Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Mandriva Limited Edition 2005

Marcelo Barreto Nees (marcelo[NOSPAN]mailnees.kicks-ass.org) enviou este link e acrescentou: “Foi lançado hoje a primeira edição do Mandriva (Mandrake + Conectiva) entitulado 'Mandriva Linux Limited Edition 2005'. Abaixo segue um resumo das principais aplicações: - Linux kernel 2.6.11.6 - KDE 3.3.2 (com alguns 'backports' da versão 3.4, inclindo o kpdf) - GNOME 2.8.3 - Firefox 1.0.2 - GCC 3.4.3 - The GIMP 2.2 - Cdrecord 2.01.01a21 (com suporte DVD+R dual-layer) - OpenOffice.org 1.1.4 - MySQL 4.1.11 Como obter: Segundo o press release oficial, membros do Clube Mandriva ou colaboradores têm acesso imediato através de Bittorrent ou HTTP. Outros clientes podem comprar o DVD na Mandriva Store.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miguel
Finalmente: Agora acho que está mais claro do que nunca que a Conectiva foi comprada e submetida a Mandrake. Que aquela conversa mole "vamos pegar oque há de melhor nas duas distros" é pura balela. Da Conectiva, a Mandrake só vai manter a cartela de clientes.
Comentário de anakinpendragon
Infelizmente parece que vc es: Infelizmente parece que vc esta certo, espero que não pois oque eu sempre quis é apt ou smart no mandrake. Também pra mim é muito prematuro o lançamento do mandriva, deveriam planeja-lo melhor para poder suprir as espectativas dos clientes e da comunidade.
Comentário de dondalski
limited edition: essa versão chama-se limited edition porque nada mais é do que a versão 10.2, que já estava praticamente pronta antes da mandrake comprar a conectiva, a versão onde estarão integrados os recursos da conectiva com os da mandrake será a 2006 que está previsto o lançamento para o final deste ano.
Comentário de cavassin
Não é bem assim: Ja foi falado oficialmente que a intencao é convergir as distros no segundo semestre, com o novo ciclo de uma distro por ano.

Esse Mandriva LE 2005 é o Mdk 10.2 que esta praticamente pronto ha uns 3 meses, estava em freeze apenas para correções. Não houve tempo e *nem havia intenção* de mexer na estrutura desse release. A Conectiva não inclui nada nessa versão, nem mesmo ajuda para testes aprofundados. A junção das empresas ocorreu no momento em que essa versão estava praticamente fechada.

Já com o MDV 2006 e seguintes a coisa muda de figura.
Comentário de Manoel Pinho
Não é bem assim: Não é bem assim. O smart continua sendo desenvolvido e muito provavelmente será usado na próxima versão.

E já dá para usar apt no Mandrake, sem ter que esperar:

http://www.howtoforge.com/apt_for_rpm
Comentário de Xtian Xultz
Mandriva: Poutz, estou com os dedos coçando para experimentar esta versao... se alguem tiver os arquivos .torrent e quiser ceder... estamos aih!
Comentário de Arnaldo Carvalho de Melo
Big Bang: E nem acredito que _tudo_ o que consideramos bom seja incluido na primeira versão convergente, não é realístico pensar isto, tendo trabalhado tanto tempo mantendo uma distribuição eu não sou inocente para acreditar em Big Bangs, vamos trabalhar para incluir o máximo possível do Conectiva Linux que nós e nossos usuários consideramos bom na primeira versão convergente e em continuamente verificar, com a participação da comunidade, tão importante no polimento do Conectiva Linux 10, características que eventualmente não tenham sido agregadas à distro convergente.

Pensem também que os usuários do Mandrake Linux _também_ gostam de uma série de características desta distribuição, não ficariam contentes caso decidissemos retirar, digamos, o urpmi e simplesmente substituí-lo pelo smart ou apt-rpm, nas primeiras versões os _três_ tem que estar presentes! Ao longo do tempo e de versões subsequentes nós e os usuários, atuais e novos, opinarão sobre as qualidades de cada característica até que possamos decidir qual deve receber maiores investimentos em desenvolvimento.

Muita coisa _já_ é comum, algumas vezes com ligeiras diferenças que estamos identificando com scripts que geram relatórios sobre versões, patches aplicados, listas de arquivos contidos nas rpms binárias, etc.

Manter uma distribuição _inteira_ é algo _muito_ trabalhoso, duas? Escolher entre preferências de duas "tribos" que se acostumaram ao longo dos anos com características que diferenciam cada e que as defendem como se fosse um time de futebol?

Mais ainda no Brasil, onde todos são técnicos da seleção brasileira... :-)

Tomara que além de se preocupar com o que será feito os entusiastas das _duas_ distribuições procurem participar das listas de desenvolvimento (não só em inglês), exprimindo suas opiniões, apontando o que consideram bom em cada, usando uma linguagem clara, com críticas construtivas, testando a "outra" sem _pre_conceitos, afinal, as duas distribuições tem qualidades inegáveis (e problemas também!), a soma das duas tem um potencial _tremendo_ para resultar em uma distro com o melhor dos dois mundos!

Comentário de adilson
Me lembrou Monty Python :): “a companhia anteriormente conhecida como Mandrakesoft
Comentário de André Simões
ni: ni ni ni

não resisti


ni

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
Manuel Castells
Comentário de Heitor Moraes
...: Que tipo de ser humano diz essa palavra num saite de respeito?

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Washington aka Wconserta
Arnaldo, uma duvida que acho: Arnaldo, uma duvida que acho que pode ser respondida por você , que esta versão do Mandriva que acabou de sair seria apenas o Mandrake linux 10.2 que ja estava pronto, gostaria de saber se vai sair uma versão do Conectiva 11 (atualmente o snapshot que ja esta disponivel ) tipo se estes arquivos que ja estão disponivel ira virar a distro em si ou não será lançado nada referente ao snapshot ?
Comentário de AlphaZine
Esta versão não contou com: Esta versão não contou com participação direta do pessoal da Conectiva nem na tradução, quanto mais em desenvolvimento.

A primeira versão que incluirá tecnologia da Conectiva está prevista para outubro e se chamará Mandriva Linux 2006.

Esta versão -- Mandriva Linux LE 2005 -- é apenas a evolução natural do Mandrakelinux 10.1 Official, com atualização dos pacotes.
Comentário de dtiziani
um ser humano que escreve "sa: um ser humano que escreve "saite"?

Ni! ni! :-D
Comentário de Patola
The knights who no longer say 'ni': Ecky- ecky- ecky- ecky- pikang- zoop- boing- goodem- zoo- owli- zhiv!!!

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Alexandre_Martins
É assim sim!: Há que se considerar que existe uma base de usuários Conectiva que não está esclarecida destes supostos fatos que se levantam, é MDK 10.2 que já estava pronto etc.

Quero só ver (ou melhor, nem quero ver) o bicho que vai dar quando os usuários da Conectiva, quer dizer, do Mandriva no Brasil e América Latina principalmente, tentarem atualizar seus sistemas Conectiva Linux pelos CDs ou DVD do Mandriva 2005.

É, já começam a aparecer os "benefícios" desta absorção falsamente anunciada como fusão.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Evolução Natural: Evolução natural chega a ser divertido, parece que estamos tratando de biologia.

Não se constata haver "evolução natural" em software, ele por sí só é um artifício, assim como os hardwares onde eles virtualmente existem.

O que existe são políticas definidas, e o problema reside, conforme afirmei, não apenas no processo em sí, mas no engodo que se apresenta aos usuários do Conectiva Linux, levarão gato por lebre pois se a Conectiva agora "becomes" Mandriva, o Mandriva 2005 é o sucessor "natural" do Conectiva Linux 10.

Pra variar mais uma vez aviltados os usuários do CL. Nisso, tenho que reconhecer, não houve mudança, a Conectiva que sempre manteve uma péssima relação de informação com seus clientes continua a mesma. Duvida? então acesse o site e veja lá até o link para a Revista do Linux...

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Clubinho: Por enquanto torrent só se tu pagares o clubinho do asterix, ops, do mandriva club. Dê uma olhadinha nos precinhos em Euros...

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004