Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Recuperando no Linux as fotos apagadas acidentalmente em sua câmera digital

Paulino Kenji Sato (pksato.NOSPAM@gmail.com) informou: “Dica para aqueles foto maniacos que apagaram as fotos da câmera digital por engano. Primeria providência, não fotografe mais nada usando o cartão onde esta a foto deletada. Se a câmera não é usb-storage, e se não possui, compre um leitor de cartões. Baixe um desses dois programas: photorec ou recoverjpeg. Descompacte, mude para o diretório criado, rode o ./configure, o make, e o make install (opcional). O photorec possui uma interface ncurses, ao rodar, irá procurar pelos seus discos, além dos HDs, o cartão devera aparecer, escolha o cartão, e aguarde terminar o processo de recuperação. As fotos e outros arquivos recuperados estarão no diretorio ./recup_dir.(numero). O recoverjpeg é de linha de comando, use assim: recoverjpeg -v /dev/sda1 onde /dev/sda1 é a partição no cartão de memoria onde as fotos estão. As recuperadas estarão no mesmo diretorio onde o comando foi chamado. Testei esses programas simulando diversas situações (que não danifique fisicamente o cartão), apagar e formatar pela camera, rm -rf no diretorio de fotos, formatar usando o mkdosfs. O único que não deu para recuperar foi com o dd if=/dev/zero of=/dev/sda, recomendo usar esse procedimentos antes de emprestar a câmera a um amigo. Boas fotos a todos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
Completando...: Não conseguiu recuperar após um dd if=/dev/zero of=/dev/sda porque o que o /dev/zero faz é gravar um arquivo, digamos, em branco... vale lembrar que essa formatação que você fez tornou possível a recuperação porque não foi "completa", chamo de formatação completa o ato de formatar destruindo os dados gravados no HD literalmente.. não apenas "deixando como não existisse".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004