Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Por que Linus Torvalds preferiu ficar de fora do processo de criação da GPLv3

“"Linus Torvalds tem uma série de razões para não querer participar do processo iterativo de desenvolvimento da terceira versão da GPL: ele não gosta de reuniões, diz que comitês não fazem sentido, tem diferenças filosóficas com a FSF, e parece genericamente não confiar no processo como um todo.

Embora Torvalds prefira a GPLv2, ele diz que se outros preferirem a GPLv3, eles devem suportá-la, porque também 'não é como se ela matasse e comesse criancinhas no café da manhã e não possa nunca ser aceita".

Assim o Slashdot resume o artigo do Linux.com sobre o tema. Eu também não gosto de reuniões e comitês, principalmente quando tenho dúvidas sobre a possibilidade de realmente influenciar o resultado final, ou quando consigo fazer minha opinião ser ouvida e debatida mesmo sem precisar estar presente - embora isso não seja nada simpático de minha parte, reconheço.

Segundo o artigo, Linus Torvalds informou à FSF que toparia participar do processo diretamente, recebendo os drafts durante sua elaboração e enviando seus comentários antes da publicação, mas o pedido foi negado. Assim, ele não acomodou a FSF, a FSF não o acomodou, e cada um prosseguiu em seus trajetos distintos.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Free as Freedom.: Pois é, isso é Liberdade. Se Linus Torvalds não concordar com GPLv3, o que tem de mais nisso...ele é livre para fazer suas escolhas, assim como a FSF propõe que software deve ser livre e o usuário ter a liberdade de escolher.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Covarde Anonimo
Fui moderado negativamente por default: A mensagem já nasceu negativa. Isso é que é liberdade? :P
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004