Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com diz o que esperar hoje do Linux em PCs de 64 bits


“Se você quer instalar o Linux em um computador AMD64, tem a opção de usar uma distribuição 'comum' para PCs de 32 bits, ou adotar uma compilada especialmente para processadores de 64 bits. E a escolha não é fácil - cada lado tem seus prós e contras. Adotar uma distribuição para 64 bits pode tornar a sua vida um pouco mais difícil na hora de obter pacotes de software livre pré-compilados por terceiros, por exemplo. E embora os pacotes preparados pelas próprias distribuições funcionem muito bem, muitos aplicativos proprietários para Linux (Flash, Acrobat, Skype...) são escassos em versões prontas para 64 bits. Há soluções por intermédio de artifícios técnicos, mas é bom saber disso antes de decidir. E este artigo do Linux.com apresenta a questão de forma bem clara, recomendo a leitura!”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de caprinus bode
É legal usar uma distro: É legal usar uma distro 64bits no início. Mas depois de quebrar MUITO a cabeça por causa de pequenas coisas cheguei a conclusão que PRA MIM só mais para frente um Mandriva x8664 volta pro meu AMD. Por enquanto fico com o 32 bits mesmo que me atende bem e não traz dor de cabeça.
Comentário de Phantom X
Coloquei um Fedora 64 bits: Coloquei um Fedora 64 bits aqui para testar e está funcionando muito bem, inclusive pacotes em 32 bits. Para Flash, instalei a versão 32 bits do Firefox; para os codecs 32 bits, compilei um mplayer em 32 bits bem enxuto (mantendo o de 64 bits). O que não compilaou em 64 bits, compilei em 32 (essa parte dá um trabalho, mas valeu a pena).

Mas se ninguém usar, como que saberão o que não "pega", não é mesmo?

-----
Tudo que postei acima é minha singela opinião.
E onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux, ou o que queira. :)
Comentário de giganttee
Olha, tenho meu Athlon64 há: Olha, tenho meu Athlon64 há um ano e meio. Desde que comprei ele usei Linux em 64 bits. Primeiro foi Ubuntu, depois Debian (não troco por nenhum outro Linux). Não tive nenhuma dificuldade ainda. O pessoal sempre reclama do 64bits por causa de plugin Java/Flash e vídeos Windows Media Player (umas porcarias). Tenho tudo isso funcionando perfeitamente, desde que comprei meu micro. E não é nenhuma dor de cabeça fazer isso. Basta saber ler.

Outros acham que 64bits tem o dobro da velocidade do 32bits. Uma coisa não tem nada haver com outra. E não vejo vantagem nenhuma em ter um processador 32bits hoje. Por dois motivos:

1) os amd64 rodam um sistema 32bits inteiro sem problema algum.

2) o diferença de preço para um 32bits é ridícula (no meu caso, meu 64bits custou menos que um Pentium IV 32bits similar).

obs.: o que eu disse aí acima não é nada, nada novo mesmo. Apenas um repeteco do que "todos" que usam um 64bits já sabem.
Comentário de CWagner
e você não quer saber mais: se você não quer saber mais de processador de 32 bits, talvez goste um pouco do novo processador da Intel com 4 núcleos.

Dê uma olhada em www.tomshardware.com para conferir. Alguns números são absurdos, outros nem tanto. O legal foi a conclusão da análise, perguntando o que a AMD estaria fazendo esse tempo todo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de vini_bill
ERRO GRAMATICAL: Brain. Na realidade o titulo deveria ser:

"Linux.com diz o quê esperar hoje do Linux em PCs de 64 bits"

Tem acento circunflexo no "que" pois o artigo o está especificando-o e dando sentido de substantivo. Pelo menos é assim que rege a norma culta =).

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004