Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Encontro Linuxchix é nesta semana, com inovações, webcast e patrocinadores inusitados

“Trazendo muitas novidades e crescimento notório, nos dias 8 e 9 de setembro em Florianópolis, Santa Catarina, ocorrerá o IV Encontro Nacional LinuxChix Brasil. As inscrições acontecem no local do evento, na Fundação Barddal.

Os assuntos tratados este ano vão de OpenLDAP a Linux em processadores 64 bits, de Python a Sistemas de Gestão Acadêmica, Interfaces Gráficas Modernas, Gentoo, Alta Disponibilidade, FreeBSD, Asterisk, Sistema UDEV, Kernel para iniciantes...enfim, serão 22 palestras, 4 mini-cursos e uma Tarde dos Professores.

Porém este ano quem não puder ir a Florianópolis terá um jeito de acompanhar o evento de pertinho através do site das LinuxChix: com um oferecimento da Solis em parceria com o InfomediaTV e Terra, teremos transmissão ao vivo das palestras principais. Além de inserções de notícias ao vivo para que todos tenham idéia do que acontece durante todo o evento.

Outra grande novidade deste ano é uma programação a parte dedicada aos professores. Nela, os mestres são convidados a testar e descobrir porque o mundo Open Source desperta tanta atenção, e quais as reais vantagens para auxiliar nas suas tarefas. Ministrado por pessoas que já tem experiência no ambiente acadêmico e conhecem as dificuldades de atrair atenção e despertar a criatividade dos alunos, este curso vai possibilitar aos professores descobrirem como encontrar ferramentas, buscar ajuda e treinarem os softwares.

Este ano contamos com o apoio de muitas empresas e entidades, e com patrocínio da Caixa Economica Federal, sempre presente fomentando projetos de desenvolvimento, e a controversa Microsoft. Continuando o movimento de aproximação e diálogo com a comunidade Open Source, a Microsoft apoia a realização do evento, bem como se dispõe a falar das suas últimas aberturas visando auxiliar na convivência com sistemas abertos. Convidamos a todos para ouvir o que eles tem a dizer e rebaterem com os representantes suas idéias e ações.

O Encontro Linuxchix Brasil é um evento já conhecido da comunidade, e como sempre trás novidades para o público que gosta de inovações. O Encontro foi o primeiro evento a defender a temática 'de quem faz para quem faz', buscando não somente manter o foco técnico como também incentivando e buscando temas que vão além do discurso inicial. Assim, além de ver o funcionamento básico e conceitos dos sistemas, o público pode conhecer detalhes, melhores práticas e recursos extras, além de poder provar na prática temas diversos e interessantes, nos mini-cursos ministrados ao longo do evento.

Há quatro anos, o Encontro Nacional LinuxChix Brasil promove a capacitação técnica da comunidade e a inserção da mulher no mundo open source. A cada ano, as palestrantes e conferencistas mulheres vem aumentando sua participação no evento, dobrando sua participação a cada ano. Na média geral do evento, elas pularam de menos de 5% para 15% dos participantes.

Esperamos que as catarinenses em especial batam o record de participação e compareçam!”


A nota foi enviada por Sulamita Garcia (sulamitaΘlinuxchix·org·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Participante virtual......: "Porém este ano quem não puder ir a Florianópolis terá um jeito de acompanhar o evento........teremos transmissão ao vivo das palestras principais."

Pelo que vi no site o evento tem um custo de R$10,00 por participante.

Pergunta. A transmissão ao vivo tem um custo para o "participante virtual" ? Se sim, como participar desse modo (digo efetuar pagamento etc e tal) ?

Não ficou claro no site.

[]'s

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Sulamita
Free as in free beer: Obrigada pela pergunta Leidson, já acrescentei a informação no site.

O custo é apenas para os inscritos localmente, que irão além das palestras receber material do evento e outras coisas.

Para a transmissão web, não é necessário cadastro prévio nem pagamento de inscrição, basta acessar o site durante o evento e seguir as instruções a serem publicadas.
Comentário de liquuid
Grana da microsoft pra: Grana da microsoft pra divulgação do software livre ?
Apoio da infomerdatv que não respeita o direito autoral dos outros ?

Tudo bem então... Afinal, impossível fazer um evento sem eles....
Comentário de popolony2k
Patrocinio M$. Ótimo !: "Grana da microsoft pra divulgação do software livre ?"

Qual o problema se o patrocínio está sendo gerenciado por uma organizacao pró-SL ?

Se a M$ não vê nenhum problema patrocinar um evento de SL, então não serei eu quem vai chiar.

Quanto ao InfomediaTV...meu médico falou pra não alimentar os Trolls, não faz bem a saúde.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de liquuid
Eu respeito sua opinião,: Eu respeito sua opinião, afinal, opinião é opinião e cada um tem a sua certo ?

Não concordo com a nescessidade de grana da microsoft, na boa, não acho legal abrir meu site de noticias favoritos e me deparar com um get the facts . Tudo bem, existe a intenção de aproximar a MS do SL, legal mas o que a comunidade ganha com isso ? Vai ter MS Word aberto ? Vai ter windows XYZ seguindo padrões livres ? Veja a Apple que abraçou o SL de um jeito que a microsoft ainda sonha , mas o que o SL ganhou com isso ?
A microsoft está fazendo certo, nós é que não estamos fazendo.

Sobre a informerdatv, se tu acha que eu sou troll, não ligo, mas eles usaram nosso material fotográfico em um de seus vídeos, não citaram a fonte do material, e quando comunicados sobre o incidente, simplesmente
debocharam, assim como você fez.

Sem ressentimentos.
Comentário de popolony2k
Get the facts my friend: "Tudo bem, existe a intenção de aproximar a MS do SL, legal mas o que a comunidade ganha com isso ? Vai ter MS Word aberto ?"

Bem, quanto a ter word aberto....nem quero...mas se eles assim o decidirem...paciência....
Lembrando que o OpenOffice nasceu do StarOffice que era fechado e agora tem muitos adeptos defensores de SL que o utilizam, porque não word....não cabe a mim, nem a vc, mas a M$ essa decisão.

"Vai ter windows XYZ seguindo padrões livres
?"


É o que realmente esperamos...não é isso que a M$ tá vendendo com essa aproximacão do SL ?? Interoperabilidade ??

Bom, não somos bobos se ela quiser cooperar será bem vinda, se não, com certeza não nasci ontem, você não nasceu ontem, o Linus Torvalds não nasceu ontem, a Sulamita Garcia não nasceu ontem, o Augusto Campos não nasceu ontem, o Richard Stallman não nasceu ontem ................................

"Veja a Apple que abraçou o SL de um jeito que a microsoft ainda sonha , mas o que o SL ganhou com isso ?"

Ganhou o projeto Darwin.

http://developer.apple.com/opensource/index.html

"Sobre a informeTUUUUUUUUrdatv, se tu acha que eu sou troll, não ligo, mas eles usaram nosso material fotográfico em um de seus vídeos, não citaram a fonte do material, e quando comunicados sobre o incidente, simplesmente
debocharam, assim como você fez."


Pois é desde o inicio da discussão você perdeu a oportunidade de esclarecer esse fato em alto nível, ao invés disso chegou batendo sem explicacões, tipico de trolleiros que tentam desmerecer a iniciativa alheia.

Acredito que você poderia ter explicado esse fato aqui mesmo na Br-Linux, mas agora vai ser dificil alguém acreditar, eu mesmo não sei se acredito.


Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de HackerIP
Psicologo a seu dispor....: Querido companheiro...

Vamos rever seu texto:

**Não concordo com a nescessidade de grana da microsoft, na boa***

Então faça seu evento com a grana que ganha pintando HD de fucsia, afinal, não é arte livre? Deve ter algum valor...

***não acho legal abrir meu site de noticias favoritos e me deparar com um get the facts***

Seu site favorito é o da Microsoft? Interessante....

***Tudo bem, existe a intenção de aproximar a MS do SL, legal mas o que a comunidade ganha com isso ?***

Se vc fosse comunidade talvez soubesse... Mas é algo maçonico, pq são bem poucos aqueles que realmente ¨trabalham¨ nela...

***Sobre a informerdatv, se tu acha que eu sou troll, não ligo, mas eles usaram nosso material fotográfico em um de seus vídeos, não citaram a fonte do material, e quando comunicados sobre o incidente, simplesmente
debocharam, assim como você fez
Sem ressentimentos.***

Sim, a gente percebe que você ¨realmente¨"não está ressentido, da mesma forma que seus argumentos são suuuper válidos...

Olha...
Meu consultório ta sempre aberto. Tire esta raivinha de seu coraçãozinho jovem!


Comentário de se liga
copyleft no dos outros é refresco...: "Acredito que você poderia ter explicado esse fato aqui mesmo na Br-Linux, mas agora vai ser dificil alguém acreditar, eu mesmo não sei se acredito."

Se liga neste link, meu caro:

http://mail.dischosting.nl/pipermail/metarec/2006-July/006967.html

É como se tivessem usado um trecho de código seu e se recusassem a te dar os créditos pq o programa já está terminado e dá muito trabalho arrumar... total falta de respeito pelo trabalho alheio!



Comentário de popolony2k
CopyLeft protected !!!: Bem, li a thread com essa discussão sobre as imagens e tenho uma pergunta simples.

O trabalho em que a ONG afirma não ter recebido o devido crédito é protegido por alguma versão da CopyLeft (aka GPL, LGPL) ????

Se sim, então concordo com você pois essas licensas obrigam a futuros utilizadores de seu trabalho, divulgar o(s) autor(es) da obra.

Agora, se não .......então o autor da obra perdeu a oportunidade de pleitear junto ao InfomediaTV uma exposição de seu trabalho demonstrando a importância do mesmo para a sociedade brasileira e mundial, pois como a postura adotada no email pelo autor da obra foi um tanto agressiva sob meu ponto de vista e considerando o fato de que a diretora do InfomediaTV se colocou à disposição para fazer um documentário futuro sobre a ONG autora da obra (veja a thread da discussão), acredito que a polêmica que está sendo gerada tem o único intuito de atrair holofotes da mídia para o projeto em questão, que poderia ser feita com atitudes bem mais nobres e menos agressivas.

Cordialmente,

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de se informe
se informe melhor: acho que antes de responder você deveria se informar melhor sobre os assuntos que aborda, porque:

1. metareciclagem não é uma ONG;
2. sim, as imagens tem uma liceça copyleft, e que restringe seu uso para uso comercial e exige os devidos créditos. A infomídia ignorou as duas restrições;
3. mesmo que as imagens não tivessem nenhuma licença associada à elas, a lei automaticamente lhes aplica as leis do copyright, ou seja, tendo ou não tendo licença aplicada, a infomídia desrespeitou os autores quando omitiu suas fontes.
4. se o metareciclagem quisesse exposição na mídia, teria aceito a proposta da diretora. Seu argumento de que buscam projeção é totalmente vazio. O que não querem é ter sua imagem associada à da Microsoft. Bastava a Infomídia ter tirado as imagens do ar que tudo ficava bem. Mas como isto lhe custaria "dinheiro", preferiu permanecer no erro e tentou seduzir o coletivo com uma proposta de documentário. Mas nem todas as pessoas neste mundo conseguem ser compradas tão facilmente pela mídia, meu caro. A ética ainda prevalece entre aqueles que tem como objetivo de vida fazer deste mundo um lugar melhor para se viver.
5. alguém já usou algum trabalho seu sem a devida autorização, vc pedindo pra pessoa não fazer mais isso e a pessoa mesmo assim continuar usando? Se isso tivesse acontecido contigo, será que vc também não teria se tornado um tanto agressivo com seu interlocutor? No dos outros é sempre refresco, né?
Comentário de popolony2k
Leis.....: "2. sim, as imagens tem uma liceça copyleft, e que restringe seu uso para uso comercial e exige os devidos créditos. A infomídia ignorou as duas restrições;"

Qual copyleft ?? LGPL, GPL, ou alguma similar como a creative commons ?

"3. mesmo que as imagens não tivessem nenhuma licença associada à elas, a lei automaticamente lhes aplica as leis do copyright, ou seja, tendo ou não tendo licença aplicada, a infomídia desrespeitou os autores quando omitiu suas fontes."

Me desculpe mas não sei se existe lei que aplique "automágicamente" uma lei qualquer de copyright sem a autorização do autor da obra. Seja mais claro quanto essa sua afirmação.

"5. alguém já usou algum trabalho seu sem a devida autorização, vc pedindo pra pessoa não fazer mais isso e a pessoa mesmo assim continuar usando? Se isso tivesse acontecido contigo, será que vc também não teria se tornado um tanto agressivo com seu interlocutor? No dos outros é sempre refresco, né?"

Sim, já utilizou, e como o trabalho está sob a CopyLeft então estão autorizados a fazê-lo - se eu assim não o desejasse não colocaria sob alguma CopyLeft.

Um projeto que está sendo desenvolvido por um grupo do Jabber.org que utiliza a PlanetaMessenger.org Java MSN Messenger Library (aka JMML) e também chegou a meu conhecimento que a mesma JMML é utilizada pelo famoso Messenger Universal para MacOSX, o ADIUM X.

E você quer saber a verdade ?? Fiquei bastante satisfeito e orgulhoso em saber disso.

Segue o link da JMML

http://www.planetamessenger.org

Está na hora de você repensar seu conceito de liberdade que sob meu ponto de vista, é um tanto quanto radical.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de pffffff
aulinha de direitos autorais: "Qual copyleft ?? LGPL, GPL, ou alguma similar como a creative commons ?/

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5

"Me desculpe mas não sei se existe lei que aplique "automágicamente" uma lei qualquer de copyright sem a autorização do autor da obra. Seja mais claro quanto essa sua afirmação."

vc é meio devagar, hein? o próprio vídeo explicativo do cretive commons fala sobre isso (http://creativecommons.org/learnmore). Uma obra está protegida por copyright desde o momento de sua concepção, e o CC veio para flexibilizar este fato.

Agora, se vc não quiser acreditar em mim nem no que este vídeo diz, consulte um advogado. Eu é que não vou continuar a dar aula de graça de direito de autor pra vc.

"Sim, já utilizou, e como o trabalho está sob a CopyLeft então estão autorizados a fazê-lo - se eu assim não o desejasse não colocaria sob alguma CopyLeft."

O fato de algo estar em copyleft não significa que se possa fazer o que quiser com a obra. Seu desconhecimento sobre direitos de autor chegam a doer no cérebro...

Além disso, minha pergunta era outra. Não era se alguém já tinha usado seu trabalho, mas sim se já tinham usado seu trabalho indevidamente.

"Segue o link da JMML"

hehe, depois ainda tem a cara de pau de dizer que quem quer publicidade eh o metarec...

"Está na hora de você repensar seu conceito de liberdade que sob meu ponto de vista, é um tanto quanto radical."

Não acho que exigir respeito a um direito adquirido seja radicalismo. Você é que tem de aprender que nem todo mundo valoriza tanto a mídia a ponto de abanar seu rabinho pra ela toda vez que ela aparece. Sim, existem pessoas que preferem não aparecer na mídia a fazer propaganda para corporações. São escolhas, ou pelo menos, deveriam ser. Mas infelizmente, a Infomídia não as respeitou. Que aguente as consequencias de seus atos, pois.

Comentário de popolony2k
Publicidade...: "hehe, depois ainda tem a cara de pau de dizer que quem quer publicidade eh o metarec.."

Publicidade ? Foi você quem perguntou se já havia acontecido uma situação de alguém/algum grupo utilizar um trabalho do qual desenvolvi e eu lhe respondi positivamente e para validar citei dois exemplos, onde está a publicidade nisso ?

E outra, você já viu o calibre dos grupos que estão utilizando a biblioteca que citei para você anteriormente ?? Jabber.org e Adium X !!! Pois é, se eles já utilizam a tecnologia, quer mais publicidade que isso ???

Apesar da br-linux ser o maior veículo de comunicação Linux do Brasil, ela não é um veículo que trata de tecnologias no nível de desenvolvimento, digo detalhes técnicos internos de projetos e tudo mais, portanto seria inadequado fazer propagandas de bibliotecas aqui, mas isso é uma possibilidade que vou testar futuramente quando lançar uma outra versão da PM JMML, e com isso vou pedir para o Augusto se ele acha interessante publicar um texto sobre esse lançamento e ajudar assim na divulgação dessa tecnologia open source para os desenvolvedores brasileiros......porque você não toma uma atitude similar com a Infomedia TV que inclusive já de dispôs a fazê-lo....putz que oportunidade jogada no ralo.

Já ouvi dizer que artistas são excêntricos, mas um artista desconhecido ???? Nunca ouvi falar .... até agora.

Um abraço e sucesso.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004