Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuário analisa o 'Computador para Todos' da HP com 128MB de RAM

O leitor compartilha sua experiência com o HP Pavilion b1010br comercializado no programa Computador para Todos - com Linux, modem Motorola SM56 e 128MB de memória RAM.

“O que posto aqui na verdade é uma experiência negativa com um computador da HP que faz parte do programa Computador para Todos.



Sou um usuário de Linux há um bom tempo, então tenho certa familiaridade com o sistema, mesmo não sendo um 'especialista', por isso acredito estar bem embasado em fazer minhas críticas. Aproveitando justamente o programa, resolvi comprar um novo PC, e entre as alternativas que tinha, escolhi um computador da HP esperando ter um bom suporte caso precisasse, além de chamar muita a atenção que a garantia se manteria mesmo abrindo o computador e inserindo novos componentes, claro que a garantia apenas se aplicaria ao que viesse de fábrica. O modelo é um Pavilion b1010br, que vem com uma HD SATA de 40GB, leitor de CD, placa de rede on-board, Sistema Operacional Discovery/LX da Mandriva e modem Motorola SM56, e apenas 128MB de memória.

Eu confesso, que mesmo sabendo que esse modem é problemático comprei esse micro supondo que haveria um suporte adequado, e adequado a esse computador especificamente. Mas infelizmente, a configuração colocada foi apenas para atender as condições mínimas do programa, onde ficou claro para mim que não houve um teste mais apurado desse item em especial. Pois toda vez que se fazia a conexão com a internet o micro travada, bem ao estilo windows, onde apenas era possível desligar o micro apertando o botão, sem acesso nenhum nem ao menos a um console. Ao ativar o suporte e descrever o que acontecia, foi sugerido atualizar o software do modem, acessando um link na página da mandriva, e que não funciona no referido equipamento, isto depois de restaurar inclusive a imagem do sistema operacional com os CDs que o acompanham, supondo que pudesse ser uma instalação defeituosa, e mesmo assim o problema persistia. Usei de artifícios de atualizar o firefox, instalar os plugins de flash e java, mais uma vez foi uma ação inócua.

Então foi dito para eu colocar mais memória, aumentando para 256MB no mínimo, e que esse tipo de reclamação já havia ocorrido e que essa solução eliminava os travamentos. Logicamente não aceitei essa argumentação, afinal entre os requisitos declarados no micro, e que fazem parte do programa Computador para Todos era a possibilidade de conexão na internet, e julgo inadmíssivel ter que fazer um upgrade na memória. Ao que parece eles primaram em fornecer essa conectividade a quem tem banda larga apenas, mas isso é um contrasenso assim mesmo, pois na minha lógica um usuário que se utiliza desse programa não é sempre um usuário de banda larga, arrisco-me a dizer que seja até uma minoria, visto que se destina a pessoas baixa renda.

Usando alguns dos conhecimentos adquiridos com o uso de linux, tentei todos os tipos de ajustes e configurações disponíveis que pude coletar em faq, foruns e dicas pela internet e infelizmente fracassei em todas as tentativas. Em vista de tudo isso, resolvi abandonar esse sistema e instalar o Mandriva 2006 Free, e coloquei um modem Lucent/Agere com suporte a V90 e v92 que custou R$ 30,00 e segui algumas dicas simples obtidas na internet (linmodem.org, Viva o Linux, Guia do Hardware, entre outras). Hoje estou com essa máquina funcionando perfeitamente, com bem mais dos que os 26 softwares exigidos pelo programa, com um outro modem que julgo ser tão barato quanto o que vem originalmente na máquina e com os mesmo 128MB de memória. Pretendo aos poucos fazer alguns upgrades, como aumentar memória, colocar um gravador de DVD, uma outra HD, etc.., mas farei no meu ritmo, e com uma máquina funcionando.

Mas foi lamentável eu precisar fazer uma mudança física no equipamento para que funcionasse a contento. A mim pareceu que a HP na pressa de se encaixar entre as empresas qualificadas no programa, pecou em colocar uma distribuição que não me pareceu bem adaptada ao hardware, ou em escolher um componente, no caso o modem, com um histórico problemático no linux. Concluindo, eu me julgo um usuário avançado, e que tento me manter informado sobre o Linux, tive esse desprazer e por pouco não devolvi a máquina que comprei (até acho que deveria te-lo feito mesmo ), mas qualquer outro comprador que passasse por esse tormento talvez ao pedir auxílio a algum amigo, após o ineficaz suporte da HP, estaria com certeza feliz com sua máquina funcionando com um Windows XP genérico (coisa que me foi sugerida durante o processo de tentativa de solução).

Isso eu encaro com um grande 'deserviço' ao Linux e ao Software Livre, pois com certeza faria a culpa recair sobre o SO 'alienígena' que veio instalado.”


A nota foi enviada por Itamar (itamarnetΘyahoo·com·br).

Naturalmente, a palavra está aberta para todas as empresas mencionadas oferecerem seu contraponto, bastando entrar em contato com o BR-Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
Já sendo chato, mas...: Português correto ao escrever em público, por favor:

conecção -> conexão

contracenso -> contrasenso

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Caio Tácito Siqueira de Abreu
Isto é realmente um absurdo: Vc deveria ter exigido que a HP resolva o problema. Você comprou um micro e o mínimo que ele deva oferecer é estar totalmente funcional com o equipamento "de fábrica".
Comentário de itamarnet
Adicionando...: Desculpem-me pelos erros de ortografia, mas em um texto tão longo acabou passando, além de eu estar p... com os acontecimentos.
Um outro detalhe que esqueci de mencionar, que não tem relação direta com minha bronca, os cds de restauração da imagem do HD é baseado no Windows 98. Para uma empresa que se aproxima da comunidade e do Linux como HP eu esperava algo baseado em Linux tb...
Comentário de brain
o erro foi meu: Publiquei inicialmente o texto original do Itamar, e não a versão editorada e ortograficamente corrigida. Obrigado por avisar!
Comentário de FMC
...: Parabéns e obrigado por sua manifestação, este tipo de atitude precisa ser reportada ao público e você o fez de forma clara e objetiva, legal sua iniciativa.

Agora vamos esperar por uma possível resposta da HP!

É vergonhoso uma empresa que publica ao mundo que está abrindo suporte ao Debian em seus servidores ter uma atitude desse tipo com os desktops!

[]´s, FMC!
Comentário de Alan Carvalho
É uma vergonha ...: Acho que o governo deveria aplicar uma multa nesta empresas que não entregam o computador funcionando corretamente.

A situação é pior em cidades do interior, como tudo mundo conhece tudo mundo, e o vendedor conhece todo mundo, ele presta um "favor" a quem compra o computador, instalando um Windows XP pirateado.

Lamentável...
Comentário de yamane
Brasileiro = Bicho acomodado!: Você comprou um computador, o modem não funcionou e ficou por isso mesmo?
Larga a mão de ser acomodado e vá reclamar meu filho!

1) O equipamento (modem) não funcionava conforme MENCIONADO no termo de adesão do "Computador para Todos"

2) Você não teve suporte especializado (e ainda te mandaram comprar +128Mb de RAM)!

Entre com um processo contra eles e a HP te oferecerá outra máquina para encerrar o caso (compre 1 e ganhe 2).

Agora eu não sei se adianta alguma coisa, pois você já instalou outro modem e outra distribuição.

Um abraço,
Renato
Comentário de glenio
Incrível que mesmo sabendo: Incrível que mesmo sabendo que esse modem é uma bomba, ainda continuem usando ele...

Lamentáveis estes acontecimentos.
Comentário de Maicon Strey
Processa eles: Tambem acho que tu devia procurar teus direitos.
passei por situação parecida numa loja de moveis.
me enrolaram 3 meses pra trocar o estrado de um sofa.
e quando me enviaram veio errado ainda.

uma pena que a HP não tem loja,
pois entrar no loja falando alto com o gerente ajuda pra caramba.

hoje eu tenho dois sofas.
dei um pro meu pai.

Comentário de popolony2k
Dá-lhe micros "cinza": É por isso que o mercado de micros "cinza" é melhor.

O meu micro mesmo é completamente cinza.....mas com gabinete pretinho básico.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de bebeto_maya
Foi-se o nosso romantismo!: __Isso está queimando o computador com Linux, ou melhor, o próprio Linux...O pessoal compra a máquina e espera que ela funcione decentemente e nem o hardware especificado consegue um desempenho próximo ao usável.
__Tenho ouvido comentários do tipo,"Não fiquei com o Linux porque não funcionou", "Troque o Linux porque é coisa de doido", "Instalo o WIndows por 40,00"...etc...etc...
__OS fabricantes simplesmente empurram o sistema e pronto...E olha que o mandriva é uma distribuição muito boa e facilima de se usar, mas até que o MacOSX...Ele se integra a rede, Linux ou WIndows, sem necessitar de qualquer tipo de configuração.
__Vendo como a coisa ficou, e o romantismo que o público tinha em relação ao Linux caindo, preferia que o PC para Todos tivesse vindo com Windows XP SE, mesmo...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de preguica
Teoria da conspiração?: Incrivel como a questão do modem não foi tratada devidamente... Desde que eu me aventurava no Conectiva 5 o modem precisava de atenção especial...
Me faz conjecturar... Seria isso uma tentativa de promover o Windows e assim perpetuar seus contratos milionários em países como o nosso? Porque com certeza isso prejudica a imagem do Linux e do movimento a favor da adoção do Software LIvre...
Não creio que o técnico responsável pelo projeto seja ignorante ao ponto de não saber dos requisitos de hardware do Linux... e será que o cara não teria testado?
Muito estranho...
Comentário de bebeto_maya
__Não creio que seja teoria: __Não creio que seja teoria da Conspiração, chama-se desleixo mesmo...Os engenheiros e projetistas já sabem que as chances do usuário permanecer com o Linux, beiram os 5% e dão uma forcinha para enterrar de vez esta possibilidade. Pra que esquentar a cabeça e gastar com suporte a algo que vai sumir do mapa, mesmo...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Bruno Gonçalves
Procure a justiça: Recomendo que procure a justiça, pelo menos a de pequenas causas.

Se nós que defendemos o Software Livre não tomarmos esses tipos de medidas contra esses abusos eles irão continuar e cada vez piores.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Antonio CV Silva
Simplesmente má vontade!!!: Simplesmente má vontade das montadoras.
O que elas queriam mesmo era windows num pc de 1200 mas como o preço deste software + office já está inviabilizado pelo preço total da máquina, fazem isso!

Minha cunhada comprou um "pc para todos" com o windows xp start edition e tive de desinstalá-lo e colocar um windows ME original que usei há muito tempo atrás.

Por quê? Porque simplesmente não se podia copiar/colar uma célula de planilha!!!... Detonaram tanto o gerenciamento de memória do bicho que está simplesmente imprestável! E olha que éla é free-lancer e precisa do computador para ganhar seu pão de cada dia.

E ainda aparecia aquela mensagem em inglês dizendo que se o usuário quisesse um sistema com mais recursos deveria migrar para o outro XP.

Até hoje não li nada na www nem nos jornais sobre esta gambiarra, este engana-trouxa que deveria ser denunciado ao procon.

A pirataria ocorre não é porque tem linux nos pcs mas devido aos altos preços. isto que falo aqui não é novidade para ninguém mas é a realidade que não aparece nos comentários dos "especialistas".

Comentário de Renan_s2
Ridículo.: Ridícula a atitude da HP de fazer uma máquina tão ruim assim.

Custa colocar 256MB de RAM, já que eles dizem que a pouca RAM é a culpada? Custa colocar um modem suportado?

"Isso eu encaro com um grande 'deserviço' ao Linux e ao Software Livre, pois com certeza faria a culpa recair sobre o SO 'alienígena' que veio instalado.”"

Provavelmente alguém que tivesse com o mesmo problema iria chamar um técnico pra instalar um Windows e Office piratas. :(

Comentário de Sumir do mapa?
Linux: Quem deveria sumir do mapa é o bando de salafrários que não levam o Linux a sério. E ficam enriquecendo cada vez mais o Bill.
E acho que todo que fosse pego com software pirata em sua máquina tinha que ser preso e processado no rigor da lei.
Claro que nestes casos, as penas alternativas se aplicariam com muita justiça.
Acho que há espaço para os dois SO's, mas dentro da lei,e sem monopólios abusivos como o da MS, que fere todas as leis de livre concorrência.
Comentário de The Darkness
Se o Itamar tivesse baixado: Se o Itamar tivesse baixado o LINUX por conta própria e instalado, ele seria o responsável pela integração do hardware e do software, e dessa forma poderia até dizer que o LINUX é difícil caso não conseguise.
Mas já que ele comprou o produto (Hardware e Software) isso é de obrigação das empresas envolvidas (HP e MANDRIVA).
Segundo uma busca no site da MANDRIVA o referido modem (Motorola SM56) não consta da lista de compatibilidade de hardware, portanto entendo que a responsabilidade seja somente da HP.

Recomendo a você, Itamar, que procure o PROCOM e faça uma reclamação formal, pois somente assim poderemos fazer as empresas começarem a respeitar o cunsumidor.
E o fato de você já ter mexido na máquina não é problema, pois segundo você disse a garantia permite que você mexa na máquina sem a perda da mesma.

Fico triste em ver grandes empresas como a HP cometendo esse tipo de abusos. E mais triste ainda em ver que as pessoas continuam preferindo dar um jeitinho e deixar para lá e não procurar a justiça para ter seus direitos respeitados.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Douglas Augusto
Uma cadeia de (ir)responsáveis:
Custa colocar 256MB de RAM, já que eles dizem que a pouca RAM é a culpada?

Acho que a culpa maior foi do idealizadores do programa em terem especificado essa irrisória quantidade mínima de memória RAM. Se não sabiam que 128MB seriam insuficientes frente aos 26 aplicativos especificados, foram incompetentes; se sabiam e persistiram, foram maldosos.

Como as máquinas são direcionadas ao público leigo/baixa renda, que geralmente não têm um referencial quanto às configurações, as empresas estão cientes de que com um pouco de marketing conseguem empurrá-la ao comprador, e assim revertem em lucro a economia sobre o custo da máquina. É cruel, mas se a empresa entendeu que no balanço final isto traria mais lucro, a lei do capitalismo prevalece.

Por último, é culpa também do cliente, que independente do produto que está comprando, deveria reunir conhecimentos suficientes a fim de poder avaliar quão boa é a oferta. Esta ausência crítica --falta de responsabilidade-- não só atrapalha a si próprio como não atua pressionando o comércio por produtos e serviços de maior qualidade/preço, impactando nos demais consumidores.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de bebeto_maya
HP é a ponta do iceberg...: __Se a HP está fezendo isso, ela não esta só...Comprar PCs de determinados fabricantes com u HD de 40GB formatado em duas partições de 2 e 38 Gb respectivamente, e em reiserFS e FAT32 é o que? Vou responder: Compre e detone o Linux para botar o Windows...

__Detalhe: a Partição Windows é a primária, pois esta droga de SO, o Windows, sequer instala-se numa partição extendida ou numa segunda partição, mesmo que seja também primária...Ele vai logo comendo o MBR.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de itamarnet
Agredecimentos ....: Agredeço a todos pelo retorno que foi dado, mesmos as críticas que foram ditas.
Descrevi o que aconteceu, e a solução que usei pois necessitava dessa máquina funcionando o mais rápido possível.
Antes dessa atitude que tomei, fui informado que o passo seguinte era levar a uma assistência técnica autorizada. E sinceramente não fiz isso pois tinha, como já citei, certa urgência. Entretanto isso não quer dizer que essa história tenha terminado, eventualmete se tudo correr de forma rápida, volto a postar o retorno que obtiver de quem for responsável pelo meu infortúnio.
Se essa é a melhor escolha eu não sei, mas tenho meu equipamento como desejava, agora vou atrás dos meus direitos, onde for aplicável ( vou consultar algum especialista, pois sou leigo no assunto ).
Agredeço mais uma vez todos os comentários
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004