Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Segurança na Internet: prevenção e informação

Otto Fuchshuber Filho (o2to2f@gmail.com) informou: “Segurança na Internet é um assunto que vem merecendo cada vez mais atenção do público em geral uma vez que hoje em dia, atacar e invadir computadores pessoais conectados na rede mundial não é apenas peraltice de adolescente 'rebelde sem causa' mas também ação organizada de quadrilhas de fraudadores e estelionatários. Não raro, a mídia tem noticiado casos de internautas que foram lesados porque estas quadrilhas obtiveram acesso às suas senhas bancárias ou números de cartões de crédito, dentre outros. A melhor proteção é a prevenção e prevenção se consegue com informação. É claro que não se pode pretender que usuários da Internet se tornem especialistas em segurança de redes, mas adquirir um conhecimento básico que permita atingir um nível de proteção adequada é plenamente exequível. Para aprender a se defender das ameaças existentes na 'grande rede', recomendo a leitura da Cartilha de Segurança para Internet elaborada pelo NBSO, que está disponível aqui. Trata-de de um documento que, conforme nele descrito, procura enumerar, explicar e fornecer um guia para uma série de procedimentos que visam aumentar a segurança de um computador e de posturas que um usuário pode adotar para garantir sua segurança na Internet. Se você não usa a Internet para transações comerciais ou bancárias, nem guarda informações importantes e/ou sigilosas em seu computador, não pense que você está livre de se preocupar com segurança, pois o seu computador pode ser invadido e, o que é pior, ser utilizado para ações maliciosas contra terceiros sem seu conhecimento.

Para quem não conhece o NBSO, ele é o Grupo de Resposta a Incidentes para a Internet brasileira, mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança em computadores, envolvendo redes conectadas à Internet brasileira. Mais informações podem ser obtidas em http://www.nbso.nic.br/.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004