Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ajude a testar o novo layout do BR-Linux

Pretendo mudar o layout do BR-Linux para atender a diversas solicitações de usuários que foram se acumulando nos últimos meses. As mais pedidas são o aumento do tamanho da fonte, a largura fixa e o maior destaque aos comentários que receberam moderação positiva por parte dos leitores.

Montei um protótipo a partir de um layout de autoria do Andreas Viklund, e defini 3 versões, em larguras diferentes: 800, 1024 e 1200. A de 1024 está como padrão, porque é a resolução mais comum entre os leitores do BR-Linux, e a FAQ explica como alternar entre as resoluções possíveis e até mesmo como retornar ao layout anterior.

Se você nunca alterou o tema padrão da sua conta no BR-Linux, já deve estar vendo o novo layout neste momento. Se alguma vez mudou, é só mudar de novo ;-)

Conto com os seus comentários e sugestões!

Atualização: Veja a primeira resposta consolidada às sugestões dos leitores enviadas até o meio-dia de domingo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de o Heremita
Ótimo: Eu prefiro letras bem pequenas.
O restante está ótimo.

- - - -
Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, Slackware 10.2, BrOffice 2.0.3
Comentário de lordello
Blue Marine: Ainda prefiro usar o tema "Blue Marine".
Mas vou testar esse tema sim.
Gostei das fontes grandes.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello

Comentário de yamane
Sugestão: 1280px de largura: Já alterei o layout para 1200 pixels, mas seria interessante também a opção de 1280 pixels para os que possuem laptops de 15,4"
Um abraço,
Renato
Comentário de luizmineo
Algumas observações: Algumas observações:

- O campo de texto na inserção de comentários está cobrindo parte da barra lateral direita (layout 1024x768).
- As vezes o link "Anuncie neste site", na barra lateral esquerda, fica escondido sob o menu com as opções de login. (na verdade, isso já estava assim na versão anterior)
Comentário de Rafael Oliveira Ribeiro
Sei que seria uma mudança: Sei que seria uma mudança muito radical, mas, para leitura na tela, acho mais confortável o fundo bem escuro (de preferência preto) e as fontes bem claras.
Comentário de Antoine
Bacana, 1200: Achei muito ruim, mas só por enquanto, acho. Na outra mudança também odiei, mas me habituei em alguns dias e passei a gostar bastante; imagino que com esse não será diferente!
Coloquei essa mensagem como resposta pra testar a indentação só! :)
Comentário de Hawk
Espaço sobrando: Este espaço que tá sobrando na direita é normal? Estou usando a configuração do 800 e tem um espaço na direita. Acho que é por causa do rodapé, ele tá quebrando o layout.
O texto do layout poderia ir até onde tá escrito "iptables, administração de rede," e começar uma nova linha a partir disto, assim evitaria este espaço a mais.
Pelo menos é o q acho, não entendo nada de layout web.
No meu também ta acontecendo da caixa de " inserir Comentário" encobrir a barra lateral direita.
Comentário de Dm7
Hum,: resolução 1280x1024, tema SpreadFirefox - comportamento estranho: certos comentários ficam com um "grande" espaço em branco - fora isso, estava bem adaptado ao tema anterior, acho que era flexível o bastante para as diversas resoluções. []s,
Comentário de Wilfredo
Novo visual: Gostei do tamanho das letras e do visual ainda mais limpo. Se for colocada uma cor de fundo mais agradável, um tom pastel ou um cinza, ficará excelente.
Comentário de JPayne
Prefiro de longe o anterior....: Aqui no meu micro to usando 1024, mas a principal diferença em relação ao anterior é que as fontes do título das notícias está muito pequena... não dando destaque a notícia... e as noticias estão muito próximas umas das outras... o que atrapalha um pouco a leitura...

Se bem que eu tinha alterado as configurações de fonte do meu firefox devido a ele abrir os sites muito fora do layout...



João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de iamah
Achei melhor as fontes, os: Achei melhor as fontes, os links para comentários ficaram mais visíveis...
Comentário de popolony2k
A anterior estava melhor: A anterior estava melhor. As letras ficaram muito grandes e o que ocupava menos espaço, agora fica um pouco desproporcional.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de AnonimoUS
Propaganda!: Só acho que tem propaganda demais!


muita poluição visual!


é gif dum lado, texto em tudo quanto é lugar, ads entulhando a tela toda!



eu só leio pois tem bom conteúdo, pois o site tá carregado!!!! :S

dá até dor na vista! coloca um aviso: nao nos responsabilizamos por danos causados à sua visão!
Comentário de Dm7
Brain, vc mexeu num ninho de: Brain, vc mexeu num ninho de vespas!! hehe
Comentário de alan
Usem o imageshack.us: pessoal, acho que seria interessante postar não apenas comentários com opiniões, mas também imagens dos defeitos encontrados. Sugiro o imageshack.us para fazer o upload de imagens ;)
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Osvaldo Santana Neto
Poluição visual: Brain,

Eu já estava notando um certo aumento na poluição visual do br-linux.org desde o layout anterior. Vou tentar enumerar alguns ítens e, se possível, sugerir algo:

1 - Não gosto de layout de largura fixa. Mas, neste caso, é gosto pessoal mesmo. Prefiro margem à largura fixa.
2 - Para limpar um pouco eu removeria a logomarca do Google no campo de busca. No meu blog uso o 'search' do Google mas retirei a logomarca e os radio buttons.
3 - Acho que o "Saiba mais" deveria estar no rodapé. Ou no máximo um link "Saiba mais" juntamente com as opções do cabeçalho.
4 - Não fique chateado, mas os anúncios de seus outros blogs não são muito bonitos :) Tente pedir ajuda para algum designer que acompanha o site para fazer umas imagens mais bonitas :)
5 - As imagens que começaram a aparecer entre as notícias juntamente com a seção "Destaques de hoje" foram os responsáveis por minha sensação de que a poluição aumentou.
6 - As propagandas: não tenho problema com anúncios mas os anúncios em seu site poderiam estar sempre em uma região específica pra eles *e* obedecer uma padronização de tamanho.
7 - Links acessórios: tem muitos links com funções acessórias ao site espalhadas por regiões distintas do site. Exemplo: os links "Anuncie no br-linux, FAQ, "BR-Linux ano 10", etc... deveriam ser movidos para o rodapé.
8 - Publicidade que usa texto: isole em um quadro e use um formato de texto diferente do usado no conteúdo do site.
9 - Reavalie a necessidade dos items: Navegar por categoria, FAQ, Comentários selecionados, Visite também (tem anúncio misturado com parceria e links para conteúdo), Navegação, BR-Linux ano 10.

O resumo é: a página principal deve ser usada para a função principal do site. Qualquer coisa acessória deve ser tirada dela e migrada para páginas específicas.

Anúncios: padronização, isolamento visual do conteúdo e evitar excessos é o segredo. Se existem muitos anunciantes é chegado o momento de rotacioná-los. Os anunciantes e leitores agradecerão.


Comentário de Renato
Apanagio: Coloquei esta opção. Ficou melhor. A fonte grande, mas de pequena espessura não ajuda muito, não. Outra coisa, uso o ff com os bookmarks abertos, no lado esquerdo, portanto o layout líquido é melhor, na minha opinião.
Comentário de diego
Fontes muito grandes: As fontes do corpo das notícias e das colunas laterais estão muito grandes. Em relação a eventual poluição visual com publicidade, é um mal necessário.
Comentário de vmedina
A propaganda tá matando mesmo....: Tem o bloco no lado esquerdo, tem o do lado direito, tem no final da página, tem no meio da página... tá parecendo macacão de piloto de F1

IMHO, esse tipo de coisa prejudica quando em excesso. Por exemplo como é feito no vivaolinux, com aquele lance de projetor que toda vez tem que fechar.

Será que não tem como diminuir e retirar as figurinhas que aparecem em cima deles??

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
IMPORTANTE: Acredito que o mais importante é que nesse novo esquema, os comentários modeados e não expandidos ficam com a letra normal (não negrito) e com isso passa despercebido pelo usuário que navega entre os comentários e muitos não são lidos.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Douglas Augusto
Fontes grandes: Achei as fontes demasiadamente grandes. Agora preciso de um "Ctrl menos" para tornar a leitura confortável.

No entanto gostei do novo esquema de cores.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de curioso
Off-Topic: Sistema de busca local: Seria possível utilizar algum sistema de busca local?

Os comentários das notícias geralmente agregam muito valor ao conteúdo (pelomenos para mim - entre links, esclarescimentos, outros pontos de vista, funcionalidades obscuras, etc...), mas a memória é meio fraca pra decorar comentários a mais de 2 semanas atrás :)

Quando se busca pelo link do google, as pesquisas não aparecem em ordem cronológica e não podemos filtrar por pontos chave (mesmo usando o site: e vários ANDs não fica a mesma coisa...) como intervalo de data, autor, categoria da notícia, etc...


Comentário de masp
A mudança no Layout me: A mudança no Layout me agradou muito, as fontes maiores estão ótimas. Antes eram pequenas mesmo. Só tem que melhorar nas progandas, sei que tem que pagar o leite das crianças, mas com menos poluição visual ficaria melhor né! :)

No mais o pessoal vai ficar sempre reclamando. É impossível agradar a Gregos e Troianos!
Comentário de brain
Resposta consolidada #1 - Domingo, 12:20: Agradeço a todas as manifestações. Como de hábito, aqui está uma resposta consolidada abordando todos os temas mencionados por vocês até este momento (meio-dia de domingo) e que eu já tive tempo de verificar:


Tamanho das letras

Este é um ponto em que é difícil agradar a todos. O aumento do tamanho da fonte padrão era uma solicitação recorrente dos usuários. Felizmente várias pessoas manifestaram que gostaram do novo tamanho, e eu não pretendo fazer layouts com seleção de tamanho de fonte. Fica a dica, para os que preferem fontes pequenas, que usem o atalho "control+hífen" do Firefox, que reduz o tamanho de todas as fontes da página sendo exibida.

Fazer um layout específico para largura 1280

Eu ativei o tema "columns1200" pensando justamente nas resoluções com largura 1280, que são as que eu uso diariamente. Na verdade, os 3 temas columns têm larguras úteis de 780, 980 e 1180 pixels, respectivamente. Para um layout fluido que preencha completamente a largura do navegador, sugiro optar pelo Apanagio.

Campo de inserção de comentários invadindo a margem direita

Acho que resolvi, para todas as resoluções. Quem notou o problema pode testar novamente para mim?

Trocar por fundo escuro e letra clara

Todos os estudos de ergonomia que eu pesquisei concluíram que lemos melhor na tela quando há alto contraste entre as cores, letras suficientemente grandes e fundo claro. Mas se você quiser preparar um layout similar ao columns, em phptemplate para o Drupal e com fundo escuro, posso testá-lo.

Espaço sobrando em 800x600

Não entendi, dá para mandar uma screenshot e descrição por e-mail para layoutΘbr-linux.org? Não esqueça de dizer qual o sistema operacional, navegador e versão!

Fontes dos títulos

Vou rever. Para mim está dando destaque suficiente, mas vou estudar o assunto.

Anúncios

Reduzi o número de anúncios exibidos na capa para os usuários logados, e revi o formato de alguns deles. Vale lembrar que boa parte dos anúncios exibidos são puramente comunitários, não cobro nada por eles mas acredito que ajudar a divulgar estas iniciativas em todas as visualizações do site é do interesse de todos nós.

Isto inclui, entre outros, o da Tempo Real, CONISLI, Fórum de Software Livre do ABCD, LinuxChix, cursos do GuiadoHardware, curso de inglês via Internet, Firefox, Drupal.

Além disso, a FAQ do BR-Linux explica como fazer para não ver os banners e anúncios publicados no BR-Linux.

Retirar logomarca e radio buttons do Google

Eu fazia isso até recentemente, mas quando descobri que é contra os termos de serviço deles, parei pra pensar e notei que não era mesmo uma atitude correta de minha parte. A alternativa à exibição da logomarca é usar um botão de pesquisa maior no formulário, então preferi a logomarca.

"Saiba mais" em destaque

De fato, os links do "Saiba Mais" (tipo "o que é linux", "download do linux", etc) não interessam para a maior parte de vocês, usuários habituais. Mas segundo a minha estatística de acesso, pouco mais de 50% dos usuários que chegam ao site diariamente nunca estiveram aqui antes, e a grande maioria deles nem retornará. Eles chegam aqui guiados pelo Google, procurando saber sobre Linux por curiosidade pessoal ou para trabalhos escolares, e quando não encontram aquelas informações ali rapidamente, me mandam e-mail perguntando. E eu acho que faz parte da missão do site dar uma boa resposta pra estas pessoas que querem saber o básico também.

Banners do PoeiraCósmica e do Efetividade

Tem razão, eram horríveis ;-)

Mover conteúdo da barra lateral para o rodapé

Vou estudar isto com calma.

Rotacionar anunciantes

Eu já rotaciono os banners comerciais. Os que aparecem em 100% das visualizações não são comerciais.

Busca interna

Já tentei ativar, mas a carga gerada sobre o servidor de banco de dados faz com que acabe não valendo a pena. É muita busca
Comentário de Wal
Mudar lugar das propagandas: Retirar propagandas da página inicial e colocar somente dentro do link de leitura. Deixar página inicial enxuta.
Comentário de Hawk
Hawk: Te enviei uma screen para mostrar o q eu tentei explanar.
Meu navegador é o Opera 9.02 build 419, com resolução 800x600, estou usando o Kurumin 6.0.
Qualquer coisa é só perguntar.
[]'s
Comentário de luizmineo
Campo de inserção:

Campo de inserção de comentários invadindo a margem direita

Acho que resolvi, para todas as resoluções. Quem notou o problema pode testar novamente para mim?


Resolveu sim, agora está ok.
Comentário de popolony2k
Essa foi meio half-mouth....: "Fica a dica, para os que preferem fontes pequenas, que usem o atalho "control+hífen" do Firefox, que reduz o tamanho de todas as fontes da página sendo exibida."

Brincadeiras a parte, mas essa solução não é muito agradável, uma vez que altera a configuração padrão do Firefox, ou seja, a alteração de fonte via ctrl+- será refletida para todos os sites navegados com o Firefox posteriormente e é um pé....ficar alterando sempre.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Renato
Número de usuários: Só notei agora, mas foi tirado o número de visitantes e usuários? Não achei nos menus laterais.
Comentário de atf
Tamanho!!!: Não queira contentar a todos. Deixe como estava, padrão, e cada um que ache seu tamanho ideal.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de luizmineo
Erro na pagina principal: A barra lateral esquerda na capa do site está sempre exibindo os campos de login e senha, ao invés do menu com as opções referentes ao login, mesmo que o usuário já esteja logado. Nas demais páginas (visualização de notícias, comentários...) o menu aparece corretamente.
Comentário de bebeto_maya
Tipografia...: __Com relação as fontes Brain, Isso é relativo, porque uma fonte muito escura num fundo muito branco pode gerar um tipo desconfortável de vibração, que conhecemos bem quando fazemos provas do vestibular, por exemplo...Por isso fontes serifadas em livros com folhas berge são tão usadas atualmente, para aliviar o desconforto e relaxar o leitor, enquanto fontes sem serifa são utilizadas em manuais técnicos onde se quer um rápido entendimento num curto prazo.


________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Alexandre_Martins
Login: Desculpe, Augusto, se o post é off topic, mas notei que no Login (que tenho login e passwd salvos no firefox), ele retorna como se não estivesse logado, quando abri notícias em nova aba já apareço como logado mas na principal não. Será pelas mudanças?

Já a ligação para "equeceu sua senha" mé retornou algo tipo "você não tem autorização para acessar esta página", por isso custei a dar-me conta de que já estava logado.

Abraços.

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Jony
Paginação e tamanho de fontes: A paginação na home não está funcionando...

E quanto ao tamanho das fontes, tem uma solução "perfeita": Colocar indicações de tamanhos de fonte em algum lugar do topo. O usuário clica e a fonte aumenta/diminui. Aí é só salvar em cookies.

É tranquilo de fazer, numa googlada já resolve.

=)
Comentário de hamacker
Um problema persistente é: Um problema persistente é que ao deixar :

http://br-linux.org/

como link padrao para o br-linux acontece de os campos de login+senha nao funcionar, voce digita-os mas parece que nao funcionam, mas a surpresa vem por conta quando voce sai dessa pagina e vai ver comentarios por exemplo, aí voce fica sabendo que seu login+senha funcionaram. Parece uma pegadinha.


http://br-linux.org/linux

funciona melhor para mim porque nao acontece este problema.
Comentário de hamacker
Um problema persistente é: Um problema persistente é que ao deixar :

http://br-linux.org/

como link padrao para o br-linux acontece de os campos de login+senha nao funcionar, voce digita-os mas parece que nao funcionam, mas a surpresa vem por conta quando voce sai dessa pagina e vai ver comentarios por exemplo, aí voce fica sabendo que seu login+senha funcionaram. Parece uma pegadinha.


http://br-linux.org/linux

funciona melhor para mim porque nao acontece este problema.
Comentário de Wilfredo
Re: Tipografia...: A dica é excelente! Um bom contraste não significa contraste exagerado. Um tom claro para o fundo das páginas seria o suficiente, acredito.
Comentário de curl
Outro problema.: Ao clicar em "Próxima página" ou os links com os números para as páginas anteriores no pé da página eles sempre voltam para a página inicial ao invés de mostrar as notícias antigas.
Comentário de vini_bill
Estilo novo: O estilo novo é 10000x melhor. coube dentro da minha tela LCD em 1280x1024. Está de parabéns.

Letras maiores sempre caem bem.

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de popolony2k
MUITO IMPORTANTE !!! PAGINACÃO: Acho que uma das coisas mais importantes de se corrigir no momento é o lance da paginacão que não tá funcionando de jeito nenhum.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Douglas Augusto
Caixa de inserção de comentários com fontes minúsculas: Está acontecendo comigo, como pode ser visto nesta imagem.

Estou usando a configuração normal do tamanho de fonte no Firefox (Firefox 2.0b2, resolução de tela 1280x1024), isto é, sem o "Ctrl+-". Comparem com as outras fontes da tela.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de William Chin
telecommunication: witura corporation sdn bhd, is recognized as a company involved in designing, manufacturing and marketing of gsm fixed wireless terminal and phone . we have our own factory located in shenzhen, china

we mainly supply the below series:

1) gsm fixed wireless terminal ( 1 way, 4 ways , 8 ways )
2) gsm payphone with call meters, printer, nms, solar panel, and external battery
3) gsm fixed wireless desk phone for office and home
4) gsm wireless payphone
5) cdma wireless desktop phone
6) cdma wireless internet card

if your esteem company needs more information or have any enquiry for the above, please feel free to contact us.

william chin
witura corporation sdn bhd
global key account manager
email : william@witura.com
mobile : + 86 134 1094 3535
msn : willckc@hotmail.com
skype : william04

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004