Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 4.6 do CMS Mambo


“Mambo, a ferramenta Open Source premiada de gestão de conteúdo anuncia hoje o lançamento da versão 4.6. Este é o primeiro grande lançamento nos últimos dois anos que traz aos usuários um aprendizado rápido do Mambo com grande aumento de escalabilidade e estabilidade, além de mais opções de escolhas.

A versão 4.6 está sendo lançada em duas configurações: '4.6 Completa' que inclui o sistema básico e um conjunto das mais populares extensões e temas e a '4.6 Lite', uma distribuição mínima que possui somente o sistema básico. Deixando a visão de 'um único tamanho para todos', o Mambo agora oferece a flexibilidade para criar exatamente o CMS que o usuário deseja, usando quaisquer extensões existentes, desenvolvimento customizado ou ainda qualquer combinação que os usuários queiram. ”


Enviado por Paulino Michellazzo - referência.

Veja abaixo as novidades da versão 4.6.


Reproduzido do anúncio oficial:


O que há de novo na versão 4.6?

* Mais temas. Novas variantes do tema padrão foram adicionados nesta versão. As variantes estão disponíveis em 800x600 e 1024x768 e são totalmente baseadas em CSS-driven.
* Ajuda melhorada. Novas telas de ajuda foram adicionadas e o sistema de ajuda foi expandido para reduzir diferenças na distribuição de conteúdo de ajuda. Os arquivos de ajuda agora estão dentro do sistema permitindo assim que possam ser consultados sem a necessidade de acesso à Internet para visualizá-los.
* Um Mambo rápido e limpo, com mais potencialidades para futuros desenvolvimentos. Todos os sites podem sentir uma melhora na performace e sites com grande quantidade de acessos sentirão uma redução nos gargalos de resposta e incremento na velocidade de carregamento.
* Comentários de usuários para itens de conteúdo. Esta funcionalidade foi incluída como padrão dentro do sistema, permitindo comentários de usuários para todo o tipo de conteúdo existente.
* Mantenha o Mambo sempre atualizado. Agora uma nova funcionalidade verifica se você está usando a última versão do sistema. Caso não, oferece várias opções de atualização. Esta ferramenta também pode ser usada por administradores para enviar mensagens aos usuários sobre questões de segurança.
* Internacionalização de interfaces melhorada pela utilização de um mecanismo padrão que permite a tradutores criar facilmente pacotes de idiomas locais.
* Melhor SEO - Search Engine Optimization reduz os problemas de carga nos servidores e fornece um tratamento mais apurado de erros URL's.
* Novo instalador totalmente integrado para plugins (componentes, módulos, etc). Os usuários agora possuem um único instalador apto a instalar qualquer tipo de plugin sem a necessidade de dizer qual é seu tipo. Desenvolvedores agora podem criar pacotes com um conjunto de componentes, módulos e mambots dentro de um único arquivo compactado. Um plugin adicional para usuários de PHP5 permite a instalação de extensões do sistema com um único clique diretamente do repositório oficial.
* Um novo e melhorado editor de conteúdo WYSIWYG. 4.6 inclu um completo editor de conteúdo WYSIWYG chamado MOStlyCE. O MOStlyCE é rápido, potente e inclui um grande número de novas funcionalidades, sendo o próximo passo para gerenciamento de conteúdo.
* Ferramentas de gerenciamento de bancos de dados. Agora os bancos de dados dos sites podem ser copiados, visualizados e restaurados diretamente da interface de administração do Mambo.
* Novo leitor de RSS (Magpie). O mais eficiente e mais poderoso leitor de RSS disponível.
* Melhoria no sistema de busca. A opção de busca no site agora permite o uso de palavras de parada que filtram corretamente a busca. Isto permite ao usuários executarem buscas mais apuradas e obter resultados mais próximos as suas pesquisas.
* Múltiplas correções de bug's e pequenas mudanças. A versão 4.6 soluciona um grande número de bug's. Para detalhes sobre outras funcionalidades e correções não listadas aqui, verifique o arquivo changelog.php incluído na distribuição.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de welington
Mambo, Joomla ou Phpnuke?: Atualmente eu tenho alguns sites em PHP-nuke, mas por razões de estética e principalmente segurança quero mudar tudo pra Joomla.
MAs ainda tem o Mambo na jogada é que é o "pai do joomla" e agora passou por uma cirurgia plástica completa.

E ai? Qual é o mais confiável e seguro?

Comentário de hamacker
Eu acho muito mais dificil: Eu acho muito mais dificil criar um componente para Mambo do que para Phpnuke, o mambo requer uma programação mais apurada em PHP, as vezes separando CSS/PHP/HTML em arquivos distintos, sem falar que nenhum componente entra no sistema sem um instalador. Mas isso é para o programador, para quem apenas administra o Mambo tá anos-luz do phpnuke *na minha opnião*.

Com respeito a segurança, é dificil dizer que um ou o outro não vá falhar, mas na minha experiencia, o Mambo tem tido menos patches nos seus pacotes originais, mas isso pode ser porque o phpnuke é muito mais popular e simples de programar, enquanto o mambo por sua complexidade acabe atraindo programadores mais habilidosos e talvez por isso menos sucetivel a falhas, ou uma junção das duas coisas.
Comentário de marcus
Por tudo isso que você: Por tudo isso que você falou eu prefiro o Mambo ao phpnuke.
Tive péssimas experiências com o phpnuke (segurança), não recomendo para ninguém.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004