Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do leitor: Microsoft e o código aberto - uma relação turbulenta


“O crescente interesse da Microsoft em participar dos eventos tradicionais da comunidade de software livre no Brasil me levou a querer escrever esse texto. Nele eu procuro analisar as iniciativas de open source da Microsoft e o posicionamento da empresa diante desse modelo de desenvolvimento.

Contribuiram para a elaboração dele uma pesquisa sobre o histórico das ações da Microsoft diante da concorrência, a análise de material sobre a visão da empresa e de seus funcionários sobre o fenômeno open source, a discussão do assunto com pessoas das mais diversas correntes de pensamento e em especial a troca de mensagens com Roberto Prado (gerente de estratégias da Microsoft) e Fernando Cima (consultor da Microsoft Brasil) através do blog Porta 25. Trecho:


Acho praticamente certo também que essa mudança de atitude com relação ao open source tenha como um de seus propósitos principais a experimentação com o novo paradigma para, quem sabe, uma posterior “adequação” dele ao modelo de negócios da gigante. Estou dizendo extamente isso, uma adequação não do modelo de negócios e sim do open source aos interesses da Microsoft.

Apesar de tudo é interessante o que esse re-posicionamento pode siginifcar. A postura recente da maior empresa de software do planeta parece finalmente legitimar para muita gente o open source como o novo paradigma da indústria, o posicionando definitiva e incontestavelmente como mainstream.”


Enviado por Antonio Fonseca (antoniosfonsecaΘyahoo·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
Ótima opinião, o não: Ótima opinião, o não busca criticar a MS de graça e todas as críticas que faz a empresa são válidas. Eu começo a achar que a MS vai ser uma futura Apple no que tange a software livre, vai liberar uma ou outra coisa (que geralmente não é lá muito útil), vai ajudar este ou aquele projeto por adicionar algo novo ao seu sistema ou por ter muitos usuários de seu sistema que usem o projeto e quem sabe talvez no futuro implementar uma tecnologia aberta como padrão em alguns de seus produtos. Mas a coisa para aí, a Apple, como eu acredito que a MS fará, até hoje não ajuda com suporte de seus equipamentos para a comunidade livre, o iPod e o Airport tem suporte feito por terceiros. Não é necessário liberar todo o software da companhia sob uma licença livre pra que a comunidade veja a oferta da MS como verdadeira, basta liberar documentação de recursos necessários para nós para serem usadas livremente por projetos livres (como os codes Windows Media, protocolos de rede, etc.), se envolver com alguns projetos para facilitar a interoperabilidade entre os sistemas, já que a MS quer fazer do "Aero" do Windows Vista algo a ser usado em diversos sistemas, pode doar código deste tipo de recurso ao projeto Mono ou mesmo garantir que não usará suas milhares de patentes contra algum projeto livre. Ajudando a comunidade o resultado será instantâneo, a MS deixa de ser um vilão e passa a ser um aliado.
Comentário de Ricardo Carvalho
OPS: Faltou uma palavra no início do outro comentário:
Ótima opinião, o autor não busca criticar a MS de graça e todas as críticas que faz a empresa são válidas. Eu começo a achar que a MS vai ser uma futura Apple no que tange a software livre, vai liberar uma ou outra coisa (que geralmente não é lá muito útil), vai ajudar este ou aquele projeto por adicionar algo novo ao seu sistema ou por ter muitos usuários de seu sistema que usem o projeto e quem sabe talvez no futuro implementar uma tecnologia aberta como padrão em alguns de seus produtos. Mas a coisa para aí, a Apple, como eu acredito que a MS fará, até hoje não ajuda com suporte de seus equipamentos para a comunidade livre, o iPod e o Airport tem suporte feito por terceiros. Não é necessário liberar todo o software da companhia sob uma licença livre pra que a comunidade veja a oferta da MS como verdadeira, basta liberar documentação de recursos necessários para nós para serem usadas livremente por projetos livres (como os codes Windows Media, protocolos de rede, etc.), se envolver com alguns projetos para facilitar a interoperabilidade entre os sistemas, já que a MS quer fazer do "Aero" do Windows Vista algo a ser usado em diversos sistemas, pode doar código deste tipo de recurso ao projeto Mono ou mesmo garantir que não usará suas milhares de patentes contra algum projeto livre. Ajudando a comunidade o resultado será instantâneo, a MS deixa de ser um vilão e passa a ser um aliado.
Comentário de popolony2k
Relação ?!?!?!?!: A M$ nunca teve relação (ou relacionamento) alguma com o SL, portanto ainda não podemos criticá-la (ainda) por algo que não conhecemos.

Temos uma lição similar no caso da IBM, onde a mesma no início do relacionamento com o SL teve a mesma desconfiança e rejeição da comunidade de SL, sendo quebrada essa desconfiança logo após a primeira grande contribuição que ela fez à comunidade quando otimizou o código do Apache para a plataforma Windows NT, acelerando sua performance em mais de 50% (se não me engano).

Isso data mais ou menos de 1997 ou 1998.

Dado técnico: A IBM substituiu todas (ou muitas)das estruturas de comunicação internas do apache por Completion Ports (IOCP), uma tecnologia presente no Windows NT e superiores que é estupidamente rápida, confiável e capaz de armazenar muita informação em sua fila interna.

Se a IBM conhecia detalhes internos da arquitetura Windows que auxiliaram o projeto no Windows, imagina a M$ ???? Então, porque não tirar proveito de uma possível parceria com a M$ ???? Não é melhoria de tecnologia e melhor integração que queremos ??? Pois é ...

Links relacionados

IOCP Completion Ports on M$ Windows
http://www.sysinternals.com/Information/IoCompletionPorts.html


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de HackerIP
Libertar quem cara pálida?: Me divirto lendo estas ¨opinioes¨ de quem vive no gueto e nao detem a menor informacao sobre o tema.
Agora o meninote que escreveu o artigo acredita mesmo que a MS quer ou deve libertar algo? hahaha Os unicos projetos serios e de notoriedade de open source nao tem intencoes libertarias, mas mesmo assim sao usados como ¨base de discurso¨ dos ¨guerrilheiros¨.

E a diversao continua... e a MS quer libertar sim, claro, obvio...

Tecnologia é tecnologia, sw é sw... e quem decide, meu filho, nao é tu nem stallman e nem esta meia duzia de mané EMO do sw livre, e sim o mercado... lamento!

(e viva a internet, paraiso bigbrother -- a fama via blog!)


Comentário de AdrianoJBR
Mercado?: Caro HackerIP,

Concordo em parte com o que tu disseste, porém poderia esclarecer o que queres dizer quando escreve que é o mercado quem decide?

Acreditas na personificação do mercado?

Aquilo que tu chamas de mercado, nada mais é do que um grupo que detém o poder econômico que decide e, claro, de forma que atenda a seus interesses.

Para ter uma idéia mais clara sobre o assunto, sugiro a leitura do livro "Depois do Capitalismo", de Seymour Melman.

Sds.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de HackerIP
Resposta:
Pq cargas d´agua
VHS e nao beta?
MP3?

PQ?


Comentário de AdrianoJBR
Que é mercado?: Não obtive resposta ainda.

"Só os idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta" (Chaves).


____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de Ricardo Carvalho
Aposto que você não tem: Aposto que você não tem mais que dezessete anos, talvez eu esteja errado é claro, que sabe tudo (adoraria ver você dar prova para um teorema, um simples vai: o teorema fundamental da álgebra, coisa de 1º semestre de universidade, e por favor com o rigor matemático devido), que sabe "tudo" de história, que acha que os "exploradores" usam a internet para "alienar" todo mundo, aqueles alienadores malditos!!! E claro só você e uma dúzia de pessoas que não são EMO (que é isso??) do sw (???) sabem de toda a verdade e de toda as teorias da conspiração que a grande, e má, mídia não diz. E claro você, e uns poucos talvez, é o único que sabe o que é boa música, apesar de você nem saber o que é teoria musical. E claro você deve saber que eu não gosto muito de Stallman, ahhh não sabe, que pena.
Desculpem-me pelo troll, mas o senhor da razão acima concerteza vai me dar um banho de razão.
Comentário de nemesis
respostas: "VHS e nao beta?"

VHS era mais barato que Betamax, apesar da maior qualidade que o último.

"MP3?"

MP3 era o formato que por alguma estranha razão todos os rips da época de ouro do Napster e livre troca de músicas pela web se encontravam. Quando as tecnologias livres OGG chegaram, MP3 não apenas já estava bem estabelecido como ainda por cima estava em vias de se tornar o codec padrão na nascente indústria de players portáteis.

É difícil tirar algo já estabelecido no mercado como uma espécie de padrão. Que o diga o Windows...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
M$ e código aberto: It's a: M$ e código aberto: It's a trap!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Nota Fiscal Eletrônica: Ao mesmo tempo em que a M$ abre os braços para a comunidade do software livre, num verdadeiro abraço de tamanduá, a filial brasileira trata de amarrar ainda mais as esferas governamentais à plataforma Microsoft com o projeto da Nota Fiscal Eletrônica

"
A solução desenvolvida em tecnologia Microsoft abrange os três níveis: Secretaria da Fazenda (Estadual), Receita Federal e contribuinte (Empresa). Para possibilitar que as empresas possam testar a solução, a Microsoft disponibiliza um ambiente de acesso, no qual as empresas podem simular transações envolvendo Notas Fiscais Eletrônicas. Caso tenha interesse em conhecer esta solução e efetuar testes neste ambiente, entre em contato enviando email para nfe@microsoft.com.
É seguro e tem valor legal

É seguro porque o modelo baseia-se em processos de assinatura eletrônica digital e troca de informações em canais seguros. Tem valor lega pois a Nota Fiscal Eletrônica assinada é validada pelo órgão.

Para garantir esta segurança, escalabilidade e confiabilidade, a solução desenvolvida utiliza tecnologia Microsoft tais como: BizTalk Server 2006, SQL 2005, com codificação sob.NET - tanto como ferramenta de processamento das requisições de envio e transmissão de nota, como de interface com o legado (ex: ERP’s)

Trata-se de uma solução sólida, inteiramente disponível e que atende as especificações governamentais definidas no ENCAT – Encontro Nacional de Coordenadores e Auditores Tributários.
...

Fases do Projeto NF-e no Brasil

Uma versão piloto do sistema de pagamento de impostos on-line começou a ser avaliada em seis estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás e Maranhão. O Projeto NF-e foi desenvolvido em parceria com 19 empresas, que se habilitaram a participar do projeto-piloto. Mais informações.

A adaptação dos contribuintes e da sociedade a este novo modelo será gradativa. Na primeira fase (pré-operacional, com duração de abril a julho de 2006), a emissão das NF-e ocorre ao mesmo tempo às tradicionais emissões de notas fiscais em papel. Nesta fase, as NF-e não terão validade tributária.

Em agosto de 2006, inicia-se a segunda fase, com a ampliação da quantidade de empresas e estados emissores. A partir de janeiro de 2007, a NF-e será disseminada nacionalmente de maneira oficial.

A Microsoft participa ainda e outras implementações de sucesso como por exemplo a ocorrida no Chile. No país, o processo já acontece há mais de quatro anos em território nacional e atualmente, 50% das notas já trafegam pelo sistema eletrônico."


Imaginem só um monte de lojas precisando comprar um windows server, SQL Server e etc para ajudar o governo a arrecadar mais... Vai ser o fim da linha para qualquer tentativa de automatização de lojas com software livre. Já não chegam os problemas com as operadoras de cartão de crédito e agora com todas as esferas governamentais.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Antonio Fonseca
Uma relação turbulenta: Ricardo,

Acho que é mais ou menos por aí mesmo que as coisas podem se encaminhar se a intenção da Microsoft for realmente a de "participar" do jogo. Vejo como sendo um sinal muito mais concreto das reais intenções da Microsoft em relação ao open source a liberação de especificações e a adoção de padrões do que a liberação de código-fonte. Na verdade é muito mais esse o comportamento que a comunidade espera dela, a disposição de colaborar.

Está posto o desafio.

Apenas um comentário: você tem razão, Microsoft e Apple têm mais coisas em comum nesse caso do que diferenças. Ambas são empresas hegemônicas no mercado em plataformas diferentes, principalmente no desktop.

Só muito recentemente estas plataformas começaram a convergir com a decisão da Apple de adotar a arquitetura x86. Como resultado eu acho que veremos as primeiras batalhas sendo travadas no campo do hardware (levando ameaças muito mais aos mercados de empresas como a Dell) e só depois disso no terreno do software.
Comentário de Antonio Fonseca
Uma relação turbulenta: Fala "Hacker IP" (ou deveria chamá-lo de Adam Smith),

Fico feliz que minha opinião tenha provocado em você alguma reação! ;-)

Eu tentei me basear em dados e indícios para escrevê-la (evitei suposições). Felizmente existem pessoas que concordam e que discordam do meu pensamento, e essa dialética é muito importante.

Convido você a visitar mais freqüentemente o meu e muitos outros blogs, a Internet se transformou num importante veículo para o debate aberto de idéias e disseminação da informação.

Ok, já que você falou das forças do mercado, me permita uma sugestão: procure no blog pelos posts "Guru do Open Source advoga por uma mudança ideológica" e "The Cheap Revolution", penso ue eles falam um pouco sobre essa tais forças.

Pra finalizar sugiro uma pesquisa sobre as diferenças entre "free software" e "open source", Google e Wikipedia serão bons pontos de partida para você. Ah, quase esqueci, não me lembro de ter usado essa palavra "libertar" no meu texto, em todo caso... Um abraço.
Comentário de Antonio Fonseca
Uma relação turbulenta: Pois é, a Microsoft é uma empresa agressiva e bastante eficaz em suas iniciativas.

Ponto pra ela. Onde estão as soluções de outras empresas?
Comentário de nemesis
"Onde estão as soluções: "Onde estão as soluções de outras empresas?"

dada a agressividade da M$, provavelmente com os rabos entre as pernas, debaixo da cama...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Podemos detestar os Softwares da M$....: ... e podemos protestar criando soluções similares e livres, mas não podemos condena-la pelo fato de estar trabalhando para implantar seus softwares.

Existe quem compre. No caso citado acima só tenho uma pergunta. Será que alguma outra empresa ou orgão de SL apresentou uma solução alternativa ????

Se sim que se apresente pois gostariamos de conhecer. Quem sabe eles não ganharam da M$ no passado, mas venham a ganhar no futuro....veja exemplo da Fundação Mozilla.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Antonio Fonseca
Uma relação turbulenta: Responder,

Essa foi uma pergunta retórica. :-)

Se você observar bem o que vêm ocorrendo, empresas e pessoas que vencem o receio e adotam soluções de código aberto logo percebem que receberam muito mais do que esperavam. Descobrem que ganharam enormemente em estabilidade, performance, segurança e flexibilidade.

Então começam a desenvolver, geralmente de um forma muito simples e rápida, suas próprias soluções in house. Descobrem que para a maioria de suas necessidades não precisam depender de apenas um ou dois fornecedores de soluções, que muitas vezes além de praticarem preços abusivos não atendem completamente suas necessidades.

No caso específico em questão, dada a dimensão desse negócio, é natural que empresas de maior porte como a Microsoft surjam primeiro com as suas soluções prontas e bem integradas.

Mas não se engane, mesmo aqueles que as adotarem de pronto logo estarão em busca de outras vantagens, de alternativas. Logo estarão preocupados com a redução de custos, com aumento da performance, da segurança e em busca de mais eficiência. E isso abre espaço para que outros fornecedores, de vários portes, comecem a explorar estas novas oportunidades de negócios, nesse caso específico em um mercado desbravado para eles pela própria Microsoft.

Esse é ciclo natural das coisas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004