Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gilberto Gil, o ministro hacker


“No blog OPEN, mantido por Glyn Moody, com foco em acesso livre à informação, a atuação de Gilberto Gil é elogiada, com a citação de sua conversa com a WIPO (ou OMPI para nós), que é a organização da ONU que trata da proteção à propriedade intelectual (marcas, patentes, etc.)”


Enviado por A. C. Censi (accensiΘgmail·com) - referência.

Do site oficial: 'O ministro da Cultura declarou ser partidário "da tentativa produtiva de entender as coisas em suas complexidades para construir estratégias de transformação mais adequadas para o aqui e o agora." Largamente aplaudido, arrematou: "sou ministro, sou músico, mas sou sobretudo um hacker, em espírito e em vontade."'

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Linus
Hacker o caralho !: Hacker o caralho !

100% demagogia
Comentário de CWagner
Partindo do conceito de que: Partindo do conceito de que hacker é aquele que procura ter conhecimento profundo sobre um ou vários assuntos; se o Gilberto Gil se enquadra nessa categoria de pessoas, então ele pode ser classificado como hacker. Se não é somente propaganda mesmo :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Morlock
Bamerindus...: Como dizia aquela propaganda do finado banco...
"Essa comunidade linux! hehehe.."

http://en.wikipedia.org/wiki/Hacker

Espero que a comunidade linux (a real) não tenha o mesmo triste destino do banco.
Comentário de undercover
Não entendi: Não entendi qual é a necessidade de requentar uma declaração de janeiro de 2005 e relacionar com a entrevista atual.

http://www.ip-watch.org/weblog/index.php?p=407&res=1280_ff&print=0

Sei lá, fiquei com a impressão de que o editor não gosta muito do Gil. Quem não tem Stallman caça com Gil?


Comentário de
O que há de negativo na citação?: A citação de uma declaração do Gilberto Gil, retirada de seu próprio site oficial e com link para ele, foi dada para que os leitores que não conhecem o seu histórico de envolvimento com o assunto possam verificar que não é de hoje, e nem é por acaso - ele de fato se posiciona assim.

Não vejo nada de negativo no texto, nem acrescentei qualquer comentário ou opinião a ele. É uma citação dele mesmo, reconhecida e divulgada por ele, que tem o seu estilo peculiar.
Comentário de John Doe
Nao existe nada errado: mas o problema é a forma como tudo isso rola. Quero dizer, se por acaso voce acha justo o Gil e um bando de gente inutil que nunca vai fazer nada concreto pelo SL ficar passeando por ai com a grana bancada pelos nosso impostos? Eh isso que o governo federal ta promovendo e voce ainda ve os trouxas falando em "Hacking Social". So poderia ser coisa de Nortino/Nordestino mesmo.

Na boa velho, nos Brazucas estamos completamente fudidos e ainda nao sabemos disso.

É isso. Fui.

[]s

John Doe
Dublin, Ireland
Comentário de Fulaninho
Políticos.: Políticos.

Políticos são Hackers, surfistas, engenheiros, médicos.... tudo para conqusitar o eleitor e a simpatia do público. Vale tudo, político vende até a mãe se preciso.

Mas quem trabalha na área vê qta merda alguém pode falar e achar que está agradando.

O sonho acabou. O comentário anterior diz tudo. Só acredita no país quem é cego, surdo ou mudo( e olha, eu acho que nem estes acreditam mais).
Comentário de Sulamita
Gil Genio: Que seria de nós sem o grande baluarte da filosofia Hacker para nos alegrar! Gil é nosso ídolo!
http://www.youtube.com/v/T2NlI9rDW5w
Comentário de Marcelo Mendes
Racismo?: Você tem algo contra Nortista/Nordestino?
Olha que engraçado, sou nordestino (Fortaleza) e moro no Norte (Manaus), me enquadro nos dois. Qual a sua frustração com o povo nortista/nordestiono? Ou você é daqueles que *ainda* acham que o Norte/Nordeste é o entrave para o desenvolvimento do Brasil? Mas pelo visto você é tão *frouxo* que fala isso por meio de uma "identidade não confirmada".

Até.
Comentário de Morlock
Maldade pura: Você também é uma figurinha hein ? Um vídeo composto de onomatopéias ?
Tá...sei, você é líder de um grupo de garotas ráquers...
Comentário de John Doe
Voce me entendeu mal...: Quis dizer que ficar defendendo o "Hacker Gil" eh coisa dos malucos nordestinos e nortinos por que no sul do brasil essa coisa nao pega nao. Disse nortino/nordestino por que o mane que falou que ele eh um hacker social eh do maranhao, mas muitos manes do nordeste ficam idolatrando esses caras tambem. Eles precisam entender que filosofos e politicos nao servem para nada, alem de gastar dinheiro. No dia que eles mostrarem uma maquina que funcione a base de filosofia e demagogia eu ate aceito, mas enquanto uma maquina nao bootar com esse tipo de merda, sinceramente eles sao absolutamente inuteis.

Tenta entender isso e para de chorar, certo?

John Doe,
Dublin/Ireland

Ps.:Eu nao quis falar sobre desenvolvimento, mas se quiseres entrar no assunto nao tem problema.
Comentário de Marcelo Mendes
Então se expresse melhor...: Generalismo é foda, e essa sua resposta só demonstra que além de preconceituoso é arrogante. Acho que o chorão aqui é você, que tem uma frustração, ou algum trauma de infância ou sei lá, e canalzia essa raiva jogando a culpa de algo errado em uma região/grupo de pessoas pela atitude de um ou outro bocó que aparece falando merda. Acho que se for listar os que não entendem que filósofos e políticos que não servem pra nada a lista com certeza não vai ser maior no norte nem no nordeste.
Comentário de popolony2k
Fala John Doe....: ...como estão as coisas aí na Irlanda ??? Uma coisa tenho certeza...está melhor que aqui no Brasil, onde temos que idolatrar esse tipo de políticos disfarçados de amigos.

Em época de eleição é isso mesmo, tudo para conquistar o eleitorado. Até um Gilberto Gil, que enrola, enrola, fala um monte de frases sem sentido e sem significado para a maioria da população é idolatrado. Pois aqui é Brasil.

De vez em quando manda notícias aí de Dublin, principalmente contando as novidades.

Abraço,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Os gênios nunca são compreendidos.....: .... em sua época, por isso são taxados de malucos e coisas do tipo.

Gilberto Gil é um desses, até mesmo porque não consigo entender lhufas do que ele fala.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Connochaetes Taurinus
Tu quisestes dizer: Tu quisestes dizer "incompreendidos" ou "incompreensíveis" ? :D
Comentário de popolony2k
No caso do Excelentissimo Ministro.....: ...as duas colocações feitas por você se encaixam.

Incompreendido porque suas idéias talvez estejam muito a frente da compreensão humana nos tempos atuais e Incompreensível porque não dá pra entender lhufas o que ele fala, o que pode gerar um loop infinito, levando ele ser incompreendido nos dias atuais, porque não conseguimos compreender o que ele fala, que por sua vez gera incompreensão por parte da população relacionado à suas idéias atuais que estão a frente de nossa época e com isso não entendemos o que ele fala devido a limitação de nosso entendimento contemporâneo e que leva o ministro a ser incompreendido...............(STACK OVERFLOW)

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Azrael
Preconceito: Realmente fiquei triste com essa, não sei como um comentário carregado de preconceito como esse é moderado positivamente pela comunidade do BR-Linux. :(
Comentário de Sulamita
nao entendi...: Se você não entende nada do que ele fala, como pode saber se o que ele está falando é genial ou é só embromação para parecer "genial"?
Comentário de Sulamita
Grande John Doe: Quem não chora não mama não?
Voltamos a época de choramingar? Vamos ver se eu adivinho, logo chega a época do "não brinco mais"?
"you like pain but only if it doesn't hurt too much"
Comentário de popolony2k
Então ......: ....é isso mesmo que citei anteriormente, que eu, ou todos nós, ou apenas os mais limitados do qual também faço parte, não consigo entender lhufas o do que ele fala não por que ele seja um "embromador" e sim pelo fato de sua genialidade estar a frente de seu tempo.

Quem sabe para nossos filhos, netos ou bisnetos, as palavras desse Gandhi brasileiro será algo tão comum e de simples entendimento quanto postar opiniões nesse site é para nós nos tempos atuais.

Mas você me abriu os olhos para uma nova possibilidade....."embromar para parecer genial"....hummmmmmmmmmmmmm, será ? Ah não pode ser, esquece.

;.)

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Morlock
Isso tem um nome meu caro...: Tanto esse John Doe quanto a "Rainha ráquer" são dois soberbos.
Comentário de CWagner
Caracas, meu! : Caracas, meu!

Tudo belê, mano?

Como estão as coisas, brô?

Hehehehe, acho que eu devo voltar pro pré... escolar, já que o que digitei não foi compreendido por V. Sa.

Filósofos e Políticos não servem para nada?

Meu caro, a filosofia é a mãe de todas as ciências, sem ela não estaríamos trocando idéias sobre esse ou qualquer assunto, pois ela fundamentou a matemática e física, que juntos criaram a eletrônica e lógica necessárias para a construção das máquinas que usamos nos dias de hoje. Máquinas essas que estão em nossas casas graças a políticas de moradia, infra-estrutura e educação.

Não desmereça classes inteiras de profissionais por não concordar com as palavras de um compositor e músico nordestino, muito menos com o que eu registrei no site do Sr. Augusto. Mas não deixe de declarar suas idéias, por mais que me desagradem farei de tudo para que consiga propagá-las a quem tiver interesse em ouví-las, afinal de contas, como disse Voltaire: "Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las."

Sinto muito... Na verdade não sinto mesmo. Se voltar a ler o meu post e reler, pelo menos duas vezes (se quiser posso desenhar e postar em algum sítio), podes perceber que a minha colocação foi de que SE o Sr. Gilberto Gil encaixa-se no CONCEITO da palavra hacker, que é "ser um profundo conhecedor de assuntos diversos, geralmente de pouco interesse para a maioria da população 'normal'", ENTÃO ele PODE ser considerado um hacker. CASO CONTRÁRIO, se está apenas tentando conseguir ibope, NÃO devemos dar-lhe atenção.

Não é por nada não, mas acho que seria muito bom perceber que muitos manés do nordeste, do Atlântico, idolatram, respeitam e admiram a obra e a pessoa do atual Ministro da Cultura, bem como uma grande parcela dos que sofreram com a ditadura militar, mas se esse assunto não deve ser agradável para o Sr. não vamos nos prolongar.

Apenas para constar: boa parte dos artistas, poetas, pensadores, escritores, músicos, autores, filósofos, etc... do país são nordestinos. Se dê ao trabalho e procure em livros ou mesmo na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil) ou em uma enciclopédia.

Se não gosta da região onde nasci e vivo, podes fazer um favor a todos e criar um movimento para separar o país em duas, ou até em três partes. Aproveite e mande de volta todos os "paraíbas", "piauís", "cearás" e "bahianos" para cá, afinal de contas acho que 16 estados são demais para quem pouco se preocupa com o povo das regiões N/NE.

Mas por favor, não esqueça ninguém: vagabundos, prostitutas, peões, pedreiros, garçons, serventes, babás, domésticas, professores, técnicos, analistas, engenheiros, médicos, políticos, Mestres, Doutores, PHDs, filósofos, etc... gostaria de ver como vocês iriam se virar, sozinhos, sem os "cabeças chatas" pra sugarem o dinheirinho de vocês. Tenho certeza de que sobraria muito espaço nos ônibus, praias, parques, estádios de futebol, etc. Queria ver como vocês lidariam com apenas pessoas com esse tipo de comportamento: intolerantes, preconceituosas, arrogantes e ignorantes.

O Brasil só é o que é por conta da diferença cultural de todas as regiões, estados e povos que vivem nesse imenso território. Só não vivemos em guerra civil devido à imensa cordialidade de nossa gente, coisa que está sumido aos poucos, mas que se mantém muito viva nos sertões do NE e nas florestas do N do país.

Muitas pessoas fora do país e das outras regiões do Brasil ainda acham que no N/NE andamos descalças, moramos em ocas e usamos carroças para nos locomover. Se esse fosse o preço a pagar para não nunca termos os problemas que vocês têm, acho que muitos fariam questão de viver dessa maneira.

Ok! o post está tomando muito espaço e sei que muitos não chegaram até aqui, talvez o Sr John Doe não se dê ao trabalho de ler, e muito menos entender metade do que digitei, mas gostaria de desabafar mais algumas coisas... Bem! É melhor deixar pra lá e continuar admirando os nordestinos: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, João do Vale, Zeca Baleiro, Gonçalvez Dias, Jorge Amado, entre outros muitos que seria até desrespeitoso da minha parte tentar citar a todos, pois tenho certeza de que não faria justiça a que realmente merece.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Morlock
Puxa...: Você me fez lembrar aquela passagem bíblica da destruição de Sodoma...mas, ao contrário daquele mito, depois do que você disse, os arcanjos executores são forçados a suspender a destruição e voltar para os céus...tudo de bom para você!
Comentário de John Doe
Hmmm,: Talvez nao Sula, talvez nao...

[]s

John Doe
Comentário de Sulamita
Exemplo então: "A quintessência do estilo literário nacional, hoje em dia, encontra sua expressão perfeita nas palavras que, segundo circula na internet, foram proferidas pelo ministro Gilberto Gil em discurso recente:
“É... Bom... Eu queria dizer que a metáfora da música brasileira na globalização efetiva dos carentes objetos da sinergia fizeram a pluralização chegar aos ouvidos eternos da geografia assimétrica da melodia.”
Tudo — o melhor do Brasil — encontra-se nesse parágrafo: a quota de dislexia requerida para os altos cargos federais, a absoluta incapacidade para a concordância verbal, a total inconexão lógica, o dispêndio exibicionista de termos pedantes sem nenhum significado no contexto."

http://www.olavodecarvalho.org/semana/050312globo.htm

Vamos ver:
metáfora - Metáfora é uma figura de estilo linguística, designada pelo uso de uma palavra ou expressão num sentido que não é o próprio, baseado numa relação de semelhança.

Metáfora da música brasileira - ????
na globalização efetiva dos carentes objetos da sinergia - ???
fizeram a pluralização chegar aos ouvidos eternos da geografia assimétrica da melodia - fizeram a diversidade da música chegar a todos os cantos do país? será?

Fala sério. Só porque alguem tomou sopa de letrinhas, não quer dizer que é culto e muito menos bem intencionado. Para mim quem tenta me enrolar não é de confiança.

Comentário de popolony2k
Ele é uma figura...: ...carismática mesmo. Vou concordar !

Também não vou pressioná-lo a fazer mais do que ele foi "contratado" para fazer aí no governo, que é ShowBiz.

Achei esse blog que define com perfeição o que são políticos. Quanto ao conteúdo do artigo, não li, mas o título é 10.

Politics is showbiz for ugly people !

http://liveinsudan.blogspot.com/2006/08/politics-is-showbiz-for-ugly-people.html

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Muita atenção....: ...quando citei o ugly acima me refiro a pessoas ugly das quais faço parte nesse grande grupo de pessoas espalhadas pelo mundo, grupo do qual você passa longe.

Não.....esse comentário não é uma irônia.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Sulamita
HAHAHAHAHAHAH: Adorei a definição! Vou usá-la sempre agora!

Politics is showbiz for ugly people !

Sensacional!
Comentário de Morlock
Olavo de Carvalho ???: Usuários do br-linux...

Vocês sabem quem é Olavo de Carvalho ?
Um nazista, chamá-lo de extrema-direita seria bondade de minha parte...esse sujeito acha que a ditadura militar no Brasil foi branda, diz explícitamente que FHC é comunista, além de outras pérolas...
Mas o mais impressionante é ele dizer friamente que os EUA não é um império...e que Bush é um grande presidente...hehehe
Gilberto Gil pode ser um engodo, um mestre da enrolação...mas Olavo de Carvalho é um monstro!


Comentário de popolony2k
Não conhecia Olavo de Carvalho....: ...mas a partir de agora tem minha profunda admiração.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Me esqueci...: Olavo de Carvalho e a ideologia subjacente ao SL são disjuntos.
Comentário de popolony2k
Podemos não concordar com tudo....: ...mas mesmo assim ele continua tendo minha admiração.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Mesmo ???: Leia mais sobre ele, não é possível que alguém que apoie o software livre admire Olavo de Carvalho...ahh sim...estou sendo ingênuo...a "comunidade linux" é bem ampla...
Comentário de Morlock
Embromation por embromation...: Ele também é um mestre nisso, com o adicional de ser um tremendo mal caráter...felizmente, esse sujeito está longe...bem longe, nos cafundéus de um estado americano...um terremoto de 9 graus na escala Richter apenas sobre a casa desse sujeito...e o planeta soltaria um suspiro de alívio...
Comentário de itamar assunção
Sulamita & Olavo de Carvalho!: Porque é que eu não pensei nisso antes!!!
Comentário de popolony2k
Não se esqueça....: .. que eu não o conhecia e após você citar algumas das crenças de Olavo Carvalho, passei a admirá-lo.

Então esse novo seguidor de Olavo de Carvalho foi obra sua.

Quanto a não ser possível que alguém que apoie SL admire Olavo de Carvalho só posso te dizer uma coisa.......a Liberdade é uma benção.

Um abração,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Monstros: Sim...eu comecei a falar do Göebels tupiniquim, para se proteger do perigo, é bom entendê-lo...
E "a liberdade é uma benção" ao pé da letra não é uma boa idéia...6 milhões de judeus exterminados é uma prova disso. Nunca pensei que iria ver membros da comunidade linux citando Olavo de Carvalho como exemplo de cultura e de princípios...a "cavalaria maldita" não chegou apenas agora, infelizmente, já está na "comunidade linux" faz tempo.
Comentário de popolony2k
Banana != maçã: "a liberdade é uma benção" ao pé da letra não é uma boa idéia...6 milhões de judeus exterminados é uma prova disso.

Não vejo relação alguma sobre Liberdade ser uma benção, com a morte de Judeus na segunda guerra, infeliz colocação essa sua.

Quanto a "cavalaria maldita", li sobre e gostei, e também não vejo relação alguma com a discussão.

Vou ter que te moderar como ininteligível, infelizmente.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Morlock
Compreensível: Pois além de possuir uma capacidade de abstração baixíssima, também fugiu da escola:

"Não.....esse comentário não é uma irônia."

A palavra ironia não leva acento circunflexo...
Comentário de popolony2k
Dãããããããã.....: feio, chato, bobo, não quero mais brincar.

Vai crescer antes de aprender a convencer as pessoas a respeitarem seu ponto de vista !


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Comentário de Connochaetes Taurinus
À parte a colocação: À parte a colocação interessante sobre a aparente falta de lógica, racionalidade e coerência, tão comuns nas palavras de Gilberto Gil, bastou-me uma leitura completa no texto para ter uma idéia dos pendores político-ideológicos deste senhor. Não gostei do que vi. Temos alguns tipos similares à este atuando na imprensa do RS, sendo inclusive abertamente contrários ao software livre, "essa coisa do PT".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004