Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o beta do Ubuntu 6.10 "Edgy Eft"


“Temos o prazer de anunciar a versão Beta do Ubuntu 6.10 codinome “Edgy Eft”! O desenvolvimento, como sempre, é insano e descontrolado, e este beta contém as versões mais atuais dos softwares livres e de código aberto mais populares.

Dentre algumas melhorias, em relação ao Dapper, podemos citar:

* Upstart - Novo sistema de carregamento (init) que proporciona um boot até 50% mais rápido;
* Artwork - Nova USplash, wallpaper, tema, sons… e todo o eye candy próprio do Ubuntu;
* Gnome 2.16 - A versão mais bonita e polida do ambiente desktop mais amável do mundo;
* Novas aplicações padrão: Agora o F-spot , Tomboy, Orca e Baobab vêm instalados por padrão;
* Evolution 2.8 - Melhor suíte de emails/notícias/agenda disponível para Linux, agora em sua ultima versão;
* Firefox 2.0 - O beta2 do navegador com muitas aprimorações e novos recursos;
* OpenOffice 2.0.4 - Ainda pesado, mas cada vez melhor;
* Gaim 2.0 - Beta3 do client de mensagem instantânea multi-protocolo;
* E muito, muito mais! ”


A nota foi enviada por Rafael "CypherBIOS" Proença (cypherbiosΘubuntu·com), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de curioso
Postagem de bugs: Provavelmente é uma pergunta idiota, mas alguém que já tenha postado um relato de bug no Ubuntu pode dar uma dica pro colega aqui? (fico mais perdido que cego em tiroteio no launchpad :)

Achei dois possíveis bugs que aparecem desde a versão 5.04, mas n consegui achar (ou não soube procurar direito) um canto pra postar isso.
Comentário de ricardomoc
Expressões: Gosto muito do Ubuntu e do seu desktop padrão, o Gnome, mas acredito que expressões como "Gnome 2.16 - A versão mais bonita e polida do ambiente desktop mais amável do mundo" ou "Evolution 2.8 - Melhor suíte de emails/notícias/agenda disponível para Linux" não é boa política. Gosto dos dois, mas quanto a serem os melhores vai variar de gosto. Quem prefere interface texto com certeza não terá muita utilidade para o Evolution, apesar de ser muito bom. Eu gosto muito também do Kontact, que está muito maduro e o Kmail permite importar mensagens de outros clientes de email, através de um plug-in. Se me pedissem para dizer qual a melhor suíte de emails/agenda/notícias para Linux, eu diria que o Evolution é muito bom para quem prefere Gnome e o Kontact é perfeito para quem gosta do KDE. Isso sem falar no Thunderbird, que permite até mesmo trocar tema, coisa que o Evolution não permite.



-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Gustavo Bittencourt
Ambiente desktop mais amável do mundo?:
"* Gnome 2.16 - A versão mais bonita e polida do ambiente desktop mais amável do mundo;"


Software com sentimento é novidade para mim.
Comentário de hamacker
Tanto o evolution como o: Tanto o evolution como o Kmail permitem trocar de tema, apenas trocando o tema do GNOME/KDE, inclusive os icones mudam. Inclusive é o thunderbird que não muda de tema, isto é, ele não acompanha o tema do seu window manager preferido, seu recurso de temas é invasivo, fica parecendo "pedra" enquanto os outros aplicativos se parecem "aço".

Eu uso o thunderbird apenas porque preciso ter uma forma fácil de fazer backup dos emails e transporta-los para kde/gnome/windows porque se eu fosse usar apenas gnome (por exemplo) estaria satisfeito com o evolution.
Comentário de cenoura
boot rápido: Espero que o tempo de boot realmente tenha diminuído. Nos meus testes (com Fedora, Ubuntu, Debian, Slackware e Suse), com a instalação padrão, o Ubuntu tem um dos maiores tempos de boot. É no mínimo chato ter que esperar quase o dobro que outros Linux só para dar boot na máquina :)


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de David Abreu de Sousa Jr.
Bom, isso é uma tradução: Bom, isso é uma tradução do release oficial.
De vez em quando eles se referem a ajudar a codar de "dar amor", ficou tipo uma gíria do pessoal do gnome, inclusive eles tem ate um "gnome love day" , algo assim.

Acho que é a isso que o anuncio se refere. Amável, no sentido nerd de ser hehehhe
Comentário de CypherBIOS
Questão de gosto...: Olás,

ricardomoc:
A notícia em português foi postada originalmente no Planeta Ubuntu Brasil, sendo assim, os leitores deste veículo provavelmente gostam das aplicações que vem instaladas por padrão na distribuição Ubuntu, sendo assim, isto inclui o GNOME, Firefox, Evolution, OOo, Gaim... etc. Ou seja, é natural que eu me expresse com "amor e elogios" à ferramentas das quais eu gosto/uso/aprecio.

Embora eu também prefira usar o Thunderbird ao invéz do Evolution, não exito em dizer que o Evoltuion é a melhor suíte de email/notícias/agenda disponível para linux, em termos de recursos.

Gustavo:
Cara, *amável* sim! Sabe o que é amável? É algo passível de amor, algo que pode ser amado. Amo meu MP3 player, minha caneca de café, meu computador, meu SO, minha mãe, e também amo meu ambiente desktop padrão: Amo o GNOME! Pois o GNOME é encantador, é simples!
Mas claro, não estou fazendo qualquer tipo de comparação com qualquer outro ambiente desktop, pois isto, como todos já sabem, é questão de gosto.

Abraços!


Rafael Proença - CypherBIOS
http://wiki.ubuntu.com/CypherBios
https://launchpad.net/people/cypherbios
http://www.cypherbios.org
Comentário de thebluesgnr
Re: Expressões: Eu concordo com você, quando este tipo de afirmação vem oficialmente do GNOME ou do KDE.

Mas neste caso, a notícia é o blog de um usuário do GNOME e desenvolvedor do Ubuntu. Acho que não tem nada demais ele descrever os programas que mais gosta desta forma.

Comentário de Pinga com Limão
Legal, mas com certeza eu: Legal, mas com certeza eu acho isso muuuuuuuuito mais "amável", hehehe :P
Comentário de ricardomoc
Pode ser: Mas digamos que um bom meio termo é o amarok, por exemplo. Pode-se utilizar um tema próprio do amarok ou utilizar o do KDE. Eu acredito muito na independência dos aplicativos, ou seja, cada um configurado como melhor lhe aprouver. Acho mais invasivo você não poder alterar o tema de um aplicativo e ser obrigado a utilizar o do desktop padrão. Além do mais, isso só se aplica ao GTK (Gnome, XFCE) e QT (KDE, TDE). E quem se utiliza de Window Maker, IceWM, dentre outros? São bibliotecas diferentes. Aí, você ter a oportunidade de variar o tema para o thunderbird ou firefox com certeza é uma boa.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de ricardomoc
Pois é: o cara é desenvolvedor do Ubuntu. Mais um motivo para não utilizar-se de palavras como "é o melhor" ou "é o mais bonito". Um comentário desses em um fórum de um simples usuário já provoca muita discussão infrutífera, imagina vindo de um desenvolvedor do Ubuntu? E o pessoal do Kubuntu, como fica? E assim também com o pessoal do Xubuntu, por exemplo. Fica parecendo algo como "o KDE é bom também, mas não tanto quanto o Gnome".

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Oceanos
Meus Zeus, vocês realmente: Meus Zeus, vocês realmente se importaram com isso?
Comentário de Oceanos
Amável é o que pode ser: Amável é o que pode ser amado, não com capacidade de amar.

Comentário de hamacker
gnome love day : gnome love day

Se esses seres misticos existissem certamente eu entederia, mas como eles não existem, ficou meio boiola, não acha ?

Comentário de Tolerancia
Enquanto você se preocupar: Enquanto você se preocupar com oque os outros dizem não vai conseguir viver nem a sua vida.
Se eu falar que não acredito na sua santa e ao menos acredito que ela seja santa vamos travar uma batalha?
O melhor é se preocupar com o que a gente pensa e vive.

Comentário de KDE user007
Gnomos não existem.: "Gnome 2.16 - A versão mais bonita e polida do ambiente desktop mais amável do mundo"
O cacete !!! Gnome precisa de longos anos desenvolvimento para se chegar aos pés do ambiente mais amável do mundo(kde).
Comentário de pedropedigoni
" "Gnome 2.16 - A versão: " "Gnome 2.16 - A versão mais bonita e polida do ambiente desktop mais amável do mundo"
O cacete !!! Gnome precisa de longos anos desenvolvimento para se chegar aos pés do ambiente mais amável do mundo(kde). "

Isso é uma opnião pessoal dos desenvolvedores do ubuntu. Eu compartilho da mesma opnião deles e vc não. E todo mundo é livre, não é? E todo mundo está feliz em seu mundo, então não comecemos mais uma flamewar sobre qual ambiente é mais amável do mundo...
Comentário de Rinaldi
beleza: Pode ser amavel o Kde, mas q é um caos....


e tudo pode ser amavel, depende da pessoa, nao?

Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de Vinde
Tem ateh um ditado que diz ...: Quem ama o feio, bonito lhe parece
Comentário de Tradutor
Tradução: Não seria "amigável" ao invés de "amável" ?!
Será que não quiseram dizer que se trata de um desktop fácil de manipular ao contrário de amável, que seria algo passível de se amar?!
Para mim, nem um e nem outro... o gnome não passa de bloatware!! hahaha
Comentário de Zé Airton
Olá amigos flamenjantes e: Olá amigos flamenjantes e arredios....
Essa discussão já conheço desde os idos anos de 1996/1997, quando vimos a aparição do projeto GNOME.
O fato é o seguinte:
Tanto o Gnome quanto o KDE são bons desktops para o ambiente LINUX. Mas em termos de sobriedade e objetividade (vocês KDEzeiros que me desculpem) no trato das tarefas comuns a qualquer usuário, o Gnome é muito mais incisivo e objetivo. O KDE, já na sua versão 3 (o Gnome ainda é a 2, lembram?) ainda é um amontoado de interfaces análogas ao Windows (daí a sua falta de personalidade própria) e, pior ainda, herdando os nojentos bugs (sim, sim, o KDE dá pal que é uma grandeza. Lembram daquela bombinha preta com o pavio prestes a detonar?) de interface típicos daquela plataforma. E, além disso, um tanto quanto confuso na sua inteface de botões (só falta ter no Konqueror um botão para dar descarga na privada do nosso banheiro). Coisa que é extremanete importante quando se trata de uma possível migração de desktop a sobriedade e asseio de interface (que é o caso atual da plataforma LINUX).
Segundo comentários, isso tende a mudar no KDE 4. Sinceramente espero que aconteça. Pois a grande maioria dos computadores do projeto do governo federal vem com a interface padrão o KDE.
E, advinhem o que acontece quase sempre? O usuário pede a um técnico em informática (sou um, por sinal) ou o amigo "aprendiz de feiticeiro" mudar para a plataforma Windows pelo simples fato de achar o LINUX "confuso" na sua interface.
Lhes garanto que se ocorrer de usar o UBUNTU, a história seria um pouco diferente.
Abraços

Zé Airton
Juazeiro do Norte, Ceará
Comentário de Alessandro
Não concordo: Não concordo, os projetos do governo federal usam o KDE porque ele é mais parecido com o Windows, isso facilitaria a usabilidade do sistema, visto que muitos dos novos usuários usam ou já utilizarão o Windows, já que se viesse com o GNome o choque seria mais profundo.

Não estou dizendo que este é melhor, ou pior que o outro, e sim que o KDE é mais parecido com o Windows.

Em minha opinião, quanto mais limpo o Desktop melhor, por isso prefiro o XFCE.

Comentário de CWagner
os *box seriam o nirvana: os *box seriam o nirvana para você. Experimente.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004