Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Intel anuncia que vai doar 9 mil PCs para Ministério da Educação


“Segundo a INFO, a Intel assinou um convênio com o Ministério da Educação (MEC) comprometendo-se a doar 9.000 computadores para escolas públicas de todo o país. Assinado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do conselho da Intel, Craig Barret, o convênio prevê a instalação de 1.500 máquinas que serão diretamente usadas por alunos da rede pública no país.

Os outros 7.500 PCs serão doados ao programa Universidade Aberta do Brasil, programa criado pelo MEC para capacitar professores em 150 pólos regionais espalhados pelo país.

A notícia não fala qual o sistema operacional e as aplicações que serão instalados. Seria uma oportunidade de ouro para fortalecer a disseminação do conjunto de softwares que vem sendo distribuído à população no programa governamental Computador para Todos, não seria? ”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlos Vitoriano
Período eleitoral.: Muito fácil aparecer doações em pleno período Eleitoral....


Não suporto mais estas coisas.....

Até o Ministro Gilberto Gil diz que a corrupção é tolerada no país....

A me poupe.....

Cansei de nhê nhê nhê
Comentário de CWagner
Vão por mim. Seria mais: Vão por mim. Seria mais efetivo se a Intel escolhesse as escolas no país inteiro e doasse diretamente, em vez de doar ao MEC.

Dessa forma é mais difícil que um PC desses suma no meio do caminho. Se fizeram +/- isso com ambulâncias, imagina o que farão com PCs.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de undercover
Se a notícia não cita qual: Se a notícia não cita qual o sistema operacional é porque, logicamente, será aquele que "já vem junto com o computador".
Comentário de bressix
essas definições...: cabem as instituições que vão receber os computadores. trabalho num desses projeto de EaD do MEC e tentamos seguir a orientação do próprio ministério no que diz respeito ao uso de Software Livre. porém os próprios professores muitas vezes montam o curso que será ministrado com base naquele outro sistema operacional.
tem casos que a plataforma base para videoconferências é feita para aquele outro sistema operacional.
mas isso de certa forma é culpa da comunida que nao apresenta ferramentas para esse nicho de mercado. me desculpem, mas antes que qq um fale que "tem ferramentas boas", "basta desenvolver a partir do que já tem", "é livre". gente um projeto desses não pode ficar na mão de bolsistas/estagiários tem que ter a garantia de uma empresa.
já fica aqui a dica para quem desenvolve nessa área. precisamos urgentemente de um MCU livre de qualidade.
Comentário de CWagner
Aqui no MA tem professor de: Aqui no MA tem professor de escola de escola pública organizando MOVIMENTO para desinstalarmos o Linux das máquinas e instalarem o WinXP. ALguns alegam que o Linux é um engodo, que não serve para os alunos, que é invenção, etc.

Em conversa com outros professores posso até ver uma luz no fim do túnel. Vi que alguns têm uma visão crítica da situação da Informática no país e no mundo, que têm uma sintonia em relação ao Software Livre enquanto oportunidade de transformação do aluno, da escola e até mesmo da sociedade, que o mesmo pode promover não apenas inclusão digital com responsabilidade, mas também pode ter um importante papel como fonte de conhecimento através do acesso à ferramentas de qualidade técnica para o desempenho de atividades no dia-a-dia de uma empresa e também através do acesso ao código fonte dos programas que são mais que apenas comandos, mas são a representação das mais diversas idéias utilizadas para a solução de diversos problemas na área da Informática.

Estou programando uma apresentação para mostrar os benefícios do SL e bem como as qualidades, bem como as diferenças entre os dois modelos de desenvolvimento de programas de computador, para podermos sensibiliar os professores e convencê-los a usarem o Linux.

Pelo menos a direção do projeto responsável pelos computadores tem-se mostrado irredutível em relação a não instalação do Windows nas máquinas, mesmo porque o projeto não conta com recursos para a aquisição das licenças do S.O. e demais aplicativos (Office, editores de imagens, jogos educativos, players multimídia, etc). Na pior das hipóteses se os professores se recusarem a usar o Linux sempre haverá uma diretora que adoraria receber 10 computadores para a sua escola.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de bebeto_maya
Ignorância cega! Estupidez mata!: "Aqui no MA tem professor de escola de escola pública organizando MOVIMENTO para desinstalarmos o Linux das máquinas e instalarem o WinXP. ALguns alegam que o Linux é um engodo, que não serve para os alunos, que é invenção, etc."

__Desse modo percebemos o baixo nível educacional do brasileiro, a começar pelos nossos professores, despreparados, preconceituosos e limitados...Engodo...Sinceramente, essa palavra é revoltante, nesse contexto, como posso me referir a uma criação intelectual inteiramente livre e produtiva, doada sob os mais puros princípios humanísticos como engodo...

__Um racíocinio análogo, pode ser feito em relação a Microsoft, que "doa" um sistema pago, engessante e potencialmente criminoso, pois gera pirataria em massa no nosso mercado, monopolista, vulnerável a mais de 100 mil vírus e que escoa nossas verbas para as mãos de um único fornecedor em um país estrangeiro, principal pilar do governo estadunidense republicano de W. Bush, além de praticar concorrêcnia desleal e alienar estudantes de ciência da computação...Pois é. O cúmulo é ter que suportar movimentos de protesto, possivelmente endossados pela Microsoft,(duvidam...entrem em www.microsoft.com.br e vejam a "Encare os fatos" estampada na capa do sítio Brazuca da Redmond) e fortemete amparados pela estupidez bestial desses professores...O mais interessante é que percebo uma maior receptividade do aluno, do que do "mestre", um ignorante graduado.

__Conheço bem esses argumentos de que o Linux "não existe", é uma ilusão, convivo com ele diariamente, me atormentando, e uso inteligência contra ignorância. Na prática é assim, fulaninho fala que Linux é uma B**ta, e que não gostou e eu digo "Linux nivela por cima, pela inteligência!". Pronto.

__Se não conhecesse casos de sucesso em implatações bem feitas e friso essa expressão, "bem feitas", ficaria calado...Por isso que acho que o governo tem de parar mais de investir em infra estrutura e passar a investir em treinamento, pessoal, gente. Tem de investir em seres humanos, qualificar os desqualificados e demitir os irrecuperáveis, ou jogá-lo no canto onde sejam corroídos pelo ostracismo. Felizmente, ainda temos heróis como o Carlos Wagner.


________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de anakinpendragon
É aquela velha historia: ": É aquela velha historia: " Não sei e tenho raiva de quem sabe" todo mundo tem que ter mente aberta para inovações, para softwares que não dominamos... Mas tem gente que acha que aprender algo novo ranca pedaço, sei lá...
Comentário de bressix
ainda é complicado...: to aqui fazendo o papel de advogado do diabo. um ponto que tem que ser considerado é que tem usuário que só quer usar, por isso ele é qualificado como usuário.
tem aquela máxima de que o melhor software é o que vc conhece/domina. se esse professor só conhece windows e estão impondo o linux, ele não sabe o que fazer e logo critica. esse professor pode não ter tempo, não ter saco, etc... ele pode alegar inúmeros motivos para não tentar aprender. por isso é necessário que as pessoas sejam (in)formadas no uso de um sistema diferente. depois dessa (in)formação ai sim se faz justo a cobrança perante essas pessoas.
a comunidade realmente precisa de heróis como o Carlos Wagner. mas o grande lance é disseminar o uso das técnicas de uso... e não os principios. não que os principios do SL não sejam importantes, são e muito. o SL carregada uma filosofia linda. mas de nada adianta falar da filosifia e dos principios do SL se não ensinar o cara a USAR.
a gente tem que aprender a distinguir usuário comum. pois esses eram coisa rara na comunidade até pouco tempo atrás...
Comentário de CWagner
O engraçado dessa história: O engraçado dessa história é que o tal movimento está se erguendo em pleno laboratório de treinamento em OpenOffice 2.0 rodando sobre o Ubuntu Dapper.

Acho que aquela figura do professor formador de opinião, guardião do conhecimento, transformador de idéias está sumindo. Com as novas tecnologias: TVs, celulares, MP3 players, cyber cafés, lan houses, etc... o professor se vê amedrontado ao perceber que um aluno, que não deveria saber "nada", pode saber mais do que ele em outros assuntos que ele não domina. Esse medo se transforma, então em parilisia e revolta de tudo aquilo que não consegue entender. Só que eles esquecem que não sabiam o que ensinam hoje, tiveram que aprender e estão aprendendo a manusear novas tecnologias: internet, email, blogs, fotologs, editores de textos, planilhas, apresentações eletrônicas, máquinas de fotografar digitais, etc... tudo isso eles estão aprendendo a usar ou já sabem, de uma forma ou de outra.

Conversando com um funcionário de outra escola pública ouvi que os professores não querem, ou esqueceram de como estudar, não têm mais interesse em enriquecer um conhecimento que já está defasado, que eles não vêem como solução para os problemas da juventude atual: emprego, violência, DSTs, gravidez precoce e indesejada, etc. Não percebem que eles têm uma ótima oportunidade de ajudar esse pessoal a conseguir pelo menos tentar resolver todos esses problemas pela porta da frente, sem fazer apologia ao "crime" da pirataria, da cópia indiscriminada da obra de empresas que determinam o pagamento de licenças para utilização de seus programas.

Gostaria de perguntar a esses professores se eles se lembram dos votos que fizeram nas suas colações de grau, se lembram de palavras como ética e moral.

Sei que posso ter idade para ser filho e até neto de muitos deles, mas não podemos esperar que apareça alguém mais velho que todos para lhes mostrar como as coisas funcionam.

bressix, você escreveu que usuário só quer usar as ferramentas, eles estão usando, têm orientação in loco para qualquer dúvida, pois existem multiplicadores que tiveram treinamento oferecido pelo MEC juntamente com a IBM, através da 4linux.

Se o usuário realmente quer apenas usar, lá tem ferramenta, Internet à disposição através de uma antena do projeto GESAC e uma equipe de professores dispostos a resolver os problemas imediatos. Caso precisem de algo mais técnico, basta chamarem que estaremos por perto.

Trabalho com projetos de Informática Educacional desde 1999 e desde essa época houve resistência, primeiro em relação ao uso do computador, depois foram os programas educacionais, as enciclopédias eletrônicas, programas de autoria, Internet e agora Software Livre.

Tenho noção de que o homem tem uma resistência natural à evolução, ou à mudança, mas nesses casos há mais que isso, vejo má vontade, comodismo, preguiça e um emprenho incrível em desmerecer o esforço dos outros, sem no entanto tentarem ou ouvirem ou ver o que temos a dizer ou mostrar.

Espero sinceramente fazer uma boa apresentação e conseguir mostrar as caraceterísticas das duas modalidades de desenvolvimento de software, que eles reflitam e percebam o que pode acontecer quando eles defendem uma empresa que adota táticas como as que a M$ utiliza há tanto tempo, em detrimento à uma forma alternativa, não como um estepe, mas com outros objetivos que não apenas dominação de mercado e monopólio.

Saúde e paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004