Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft segue tendência e se compromote a não exercer 35 patentes de web services

Padrões patenteados sempre são ruins, mas temos começado a ver progressos: IBM, Nokia, e agora até a Microsoft.


“O Slashdot informou ontem que a Microsoft divulgou um novo compromisso de não exercer suas patentes relacionadas a 35 padrões de Web Services. A promessa é similar à que ela fez no ano passado sobre o modelo XML dos documentos do Office 2003, mas agora ela incluiu cláusulas adicionais para tornar mais claro o interesse de compatibilidade com licenças de código aberto. Estas mudanças incluem a promessa explícita de não exercer as patentes mencionadas contra ninguém na cadeia de distribuição do produto, e o esclarecimento de que a proteção se estende tanto a reimplementações parciais quanto a reimplementações completas.

Padrões patenteados são ruins, mas quando o detentor da patente assume o compromisso de não exercer seu direito - como a IBM, a Nokia e a Oracle têm feito, em casos específicos - os desenvolvedores em países que permitem estas patentes pelo menos têm mais chance de saber em que terreno estão pisando.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X.
A Microsoft é muito legal.: E vocês ainda ficam falando mal dela...
Comentário de Capela
Título equivocado: O título da nota está equivocado, apesar do corpo estar correto. Não são 35 patentes que a Microsoft se compromete a não exercer, mas sim 35 padrões web sobre os quais a Microsoft promete não usar ofensivamente patentes que ela possua ou controle.
Um lugar que fez uma cobertura interessante disso é o Standards Blog:
http://www.consortiuminfo.org/standardsblog/article.php?story=20060912140103877

Comentário de Eduardo Costa
Todo este movimento que: Todo este movimento que vemos da Microsoft, sua aproximação com software livre, a dispensa de patentes não é para nada. Com certeza não é por beldade... querem de alguma forma ganhar com isto.
Acredito sinceramente que eles vem como uma tendência de mercado e um modelo sustentável, vitória do software livre e da comunidade. Todos ganhamos com isto.
Comentário de TiagoW
Compromisso legal ou promessa?: Mas qual a garantia legal que ela (a microsoft) dá, de que não irá no futuro mudar de idéia e sair processando quem tenha usado um desses padrões?
Comentário de Fernando Cima
Compromisso legal:

Mas qual a garantia legal que ela (a microsoft) dá, de que não irá no futuro mudar de idéia e sair processando quem tenha usado um desses padrões?


A garantia está no texto da licença (http://www.microsoft.com/interop/osp/default.mspx):

Microsoft irrevocably promises not to assert any Microsoft Necessary Claims against you for making, using, selling, offering for sale, importing or distributing any implementation to the extent it conforms to a Covered Specification (“Covered Implementation”), subject to the following. This is a personal promise directly from Microsoft to you, and you acknowledge as a condition of benefiting from it that no Microsoft rights are received from suppliers, distributors, or otherwise in connection with this promise.
....
Comentário de vmedina
Seria melhor não patentear...: do que se valer de uma licença para isso.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de 1berto
Bom, acho q o melhor é já: Bom, acho q o melhor é já é hora da criação de um modelo de "patente livre" para evitar que terceiros interessados em se apropiar do trabalho de outros, solicitem a patente convencional. Sei q a patente só tem validade se for de algo original, mas se um fulano patentear algo que eu inventei e não patenteei ele pode me processar depois para me prejudicar (esse terceiro pode ser um concorrente por exemplo), logo o correto seria uma patente para "registrar" que fui eu q inventei, mas também proteja os usuários, garantindo o uso do meu invento não vai implicar em cobranças de minha parte.
Também poderia haver uma modalidade em que invenções baseadas na minha teriam q ser patenteadas sob o mesmo novo tipo de patente.
Alguém sabe dizer se já há algo nesse sentido pelo menos nos EUA?
Comentário de Cesar Brod
Putz! A guerra acabou!: E ainda há valentes guerreiros que venceram a causa que consideram perdida. Tem gente que pode até assistir o Windows e o Office serem liberados sob a GPL e ainda vão achar que tem coisa errada. No fim das contas, me divirto com isto. Acho que a geração que teve por dadas certas vitórias deveria assistir ao filme que conta a luta da Zuzu Angel. Pior do que admitir a derrota é não aceitar a vitória por preferir a guerra. Mas eu devo estar velhinho e caduco mesmo...
Comentário de vmedina
Quando chegar esse dia, dá pra confiar.: Nada contra MS, mas ela há de entender as reservas que todos tem com eles.

Sinceramente, eu acharia ótimo mesmo a MS do lado do SL. Seria super legal! Mas eles ainda não tomaram esse passo concreto. Quando tomarem, vai ser ótimo.

Mas até lá, o mais certo é ter cautela. Ainda mais com o CEO deles. O Bill era bem melhor e é um homem de visão mesmo. Pena que pense muito fechado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004