Patola (patola@gmail.com) enviou este
link e acrescentou:
Bruce Perens fala pra Linus Torvalds pra pegar leve : Pra quem não acompanhou o fato, um breve resumo: O Linus Torvalds implantou há 3 anos atrás um sistema de controle de versões proprietário, mas grátis, chamado BitKeeper, no kernel (da firma de seu amigo Larry McVoy). Pra piorar, o software tinha uma licença que impedia qualquer um que o usasse de escrever sistemas de controles de versão competidores. Um monte de gente ficou descontente com isso. Recentemente, o Andrew Tridgell, co-autor do Samba, anunciou que estava sniffando os pacotes do bitkeeper e estudando seus arquivos pra fazer engenharia reversa do produto e criar um substituto livre compatível. O Linus não gostou disso e pediu pro Tridgell parar. Ele não parou. O Larry McVoy ficou nervosinho e cessou a 'versão grátis' do BitKeeper, forçando Linus e os outros a pararem de usá-lo. O Linus ficou muito bravo com isso, culpou o Andrew e saiu falando mal dele nas listas e para a imprensa. Veja os comentários na Slashdot. OBS.: Não que eu goste de fofoquinhas de personalidades, mas acho esse artigo fundamental pras pessoas porque tem muito a ver sobre ética, legalidade e garantias de liberdade. Outro link interessante pra isso é esse thread de discussão.
O Andrew Tridgell não está fazendo isso porque quer fazer um produto comercial concorrente ou porque quer acabar com a empresa do Larry McVoy, mas para tentar criar alternativas livres ao BitKeeper, assim como fez quando criou o Samba para ser uma alternativa ao serviço de compartilhamento de arquivos e impressão do windows (CIFS).
Até por questão de lógica, o Linus tem que se posicionar: ou ele é contra o Samba, o OpenOffice e todos os programas livres que usaram engenharia reversa ou então ele bota o galho dentro.