Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Adobe informa: Flash 9 para Linux, só em 2007 - mas já temos uma screenshot

Será que vai dar tempo de o Gnash se popularizar antes?

“Direto da Adobe: 'Nossa programação atual para o lançamento da versão final do Flash Player 9 para Linux é para o início de 2007. Muitos leitores pediram um beta antes desta data. Sim, nós planejamos lançar um beta antes da versão final. Entretanto, será um beta no sentido clássico da engenharia de software -- uma versão que acreditarmos ser bastante livre de bugs e disponibilizada aos usuários na esperança de que as últimas falhas serão encontradas e relatadas.'”


A nota foi enviada por Julio Pacheco, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Selecionar uma screenshot do Flash Player é complicado, porque a interface do player com o usuário geralmente é completamente eclipsada pelas aplicações. Ainda assim, os desenvolvedores do Flash 9 acharam que deveriam liberar alguma screenshot, e aí está.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renan_s2
É bom...: É bom que a Adobe ainda se interesse em manter o Flash Player pra Linux.

Eu acho que o Gnash nunca vai conseguir alcançar o nível dele, até porque é baseado (eu acho) em engenharia reversa, e eu não acho isso muito bom (tanto por causa do aspecto legal, em alguns países isso é crime, e pelo fato de ser alguma coisa feita "às cegas", sem uma especificação oficial).

Vamos esperar até 2007, ainda é cedo pra tirar conclusões precipitadas.
Comentário de Antoine
Adobe, vá pra PQP!!: A primeira coisa que vou fazer como programador será um substituto livre do Flash! Adobe que vá praquele lugar, folgados do kct!
Comentário de cenoura
como assim?: Como assim A primeira coisa que vou fazer como programador será um substituto livre do Flash?
Você não é programador e diz que quando ser vai fazer um substituto livre pro flash ?
Aprende a programar primeiro e verá que não é tão simples assim ... ah, e depois que aprender a programar, se é que vai aprender mesmo, ajude o gnash :)


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de tenchi
Ser programador é.....: Concordo com o cenoura. Não é bem assim, 'quando for programador vou desenvolver tal coisa e tal pra acabar com algo'.
Você não vai aprender programação e depois querer criar um sistema perfeito, que vai superar tudo que existe no mercado, assim de uma hora pra outra.
Acredite: o flash da Macromedia está aí há anos, e não vai ser tão cedo que vai "aparecer" outro programa que o supere. Eu já cheguei a usar o gnash, e acho que, embora esteja avançando, ainda falta muito pra ficar no nível do Flash PLayer da Adobe.
E mesmo que ele chegue ao nível do Flash PLayer, sempre estará um passo atrás, pois a maioria - todas - das aplicações serão feitas para rodarem no Flash player. Ou seja, é muito provável que o gnash terá que sempre estar aconpanhando (um passo atrás) o que o Flash Player faz.
Ser programador não é assim tão fácil, eu estou começando agora também e sei que há muito pra se fazer, e confesso que dá um desânimo ao ver aqueles algoritmos monstruosos no source dos programas, ainda mais quando vc não entende nada escrito ali (estou primeiro ano em ciencia da computação).
Há muito ainda por fazer, mas vamos com calma...

Comentário de vmedina
Tipo o SAMBA?: Que também foi feito com engenharia reversa? Ele funciona redondo em ambientes mistos! :) Na verdade ele funciona melhor que o Original, IMHO! ;)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_%28servidor%29

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Antoine
Apenas guardem meu nome e: Apenas guardem meu nome e verão. Não vai ser tão rápido, mas com certeza virá.
Comentário de Mateus Leme
Construtor ou Plugin?: Esse será plugin ou o construtor igual do Windows? Não consegui entender aínda.

Se for o construtor, espero realmente que quem usar PAGUE por ele, quem acha que vai precisar, já vai guardando o dinheiro.

Só assim outras empresas ou até mesmo a própria Adobe se anima em lançar outros produtos para o Linux. E lançando outros produtos, tendo mercado para isso, as desculpas para preferirem usar o windows ficam cada vez mais escassas.

Agora, se todo mundo resolver crackear, vai acontecer igual os produtos da Adobe em português.

Se for o plugin, então menos mal, porque era quase como uma obrigação ela lançar isso já que parou no 7.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004