Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kalango Linux: mantenedor pede a sua ajuda


“Olha a situação do desenvolvedor linux. O Leandro faz um trabalho incrível, acho que merece uma força! 'Tenho trabalhado no Kalango Linux desde 2004 e pode acreditar, dá um trabalho grande, mas é uma coisa que gosto de fazer e faço por diversão. como escrevi na página de doações do site, o Kalango Linux não é um projeto comercial, é desenvolvido voluntáriamente nas horas vagas. Como qualquer projeto, existe um custo para mante-lo, exemplo: Domínio e hospedagem do site, CDs para testes, energia elétrica, conexão com a internet, etc.'”


Enviado por Marcelo Ulianov (marceloulianovΘgmail·com) - referência.

Segundo o relato, o Leandro está com problemas no hardware que usa para desenvolver o Kalango, e as contribuições servirão para substituir os componentes defeituosos. Já entrei em contato com ele para solicitar os dados que preciso para fazer a doação do BR-Linux, e convido a todos para que leiam o relato e pensem a respeito.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaspol
acho no máximo comovente a: acho no máximo comovente a situação do leandro, mas ao notar essas dificuldades ele deveria pensar em encerrar o kalango linux, apesar de toda a dedicação prestada até agora. há um excesso de distruibuições, e o leandro poderia continuar mantendo a sua sem problemas se ele o faz por hobbie e diversão, como mesmo diz.
mas eu vou doar pra manter o hobbie de alguém? quem usa o kalango linux além do leandro? o kalango tá a venda no site: será que ninguém compra?
que senão vou começar a pedir doações pra eu manter minha coleção de discos ou de selos postais também!
se é de brincadeira, boa sorte pro leandro, mas doar pra um projeto que não tem nenhum diferencial perto de outras distros e que é mantido por hobbie, sem chance. que o kalango linux termine logo.
Comentário de popolony2k
Kalango 4ever: Boa iniciativa, na verdade alguém que não participa de projetos open source, mesmo que por hobby, não sabe das dificuldades de se desenvolver e o tempo gasto para fazê-lo.

Somente o autor da obra e colaboradores sabem disso.

Tempo é dinheiro, pois o tempo que você está desenvolvendo alguma coisa, você poderia estar ganhando dinheiro de maneira mais imediata e garantida ou até mesmo descansando com a familia e se divertindo.

Sobre acabar com o Kalango, nunca, jamais. É um projeto importante bem feito e com particularidades que só ele tem, assim como outras distribuições Linux.

Se você está insatisfeito com o fato do Linux ter uma diversidade de distribuições, ou se apegue a uma específica ou caia fora desse mundo se isso o incomoda, pois no mundo Linux e Open Source o mais importante é isso, a diversidade entre as espécies.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de pilgerowski
"ele deveria pensar em encerrar o kalango linux": Tá louco Rafa? Tá querendo que justo uma das melhores distribuições seja encerrada? =P Não quero provocar um flamewar, mas o caso que se a gente comparar Kalango com Kurumin, por exemplo, vai ver que o Kalango é muito mais elegante e funcional. Se a gente pode falar uma coisa do Leandro é que ele é um cara de bom gosto.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de rafael spoladore
não falei com você: aí, lindoilson, fica na sua, na moralzinha, que eu não tava falando contigo. ok? nem vem com esse papinho de levar pro pessoal.
eu sugeri a morte do kalango, você não concordou, eu até tento te entender, mas eu só vou largar o mundo linux e o open source no dia que a senhora sua mãe largar do meu pau, ok?
Comentário de Leandro S. dos Santos
É...: rafaspol, você não deixa de ter razão, pensei inclusive em acabar com o projeto algumas vezes, pelas questões que você colocou em pauta. Contudo antes de fazer essa besteira tive que colocar na balança alguns fatos (e não "achismos").

Devemos levar em consideração que os tempos mudam, quando lancei a primeira versão do Kalango o cenário de distribuições Linux voltadas para usuários iniciantes era bem diferente do atual, tinhamos por exemplo o Kurumin, que já era muito famoso e bastante utilizado aqui no Brasil, mas que não atendia uma determinada parcela de usuários, que seriam as pessoas com um perfil parecido com o meu, ou seja, precisavam de um distro Live-CD com uma visão de organização diferente, com mais aplicativos (OpenOffice, etc), um visual mais "clean" e com um tempo maior para lançamento de versões estáveis.

Lancei o Kalango para preencher esse nicho, e deu certo, se levarmos em conta a quantidade de usuários registrados no fórum, o quanto o site consome de banda, a quantidade de downloads marcada em sites especializados, o fato de ter saido como capa de revistas especializadas 4 vezes, etc.

Como disse, os tempos mudam e talvez se fosse hoje eu não teria lançado o Kalango, mas tem muitos usuários que não posso e nem quero deixar na mão, isso seria uma irresponsabilidade, pois é preciso dar continuidade aquilo que criamos, mesmo não sendo o melhor "produto" do mercado, um dia pode ser que venha a ser (apesar de eu não acreditar que exista algo tão bom que derrube todas as outras opções).

Quanto a contribuir com a comunidade, bem... você conhece o painel de controle do Kurumin o "Clica-aki"? Bem a idéia surgiu depois que mostrei para o Morimoto o CCK (Centro de Controle Kalango), feito com o Kommander também. Atualmente nós dois trocamos feedback com relação as tecnologias e desenvolvimento em geral. No medida do possível tenho conversado com o Kano do Kanotix via IRC, pedindo ajuda e dando sugestões para as coisas que ele cria, utilizo por exemplo no Kalango o kernel que ele compila, dentre outras coisas.

Agora para resumir tudo, sabe porque ainda não parei de desenvolver o Kalango? Pois recebo quase que semanalmente relatos como estes por e-mail:

nome: Enio Gonçalves

mensagem: Prezado,

Esta distribuição, na minha opinião, é uma das melhores opções nacionais, de todas é
a única capaz de reconhecer meu modem, um "bendito PCTel", é bem feita, não
tem aquele excesso de scripts, é uma distro limpa. Gostaria de saber se nesta nova
versão há suporte para placas de captura de video, no caso uma Pinnacle DC/AV 10.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

nome: Tiago Cardoso

mensagem: Olá,

sempre admirei a filosofia de software livre e sempre tento estar por dentro das
novidades do GNU/Linux . Eu ja usei o slackware, debian, ubuntu, e hoje estou
testando o Kalango, estou usando o Gnome nele e estou maravilhado. Parabens pra
voces, está otimo e com desempenho demais!!! Com certeza vou fazer o pedido do
Kalango 3.3. Quero ajudar e contribuir com este otimo programa. Parabens mesmo!

Voces fizeram um otimo trabalho.

Valeu.
Comentário de Tb
tb: Tb preciso de doação de hardware, alguem se dispoe ???

Ah... po, vai ralar e comprar seus proprios negocios em vez de ficar choramingando miseria... eu uso o mesmo pc de 1998 e nao fico pedindo nda a ninguem...
Comentário de Leandro S. dos Santos
Depende.: Bom isso vai depender muito. Você já fez algo de bacana e disponibilizou para as pessoas sem cobrar nada por isso? e mais, ainda pagou por isso, simplesmente pelo prazer de contribuir com uma comunidade?

São quase 3 anos que nunca precisei pedir nada pra ninguém, mas no momento foi a solução que encontrei. Não disse que vou parar se não me ajudarem, não joguei nada na cara, não acho que ninguém tenha obrigação de ajudar e talvez eu até deveria ter encontrado uma outra solução, mas cá entre nós, eu não fiz nada de mais além de pedir.
Comentário de popolony2k
Não está falando comigo ????: Hummmmmm, então porque postou sua opinião em um Blog onde todos podem contestar suas idéias ????

"eu sugeri a morte do kalango, você não concordou, eu até tento te entender, mas eu só vou largar o mundo linux e o open source no dia que a senhora sua mãe largar do meu p..TUUUUU.au, ok?"

Além de um pivete estressadinho, é de péssima educação e desrepeita as opiniões alheias...quanto ao largar o mundo Linux, se depender da sua condição descrita acima, não era nem pra vc ter entrado no mundo linux.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de void*
É a triste realidade...: Infelizmente esta é a triste realidade não só do Kalango, mas de todos que tentam sobreviver com pesquisa ou mesmo desenvolvimento de software, livre ou proprietário, aqui no Brasil.
Para a grande maioria acaba sobrando a opção de ser praticamente escravizado em suportes de empresas ou nas famosas fábricas de software.
Muitos impostos, muitas promessas e nenhum incentivo real... Será que existiria linux e sw livre se Torvalds e Stallman nascessem por aqui?
Comentário de popolony2k
Sugestão ao mantenedor do Kalango.: Uma sugestão ao mantenedor. Porque não aproveitar o espaço cedido pelo Br-Linux e ao explicar sua posição sobre o problema de hardware, fazer uma promoção de venda de CD's do Kalango para financiar o conserto de seu notebook ??

Poderia ser algo do tipo, promoção Kalango Linux 3.x (HardDisk fix limited edition) por um preço de R$20 (Não sei se inclui taxa de envio por correio).

É uma forma não só de arrecadar mas também de vender o produto e iniciar um mercado de distribuição do seu produto.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Leandro S. dos Santos
Pois é.: Na verdade, como você pode ver estou vendendo o Kalango 3.3 em pré-venda no site, eu nunca vendi na pré-venda, coloquei essa versão justamente para tentar arrecadar fundos para o conserto, mas até o momento só fiz a venda de 1 CD (tirando o que vou gastar para gravar e enviar, não sobra muita coisa). Por isso que fiz o pedido.

Eu não fiz algo parecido com o que você sugeriu, primeiro porque estou em uma máquina de improviso e teria que dispor de muito tempo para ler os e-mails, gravar os cds, imprimir etiquetas e envelopes, embalar e enviar por correio. Já fiz muito isso quando eu tinha mais tempo e não é incomodo nenhum, mas no momento não se trata de querer e sim de poder.

De qualquer forma agradeço muito pela sugestão.


Comentário de ozp
pq nao fazer diferente?: Pq ao inves de fazer o kalango linux, uma distribuicao, vc nao faz um MOD ou um EXTRA para o ubuntu?

Faz uns pacotes e scripts pra ubuntu, faz um MOD pra ubuntu!




Comentário de bebeto_maya
Ajudem o rapaz!: __O Kalango é uma distro boa para vender o Linux, muito em parte pelo visual bem elaborado e pela escolha certa de scripts. Enquanto o Kurumin oferece recursos visuais para configurar até o encanamento do banheiro, o Kalango foca no essencial.Do ponto de vista prático, o Kalango é melhor para o usuário final que o Kurumin. Seu desenvolvedor, o Leandro, é mais humilde, mais paciente, e mais sociável também. Poucas pessoas não interpretariam isso como "pedir esmolas", devido ao orgulho próprio que sempre entra em ação nessas situações.

__O Leandro se rebaixou e veio pedir humildemente.Não dou porque estou na sua mesma situação...Tenho um projeto chamado ZappWM, parado por falta de apoio, de grana e de tempo. Contudo, se, para você, o Kalango é importante, faça sua contribuição. Conheço gente que tem kurumin em 10 PCs e sequer doa um real, ou compra um livro do Morimoto. Isso é correto segundo a GPL, mas é humanamente contextável.

__O Kalango é um projeto caseiro? Sim. Acho a escolha do nome, no mínimo infeliz. Mas é bem elaborado, com um sítio bem feito um fórum dinâmico e um desenvolvedor empenhado em oferecer o melhor de si.

__Nesse mundo onde desenvolvedores em ASP .NET, Visual Basic, Delphi e linguagens para Windows, ganham espaço na mídia e nas universidades, um herói que doa sangue por um projeto real, factível, gratuito e usável merece muito mais que um simples servidor. Se estes outros enriquecem com sub-programação suja, porque o Leandro e sua equipe não podem sequer ter uma infra-estrutura mínima para trabalhar sossegados?
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de SE VIRA
Se Vira!!!: Eu já tentei usar esta variação (ou aberração) do Debian e logicamente, frequentei o forum desta variação. Na época estava começando em Linux e decidi só por curiosidade aprender a remasterizar esta variação e qual não foi a minha surpresa quando esta besta quadrada chamada Leandro, me surpreendeu quando fiz algumas perguntas sobre como ver o instalador desta variação, pois ele estava com a extensão .mo. Sabe o que esta besta quadrada respondeu? Se vira, pesquisa no Google. Nada como um dia atrás do outro...
Comentário de walfredojunior
Kalango tem que continuar.: Eu pessoalmente acho muito legal o Kalango.. e muita coisa que inovou no Kurumin foi com ajuda do Leandro, com idéias que ele criou. Acho que devemos ajudar ele sim. E acho que o Kalango deve continuar, vejo que ele poderia estar muito mais maduro se o Leandro tivesse mais tempo para se dedicar a ele. Imagino que a maioria de nós ganha dinheiro com o Linux de alguma forma, e podiamos ajudalo financeiramente..
Eu estou disposto a ajudar....Vamos lá gente.. vamos ajudar ele.. a gente gasta dinheiro com tanta coisa,, se todo mundo se unir dá pra juntar uma grana boa. Deixa de tomar coca-cola por uma semana .. ou comer aquele Xsalada.. de alguma forma sei que todo mundo pode ajudar . e fazer uma doação pra ele.
Comentário de Leandro S. dos Santos
Se diz, tem que provar: Olá,

Se está dizendo isso com tanta certeza poderia postar o link para o post onde lhe tratei assim, te garanto que nada foi deletado, a não ser que faça mais de 2 anos.

Tenho minha conciência limpa, e se algum dia eu te tratei assim pode ter certeza que eu fui um completo idiota, até porque eu era muito novo, não acho que seja verdade, mas se fosse não me espantaria, já que se tratava de um adolescente de 16/17 anos prepotente e que achava que conhecia muito.

Se te ofendi de alguma forma sem você ter me ofendido antes, peço desculpa pela minha tolice.
Comentário de Leandro S. dos Santos
O que mudaria?: Se for pensar dessa forma, então todas as distros deveriam acabar e criar um mod para o Ubuntu. Ou pior, se o criador do Ubuntu tivesse esse pensamento ele nem existiria :-O.
Comentário de Marcelo Ulianov
Em primeiro lugar eu quero: Em primeiro lugar eu quero agradecer ao Brain por ter aberto esse espaço.

Em segundo lugar, eu quero me desculpar com o Leandro, pois pelo visto, além de não ajudar muito, ainda por cima coloquei ele na mira dos "inúteis" de plantão, aqueles que nada fazem, nada produzem e ainda por cima só criticam ! Uma cambada de manés, script kids, que até outro dia usavam um xpiratão rodando uns games tb piratas. Enfim, Leandro, minha intenção foi ajudar, divulgar. Eu não esperava esse efeito colateral. Mil desculpas...
Comentário de Estevam
Pode contar comigo: Leandro, semana que vem recebo o salário e contribirei com o Kalango.
Há uns 3 ou 4 anos eu estava começando no Linux através do Kurumin, já sabia da filosofia dele de fazer o Kurumin caber num mini-CD mas me irritava ter um live-CD sem o Open-Office.
Mesmo assim postei no forum do kurumin uma sugestão do Morimoto fazer o Kurumin com o OOo, mesmo que não coubesse no mini-CD, que afinal todo mundo gravava era num CD normal mesmo, a vantagem no tamanho era mais para quem tinha conexão ruim. Para mim ficaria muito melhor esse Kurumin com OOo, pois para mostrar o Linux para outras pessoas ficava ruim quando não abria direito um documento do MS word no abiword ou kword, algo assim.
Teve um ignorante que me respondeu algo do tipo de que planeta eu era, que o Morimoto nunca ia fazer um Kurumin com mais de 200 MB.
Eu já estava me aventurando na remasterização do Kurumin, cloop prá todo lado, eu não tenho tempo para isto e trabalho em previdência, não em informática. Linux para mim é hobby mesmo, hoje uso Ubuntu dentro de um VMWare sobre Win XP.
Bom, foi nesta época que lá mesmo no fórum do Kurumin fiquei sabendo do Kalango, baixei e experimentei um pouco e gostei, até mandei um e-mail para o Leandro elogiando. Era a idéia que eu tinha que o Kurumin devia seguir.
Pouco tempo depois o Prometeus fez um remaster do Kurumin voltado a aplicações de escritório, e mais um tempo depois o Kurumin passou a incluir o OOo.
Mesmo assim eu nunca esqueci da boa iniciativa do Kalango, depois de um tempo ainda entrei no site e só não doei grana na época por causa da sua conta ser no Bradesco, que ia me encher a paciência ir até lá fazer o depósito, desencanei.
Então agora que tem doação por boleto, e o Kalango está precisando, vou colaborar sim. Assim como não uso o Kurumin mas compro tudo que é livro do Morimoto, uma vez até assinei para receber CD do Kurumin em casa por um ano, apesar de eu ter banda larga à vontade para baixar quantas vezes quisesse.
E tem mais, eu realmente não uso o Kalango e não tenho a menor idéia se o Kalango ainda tem ou não razão de existir.
Isso não me importa, vou mandar minha colaboração de qualquer modo, se o Leandro achar que deve terminar o Kalango (cuidado com o IBAMA), eu contribuo mesmo assim , nem que seja para ele comprar sorvete. Só o que ele já fez até agora já merece minha contribuição.
Muito obrigado.
Comentário de Morvan
Desconheço o Kalango: ..., nunca o utilizei, mas não acho o nome infeliz, muito ao contrário, Bebeto. Não há o Zuss (Suse em alemão) e o seu "pet" não é um camaleão? Tudo é réptil! Acho que se fosse o autor / mantenedor, colocaria "Calango", em bom português; como nordestino, aho que o mascote é, antes de tudo, um símbolo de resistência! Bem apropriado, sem trocadilhos, para com a situação. E, por ser um mero funcionário público, não posso contribuir financeiramente. Só posso desejar que o mantenedor encontre uma alternativa, pois a diversidade é a nossa melhora genética. Viva o SL. Parabéns ao mantenedor do Kalango.
Comentário de Milton Ferreira da Silva
Apesar de não usar o: Apesar de não usar o Kalango acho uma opção muito interesante para usuarios novatos. Espero que o Leandro não pare. Vou adquirir o cd. Afinal nada mais justo do que gastar um pouquinho para colaborar com o projeto. Vida longa ao Kalango.
Comentário de Grobsch
Ajudem: Leandro, apenas agora estou lendo a notícia e fique triste em saber das dificuldades. A gente conversa bastante e realmente tenho te visto desanimado ultimamente, mais sorte a partir de agora.
Lembra que te falei outro dia sobre internacionalizar o Kalango? Conversamos sobre isto porque também é tua idéia? Pois acho que tens que correr atrás disso. Hoje em dia o GoblinX é auto-sustentável, bem legal isso, graças aos poucos mas sempre vendidos cdroms no exterior, e o mesmo pode ter ajudar a manter site, fórum e até a investir em hardware. Campanhas para arrecadar hardware diretamente também pode ajudar.

Bom, estou nessa vida também e não sei como poderei te ajudar, mas torço para que continue com o Kalango, é um projeto bastante importante.

GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Eudes
Sugestao: Dizem que a necessidade é a mae da invencao.

A principio eu me solidarizo com o amigo, peco-lhe que nao desista, pois Deus sempre nos traz uma solucao para nossos problemas.

Infelizmente, tenho investido boa parte do meu tempo e dinheiro em obras sociais, ajudando pessoas que nao tem o que comer. De talforma que nao sobra muito para mim mesmo. Ja cansei de ver tanta miseria me rodeando, e resolvi sair pra ajudar.

Juntar ideias num projeto maior pode servir para alavancar recursos, financeiros e intelectuais. Apesar do espaco conquistado por essa brilhante distribuicao, existe a limitacao humana. O leandro afirma que mantem nas horas livres, seria necessario uma dedicacao maior, o que na maioria das vezes nao da retorno. Contribuir com o projeto kurumin, ou o ubuntu, mandriva, sei la, levando boas ideias, talvez ajude a manter a base instalada.

Por outro lado, voce pode optar pela ESPECIALIZACAO.

O kalango poderia optar em ser DIFERENTE de tantas distribuicoes que tem os mesmos pacotes. Poderia direcionar o seu foco para areas especificas.

Um kalango voltado para a area medica. Alem dos pacotes tradicionais, viria com 1 ou 2 softwares de controle medico. Qualquer coisa simples, mas que ja viesse funcionando.

Um kalango com aplicativos empresariais : Contabilidade, folha de pagamento, vendas, estoque. Se nao me engano, tem varios projetos livres nessa area por ai. O grande problema é que na maioria das vezes o usuario vai ter que baixar, compilar e instalar. E em alguns casos, muitos nao funcionam, porque falta isso ou aquilo. O kalango ja poderia vir com tudo isso instalado e rodando.

Um Kalango educacional, com LTSP pre-instalado, rodando bonitinho. É claro que os pacotes educacionais deveriam estar traduzidos.

Por falar no LTSP, o kalango ja poderia traze-lo de fabrica, o que aumentaria ainda mais o interesse dos usuarios.

Acredito que um "Kalango for Business" fosse um bom comeco, um re-comeco, um diferencial que iria alavancar suas vendas, com valor agregado. Certamente muita gente se interessaria por isso.









BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004