“Acabou de sair do forno um remaster do SUSE Linux 10.1, que nada mais é do que a disponibilização de novas ISOs com as correções e patches aplicadas.
Ótima notícia para quem quer instalar o 10.1, mas para quem já tem instalado, nada muda. Isso não costuma acontecer mas foi excepcionalmente realizada dessa vez para aumentar a robustez do gerenciador de pacotes, que saiu um pouco bugado na época do lançamento, devido a uma novela mexicana causada pela tentativa da Novell de integrar o sistema Zen no Yast (ou o contrário hehe).
Fora isso a novidade é que com este update volta o suporte a delta-rpms no Online Update, reduzindo bastante o quantidade de megas baixados para fazer um update.
Só uma observação sobre o sistema de gerenciamento: para o bem ou para o mal o Yast e o Zen não foram carnalmente acoplados no 10.1, devido a vários motivos, tais como o fato de ambos os sistemas possuírem frameworks complexos, diferentes linguagens de progarmação, etc. Isso parecia ser a causa de vários problemas no sistema.
Porém isso também pode ser a redenção do Yast nessa e nas próximas versões. Como já testei aqui, o Yast funciona independente dos pacotes Zen. Isso significa que um usuário poderia executar [DICA-DICA!] um "rpm -ev libzyppzmdbackend zmd zenupdater suseRegister rug yast2-installation" [/DICA-DICA!], o que vai remover os pacotes relacionados ao zmd, e diminuir bastante o overhead causado pelo zmd no sistema. Atualmente existem dois problemas (pequenos) quando você faz isso: i) não existe uma ferramenta linha de comando (que era o rug), mas existe o yast PM em modo ncurses (como não existia antes do 10.1, com exceção do y2pmsh) e ii) Você também não erá o applet no tray do gnome ou kde indicando os updates e tal (nada que um yast2 online_update do shell de vez em quando não resolva).
Após essas modificações o Yast deve rodar mais ou menos no padrão do 10.0, em questão de desempenho. O único problema restante é a falta de feedback do sistema em alguns momentos, que levam o usuário a acreditar que o sistema está lento ou travado, quando na verdade ele pode estar siplesmente baixando dados de um repositório de updates lento. Na versão 10.2 (agora openSUSE) o pessoal está trabalhando essa área de feedback da interface, para eveitar esse problema.
Para as próximas versões estão sendo planejados sistemas que resolvam o problema (i) e (ii) citados, e aí poderemos ter o velho Yast em grande forma novamente.”
Enviado por Márcio H. Ferreira (marcioΘlac·usp·br) -
referência.
Realmente é uma pena ver uma empresa tão conceituada como a Novell, ficar reinventando a roda e deixando seus usuários aborrecidos com tanta zona que estão fazendo. Cadê a tecnologia que a Ximian tinha inventado que resolvia tudo isso? Onde foi parar o RedCarpet?
Na boa, suse já morreu e estão no CTI tentando reviver o morto...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net