E que se frize: Ainda é "apenas" um acordo entre 2 empresas,

Comentário de Dm7
Nunca se pode ter certeza do: Nunca se pode ter certeza do resultado que um acordo desse pode ter... às vezes é o que eles dizem, outras vezes é só um momento passageiro... veremos!
Ok, a notícia parece ser realmente grande, e está embasada por outras grandes empresas... parece mesmo um marco. Mas também a compra da AOL pela Time Warner tbm foi, não? (guardada as devidas proporções),
Comentário de Dm7
Agora a aposentadoria do: Agora a aposentadoria do Bill fez um pouco mais de sentido...
Comentário de Antonio Fonseca
Uma pequena correção: Uma pequena correção, esse tal "dia de São Nunca" realmente foi ontem (02/11/06) e o anúncio também ocorreu ontem pessoal!
Comentário de Antonio Fonseca
Uma bela jogada!: Com esse anúncio a Microsoft na pior da hipóteses consegue se posicionar no centro das atenções da indústria de TI novamente. Dividindo é claro um pouco dessa atenção com o Linux e quem sabe podendo até despertar maior interesse da indústria para os lançamento próximos dos seus Windows Vista e do Office 2007.

http://antoniofonseca.wordpress.com/2006/11/02/parece-mesmo-que-a-microsoft-vai-vender-%e2%80%9ccancer%e2%80%9d-uma-rapida-analise/


Comentário de Marcus Schleder
Outra possibilidade: Pra mim eles estão pavimentando a estrada que permitirá a eles copiar de uma forma mais oficial as boas idéias que surgem na comunidade Open Source.
Tendo um acesso oficial ao linux, permitindo que sejam utilizados componentes de software patenteados pela MS. Porém quando alguém for reclamar que a MS está copiando elementos do Linux vão alegar um trabalho comunitário e que estão recebendo em troca pelo que estão dando à comunidade. Blablabla....
Comentário de Bruno Gonçalves
Deu até medo...: Um anúncio desses logo no dia de finados (já que o anúncio mesmo foi ontem).

Mas é bom procurarem mesmo a falha, pq isso so pode ser armação, ou como foi dito em outro comentário muita pressão por parte de empresas grandes e governos que são os que realmente fazem a Microsoft ser tão rica e estão com receio de ficar batendo de frente com isso e perder.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de sri_canesh
Realmente não sei qual é a: Realmente não sei qual é a estratégia da MS

Talvez seja a mesma(ou semelhante) à estratégia da IBM e da Oracle, que de santinhas não tem nada também.

Gostei do título da matéria que você passou: "O inferno congelou" hahaha

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de joaoemanuel
"c) Tentando encher de: "c) Tentando encher de tecnologias suas o linux e demais SL colocando-as inicialmente no Suse e que depois serão copiadas pelas demais distribuições, para depois processá-las por não ter acordos com a M$ ?"

Manoel, sugestão: leia de novo a notícia.
Comentário de Pierre
Será que as palavras serão ações?: Realmente é uma surpresa, mas temos que ver se isto vai se concretizar em ações, em relação ao acordo pelo que vi a respeito a Novell é uma das empresas que tem maior numero de patentes registrados, será que não foi um acordão, do tipo:
"Olha MS, eu tenho várias patentes que você vai precisar, mas por outro lado você vai pegar leves nas suas..."
O Manoel Pinho lembrou com toda propriedade que a MS quase varreu a Novell do mapa anos atrás, deu um chute na IBM tambem com o OS/2 e vive aos tapas com a Oracle e com a SUN por causa Java nem precisa falar. A pergunta é, será que ela entra no clube?
Será que vamos ter MSN, OFFICE para Linux em um futuro perto? E o mono?
Bem enquanto a republica dos sonhos de Platao nao se concretiza vamos ficar nas especulações.

Comentário de JPayne
Não me surpreenderia...: Não me surpreenderia se daqui uns tempos tívessemos um SUSE com suporte a programas M$ ou um Linux da Microsoft que rodaria um Windows Vista "perfeitamente" através de um Xen !!!

rs...

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Gilzamir
Teoria da Conspiração: Essas teorias conspiratórias contra a Microsoft já estão virando chavões. Eu entendo que a Microsoft é sensível às necessidades do mercado (por anos não foi, pois não havia concorrente à altura).
Comentário de iamah
duas palavras: tenha medo

...mais umas palavras: sobre a virtualização, ambos vão cooperar para virtualização mútua... provavelmente isso não inclui a área de games, o que pode dar uma vantagem ao windows...
Comentário de fabiorecife
Lembre-se da Borland: Este acordo com a Novell me lembra o que aconteceu alguns anos atrás:

-A Microsoft contratou os principais engenheiros da Borland (inclusive o lider de desenvolvimento) . Depois fez um acordo com a Borland por troca de tecnologias (assim a Borland não processava a Microsoft pelo que os caras estavam fazendo) e deu um cala boca de 300 milhoes de dolares. Algum tempo depois eles lançam o .Net (feito pela antiga equipe da Borland e usando alguns conceitos das ferramentas da Borland) . Quanto a Borland nada de proveitoso , a não ser os $ 300M, tirou disso (se especulou muito que eles iriam lançar alguma nova tecnologia ou descontinuar o Kylix em função do acordo mas com exceção deste último nenhuma nova tecnologia saiu).

-Ai fica a pergunta: Por quê a Novell ? . Bem talvez porque a SCO não conseguiu convencer ninguém que era dono do Unix (System V ?!) e a Novell conseguiu (convencer a MS), bem não sei alguém tem uma idéia.


Acho que uma boa leitura nestas horas são os documentos Halloween.
Comentário de Henrique Poyatos
Eu quase cai da cadeira !: Primeiro veio o lance do PHP, depois agora o Linux. Parece até aquelas notícias falsas que o Augusto costumava colocar no 1o. de Abril, pra pregar peças!

Eu espero que isso traga benefícios justos a todos, incluindo a MS. Afinal de contas, eles não entraram nessa pra fazer caridade.
Comentário de Animal-X®
É só o começo !!!: Depois a M$ compra as duas empresas e fecha os códigos !!!
Como sempre digo, a M$ quer dominar o mundo de qualquer jeito, mesmo que tenha que se aliar ao inimigo para ganhar terreno.
O que o maldito dinheiro não faz nas cabeças das pessoas...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net


Comentário de Manoel Pinho
Bruce Perens: Eu já li várias notícias sobre o assunto e o acordo foi feito unica e exclusivamente com a Novell, não ficando bem claro se essa trégua na proteçao de suas patentes se estenderá também aos projetos dos softwares livres envolvidos e a outras distribuições.

Veja a opinião do Bruce Perens, que com certeza entende muito mais de SL do que eu ou nós, numa tradução rápida e suja

http://technocrat.net/d/2006/11/2/9945

Novell-Microsoft: O que não está sendo dito

Bruce Perens
Quinta, 02 de novembro de 2006 16:42: 45 PST

Hoje a Novell e a Microsoft anunciaram uma parceria em que Microsoft fez algumas promessas improváveis a respeito de Linux. O que eles não estão lhe dizendo ? Primeiramente, você pode estar certo que Microsoft não ajuda um concorrente. Este anúncio pavimenta a maneira pela qual a Microsoft implementa um controle significativo sobre o uso de software livre pelo cliente comercial. E tem implicações negativas significativas para o software livre (open source) em geral.

Há dois anúncios significativos. O primeiro, que a Novell e a Microsoft estão participando em um licenciamento-cuzado de patentes e o segundo, que Microsoft está prometendo não exercer suas patentes contra os desenvolvedores não-comerciais individuais. A parte ruim é que isto permite que a Microsoft exerça suas patentes contra todos os usuários de software livre comerciais. Há também alguns pequenos bônus para a Microsoft, como a Novell ajudar a volta da Microsoft para o ODF (OpenDocument Format) e substituir por algo que a Microsoft controle.


Quando nós dizemos “comercial”, é interessante notar que há realmente poucos usuários não-comerciais: pessoas que somente usam seu computador por hobby. Comprar algo em um Web site, por exemplo, é um uso comercial. A maioria de indivíduos usam seus computadores em algum aspecto de fazer seu modo de vida. Haverá agora um trajeto aprovado pela Microsoft para que tais pessoas empreguem o software livre, uma assinatura cara do Novell SuSe Linux que custa tanto quanto ou mais do que o Microsoft Windows e que vem com uma licença de patente.

Assim, a proteção de contribuidores individuais não-comerciais significa que você pode fazer um software livre, mas se alguém realmente o utilizar para algo mais que um hobby ou em uma organização sem fins lucrativos, há uma ameaça implícita que Microsoft pode mover uma ação judicial de patente do software contra eles - a menos que sejam um cliente da Novell.

Uma das perguntas ainda a ser feitas é se a Novell violará a GPL, a licença do kernel Linux e outros softwares importantes, ao oferecer proteção de patente que é exclusiva aos clientes da Novell. A notícia oficial à imprensa indicou consideravelmente isso. Nesse tópico, o preâmbulo da GPL diz isto melhor:

Nós desejamos evitar o perigo que os redistribuidores de um programa livre obtenham individualmente licenças de patente, tornando de fato o programa proprietário. Para prevenir isto, nós tornamos claro que qualquer patente deve ser licenciada para todos que o utilizem sem pagar ou não licenciarem.

A Novell aceitou claramente essa licença. Mas parece que agora estão usando a proteção da patente como um diferencial comercial.



Mesmo se todos estivessem protegidos em relação ao software que Novell distribui, há uma tremenda coleção de software livre que eles não distribuem. Um movimento próximo lógico para Microsoft poderia ser mover ações contra “Linux não licenciado”, e “software livre não licenciado”, agora que ela pode dizer às cortes que há um caminho licenciado pela Microsoft. Ou podem apenas passivamente deixar que a ameaça permaneça lá como um impedimento a qualquer um que usar software livre sem passar pelo caminho Novell aprovado pela Microsoft.

Com este acordo, a Microsoft também assegura o auxílio da Novell para forçar uma agenda pró-patentes-de-software na Europa e em outras partes. Em um painel que eu conduzi na conferência AlwaysOn neste verão, o presidente da Novell tornou claro ser favorável a patentes de software - uma política que trabalha em detrimento de qualquer desenvolvedor de software livre que quer ter usuários sem a bênção da Novell. Você pode estar certo que estarão juntos com a Microsoft agora no encontro com legisladores e pedindo aumentos na proteção de patentes.

O momento deste acordo é significativo. Diz-se que a a Microsoft e a Novell têm trabalhado neste acordo há algum tempo e apressaram o seu anúncio para tirar a atenção do recente anúncio da Oracle e para diminuir ainda mais a Red Hat no mercado de ações. O momento do caso SCO é também significativo. Testemunho recente nesse caso revelou que a Microsoft ofereceu-se para garantir o investimento da empresa Baystar na SCO, pedindo essencialmente para a Baystar ser um testa-de-ferro através da qual a Microsoft financiou a tentativa da SCO de… cobrar royalty dos usuários de Linux. O caso da SCO está afundando, então este é o esquema seguinte da Microsoft para cobrar um royalty dos usuários de Linux e para transformar a Novell na próxima SCO. Groklaw, um jornal respeitado de legislação tecnológica, provavelmente disse melhor com seu título nesta história: Novell se vende.

Este acordo inteiro articula-se em torno de patenteamento de software - monopólios de idéias que estão enterrando a indústria do software no litígio - em vez da inovação. Se nós aprendermos uma coisa da ascensão rápida do software livre, que essa proteção da propriedade intelectual - a coisa que o software livre dispensa - impede realmente a inovação. E que esse acordo Novell-Microsoft surge como um impedimento adicional.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Rodrigo Romano
Para que não sabe , o dia 1: Para que não sabe , o dia 1 de Novembro é o dia de Todos os Santos.Logo dia de São Nunca .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Todos-os-Santos
Comentário de Manoel Pinho
WordPerfect: E vocês se lembram que a M$ está sendo processada pela Novell desde 2004 por causa do WordPerfect ?

http://www.novell.com/news/press/archive/2004/11/pr04077.html

O acordo não encerrou esse caso, ou seja, a Novell ainda se sente prejudicada pelo monopólio do M$ Office. E agora ainda vai suportar o formato do M$ Office 2007. Parece piada, não ? Essas empresas americanas parecem aquelas prostitutas de estórias do Nelson Rodrigues. Levam muito tapa na cara mas basta colocar um dinheirinho no decote para tornarem-se amantes apaixonadas.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de sri_canesh
Nossa, que raciocínio: Nossa, que raciocínio brilhante e isento.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Animal-X®
Vc goza né...: Se acontecer o que escrevi aqui, vou voltar pra aqui pra atormentar a sua vida !!!
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net


Comentário de deysonthome
Surpresas......coisas da vida: Depois que li bastante...os posts....posso ficar tranquilo comigo mesmo pois vejo que ninguém está iludido.
Se nós não estamos nos iludindo, creio que as lideranças, mais do que nós, também não estão ......
Estão concordando, mas com um pé atrás....assim espero.
O linux simplesmente atingiu um ponto que ninguém acreditava ser possível...Superou o windows no desktop. O windows hoje só serve para fazer funcionar algum equipamento cujo fabricante não liberou os drivers, ou cujo driver não foi desenvolvido para linux por falta deimportância imediata.
No geral....está melhor. Excelentes aplicativos. Meu scanner e minha impressora funcionam bem, web cam também......e etc. Somado a isso. É um sistema seguro, que não engolirá códigos de fishinscan...e demais pragas, não necessita ser desfragmentado..é mais estável em operações mais pesadas. A instalação é rápida e já vem com muita coisa.
O windows não está acompanhando esse desenvolvimento. No Vista, o trabalho gráfico está bonito realmente. Mas podemos alcançar beleza também com algumas manobras simples em nossos desktops linux isso é bem fácil e comum.
O linux está muito fácil de usar. Em muitos casos, mais fácil que o windows. Uma barreira para o Linux é a desinformação dos pseudo-hardusers que andam por aí....
Dou treinamento básico para usuários leigos iniciarem pelo linux no Japão, com excelentes resultados.....
Creio, que analisando pelo ponto de vista estratégico....a M$ já se reconhece em desvantagem e está mudando de tática. Apenas isso.
Não ficará impassiva...ainda mais levando em conta quem está no comando......Mr. Ballmer. Que estão se aproximando estão....que irão adotar..irão....apenas ...contrariando a lei da gravidade o Linux não pode e não deve orbitar...não pode virar satélite...tem que ser o astro central. Só resta sabe se irão se aproximar e adotar sem extinguir........será....não que conseguiriam, mas a tentativa já seria incomoda.....sou sincero....não me iludo. Nesse caso sou mais pro lado do Stallman que tem suas razões.
No livro Shun Tzu - A arte da Guerra...a instrução é : " Para destruir seu inimigo, o melhor caminho é tornando-se amigo dele pois ele se desarmará para você.."...celulas agem assim também , acho que seriam os fagócitos, não lembro bem....se aproximam, envolvem e dissolvem......
Não podemos baixar a guarda. essa ação dela mostra que estamos em vantagem e a M$ não se renderia nunca....podem ter certeza...ela vai a luta...está lutando e usando estrategismo profissional.
É ilusionismo.........





Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Manoel Pinho
Comentários gringos selecionados: Vou reproduzir aqui alguns comentários gringos que achei interessantes e que alinham com as conjecturas do Bruce Perens que mostrei aqui


"One should not forget thats Novell who claims to have some UNIX copyrights -- and would be confirmed if SCO lost its process. Then could occur any deal with them to M$, which now 'respects' these rights of UNIX and Linux by Novell, and at the end M$ could buy and claim these rights ..."

-------------------------------------------------------------

"I am concerned about the patent immunity for the "non-commercial" developers and users.

I don't like this partitioning of users into commercial and non-commercial. It sounds like "Linux is alright for hobbyists - but don't try to use it in business unless you buy an expensive commercial package from a big vendor who can indemnify you against our suing".

I can see why IBM, Oracle, Novell, and especially Microsoft would like that. The last thing MS want is for people just to download a free OS - and have it run perfectly. It leaves no room for them to fleec-, er, "add value to" their customers.

They have been trying to make Linux more expensive. The Microsoft-funded SCO suit was all about making Linux "dangerous" and expensive - the end-user might be liable to copyright suits. Patents are now their best bet: "If you use that Linux thing in business, at least the cheap stuff, you might be sued for patent infringement".

Microsoft are using patents to divide and conquer. They are trying to squeeze out free Linux from the commercial world. Only expensive Linux from "partners" will be allowed. They want Linux server software to cost as much as Microsoft equivalents.

That is why we must fight against software patents in Europe, etc. They are anti-competitive. They shore up dodgy market games like this. "

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Morvan
Dividir para: ... governar... ou: para massacrar!
Comentário de sri_canesh
Fechado!!!: Fechado!!!

A Microsoft comprar a Novell até que não é um absurdo. Já comentei isso com vários amigos tempos atrás que isso seria possível, já que a Novell tem um grande capital em termos de SL que pode ser complementar à MS. E isso seria excelente para o Mono!

Agora, fechar o código já é mais difícil. Não faz parte dessa nova fase da MS.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Rodrigo Pinheiro Matias
Ah alegria dura pouco, era um Bug no word: Isto mesmo galera, a alegria durou pouco, o MS Word do CEO da microsoft estava infectado por um destes virus que manipulam seus documentos no word, aqueles do tipo vbs, depois que o CEO fez a bosta o pessoal que fabrica antivirus para MS aletou ele da existencia de um trojam em sua maquina que estava manipulando os documentos antes deles serem impressos. hehehe brincadeira

Caracas li hj cedo esta reportagem e achei muito legal o inicio da chamada, "O dia de são nunca foi ontem" quase liguei para minha exnamorada, ela disse que so voltaria comigo dia de são nunca, mas voltando ao comentario, eu acredito que é uma adequação de mercado que esta sendo feita pela a MS veja o boicote que tentou se fazer no governo lula contra os software propietarios.

Mas eu acho que a teoria da conspiração tb é valida, basta consultar a historia do Windows 95 e ver o tombo que a MS deu na IBM; bem feito.

Quando a noticia da SUN e o Java, eu ainda não acredito que o Java vai ser SL, como tome disse quando falaram a ele que Jesus tinha ressucitado eu só acredito vendo.
Comentário de Esdras Andrade
Só para descontrair um pouco: Só para descontrair um pouco: Acho que já vi este filme antes...
http://deb.user.ba.googlepages.com/bgates_ubuntu.jpg
Comentário de rodrigopmatias
Ah alegria dura pouco, era um Bug no word: Isto mesmo galera, a alegria durou pouco, o MS Word do CEO da microsoft estava infectado por um destes virus que manipulam seus documentos no word, aqueles do tipo vbs, depois que o CEO fez a bosta o pessoal que fabrica antivirus para MS aletou ele da existencia de um trojam em sua maquina que estava manipulando os documentos antes deles serem impressos. hehehe brincadeira

Caracas li hj cedo esta reportagem e achei muito legal o inicio da chamada, "O dia de são nunca foi ontem" quase liguei para minha exnamorada, ela disse que so voltaria comigo dia de são nunca, mas voltando ao comentario, eu acredito que é uma adequação de mercado que esta sendo feita pela a MS veja o boicote que tentou se fazer no governo lula contra os software propietarios.

Mas eu acho que a teoria da conspiração tb é valida, basta consultar a historia do Windows 95 e ver o tombo que a MS deu na IBM; bem feito.

Quanto a noticia da SUN e o Java, eu ainda não acredito que o Java vai ser SL, é como Tome disse quando falaram a ele que Jesus tinha ressucitado, "eu só acredito vendo".

Comentário de CWagner
Mais fácil ela fazer como a: Mais fácil ela fazer como a Apple; colocar um kernel Linux ou BSD e continuar com a cara da M$.

Se não divulgarem quase ninguém vai perceber.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Lauro César
Hell freezes over!: Off topic:

Esse DVD é demais!!!

Hell freezes over - Eagles

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Ricardo Carvalho
Eu li que o Steve Balmer,: Eu li que o Steve Balmer, junto com alguém da Novell, disse o pronunciamnto oficial, acho que ele começou assim: I... love... Linux yeeeeeeh!!!
Comentário de nemesis
eu concordo com o Manoel. E: eu concordo com o Manoel. E até comentaria mais nesse tópico, mas ele já disse tudo o que penso. :)

M$ não está entrando "em uma nova fase", ou sendo "boazinha": está apenas atirando em tudo que é direção na tentativa de sobreviver à pressões do mercado. 5+ anos de desenvolvimento de um novo sistema operacional devem ter lhe mostrado que pode ser mais fácil juntar-se a eles do que tentar combatê-los...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
fatos históricos não são: fatos históricos não são chavões.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Bill Gates & Suse: Agora tem que refazer essa figura trocando o logo para o camaleão e a frase para "I recommend Novell Suse".

E talvez trocando a foto do Bill Gates para a do Steve "Monkey" Ballmer.

Fico só imaginando a nova "dança" do Steve Ballmer pulando e gritando como aquela

http://www.ntk.net/ballmer/mirrors.html


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Gil
Se você estiver certo, há: Se você estiver certo, há no capitalisto simplestmente uma guerra contínua de mercado...nós não podemos colocar posições nas pessoas, mas nos colocarmos. Quando você diz "Se nós não estamos nos iludindo, creio que as lideranças, mais do que nós, também não estão ......
Estão concordando, mas com um pé atrás"...nós quem???...Você fala por quem? Nem todo mundo concorda com suas idéias...existe um mercado, existe concorrência...isso é bom, bom para mim, pois eu vejo evolução na disputa e não o contrário... Veja como a plataforma Java evoluiu com o surgimento do .NET. A Microsoft se render? Isso não existe...nenhuma empresa se rende, apenas se adapta ao mercado para não perder 'mercado'. Eles estão certos...e, sinceramente, não acredito que os usuários irão se contentar com aquele modelo ultrapassado de licenciamento da Microsoft. Hoje mesmo li no IDG Now (http://www.idgnow.com.br) que a Microsoft mudou o licenciamento do Windows Vistas (para permitir a desinstalação do SO em um computador e instala em outros computadores tantas vezes forem necessárias, desde que o sistema não esteja instalado simultaneamente em diversos computadores) por pressão dos usuários que estavam reclamando da forma como o SO estava sendo licenciado. Ou seja, hoje não há uma monocultura e o usuário esta mais esperto (seja ele de Windows ou de Linux). Isso porque sabemos que existem posssibilidades e não apenas isso, mas que existem possibilidades que suprem com qualidade nossas necessidades. Lembre-se que eu não estou discordando do que você disse, mas apenas da forma como colocou suas idéias...não leve a mal, mas estou cheio deste fundamentalismo ufano com as pessoas pregam suas idéias...
Comentário de sri_canesh
Ninguém falou que ela está: Ninguém falou que ela está sendo boazinha, da mesma forma que a IBM e a Oracle também não estão sendo boazinhas. Todas adotaram estratégias de mercado que visam conviver com o software livre que elas não podem controlar.
Se as 3, sim, as 3, pudessem, exterminariam qualquer vestígio de SL da face de terra.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de Ricardo Carvalho
Versão MS dos fatos.: Versão MS dos fatos.
Comentário de Thyago
BofD: blue screen of death agora no linux?
Está claro que a MS só se interessa na .net/interop no linux pra derrubar java, como já disseram.

Queria ver o que aconteceria se ela implementasse DirectX 10 pra Unix..
Comentário de pilgerowski
Pois é, ao que tudo indica: Pois é, ao que tudo indica a mudança interna que a Microsoft está atravesando é mais radical do que imaginávamos. Confesso que sempre achei que para brigar com o Linux veríamos um dia o lançamento do MS-BDS, mas nunca, jamais, esperei ver algo como o que foi anunciado ontem. É de cair pra trás!

E agora fica a pergunta: até que ponto a Microsoft está mudando internamente? Será que ela vai virar uma empresa voltada para soluções, passando pela mesma mudança que a IBM passou na metade dos anos 90?

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de nemesis
isso ele vai fazer quando: isso ele vai fazer quando fizer paletras para desenvolvedores mono... ;P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de The Darkness
As únicas coisas que a M$: As únicas coisas que a M$ sempre soube fazer foram Marketing de coisas que não existeme ainda e aproveitar espaços abertos para ganhar dinheiro.

O sucsso do Windows não se deve a competencia técnica da M$, mas sim a incompetência dos concorrentes.

Já lí uma história - se lembra onde publico aqui - que conta um pouco da história da informática a algumas décadas atrás. Um breve resumo éo seguinte: Enquanto as outras ficavam se travando em anos de batalhas judiciais vazias a M$ correu por fora e colocou a sua bomba no mercado sem concorrência.


[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de popolony2k
É um jogo de interesses...: ...no momento em que a Oracle está flertando com a Red Hat e fazendo o mesmo jogo que fez com a Peopleware antes de arrematá-la, a M$ se aproxima da Novell.....será que não teremos um M$ Linux em breve ????

Perigoso, mas pode acontecer !!

Quanto a processar desenvolvedores independentes....hummm. acho bom começar a preparar um advogado.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Software livre é um mau ...: ...que IBM, Oracle, M$ e outras preferem ter como aliado que como inimigo.

Concordo que se existisse uma possibilidade dessas empresas exterminar o SL da face da terra, elas o fariam.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de bebeto_maya
Implicações...: __Parando pra pensar isso foi bem verdade, a incompetência técnica das outras ajudou a formentar o monopólio da Microsoft, não só a incompetência técniva, como também a incompetência administrativa, jurídica e de marketing. Deus, o que a IBM fez com o OS/2?

__Mas vejam a Apple, de 95 pra 98, estava com os pés no caixão, ameaçou a Redmond e hoje tem um contrato de produção dos softwares da MS para ela.A Microsoft tem um site exclusivo voltado para usuários Apple. Como se não bastasse a Apple fechou a arquitura dos PowerPC e espantou o pessoal da BeOS e do Linux.

__Coisa de duas semanas noticiei aqui no Br-Linux, que a campanha Get The Facts da Microsoft anda a todo vapor, inclusive com propagandas enganosas na Home-page do sítio oficial ocupando 50% da página...

__Tem mais: Com o lançamento do novo SUSE, com um foco brutal no desktop corporativo, será ela capaz de convencer potenciais clientes sobre as vantagens de migrar para OpenOffice e SUSE Linux? Trabalho com uns clientes corporativos que não se imaginam usando uma solução que não as da Microsoft.Conseguirá a Novell quebrar essa crosta? Eu não consegui, a carapaça é muito dura e não vejo a Novell atuando muito nessa tentativa de catequizar o cliente, para depois fidelizá-lo...Coisas que a MS faz muito bem e não sabemos fazer. Em tempos, pelo que consta o OpenOffice da Novell tem filtros de importação melhores que o OpenOffice Oficial para os formatos do MS Office, com suporte inclusive a banco de dados VB...

__No Brasil há um problema sério, a distro mais usada é o Kurumin., que não tem foco no mercado corporativo, e é um projeto pessoal do Carlos E. Morimoto, como o mesmo já citou, e as empresas querem o suporte oficial de grandes nomes, isso é fato, grandes nomes corporativos...Pelo que vejo a Novell também não tem grande apelo por aqui, e quem mais se aproxima é a Mandriva, conciliando-se a faculdades para incorporar suas soluções como plano de curso para universitários, e a Mandriva não tem marketing nem força suficiente, diga-se dinheiro, para peitar a Microsoft.E nem podemos falar do Ubuntu como solução corporativa, já que a Canonical não presta suporte no Brasil nem é um player conhecido do grande público...Desse modo a NOVELL, tem muito o que fazer, muito mesmo. Derrubar a cultura de uso massificada de um produto é quase impossível.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de timm
Sinceramente: (desabafo)


Seria isso um pretexto do que estar por vir? Afinal de contas, estarei repetindo o que já li e o que imaginei. A Microsoft de boazinha não tem nada, e não dá ponto sem nó. Vide Apple e IBM, o que foram, o que são. Elucidando um pouco os fatos:

-> A Apple tinha o mercado de PCs domésticos e corporativos na década de 80 com sua plataforma fechada. Então chega o Microsoft Windows (e MS-DOS), que roda em IBM PC, clones e tudo mais. Nem preciso dizer o que aconteceu com a Apple depois disso.

-> IBM era aliada da Microsoft e faziam um sistema operacional juntas, IBM com o Kernel, Microsoft com a gui. Microsoft passou a rasteira na IBM, pegou a Gui, fez um "remendo" no DOS e chamou de Windows 3. IBM pegou o Kernel, fez uma nova GUI e lançou o OS/2, que era superior ao Microsoft Windons (ainda naquelas versões), lançou mas não emplacou novamente, que acabou matando em 95 ou 96 (não lembro o ano ao certo) e deixando o Banco do Brasil chupando o dedo.

Nos dois casos, havíamos plataformas e sistemas operacionais superiores ao Microsoft Windows (e DOS), feitos com muito mais tecnologia, cada um com seu foco, e foram derrotados pela Microsoft, antecedidos por uma "parceria".

Embora o nosso patamar é, quem usa Linux usa por que gosta (aliás, grande coisa, quem usa MacOS também usa por que gosta e não se importa com o preço), não estaríamos sendo hoje novas vítimas do velho golpe que detonou a IBM e a Apple? Eu não acredito na Microsoft. Não mesmo.

Finalizando, acredito que, um dia, a Microsoft será forçada pelas circunstâncias, a abrir o código do Microsoft Windows, do Microsoft Office e de outros produtos. Mas ainda não é o momento apropriado pra isso, e o que estamos vendo é o que já citei: Ela não dá ponto sem nó. Tomara que eu esteja errado.
Comentário de Jaime balbino
Cuidado! É só propaganda para minimizar o vexame.: Sempre que se ouvir falar que a Microsoft está "apoiando o software
livre" ou que ela "está abrindo o código de seus programas" tenha-se
a certeza que o que ocorre NÃO é exatamente o que está descrito na
reportagem. Uma leitura desatenciosa até leva a crer que a Microsoft
faz o que diz a manchete, mas se cruzarmos as informações e
acompanharmos o seu real comportamento, veremos que é tudo jogada de
marketing e movimentos mais do que óbvios.

Na reportagem em questão: O Samba e o aMSN NUNCA utilizaram código
patenteado da Microsoft. Pelo contrário, os dois programas programas
promovem indiretamente serviços da Microsoft, levando compatilibidade
onde ela oficialmente não poderia chegar. Se não fosse o Samba, hoje
seria muito mais difícil, senão impossível, integrar servidores
Linux com desktops Windows, unindo o que o usuário final gosta de usar
(Windows) com uma rede mais confiável e de muito melhor performance
(em Linux).

A Microsfot só tem a agradecer a estes dois programas e, mesmo se
quisesse, não teria como processá-los (pelo quê? Por ter
"descoberto" algo que nem ela achava possível?)

Os formatos do OpenOffice, assim como o XML, são padrões ISO,
reconhecidos intercacionalemnte, e, consequentemente, de uso
obrigatório no intercâmbio de dados entre programas. Ela poderia até
optar por não aderir aos padrões (como incluse já o faz), mas o
OpenOffice já oferece a muito tempo compatilibidade como MSOffice (que
não é padrão internacional, mas de mercado), e se a Microsoft não
oferecesse a opção reversa (abrir OOficce no MSOffice) correria
sério risco de perder mercado, já que compensa financeiramente migrar
parao o OOffice, adotar o padrão OpenDocument do OpenOffice, e
converter todos os documentos em Word, etc.. para o novo padrão, com a
garantia de que eles serão sempre compatíveis.

A Microsoft está mudando sim, e para sobreviver ela tem que encarar
com mais seriedade o modelo de desenvovlimento Livre, mas o seu modelo
de negógicos é o sustentáculo dos seus altos ganhos. Ela perderá
muito se mudar este modelo e se apoiar demais o desenvolvimento de
modelos concorrentes, como o Software Livre, que prevê uma
pulverização do lucro, incompatível com sua experiência e
ambições.

Muito do que ela disser neste período de transição será pura
propaganda para cooptação e "limpeza" da imagem, enquanto um novo
modelo definitivo, que preserve seus atuais ganhos, não se concretize.

Um abraço,
jaime Balbino
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004