Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nos bastidores da Mandriva

O LinuxPlanet publicou um extenso artigo sobre a Mandriva, trazendo uma série de declarações de Gaël Duval (o criador do Mandrake Linux e atualmente diretor da empresa francesa) e uma retrospectiva dos recentes eventos desde a aquisição da Conectiva até a troca de nome da companhia resultante, passando pelo novo ciclo anual de lançamento de produtos. Duval fala sobre o fenômeno da rejeição de novos nomes, dá detalhes sobre seus produtos e planos, identifica a motivação e os planos relacionados à compra da Conectiva, e adianta que o gerenciador de pacotes Smart deverá ser incluído na distribuição Mandriva (ao lado do urpmi). Duval confirmou ainda que o Mandriva Linux será mesmo uma continuação da linha evolutiva do Mandrake Linux: “Consumiremos tempo e energia para fazer as pessoas identificarem diretamente o nome Mandriva com a distribuição de Linux que elas usam e apreciam. Mas por outro lado, acreditamos que já que o logo continua o mesmo e 'Mandriva' é parecido com 'Mandrake', vai ser mais fácil do que se tivéssemos escolhido algo radicalmente diferente.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bogomolov
Apt e pessoal: Eu sei que ainda não está definido, mas não citar o apt-get como tecnologia integrada de imediato além do Smart é estranho... (ou suas funcionalidades serão integradas ao urpmi ou no Smart mesmo?)

Outra dúvida (talvez besta, mas não achei isso escrito e/ou não entendi direito) - todo o pessoal/funcionários da Conectiva foi absorvido pela Mandriva(ake)?
Comentário de adilson
Quanto ao pessoal: Até onde me consta, sim, foram todos absorvidos e ninguem foi demitido por causa disso, aliás, houve contratações.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de eumesmo
Aparência: Espero que mudem também com o estilo visual da nova distro, acho muito infantil: tem estrelinhas e fogos de artifícios, o da Conectiva é bem mais sóbrio, serve tanto para uso doméstico quanto para corporativo.
Mais: tá na hora deles melhorarem o suporte a pt_BR do site deles também.
Comentário de Alexandre_Martins
E isso aí eumesmo: Agora agregaram "brazilian" nos idiomas (ante o mais próximo era o "spanish"), entretanto, já na primeira página que abre aparece "PRODUCTO". Acho que puseram um português para traduzir. Daí, tu vais para outras páginas e acabou o "brazilian", fora alguns títulos o restante etá mesmo em "english".

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Djames Suhanko
URPMI e APT: Falando francamente, em alguns pontos o apt perde para o urpmi; digitar parcialmente um nome de programa, que retorna a instalação do programa ou a relação de programas que contém a cadeia de caracteres digitadas. A facilidade de incluir um repositório sem ter que editar arquivos, consultando os sites a incluir em www.easyurpmi.zarb.org por exemplo. Acredito que seja boa e completa o suficiente a ferramenta nativa do Mandriva e não há por quê manter o apt.
NOTA: apt-cache search, para buscar palavra chave - mas nem sempre retorna o esperado, além de que isso é mais trabalhoso ;-)
Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Comentário de anonimo
urpmi é um lixo,tanto que so: urpmi é um lixo,tanto que so a mdk usa esta porcaria,ja o apt é muito mais usado e difundido,mais a mandriva devera manter todos os trastes da mdk e o que era da conectiva vai pro saco mesmo,lamentavel perder o webmin(tão bem integrado) do conectiva 10 pra vir aquela porcaria de drake sei la do que,que agora devera ser driva do ralho que los parta(isso será o portugues da mandriva)tb conhecido como portunhol.
Comentário de Manoel Pinho
urmpi: O urpmi não é um lixo mas para mim é pior do que o apt-rpm. Os índices são enormes e leva-se muito mais tempo para atualizar a lista de pacotes disponíveis do que com o apt.

Mas o fato deles terem anunciado que vão usar o smart da Conectiva significa que eles concordam com isso e pretendem usar a tecnologia da Conectiva.

Não vi nenhum anúncio dizendo que vão ou não usar o webmin e especular sobre isso agora é bobagem.

O suporte ao pt_BR da Conectiva é melhor do que o do MDK, mas esta, se comparada a outras distribuições estrangeira como Fedora e Suse com certeza não está pior no sentido de suporte ao pt_BR.
Comentário de Rafael
Webmin: O Mandrake utiliza sim, o Webmin. Inclusive na documentação do Corporate há muitas referências à configuração de serviços nele.
O Webmin é uma ferramenta bastante universal, podendo ser utilizada em várias distribuições independente de ser utilizada como padrão.
É bom lembrar que a Conectiva insistiu durante muito tempo com o linuxconf, que já estava um tanto defasado, enquanto as demais distribuições preferiam ferramentas personalizadas. Optar pelo Webmin para substituir o linuxconf foi inteligente, pois é muito utilizado e facilita a migração de outra distribuição para ele.
Comentário de bebeto_maya
Prefiro o painel do Mandrake mesmo!: __Olha eu sinceramente prefiro o Mandrake COntrol CEnter, o Webmin é bom, mas pasmém, é muito lento e dá pau de brincadeira o Painel de COntroles do Mandrake é estável, mais bonito e simples, além de ser um pouco mais rápido. . .Acho que o Webmin é bom para administração remota!
Comentário de Gustavo Bittencourt
Acrescentando, o webmin tamb: Acrescentando, o webmin também funciona nos *BSDs, Solaris, HP/UX e MacOS X.
Comentário de hamacker
realmente o webmin e lento, p: realmente o webmin e lento, porem nao acho problematico.
O chato do webmin e o generalismo, voce entra para configurar por exemplo o postfix e nao existe caixas de dropdown, voce e que tem que sair e digitar os parametros, neste caso em particular seria prefirivel entao editar o main.cf.

Sem duvida um frontend ao estilo painel de controle para configurar o equipamento seria otima opcao ao estilo do suse (que agora e gpl). O configurador de rede do redhat, a estetica da conectiva,... se pudesse juntar tudo num mesmo pacote.

O colega ai em cima prefere urmi, humm sei nao, o apt na minha opniao e a ferramentas mais completa que existe e ainda por cima multi-distro (gracas ao porte da conectiva deb->rpm). O apt deveria ser oficializado por todas as distros como metodo simpatico de atualizacao.
Comentário de Djames Suhanko
Apt mais completo em que?: Só curiosidade. Em que o apt é mais completo?
Uma das coisas que não me agrada no apt é o fato de ter que esperar esse ler uma lista (coisa lenta) enquanto com urpmi o retorno é quase imediato. O que apt tem a mais? Talvez eu não saiba e por isso prefira urpmi.
Djames Suhanko - LinuxUser 158.760
Comentário de Alexandre_Martins
Os xxxDrake dão pau também: Estou utilizando o MDK 10.1 para ir "conhecendo" aquilo que substituirá minha ex distro CL e os componentes de configuração *drake não são estáveis como tu dizes, fecham de repente sem aviso e sem deixar rastros. O rpmDrake então, nossa senhora da perdição... Prefiro a lentidão do webmin que tende a diminuir tendo uma base muito maior de usuários e desenvolvedores.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br

Comentário de Português
Epá, em Português de Portug: Epá, em Português de Portugal também é Produto, não leva C antes do T. Mas acho mal tirarem das palavras onde as consoantes "mudas", derivadas do latim, no Português Brasileiro. Até porque essas consoantes não são assim tão mudas para a nossa pronúncia. Por exemplo, intersecção sem o C antes do Ç ler-se-ia tal e qual como intersessão. Para vocês, que acentuam (quase) todas as vogais de (quase) todas as palavras, não faz (muita) diferença, mas para nós faz. Em intersecção, "sec" lê-se com um E aberto ("séc"); em intersessão, "sess" lê-se com um E fechado, como na segunda sílaba da palavra inglesa sense, ou complement.

PS: Quando usarem a palavra "gajo" com um português, não a usem como usam a palavra "cara". Isto é, nunca a usem na 2ª pessoa. Em Português de Portugal fica mal dizer "Oi gajo!", mas já fica bem dizer "Olha-me este gajo! Há quanto tempo, pá!". Também se podem referir a vocês próprios como gajo, "Eu sou um gajo fixe".
Comentário de Alexandre_Martins
Sei não colega: Vemos diversos vocábulos em pt que levam sim o C antes do T como regra, como director, e não é só na escrita, é na pronúncia mesmo. Tratando de pronúncia, se formos fazer tradução fonética do falar brasileiro, então teremos que criar um PT_BR para cata região, pois há lugares, como em alguns rincões de SC e PR onde se pronuncia mãs em lugar de mas (com o sentido próximo de porém).

O fato relevante desta história toda é que os usuários brasileiros que coloquem .br ao final da URL mandriva.com cairão no sítio da extinta Conectiva e terão um mundo de defasagem, já aqueles que não acrescentarem o .br irão cair no sítio da mandr* software que oferece "brazilian" na "página de portada" e à medida que avancem na navegação verão suas opções se restringindo (sem gerúndio), ou melhor, a se restringir ao espanhol e finalmente lhes restará o inglês.
Certamente deve mudar, mas hoje está assim e isso é péssimo.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004