Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC Conectado é adiado mais uma vez

Carlos Mafort (mafort at hotmail.com) enviou este link e acrescentou um trecho: “O governo federal não vai mais anunciar o projeto de inclusão digital PC Conectado no dia 15 de abril, conforme o planejado, informou Cezar Alvarez, assessor especial da presidência da República, em entrevista ao IDG Now!, nesta sexta-feira (08/04). Alvarez não informou qual a nova data para o anúncio do projeto de PC Conectado. 'Não temos previsões', afirmou. De acordo com ele, o atraso não está relacionado à definição do sistema operacional, mas sim a questões relativas ao financiamento do equipamento. Nas próximas duas semanas, a equipe do projeto terá reuniões com outros órgãos do governo. (...) Sobre a apresentação da Microsoft, que mostrou pela primeira vez ao governo federal uma versão do Windows XP Starter Edition, Alvarez acrescenta que se trata de um software com algumas alterações em relação à proposta inicial da empresa de Bill Gates. Essa é a quarta vez que o governo federal adia o anúncio do projeto PC Conectado. A primeira previsão era janeiro. Depois, ficou para março e, durante a feira de telecomunicações Telexpo, em 1º de março, o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, anunciou 15 de abril como nova data.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alessandro
Esperando a microsoft: Eles estão esperando a microsoft oferecer um sistema operacional compatível com a proposta do governo.

Deve estar rolando muita propina por baixo dos panos, para eles adiar tantas vezes o seu lançamento.

Esta situação mostra o poder do dinheiro, e do caráter dos nossos políticos, e claro o poder da microsoft.
Comentário de Ricardo Almeida
Exato. : Exato.
É assim que funciona. Eles fingem que são revolucionários só pra atrair a atenção das grandes empresas. Elas vão até eles e dão uma graninha extra.
Comentário de Manoel Pinho
Por que esperar ?: Por que esperar ? Supondo que não seja por causa de corrupção (o que espero), de qualquer jeito mostra como o lobby M$ é forte e influente em Brasília.

Isso mostra também que, apesar das atitudes enérgicas do Sérgio Amadeu pró-SL, ainda há pessoas mais influentes que estão pendendo para o lado oposto. Afinal, a palavra final é de quem ? Quem manda nesse projeto ?

O governo deveria ter a CORAGEM de dizer que estimular o software livre é uma política governamental e que, por isso, qualquer software proprietário estaria descartado, independentemente do fator preço ou técnico. Se o governo adiasse para esperar por um outro sistema operacional livre como um BSD ou outro eu entenderia, mas esperar pela Microsoft é demais...

E eu não duvido nada que se o governo fosse mais adiante nas negociações é bem capaz de que dessem de graça um Windows Home adaptado para não rodar em nenhum hardware que não fosse o PC Conectado, como parece que está sendo a tendência dessas ofertas da M$, ao fazer com que esse windows não rode em processadores mais potentes ou em micros com mais de 256MB de RAM. Mais um pouco eles encomendam processadores modificados à Intel e AMD só para esses PCs populares no mundo.
Comentário de ricardomoc
Adiamento: Hummm. Não sei se é só por causa de lobby não. Acredito que seja. Mas, desde que o Governo Lula assumiu, o primeiro ministro dos transportes, que era de Minas Gerais, assumiu o compromisso de recuperar a 135, estrada que liga Montes Claros/MG (minha cidade) à Belo Horizonte/MG. Até hoje, o que se viu, foi uma porca intervenção do DNIT para minimizar o problema que se tornou grave. Uma operação taba-buracos que pouco adiantou. Bom, tomo isso como exemplo. A palavra final, no final das contas, é do Ministério da Fazenda. Esse sim, diz se faz ou não faz. E é, também, onde o lobby se concentra, e acaba influenciando os demais Ministérios.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Manoel Pinho
Será que estão esperando o Longhorn ?: Uma brincadeira: será que o governo está esperando o M$ Longhorn (cornos longos) "miserable edition" ?

Ele acabou de ser adiado mais uma vez também:

http://www.osnews.com/comment.php?news_id=10242

:-)))


Comentário de Léo
Especulação: Não sei para que esse dramalhão todo por causa disto. A razão de ter sido escolhido o Linux para este PC é simples: o Windows Starter Edition NÃO ATENDE aos requisitos. De que adianta colocar um sub-Windows só para aumentar a pirataria? Enquanto isto pode acontecer, existe uma diferença muito grande aqui:

1. Um Windows Starter Edition faria a pirataria aumentar porque ele não atende aos requisitos do usuário. Neste caso, o governo seria responsável, por apoiar um sistema que não atende a requisitos;

2. Um sistema com Linux faria a pirataria aumentar, porque o sistema pode não atender aos requisitos de alguns usuários. O usuário, então, instalaria um Windows pirata no lugar. Neste caso, o governo não pode ser responsabilizado por aumentar a pirataria.

Dizer que colocar um Linux no PC Conectado aumentaria a pirataria, enquanto se colocar um Windows Starter Edition não vai, não passa de falácia. Os dois podem aumentar a pirataria, por causa das razões expostas acima.

Comentário de frtn
campanha...: hum... quem sabe eles vao adiar até ano que vem pra usar como argumento de campanha eleitoral.....
Comentário de Guilherme Steilein
Até quando?: Acredito que a Microsoft está fazendo um lobby gigantesco. Não apenas porque vai deixar de vender mais de 1 milhão de licenças do Windows, mesmo sendo o Starter, mas sim porque com isso o Linux será tremendamente difundido e apoiado por várias corporações, várias pessoas vão querer experimentar pra ver o que tem de bom nessa tal de "linux" várias pessoas/empresas vão perder o medo e fazer _aquela_ mudança planejada. Além de todo o novo conhecimento adquirido - existe vida fora do MS Windows. E todo o exemplo mundial tanto pra países de 3º mundo que querem transpor esse abismo digital quanto para países do 1º que como qualquer um vai querer diminuir custos, e de quebra ter um produto melhor.

Porém não acho que seja só pela pressão da MS que o projeto está tão parado, acho que o maior problema são mesmos os bancos que irão financiar o projeto, querendo lucrar o máximo.

Sem falar na discussão de qual Distro equipará o projeto, existem tantas boas e algumas nem tanto, mas novamente com um forte lobby.
Comentário de ferdam
Sun Microsystems: Pelo que sei, o adiamento se deve a um pedido da Sun Microsystems.
Ela gostaria que o Governo analise sua proposta em relacao ao hardware.
A Sun produz e comercializa o Sun Ray Ultra-Thin Client nos EUA por US$300 e fez uma proposta de licenciar sua producao por fabricas aqui no Brasil para diminuir seu custo de producao e os impostos de importacao.
Ainda, segundo a Sun, seu hardware é compativel com os objetivos do Governo Brasileiro de rodar "software livre" (nao sei se ela se refere ao Open-Solaris e ao Linux, tambem?) e é um concorrente de peso para baixar os precos do hardware.

Abraços,
Fernando
Comentário de Moreau
PC Conectado virá com Freedows PC Cidadão: A Freedows está desenvolvendo uma versão de seu "clone" do windows para ser usado no pc cidadão. O lançamento estava previsto para a primeira quizena de abril mas parece que houve algum atraso. Deve ser por isso que o pc cidadão foi adiado dinovo.
abaixo segue o link sobre o Freedows PC Cidadão.
http://www.freedows.com/index.php?page=news.php&view=11096080199839
Comentário de Donnie Darko
não entendi: não entendi essa proposta da Sun. Esses "thin clients" viriam com um Fire E25K??? hehehehe. Alguém aí poderia explicar?
Comentário de Léo
Na própria notícia está ex: Na própria notícia está explicada a razão do atraso. Leia de novo.
Comentário de mahavishnu
A relação dos softwares do: A relação dos softwares do PC conectado diz antivírus, firewall e atualização automática. Parece que a coisa foi feita pro windows ganhar....
Comentário de
antivírus, firewall e atualização automática: Toda distribuição de Linux pode contar com antivírus (exemplo: clamav, que é livre), firewall (iptables e seus complementos) e pode ser facilmente configurada para fazer atualização automática (quando esta opção não é dada por default).
Comentário de Alexandre Mota
Alguém tem que ganhar: Para mim, como tudo que ocorre no Brasil, estão é querendo ver qual será a melhor fora de alguns políticos ganharem dinheiro com isso. Ou todos acreditam que isso tudo é para o bem da nação e nenhum político meterá a mão em nada??
Comentário de Satan
República das bananas: A resposta é trivial: o Brazil é governado há 500 anos por uma mistura de pessoas imbecis e sem caráter. Somos a principal colônia yankee na América Latina, não dizemos entrega à domicílio, dizemos "delivery", não é adolescente, é "teen", não é grupo, é "group"...
Para o resto do mundo civilizado, "mercado" significa quem consome, mas no Brazil, "mercado" são os inúteis da bolsa de valores; os quais, quando tem um xilique, todos temem, sai em jornais, revistas,...ohhh, o "mercado" está em baixa, o que vou fazer ? O dólar subiu, ohhh...
A maioria da população brasileira não é dona do próprio destino, ele já está selado num pacto elites nacionais com as elites Yankees...e mais adiante, com a ALCA sacramentada, seremos a maior muambolândia/camelódromo do planeta...bem vindos ao inferno na Terra!
Vocês acreditam mesmo que algo revolucionário como a cultura do SL vingaria por aqui ? Tolinhos...
Comentário de Evandro Pastor
Não gosto do rumo que estão tomando as coisas: Esse pc conectado ainda vai dar muito pano pra manga. Essa será uma excelente oportunidade de ver quem é que realmente manda no governo Lula.
Comentário de ano@nimo.com
"Sun Ray Ultra-Thin Client no: "Sun Ray Ultra-Thin Client nos EUA por US$300"

Não sabia disto. Mas se eles conseguirem fazer por U$250.00 aqui no Brasil (com monitor) seria uma otima ideia para o "PC do governo".

Mais empregos na area de hard e de soft.

Imunidade a virus.

Não sendo compativel com Intel/AMD/Windows, não estimularia a pirataria.

Não rodaria jogos para PC, o que seria otimo porque não estimularia a pirataria dos jogos e do Windows para joga-los.

Seria uma maquina "seria", para uso domestico/educacional.

Com editor de textos cliente de e-mail e browser e outros softs para uso pessoal - Star Office ? Gimp para imagens etc. Um ambiente de programção completo para uso domestico - e interno das instituiçoes de ensino !
Com monitor LCD ! Heim?

Seria ideal. UMa maquina imune a pirataria: não rodaria Windows, piratear oquê então?

Já sei! E os joguinhos ?

Poderia ser um grande espaço para a industria de jogos eletronicos no Brasil. Nós ja temos desenvolvedores de games para celular, desenvolver para o "PC do governo" seria moleza.

Já sei, de novo! E se o cara quiser jogar "Halo", "Jedi academy" etc ?

Se o cara quizer jogar os ultimos lançamentos de jogos para PC ele vai ter que fazer o que os usuarios de Mac fazem: comprar um PC, e ponto!

O quê deve ser deixado bem claro para quem for comprar é que estarão comprando uma ferramenta. Uma ferramenta de comunicação, de aprendizado, de inclusão. E não um produto para lazer (mas nada impede que se use o dito PC para lazer). A impressão que eu imagino que o Governo deveria dar é de que as pessoas vão adquirir uma ferramenta e que o Governo não está querendo criar uma nova geração de "viciados em computadores" (viciados no mal sentido).

Espero ler mais sobre o assunto e sobre a proposta da Sun na imprensa.


Comentário de Manoel Pinho
Thin-clients da FIC deixaram de ser fabricados: A FIC desistiu de produzir thin-clients no Brasil justamente por causa de impostos, burocracia e incompetência do governo:

http://computerworld.uol.com.br/AdPortalv5/adCmsDocumentShow.aspx?GUID=DCA019C6-49BF-4B1E-9EAD-46E628A3D92C&ChannelID=22

FIC do Brasil desiste de venda direta no País
Quinta-feira, 7 abril de 2005 - 15:37
André Borges

Depois de sofrer sete anos de perdas milionárias, a fabricante de placas-mãe e thin clients FIC do Brasil desistiu da venda direta de seus produtos no mercado brasileiro. A decisão de manter uma operação local, segundo o presidente do Grupo Phihong/FIC do Brasil, Luciano Lamoglia, foi estrangulada por um conjunto fatal para qualquer negócio que queira se estabelecer no País: burocracia e ineficiência política, alta carga tributária e amplo contrabando com equipamentos de informática.

...

Mas a atuação da FIC do Brasil não agüentou o tranco. Em 2002, mesmo depois de cinco anos de prejuízos, os chineses ainda fizeram mais uma rodada de investimentos no País. A fábrica de Tamboré (SP) foi transferida para Santa Rita do Sapucaí (MG), o que reduziu os custos. "2003 foi o único ano em que conseguimos fechar no positivo porque reduzimos o custo de nossa operação", diz Lamoglia.

Em 2004, com o aumento da PIS/Cofins e o canibalismo do mercado cinza, a operação voltou para o vermelho. Nesse mesmo período, a burocracia, que há muito contamina até projetos de inclusão digital - basta citar o Fust como exemplo -, deu seu tiro de misericórdia.

Com a promessa de inclusão digital nas escolas públicas, a FIC decidiu se empenhar na produção local dos thin clients, máquinas que, pela estrutura barata e flexível, eram enxergadas fornecedores e governo como uma das principais ferramentas para democratizar o acesso às novas tecnologias. "Pegamos todos os nossos recursos e investimos nisso, criamos toda uma competência de mercado. Mas o governo não fez o que disse e o thin client acabou sendo absorvido pelo meio corporativo", lamenta Lamoglia.

...
m fevereiro, Lamoglia foi a Taiwan conversar com seus investidores e tentar convencê-los de que a operação no País poderia dar certo. Sem efeito. Depois de muitas discussões, os chineses pediram água. "É lamentável. De 1998 até aqui o prejuízo da FIC chega a cerca de 13 milhões de dólares no País. Tudo tem um limite. "Com a decisão, o Grupo Phihong/FIC do Brasil deixa de trazer suas placas-mãe para o País. "Com essa guerra tributária e com a pirataria, não tem a menor condição", argumenta Lamoglia.

Para não abandonar os investimentos feitos em sua linha de produtos thin client, a empresa busca um parceiro para investimento neste produto que, a partir de agora, passa a ser oferecido apenas em regime OEM (Original Equipment Manifacturer) e, portanto, só será produzido quando houver demanda direta de alguma empresa do mercado.

Comentário de Ricardo dos Santos(k2)
Perdendo o bonde da História...: Por todos os comentários acima e neste misto de máquina-de-ganhar- dinheiro e boas intenções no qual o PC CONECTADO se tornou,infelizmente vejo o Brasil (mais uma vez..) perdendo o bonde da História,a possibilidade de ser líder,de tomar a frente em algo(inclusão social & Software Livre)e tomar partido disto economicamente,utilizando esta liderança para fomentar um enorme mercardo interno e mão-de-obra especializada que,no futuro,poderia exportar tecnologia para outros países(como no caso da India).
Mas infelizmente o governo federal se conforma com os anúncios de jornais gringos classificando-o como "O maior e melhor amigo do Software Livre",mas basta a necessitade de se decidir,firmamente entre SL e proprietário que o governo do Partido dos Trabalhadores fica em cima do muro...
Comentário de Gabriel
Sobre o LongHorn: Gostei do "Miserable Edition".
É bem capaz de a M$ ganhar essa afinal, infelizmente um grande número de pessoas nem sabe o que é Linux...

O que falta aqui é CULTURA!!!
Comentário de Kid-X
Eu já vi um filme parecido com este: "PSL Brasil: Governo do Brasil decidiu que PC Conectado terá mesmo software livre
Publicado por brain em Qua, 2005-04-06 11:08."
- (Reparem como os comentários já cantavam vitória antes do tempo! Sendo que três dias depois aparece esta notícia.)

Eu já vi um filme parecido: "Europa temporariamente livre de patentes de software"; Daí pouco tempo depois: "Conselho da UE aprova patentes de software contrariando decisão do parlamento europeu".

Eu espero que o epílogo deste filme (ou novela!) do PC Conectado não seja parecido com das patentes de software na Europa.
--------------------------------------------------------
(offtopic)As Novelas da Comunidade:

- "SCO" está nos últimos capítulos, ainda bem que a vigarista está se dando mal;

- "Patentes de software na UE" já acabou, com o final muito triste;

- "PC Conectado" está atualmente muito tensa, é a novela de maior audiência da atualidade;

- Uma nova novela está começando: "Get The Facts 2";

- E provavelmente, de acordo com as recentes notícias do kernel, a próxima novela deverá ser: "A Disputa do Trono", estrelando Alan Cox contra LBT.

Fim de transmissão. =P
Comentário de cinz3nt0
certas coisas nunca mudam. : certas coisas nunca mudam.

ver o governo alterar datas é a coisa mas normal do mundo, a não ser em seus aumentos de salário.
Comentário de Bill Joy
Mas esses "thin clients" não: Mas esses "thin clients" não possuem HD. Onde rodará o sistema?
Comentário de Connochaetes Taurinus
Que aumentos de salário ????: Que aumentos de salário ???? Se forem para o funcionalismo público federal comunico-lhes que o governo deu 1%, isso mesmo, um por cento de aumento para seus servidores no final de 2004. Salvo aumento diferenciado para uma ou outra categoria, as ditas carreiras de estado. Quem não enquadra-se nelas está na vala comum, e para esses, 1% ou nada. É assim que somos tratados desde a "era Collor". Nós, os "responsáveis" pelas mazelas do país... :(
Comentário de rmalafaia
tanto quanto eu saiba...: ... o aumento foi de 0.1%. Apenas simbólico...

Comentário de Manoel Pinho
thin clients: No servidor... Logicamente esses thin-clients não podem ser usados individualmente, o que significa que teriam mais apelo para uso em empresas.

O programa PC Conectado não será exclusivo de pessoas físicas.

Comentário de Tércio Martins
Re: Sun Ray Ultra-Thin Client nos EUA...: Não é por este ponto que a popularização da informática no Brasil deve andar; se empurrá-los uma plataforma incompatível com a PC, com certeza eles se sentirão mais excluídos.

Se eles quiserem encontrar algum programa novo na Internet, dificilmente encontrarão para estas plataformas "alternativas" que pretendem colocar no PC Conectado. Muitos falam que isto impediria os usuários de instalarem o Windows e colocarem joguinhos pirateados neles. Isso é certo, mas também os impedirá de copiar a maioria absoluta dos utilitários que existem na Internet.

Falo isso porque fui usuário do Slackware, e sempre tive dificuldades em encontrar pacotes em tgz (e quando encontrava, era somente para 686 - não tinha nenhuma chance de rodá-lo no P100 em que eu mexia).

Sinceramente, quais programadores distribuem seus programas compilados em seu site para 20 plataformas? O pessoal do Debian faz isso, mas há um monte de programas "órfãos" que ficam restringidos somente à plataforma Linux x86 (e, quando há muito interesse em adaptá-lo, fazem-no somente para os BSDs da vida, Linux PPCs e Windows!). E quem usa Sparc ou outras plataformas mais "exóticas"certamente se sentemais excluído.

Também não se pode passar para o usuário a obrigação de compilar os programas que ele deseja usar. Sou usuário médio de computador e senti muita dificuldade em compilar alguns programas para PC. Às vezes, um bendito pacote RPM salvava o meu Slackware do marasmo total. Mas, e se eu estivesse usando alguma plataforma alternativa, certamente eu não teria esta chance de fazer um "gato" com os pacotes RPM compilados que já existem.

Mas alguém também pode falar: "A comunidade cria um repositório de softwares pré-compilados e tudo fica resolvido." Aí caímos na "reinvenção da roda". Se o governo federal pode fazer um programa de inclusão digital com PCs, por que mudar para outra plataforma, que certamente dará mais dor de cabeça a muitos usuários.

E, finalmente, se o Gov. Fed. realmente adotar outra plataforma, realizará um outro tipo de exclusão: os ricos usarão seus PCs tranquilamente, rodeados por milhões de pacotes pré-compilados para ele, enquanto os usuários de PCC terão que sobreviver de benesses feitas por programadores caridosos.

E o mundo estará aberto para os PCzistas, enquanto os PCCzistas verão o progresso passar pela plataforma alheia.
Comentário de Retardado
É "cinza" mas é mercado !: .
.
Questão de mercado ... o thin da FIC custava mais caro que um computador paraguaio com monitor e hd no mercado cinza.

É "cinza" mas é mercado !

(não me venham com churumelas)

Então os "gênios" das consultorias economico-financeiras deveriam ter medido esta variável ao decidir implantar o projeto de produção; ou a FIC "não sabia" que existe mercado cinza no país ?

A placa do thin deve custar em taiwan algo como U$ 50,00 FOB e o produto era vendido por uns R$ 1.400,00 aqui + o custo do monitor , ou seja, completamente inviável. (A Samurai também tem algo assim ) - Eu prefiro colocar uma pc-chips com boot remoto a comprar um thin - por que ? Mais barato !!

O que fica de tudo isso é que eu acho que a FIC assim como a ex-Conectiva esperavam firmar grandes contratos com o governo ... deu em nada para as duas .. :-P

governo do PT que prefere comprar micros com Windows ...
Comentário de FatTux
Vaporware: Do jeito que o PC Conectado vai, está a perigo de ser apelidado de "PC Conectado Forever" e receber menção (des)honrosa na Wired dos "vaporwares de 2005"...

É uma pena. Posso estar errado, mas acho que esse projeto já morreu.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004