Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoticiasLinux inicia 'greve de comentários' para conscientizar sobre a questão da qualidade



“Estamos em greve! Diariamente recebemos reclamações de leitores sobre os comentários no site. Comentários que fogem dos assuntos das notícias, comentários com o único objetivo de críticar o que a pessoa anterior postou. Discussões sem sentido que não acrescentam à nossa cultura.

Ficaremos em greve por uma semana em protesto e após este período esperamos que as seguintes regras sejam seguidas:

  • Todos os comentários postados deverão ser apenas sobre o assunto da notícia.
  • Os comentários terão argumentação, não serão apenas 'não gosto disso' ou 'você está errado e eu estou certo'.
  • Se a pessoa anterior postou alguma coisa apenas para iniciar um flamewar vamos todos ignorar.
  • Seremos educados


Essa é uma maneira de chamar a atenção para que no futuro não tenhamos que tomar atitudes mais drásticas. Pedimos desculpas a alguns comentaristas que não merecem essas palavras.”


Veja o texto completo em NoticiasLinux.com.br - » Greve de comentários.

O BR-Linux apóia os colegas do NotíciasLinux na busca pelo aprimoramento da qualidade dos comentários, e convida todos os usuários apara que reflitam sobre seu papel neste contexto.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Apoiado!: Claro que eles tem razão em fazê-lo. Acredito até que os comentários fora do tema devessem ser sumariamente moderados. Claro que isso deveria ficar explícito nas normas de comentários no site. Mas o ideal mesmo é que todos tenham bom senso. Ou pelo menos a maioria.
Agora uma notícia que gostei muito foi a que saiu no site do Notícias Linux, sobre o fim do pagamento pelo uso do CNR. Gostei porque sempre tive vontade de experimentar essa ferramenta, e não estava a fim de por a mão no bolso. Com o Freespire, ficou mais fácil. Isso sem contar que tenho a versão 5.0 que baixei do site, aproveitando uma promoção da Linspire do início do ano (alguém lembra?). Só terei dificuldade com o inglês, mas aí paciência. Quem sabe consigo encontrar uma tradução para o KDE deles?


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Lucc
'gosto disso', 'você está certo', 'concordo': (y)
Comentário de Isaac S. Dias
William Henry Gayte$ III, o trolleiro: Este é um dos trolleiros do Notícias do Linux.
É um retardado débil mental, fanboy da M$ e que adora postar bobagens lá.
Quer trazer de volta, ex-usuários do Ruindow$ e que agora só usam Linux.
Comentário de jm
Aqui eh o lugar!: Este brlinux eh o antro dos comentarios idiotas. Neste mesmo post, onde todos estao tomando cuidado ao comentar, ja aparece o comentario do idiota acima, "gate$", "ruindows"...
Essa comunidade deveria ser abolida dos meios digitais. Nada se acrescenta, e tem esse proprio post como exemplo...
A proposito, vou colocar alguma assinatura idiota abaixo. Os melhores posts sempre tem uma assinatura impar e sem graca que abastece a propria nerdice.

-----
jm
int *sex; // the only sex that i know
Comentário de popolony2k
Greve de comentário para conscientizar ???: E viva a democracia.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de rodrigomessiasbarros
Sem comentários: Apóio a idéia por trás dos protestos do NotíciasLinux.

Uma vez, passando por lá, fiquei abismado com a qualidade dos comentários, ou melhor, a falta de qualidade que, infelizmente, não é um problema só deles. Ali já estava virando um verdadeiro "Mural do Exculachamento".

Aliás, há muito não posto um comentário sequer. Seja em qual site for. Já não vale mais a pena! Infelizmente, estamos perdemos a oportunidade de debater idéias e pontos de vista diferentes, uma vez que o "nível" da discussão tende sempre a cair.

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de Phantom X
Não comento faz tempo por: Não comento faz tempo por este mesmo motivo, principalmente lá no NoticiasLinux, onde muitos comentaristas (não todos, viu!) parecem ser "surdos egocêntricos" ou "serial commentators" daquele post que o br-linux mostrou a uns dias.
Compensa ler somente as notícias, mas nada de comentar, infelizmente.


-----
Tudo que postei acima é minha singela opinião.

Onde estiver Linux, leia-se GNU/Linux.
Comentário de anonymous
Acho que o problema do NL é: Acho que o problema do NL é que lá freqüenta uma gangue que adora fazer barulho e decidiu fazer terrorismo contra SL no site. Mesmo quando alguma matéria não fala diretamente sobre software livre, adoram provocar e causar confusão.
Comentário de Guilherme
Muito pouco democrático, triste atitude: Evito comentar, todo dia leio esses sites, mas sinceramente achei uma atitude lamentável da jeito como foi feito. O termo Greve e democracia caminham juntos, os mais técnicos deveriam deixar de comentar, porém remover os comentários não é greve, é ditadura.



Comentário de nemesis
acontecimento comum: Vez por outra, todo fórum na internet passa por essa pendenga, seja Slashdot, Wikipedia, Digg ou mesmo sites mais recatados como Lambda-the-Ultimate. Assuntos sobre meta-moderação vez por outra aparecem e no caso do slashdot, foi até incorporado à sua funcionalidade...

É o resultado de se dar voz à anônimos imbecis: na internet qualquer um pode falar as abobrinhas que quiser, sem medo de tomar um tapa na cara...

claro, até mesmo eu falo abobrinhas de quando em quando... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de itamarnet
Atitude ineficaz: Eu não acredito que essa "greve" seja a melhor maneira de resolver ou abrandar o problema nos comentários. Acredito que o efeito possa ser ainda mais nefasto, afastando aqueles que fazem bom uso da oportunidade de comentar, a os que apenas comentam por comentar, criam polêmicas ou apenas provocam os demais não desistirão.
Não sou um adepto da moderação, mas essa acredito ser uma maneira mais eficaz, isso se for acompanhada logicamente de autenticação de quem comenta.
Mas isso tb tem um lado negativo, onde tomo eu mesmo como exemplo, pois haverão aqueles que não desejaram se cadastrar, e portanto estamos além de impedir os "flamers", tb possivelmente perdendo bons cometários.
Infelizmente não há uma solução ideal, mas sinceramente torço para que o problema seja minimizado, mesmo não acreditando que essa "greve" seja eficaz.
Gostaria de poder fornecer uma boa alternativa, mas da mesma maneira como muitos por aqui nõ saberia qual decisão tomar.
Boa sorte, não so ao NL, mas a todos os sites que sofrem desse mal...
Comentário de Serial achincalhator
Democracia nada, vamos pra ditadura!: Hahaha, que imbecis. Pelo visto falta pouco pra concluírem que o problema do site é a liberdade, e fecharem os comentários exceto para uns poucos usuários de quem gostam mais (ou com quem concordam mais).

Por que é tão difícil entender o conceito de democracia? A idéia é exatamente permitir muito "ruído" no meio da "música". Mesmo porque nesse caso o perigo de não haver democracia é exatamente haver quem determine o que é "ruído" ou é "música": não importa se é um ditador estilo Grande Irmão ou a maioria das pessoas que acessam um sítio: esse controle é anti-democrático. Todos deveriam poder se expressar igualmente, seja a opinião desejada pela maioria ou não.

Claro, por razões práticas se adota um expediente pra valorizar umas expressões mais que as outras, pra quem não tem tempo de ver tudo - daí a validade de um procedimento a princípio "anti-democrático" como a moderação. Mas por outro lado isso faz muitas pessoas se confundirem e ver este quebra-galho prático como um princípio legítimo de seleção de expressões, e outros idiotas irem ainda mais longe e usarem de algo criativo como uma "greve" contra o que eles não querem que seja dito.

Escrevam de uma vez no site o que consideram opiniões válidas, vai. E diga que só não apagarão as mensagens que caiam na categoria. Seria mais honesto, pelo menos.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004