Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CDI de Pernambuco adere ao Linux

Bebeto_maya (artedeagrado@zipmail.com.br) enviou este link e acrescentou: “Quando acessei o site do CDI aqui em Pernambuco, fiquei muito surpreso, pois não imaginava que tal instituição voltada para democratização da informática, tivesse, aqui em PE, qualquer interesse pelo pinguim. Segue um trecho da notícia: ¨Em comemoração ao Dia da Inclusão Digital, o Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco preparou, para jovens atendidos e colaboradores, uma surpresa: iniciou a implantação de Linux em todas as Escolas de Informática e Cidadania (EICs) e na sede administrativa. Com essa novidade, os jovens poderão utilizar o software livre em suas aulas nas Escolas de Informática e Cidadania (EICs) e, de quebra, ampliar seus conhecimentos em Tecnologia da Informação. Todos, jovens atendidos e colaboradores, terão acesso tanto ao Windows, que já é utilizado, como ao Linux. Toda a implementação do novo sistema operacional foi realizada pela empresa Triforsec, parceira da ONG.¨ Fonte CDI- Pernambuco; Autora do texto em destaque: Flávia da Rosa Borges

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Quero ver quanto tempo dura i: Quero ver quanto tempo dura isto.

Já viram os banners de apoio do lado? Tem um Microsoft imenso ali, apesar de ter um IBM também...


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de SS_Sputnik
Balela: Há cerca de um ano atrás visitei um stand deles no Shopping pegando informaçoes sobre o uso de SL no CDI. Não deram nenhuma informação a não ser que haveria uma install-fest com windows 98 no dia seguinte e que estariam recebendo doações de máquinas para o projeto.
Consegui depois falar por telefone com o coordenador do evento e fui muitissimo mal atendido. Disseram que usam Windows 98 e que não tem de dar satisfação a ninguem do porquê da escolha. Me prontifiquei a ajudar caso havesse interesse em fazer uma install-fest com Linux e o cara simplesmente dispensou!
O CDI daqui só tem conversa, na prática sao um bando de serviçais da MS!

ps. A turma que me atendeu no stand dizia usar e gostar do Linux mas eles nada poderiam fazer onde trabalhavam(CDI).

Comentário de Manoel Pinho
Installfest com win98 ?: Installfest com win98 ?! Installfest da pirataria ?

Eu conheço muita gente que acha que pode piratear windows 98 e 95 porque não são mais vendidos. Acham que abandonware é igual a freeware... E se você diz que não é assim eles querem te bater.

Esse CDI é vassalo da M$ há muito tempo e se fizeram isso foi alguma iniciativa pessoal, que a qualquer tempo pode ser revertida por "ordens superiores", especialmente agora que a M$ lançou o Windows for miseráveis pt_BR (lançou ontem), com direito até a uma bandeira do Brasil como papel de parede....

Vejam

http://linuxdicas.com.br/article2017.html
Comentário de bebeto_maya
Uma boa notícia: __Olha eu já visitei a sede do CDI aqui em Pernambuco, e como disse na notícia, imaginei que fosse ser ridicularizado pelos componentes, mas não fui, o fato é que o CDI é multifacetado, têm alguns administradores dinossauros, algas unicelulares acefálicas mesmo, e tem gente de mentalidade aberta também.Foi uma empresa,ao que parece gratuitamente, instalou linux para os projetos de inclusão digital.

__Eu também não vou muito com a ¨cara¨ do CDI, pois pra mim, ensinar WIndows é formar massa crítica de clientes para a MS, ou de operários que vão satisfazer seus patrões no futuro, ,mechendo em Win + Word + Excel.Quando fui até a sede, apresentar o Kurumin e deixar uma cópia mais uma apostila básica, fui bem-atendido, mas depois nunca mais entraram em contato comigo.

__É preciso dizer que o CDI não é uma instituição de esquerda, eles aceitam e levantam a bandeira de quem dá mais, nesse caso, a Redmond, em licenças de Windows. . .Mas aí é que está o paradoxo, o Linux pode dar as mesmas licenças sem precisar mendigar nada, nem sequer dizer um obrigado depois, aí está a vantagem do Linux!

__Quanto a alguns dinossauros de lá, que atenderam o amigo acima no tal ¨IntallFest Win 98¨ e escarneceram dele, são um estorvo inútil que deveria sair pela porta do fundos. . .Gente como essa é a banda podre do CDI, que ao meu ver só denigre a imagem da instituição.Em tempos, continuo torcendo o nariz pra ONG. MAs essa sem dúvida foi uma boa notícia, e cabe-me dar-lhes os parábens!


Comentário de vmedina
E os agradecimentos pela tent: E os agradecimentos pela tentativa se mandarem que eles parem de usar o Linux.

Bebeto, tem como ficar +/- de olho e noticiar no BR-Linux se acontecer isto?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Se isso acontecer eu divulgo!: __V MEdina, Se isso acontecer eu posto aqui e no noticiaslinux.com.br, mas a empresa que ajudou-os é especialista em Linux, então vamos ver no que dar. . .Eu quero crer, mas com um pé atrás!
Comentário de Hermesdsb
Inclusão Digital na Rede Globo.: - Domingo último, levantei as 7 da manhã para ver o Programa Globo Comunidade que é transmitido aqui para o Estado do Paraná. O tema era Inclusão Digital e havia também chamadas para o projeto PC conectado.
- O Programa apresentou algumas matérias (inclusive sobre a empresa Positivo) que pretende fornecer uma grande quantidade de PC para o programa PC Conectado.
- Durante todo o programa uma representante do CDI aqui no Paraná falou das atividades do CDI, como conseguem os computadores, quais escolas mantém. Em nenhum momento ela falou sobre SL e em um determinado momento criticou o valor do PC Conectado, dizendo que a alternativa seria utilizar PCs Usados por aproximadamente 1/3 do valor.

Comentário de vmedina
Quero ver ele rodar o program: Quero ver ele rodar o programa dos patrocinadores deles em pcs antigos. Esse XP mais vagabundo (ainda) que os outros.

É muita hipocrisia deste pessoal.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Metatron
Há dois mil anos...: "Tigelinus...
Sim divindade ???
O SL está chegando...ohhh...meus PCs não terão mais telas azuis...Bill não me visitará mais...o cheiro infecto da liberdade digital entrará em todas as casas do Brasil...ohhh
Tigelinus!...
Sim divindade ???
Queime o SL! Mate! Destrua! Apague a sua presença!
Aiiiiiiiiiiiiii que ódio daquele barbudo do Richard Stallman!

Demorô divindade!
Preciso cantar...preciso de alguma coisa bem gordurosa...coberta com chocolate...

Minha arpa Tigelinus...

Ohh Onivorous Power...Ohhh
SL on fire!!! hahahaha...

Quo vadis Domine!!!
Quo vadis
Quo vadis
Quo vadis Domine!!!
Comentário de bebeto_maya
Eu pensava que o kurumin era amador!: __E eu PEnsava que o Kurumin tinha um visual amador, mas depois que vi o descaramento da MS apelando pelo patriotismo do brasileiro, para vender seus WIndows XP Starter Edition(codinome Miserable Edition), reformulei meus conceitos, é o desktop mais horrível que já vi na minha vida!Uma bandeira do Brasil com umas estrelinhas brilhantes, uma agressão a qualquer estagiário do curso de design gráfico!
Comentário de bebeto_maya
Ela está certa!: - Durante todo o programa uma representante do CDI aqui no Paraná falou das atividades do CDI, como conseguem os computadores, quais escolas mantém. Em nenhum momento ela falou sobre SL e em um determinado momento criticou o valor do PC Conectado, dizendo que a alternativa seria utilizar PCs Usados por aproximadamente 1/3 do valor.

__Talvez ela esteja certa, afinal de contas miserável tem que ser tratado como miserável, recebendo o lixo imprestável da burguesia, é mais barato e condizente com a situação de exlusão...Acho que o PC COnectado deveria vir com o Windows Miserable Edition, rodando em Pentium 233 e 64 MB, é o top de linha pra quem passa fome!
Comentário de Paulo Zambon
CDI - Affff....: E eu que pensava que o CDI era um santo em tentar promover a tão sonhada exclusão digital e aquela balela toda... Um dia desses conversei com um camarada aqui e ele me explicou que o CDI fez toda a sua organização (plano de estrutura) com software livre e aí veio a tia Microfofa e deu computadores e licenças do windows à vontade para usarem no seu projeto. E eles (do CDI), aceitaram sem "pestanejar". Ah... que raiva (dos dois!!!).
Comentário de Léo
O que é que tem demais ter o: O que é que tem demais ter o logo da Microsoft lá? O da IBM tá lá também , e ela apoia Linux.
Comentário de Alessandro
Fatos: O win 95/98 roda em qualquer micro antigo (pentium 166 para cima), bem melhor que qualquer distribuição Linux. O Linux é bem melhor mais tanto o win95/98 com antivírus e firewall ativos são excelentes desktops, seguros, e com uma interface gráfica bonita e funcional.

Qualquer empresa ou entidade tem o direito de escolher o seu sistema operacional, tanto Linux como win, esta atitude não qualifica se a empresa é boa ou ruim é apenas um visão de mercado.

Se eu fosse fazer um curso hoje para trabalhar com computadores em empresas (operação), certamente faria um curso windows, office... porque não existem empresas usando o Linux em desktop.

Isso são fatos, realidade, por este motivo não existem cursos operacionais para o Linux, não a mercado.

Quem trabalha com empresas (pequeno, médio, grande) sabe o que eu estou falando.

Enquanto o Linux não for atrativo para as empresas, com programas feito para as mesmas, com programadores esta realidade não vai mudar.
Comentário de Manoel Pinho
"O win 95/98 roda em qualquer: "O win 95/98 roda em qualquer micro antigo (pentium 166 para cima), bem melhor que qualquer distribuição Linux. O Linux é bem melhor mais tanto o win95/98 com antivírus e firewall ativos são excelentes desktops, seguros, e com uma interface gráfica bonita e funcional."

Sim, é verdade, só que você esquece que Windows 9x são considerados obsoletos e a MS adiou o fim do suporte mas está fazendo tudo para enterrar esse "passado negro". Experimente instalar qualquer programa novo da Microsoft nos windows 9x (especialmente o windows 95) e verá que muitos deles não funcionam mais. Essa semana mesmo peguei um windows 95 com o Internet Explorer atualizado instalado e não consegui sequer instalar o programa Clamwin (antivírus clamav para windows) nele.

Para ser justo na comparação, também seria necessário usar uma versão linux de 1995 a 1998. Eu tenho uns CDs de Slackware de 1996 que rodam extremamente bem nessas máquinas que você citou, mas obviamente ninguém quer usar isso pois os programas gráficos eram bem toscos para os padrões atuais.


"Qualquer empresa ou entidade tem o direito de escolher o seu sistema operacional, tanto Linux como win, esta atitude não qualifica se a empresa é boa ou ruim é apenas um visão de mercado."

Sim, mas não venha tentar dar uma de boazinha dizendo que está fazendo inclusão social com produtos que custam bem mais do que o salário dos alunos.


"Se eu fosse fazer um curso hoje para trabalhar com computadores em empresas (operação), certamente faria um curso windows, office... porque não existem empresas usando o Linux em desktop.

Isso são fatos, realidade, por este motivo não existem cursos operacionais para o Linux, não a mercado."


Aqui mesmo no br-linux foi noticiado que a SOS computadores estava oferecendo cursos de linux e OpenOffice.org.


"Enquanto o Linux não for atrativo para as empresas, com programas feito para as mesmas, com programadores esta realidade não vai mudar."

E enquanto as pessoas continuarem com esses prconceitos na cabeça a coisa não vai mudar mesmo.

Realmente o Linux ainda não é muito popular, mas isso tem muito mais a ver com ignorância das pessoas que implementam soluções em informática e uma situação de lock-in causada por anos de dependência de certos programas proprietários do que qualquer requisito técnico.

Comentário de Alessandro
Não to defendendo: Não to defendendo os produtos da microsoft, mais como ja postei em comentários anteriores uso em máquinas para teste o win95/office97 e ele é totalmente funcional, interface impecável (sem erros), leve funciona a maioria dos softwares e mesmo sendo um produto de 10 anos atras tem vários méritos, softwares atualizados (antivírus, firewall,...). Sei que os produtos atuais da microsoft não funcionam no mesmo, mais os de terceiros funcionam normalmente. Mais quem tem uma máquina mais nova pode usar o win98 que tem compatibilidade com hardware e softwares atuais.

Não pode se comparar ao Linux de 1995 a 1998 porque nesta época o sistema gráfico do Linux era muito precário e caso eu utilizasse o Linux de 1995 não conseguiria atualizar os aplicativos, por causa das dependências, ja no win95 rodo qualquer software livre atual sem problemas (OpenOffice, Firefox...), chego a afirmar que o win95 é melhor que qualquer Linux atual na questão desktop.

Ja os produtos pós win95/98 da microsoft acho muito pesados, cheio de frescuras.

O fato de se fazer um curso de operação hoje em windows, se faz necessário porque o Linux não atingiu o mercado dos desktops empresariais, o que adianta ter um curso de Linux se o mercado roda windows? Quando o Linux der valor ao desenvolvedores (programadores de softwares para o comércio) pode ser que esta questão mude.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004