Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Primeira demonstração pública do Flash 9 para Linux


“O blog dos desenvolvedores do Flash 9 para Linux na Adobe conta que foi realizada a primeira demonstração pública do Flash 9 para Linux, durante a conferência Flashworld no Texas. Eles publicaram o link para outro blog com uma foto da demonstração feita por uma pessoa da platéia. Foi usado o plugin em desenvolvimento do Flash Player 9 rodando sobre Firefox no Ubuntu. O site usado no demo foi o do Nike Air, desenvolvido para Flash 8.

Alguma distribuição de Linux já está vindo com aquele sucedâneo livre do Flash que está sendo desenvolvido? Se ele já mostrar sites feitos para Flash 8 e Flash 9, esta janela de oportunidade perfeita para popularização não vai ficar aberta por muito mais tempo!”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rca_cap
O sucedâneo livre do Flash,: O sucedâneo livre do Flash, o Gnash, não funcionou nas páginas que testei.

Todas essas páginas usavam Flash 7

Comentário de popolony2k
Difusão do SVG: Precisamos difundir o SVG (Scalable Vector Graphics) que é uma proposta alternativa ao Flash, com especificacoes liberadas pela W3C (http://www.w3.org/Graphics/SVG/) e que é capaz de realizar - pelo menos na parte gráfica - o que o Flash faz.

O Firefox já tem suporte nativo para SVG.

Postei alguns exemplos de SVG's nessa outra discussao sobre o Flash, aqui mesmo no br-Linux. Segue o link abaixo:

http://br-linux.org/linux/entrevista_com_desenvolvedor_do_flash_player_9_para_linux

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Douglas Augusto
Não funcionou não: Não funcionou não carregando o plugin (ou travando) ou renderizou mal?

Se for a primeira, experimente comunicá-los através de um bug report (teste com a versão mais recente do CVS), informando a(s) página(s) em questão; estou certo de que será de grande valia. Mas tenha paciência, meu último relatório de bug foi há 10 dias e até agora não se manifestaram --essa inatividade é incomum, no entanto.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de rpmiguel
Cara, muito interessante: Cara, muito interessante esses gráficos e animações com SVG.

Mas não creio que ele seja uma alternativa ao SWF, os recursos que o Flash incorpora ao SWF está anos luz do SVG, principalmente agora na versão 8. Pra quem não conhece a ferramenta pode achar que não, que ela (Flash) só serve pra fazer animaçõeszinhas bonitinhas.

O Flash é muito mais do que só um software de animações, com ele posso fazer mini aplicações, conexões a bases de dados, interações com PHP, ASP, Java, ColdFusion, possui suporte a video e audio em streaming (só isso já derruba o SVG), entre outros.

Aquele joguinho de Tetris mesmo, você chegou a ver o tamanho do script que foi necessário criar pra fazer ele funcionar? Consigo fazer um joguinho daquele em Flash de forma muito mais simples, e com bem mais recursos.

O problema do Flash, são os "profissionais" que não sabem usar a ferramenta, achando que ela é um mero programa pra criar animações para Internet. Ai ficam fazendo aqueles banners chatos que poderiam muito bem ser feitos em gif, ou então aqueles sites pesados com figuras saltitantes pra todos os lados.

Um bom exemplo do uso correto do Flash é o próprio site da Macromedia (agora Adobe). Você vê a ferramenta empregada naquilo em que ela é preciso, não existe aquelas bobeiras saltitantes na tela.
Comentário de hamacker
SVG é um subset do que: SVG é um subset do que estão chamando hoje de web2.0

No mundo da internet quem souber fazer as coisas em flash fará em flash, quem preferir montar seus programas em web2.0 e preferir SVG em detrimento do flash também vai poder.

Particularmente, não vejo um futuro tão promissor no *flash na web* porque ele é segregador estando atrelado a um único fornecedor que determina seu bel-prazer quem irá rodar o programa dele. A sorte deste fornecedor é que ainda não existe um killer-app para o flash, no dia que ele surgir (se surgir) ele não perdurará, na minha opnião.
Comentário de rca_cap
O plugin abriu e não: O plugin abriu e não travou. Só que ficou parada. Apertei play e não foi pra frente, não consegui ver a movimentação das animações flash.
No Ubuntu 64 bits com o automatix ele instala o plugin corretamente. Agora estou usando o Ubuntu 32 bits, e voltei com o flash.

Acho que seria importante criar um plugin open-source para SVG com suporte ao Internet Explorer.
Vou ter que criar uma animação em um site. E não tenho outra alternativa, vou ter que usar o Macromedia Flash. Se tivesse qqer outra alternativa eu tentaria, principalmente se fosse em SVG.

Existe um plugin SVG da Adobe, só que é pesado demais. MEsmo assim to pensando em usar.
Comentário de rca_cap
O SVG não precisa estar no: O SVG não precisa estar no nível do Flash. O que importa realmente é que faça animações e seja uma alternativa pra quem usa linux.
Comentário de popolony2k
SVG == Padrão aberto e Flash == Padrão Fechado: O SVG não cobre todas as tecnologias que o Flash cobre, mas é um padrão aberto e baseado em constantes atualizacoes de sua especificacao, como acontece com todos os padroes que estao sob a W3C, como o HTML, DOM, XML, VXML entre outros.

Um exemplo é o VXML que no principio não cobria diversas possibilidades do mundo da telefônia mas que após diversas atualizacoes de sua especificacao, passou a cobrir. Creio que o SVG deverá seguir o mesmo caminho até se tornar um concorrente real ao proprietário Flash.

Quanto ao tamanho do código SVG em comparacao ao Flash, essa é a diferenca entre C/C++ e VB. C/C++ faz um compilador VB, mas o inverso não pode ser garantido.

O Flash é um VB que tem tudo pronto, mas quando não dá pra fazer, o que fazer ??????

Esperar a próxima versão !!!

Exatamente o que está acontecendo com o Flash para Linux. Até o lancamento da versão 9 do Flash continuaremos mãos da Adobe/Macromedia esperando sua boa vontade em liberar seu produto para Linux.

Enquanto isso vamos convivendo com os irritantes problemas do Flash atual para Linux.

É por essas que sou obrigado a dar razão para o Richard Stallman.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de rca_cap
Plugin SVG da Adobe, não: Plugin SVG da Adobe, não sei se é compatível com o SVG do Firefox.
e não sei como fazer com que o Internet Explorer peça a instalação do plugin automaticamente.
http://www.adobe.com/svg/viewer/install/auto/
Comentário de popolony2k
Padrão pero no mucho: Pois é, eu já instalei o plugin da Adobe uma vez e vi que ele não é muito W3C Compliant. Mas porque ???

A resposta é .. Pra quê cooperar com o Flash Killer ?????

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de William Henry Gates Jr.
Da pra fazer um compilador em vb sim.: É claro que é garantido fazer um compilador de C++ em VB, ela é turing completa e tem suporte para gravar em arquivos.
Comentário de iamah
Na página do Gnash fala ele: Na página do Gnash fala que ele suporta "many SWF v7 features". Ou seja, não suporta todas características do SWF v7...
Youtube parece que não funfa, segunda uma review...
Comentário de popolony2k
Código mais Veloz e otimizado: Crie um compilador C++ em VB capaz de compilar um Hello World em 2 horas, gere o código executável gerado através desse compilador (1.2 GB) e pronto.

Seu Hello World pronto para ser embarcado em micro dispositivos com requisitos mínimos de memória.

:.P.

kkkkkkk. Bill Gates como sempre querendo vender seu VB para o mundo.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Leonardo S.R.
O mesmo se aplica ao SVG: O padrão SVG é muito mais do que só mais uma linguagem para criar graficos e animações, com ele posso fazer mini aplicações, conexões a bases de dados, interações com PHP, ASP, Java, ColdFusion, possui suporte a video e audio em streaming (só isso já o torna um concorrente do PDF), entre outros.
De maneira bem simples podemos dizer que o SVG é um super HTML, isso quer dizer que tudo que você consegue fazer em um arquivo HTML você consegue fazer com um SVG. Inclusive incluir um arquivo SWF no SVG.

O problema do SVG, são os "profissionais" que não sabem usar a linguagem, achando que ela é um mero instrumento para criar graficos e animações para a Internet.

Links de referância:
http://wiki.svg.org/Multimedia/
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/GUI/svg/
http://jan.kollhof.net/publications/svgclientserver.html
http://www.devx.com/xml/Article/18152/0/page/1
Comentário de hamacker
Não, o problema do SVG é: Não, o problema do SVG é que o mercado quer as coisas de forma rápida não importando o meio utilizado. Na época da arca de noé, eu fiz alguma alguns charts em SVG para utilizar no aplicativo DIA e convenhamos é muito chato e sofrivel fazer isso manualmente.

É preciso um KillerApp IDEs para atender ao máximo toda a especificação do SVG e por enquanto não há, nem no windows e nem no linux, quando ele passar a existir então o SVG será de fato experimentado.

[]'s

Comentário de William Henry Gates Jr.
Não inventa. Visual Basic: Não inventa. Visual Basic .NET (VB 6 nem se fala) é um java em perfomance, o javac é escrito em java, um compilador de C++ em vb seria um javac 50% mais lento, um de C seria um javac mais rapido, mas ainda dentro dos niveis aceitaveis de perfomance para uma empresa como a SUN.
Claro que nunca estaria dentro dos niveis aceitaveis de perfomance para o Microsoft Visual C++, nunca! ;)

Compiladores não precisam ser escrito em C/C++ para terem boa(não digo a melhor) perfomance, como o GHC, compilador de Haskell escrito em Haskell.

O tamanho do executavel gerado não tem relação com a linguagem de implementação.
Comentário de Leonardo S.R.
Neste ponto estou de acordo.: Realmente falta uma "IDE", pois ficar usando Inkscape, Xara ou Sodipodi é foda.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004