Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dois livros sobre o Firefox

O Slashdot avisa sobre os planos de lançamento no mercado norte-americano de 2 livros sobre o Firefox em março. Segundo o anúncio um deles é da prática série 'Hacks', e será direcionado aos usuários avançados deste navegador livre. O segundo tem o título de "Não clique no E azul!", direcionado a usuários menos técnicos que estejam migrando do Internet Explorer. E o leitor Luiz Antônio de Castro (luizao_de_castro@bol.com.br) mandou um interessante relato de uma empresa de manutenção de computadores que está oferecendo garantia de seus serviços condicionada ao uso do Firefox. Ele escreve: "A empresa responsável por dar manutenção nos micros da empresa em que trabalho, na qual sou apenas um vendedor, estimula fortemente o uso do navegador Firefox ao invés do IE, podendo ocorrer a perda de garantia em relação ao serviço prestado. O que acontece é que a empresa que presta o serviço fornece um prazo de garantia de 1 mês para "manutenção de micros". Devido às características do IE, eles entregam o PC funcionando e depois de dias (às vezes horas) o PC volta para eles lotado de problemas referentes à lentidão na rede, saturação de processamento e com as famosas toolbars no IE. Já que eles anteriormente não podiam cobrar por estar na garantia, qual a solução encontrada? Apagaram o IE e instalam Firefox + Java. Resultado: Já tem 3 semanas que os PCs problemáticos não voltam para a manutenção. Imaginem se a moda pega?"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Anônimo
Não clique no E azul! : Não clique no E azul!
Gostei do titulo
Comentário de Luís Antônio
Sobre o Firefox: Realmente não há o que comentar sobre o Internet Explorer. Minha irmã usou em meu computador o Internet Explorer por um dia, e quando fui utilizar minha máquina para trabalhar (sou programador em Delphi, entre outras coisas), o rWindows XP simplesmente não funcionava! Conclusão: precisei perder duas horas fazendo manutenção no sistema pra livrá-lo de todos os spywares e add-ons instalados sem solicitação. Depois disso, removi o IE. Eu não o uso ha tempos, pois antes do Firefox eu utilizava o Opera. Agora então... Sem chance! Em tempo: isso prova mais uma vez a superior qualidade do Firefox frente ao IE!
Comentário de Marco Carvalho
Taí uma boa idéia :): Gostei e vou aproveitar :)
Vou ampliar a garantia por por mais 30 dias no caso do cliente optar por remover o IEca/Outlooko e instalar o Firefox/Thunderbird.
Já estou até bolando a etiqueta:


Este computador tem
garantia de 60 dias
por utilizar
FIREFOX
TUNDERBIRD


---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Everaldo Canuto
Instalado sem autorização?!: Realmente o FireFox é muito melhor que o IE mas eu já fui obrigado a usar o IE e não vi nenhum Spyware sendo instaldo sem solicitação, isso não acontece.

O que é comum acontcer é que adolecentes adoram instalar tudo quanto é tranqueira que vêm pela frente além de executar e clicar em qualquer coisa que chegue por e-mail. Eu sei disso porque com a minha irmã é a mesma coisa, mas como agora só uso o Linux não tenho esse problema.

O grande problema do Windows (logo do IE também) é a permissividade para instalar qualquer porcaria.

Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de EduFrazao
Gosto do FireFox e Thunderbir: Gosto do FireFox e Thunderbird, mas nao tenho problemas com o IE. Uso sem dores de cabeça, principalmente o SP2, com controle de Activex. Estou com minha rodando muito muito bem ha meses, sem virus ( nao uso antivirus ), sem spys. Vai de quem usa, e instala os activex sem saber. Aí não tem como mesmo. Em relação a empresa que dá garantia para o uso do FireFox, é uma opção inteligente. O Browser é estável, rapido, e se porta melhor com os usuários "cheios de dedos". De qualquer forma, no Windows, nao vejo razão pra trocar o IE.
Comentário de Anônimo
Questão de tempo....: É só uma questão de tempo e popularidade para começarem a aparecer várias toolbars e pluins e addons.. etc etc etc para o Firefox, sim eu o uso pois acho melhor, mas o problema é o usuário! Usei durante muito tempo o IE e nunca tinha problema com spywares e virus. Usuários clicadores compulsivos isso sim é a grande praga :-D
Comentário de Cadu
Instalado sem autorização.: "Realmente o FireFox é muito melhor que o IE mas eu já fui obrigado a usar o IE e não vi nenhum Spyware sendo instaldo sem solicitação, isso não acontece."

Não viste porque quando eles se auto-instalam no PC, não avisam que estão sendo instalados. Só por isso.
Comentário de pedr0
tabbed browsing: Como alguem pode viver sem tabs hj em dia ??
e hj em dia, qualquer navegador tem tirando o IE .


Comentário de FoundDeath
Bem...: Tudo depende do perfil do usuário né.
Eu por exemplo... sou louco por jogos antigos, geralmente estou fuçando atrás de sites com emuladores e roms(nem tudo tem na rede edonkey).
Daí vem aquele monte de banner malvadinho e scripts malucos.
Se usar o IE inevitavelmente em menos de dois dias tenho spywares em meu PC.
Hoje em dia não consigo mais viver sem o firefox e a navegação por abas.
Sem contar que na maquina aqui no meu trabalho uso exclusivamente o Firefox + Thunderbird(salvo algumas excessoes de sites IE only que uso no trabalho) e o resultado é: Sem Spywares e um controle de SPAMs legal.

Até mais.
Comentário de Everaldo Canuto
Bom...: Como você vê o maior problema aí é usuário, eu também gosto de ROMS para o MAME mas quando alguma janela pede pra instalar alguma coisa eu digo não e mesmo com o IE nunca fiquei com esse monte de SpyWares.

Nunca vi o IE instalar nada sem perguntar antes, um exemplo é aquele Gator, já vi um monte de gente que da "enter" naquela janela. O maior problema é que a maioria dos usuário não gostam de ler o que está na janela e algumas pessoas se aproveitam disso.

Logo o maior problema de qualquer navegador são os usuários. Você vão ver, logo FireFox enfrentará os mesmos problemas, conheço pessoas pra quem eu indiquei o FireFox e agora tá uma merda, todos os plugins possíveis estão instalados.


Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Anônimo
Balela : Balela

Eu tive que usar uma maquina aqui com windows, e tentei entrar num site ontem com firefox não deu, entrei com IE, não cliquei em nada e nem deixei instalar nada e nem sou uma adolecente que clica em tudo.
Quando fechei estava cheio de icones no desktop.
Isso eu VI acontecendo porque foi comigo, e entendo muito bem de computação.
Comentário de alepaes
Um amigo instalou o FF e o TB: Um amigo instalou o FF e o TB semana passada (windows) na empresa dele. Um minuto antes de eu ler esta notícia, ele me ligou dizendo: "Como é que eu vivi sem tabs e sem esse controle de spam 'doente' do ThunderBird ????? Ok. Agora, como é que eu migro minhas 20 estações para Linux?".
E o ciclo começa!!! :)


Alexandre de Arruda Paes
Comentário de bebeto_maya
Ah, Qualé!: __O Internet Explorer é uma dessas aberrações do sistema capitalista que os meios de comunicação adoram elogiar e elevar as alturas. . .Infelizmente não cai nem a pau. é osso duro mesmo.Aquela velha história do jarro ruim que não quebra nunca. . .Bom, infelizmente o brasileiro ler muito Veja e Época, e, parafraseando a Veja dessa semana, não resta dúvida:¨Revista Veja deixou o Brasil mais burro!¨
Comentário de Everaldo Canuto
Será...: Será mesmo. Eu usei o IE por muitos anos e nunca vi isso acontecer. Mas sei o que pode ter ocorrido.

Quando você responde uma pergunta de forma afirnativa e clica no "não perguntar mais" essa fica como resposta padrão. Muitos usuários fazem isso e esse é outro problema do IE mas também de quem usa.

Não estou defendendo o IE, eu uso o FireFox e é raro eu usar o Windows mas acho estranho que eu nunca tenha usado anti-vírus e mesmo assim nunca peguei vírus. Quando eu rodava os "SpyCheck's da vida" nunca encontrava nada.

Qualquer especialista em segurança sabe que a maior parte das falhas vem de usuários, quando o FireFox começar a ser usado pelas grandes massas teremos os mesmos problemas... o mesmo vale para o Linux.


Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de thomas
Indispensáveis: Eu não imagino mais acessar a internet sem utilizar o Firefox+AdBlock e o Thunderbird.
Depois de um mês navegando e bloqueando porcarias com o AdBlock quase não vejo mais banners, propagandas e outros.
E o filtro de e-mail do Thunderbird é simplesmente 10. Pega 99,99999% dos spams que recebo.
Comentário de thomas
Usuário é míope por natureza: Aprendi com a minha experiência como programador que o usuário NÃO LÊ as mensagens que aparecem.
Ele geralmente tem duas reações:
1 - Simplesmente clica e tchau mensagem;
2 - Entra em pânico e pergunta pra alguém mais entendido: "apareceu uma mensagem aqui! o que eu faço?" e o cara esperto do outro lado: "clica em ok!" sem nem ler o que está escrito.

Comentário de Anônimo
Configuração padrão: A configuração padrão de privacidade do IE que estraga tudo.
Normalmente fica em média, daí os spywares e scripts maliciosos fazem a festa.
Setando pro Nivel Alto ja resolve 90% dos problemas.
Muita gente pega spyware de programas shareware e acaba colocando a culpa no IE.
Mas de qualquer modo o IE é muito mal feito, inseguro, parou no tempo e ninguém merece usar um programa tão limitado e esquecido.
Comentário de Carlos Roberto
Everaldo os spywares simplesm: Everaldo os spywares simplesmente não instalaram ai pq vc usa uma versao do IE "atualizada".

É fato e exite sim spyware que se instalam automaticamente caso vc visite uma pagina maliciosa.

Isto tb to nivel de "segurança" que seu IE está configurado.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

Veja no meu site.
Comentário de Anônimo
Olha só, eu entrei num site: Olha só, eu entrei num site que tinha um flash, não apareceu nenhuma mensagem perguntado algo, apenas umas mensagens de erro do explorer com um botao OK (sem cancelar), pensei que essa mensagem pode ter sido criada pelo site, mas, de qualquer forma, não tinha cancelar, ate que o ie travou, fechou, e olhei estava cheio de icones na area de trabalho.

isso aconteceu REALMENTE!
Comentário de Carlos Roberto
Eu sei sobre isso. : Eu sei sobre isso.

http://bcheck.scanit.be/bcheck/

Neste site é possive fazer um teste de segurança com seu browser, inclusive se vc estiver usando IE, acontece coisas parecias com a que descreveu.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

Veja no meu site.
Comentário de CWagner
Estratégia da M$: Acho que foi aqui no BR-Linux qeu li uma vez que a M$ não acrescenta mais funcionalidades no IE porque não deseja que a plataforma web se desenvolva, mesmo porque ela quer vender aplicativos e sistemas operacionais.

Se os aplicativos para web se tornarem quase ou tão bons quanto os aplicativos nativos das plataformas, não haveria necessidade de executar um browser no Window$, você rodaria um browser (Mozilla ou Opera) em um UNIX, que tem uma política padrão de segurança bem melhor que a do Window$ e não teria mais preocupações.


O bacana dessa história é que, ao contrário da M$, a fundação Mozilla desenvolve vários componentes para desenvolvimento Web.

Creio que ainda há muito caminho para que a biblioteca XUL, com a qual é feita os plugins para Mozilla, mas acho que estão no caminho, e se não me engano existe, pra variar, uma iniciativa na M$ para o mesmo caminho, só a coisa não anda muito sem investir no browser.

Para tutorias e alguns exemplos: http://www.xulplanet.com/
Comentário de Ednei Pacheco
Quer uma razão?: Então tem 101 para escolher...

http://www.mozilla.org.br/saite/conteudo.php?inc=conteudo/texto&tx=23&id_aba=9

Att., Ednei Pacheco,
http://www.linuxhome.eti.br/
Comentário de Ednei Pacheco
Estratégia da MS: Pra ser sincero, eles estão muito quietos quanto à questão do navegador. Tenho quase certeza de estarão preparando alguma surpresa (e das grandes)... devemos ficar atentos.

Att., Ednei Pacheco,
http://www.linuxhome.eti.br/
Comentário de Ednei Pacheco
Não clique no E azul!: ... e nem olhe para ele! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
http://www.linuxhome.eti.br/
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Site de notícias Linux só s: Site de notícias Linux só serve pra falar mal da Microsoft.Sao tao gentinhas q a especialidade de vcs é essa.
Cambada de comunistas incompetentes!!!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004