Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo prepara inventário de seus computadores

Jose Pissin (pissin@softwarelivre.org) enviou este link do PSL Brasil e acrescentou: “O governo começará a implementar, ainda neste semestre, um software livre desenvolvido pela DATAPREV capaz de mostrar com exatidão quantos e como são os computadores usados por instituições da administração federal. O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), desenvolvido e já usado há cinco anos pelo Dataprev, exibe não só o número de máquinas existentes em cada órgão público. Também apresenta as configurações de cada equipamento, os softwares que estão instalados (sistemas operacionais livres ou proprietários, antivírus, etc.), quais deles apresentam algum tipo de vulnerabilidade e por aí vai.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Inventário de hardware e software livre e multiplataforma: Alguém sabe se já está disponível para a comunidade em algum lugar ? Sabem quem são os responsáveis pelo desenvolvimento ?

No momento estou precisando exatamente de um software livre para inventário de software e hardware em redes mistas linux/windows. Infelizmente teremos que conviver com algumas máquinas windows por um bom tempo e a coisa mais difícil é controlar de forma automatizada o software instalado nesses computadores. Encontrei vários softwares comerciais que fazem isso mas todos começam na casa dos 5 mil dólares para redes muito grandes (> 500 computadores).

Nas minhas buscas na internet encontrei algumas opções no artigo:

http://software.newsforge.com/article.pl?sid=04/11/18/179206&tid=91


O mais completo e desenvolvido é o OCS Inventory:

http://ocsinventory.sourceforge.net/en/whatisit.php

Alguém já o utiliza ? Descobri ainda que existem extensões dele (scripts PHP) para gerar relatórios em PDF a partir dos dados coletados:


http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1173957&forum_id=196388

http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1160232&forum_id=196388


Descobri que o Windows tem um negócio chamado WMI e que esses programas usam scripts simples para consultar esse WMI sobre as informações de hardware/software (http://www.microsoft.com/technet/scriptcenter/guide/sas_wmi_overview.mspx)
Comentário de livre_de_onde?
É livre, mas só pro pessoal: É livre, mas só pro pessoal da Dataprev.
:-D
Comentário de Evandro Begati
horas... se eh só pro pessoa: horas... se eh só pro pessoal da Dataprev, então não eh livre...

por favor, alguém consulta aí no Aurélio o que significa a palavra "livre", já não sei mais que coisa eh essa...
Comentário de Manoel Pinho
Instituições federais: Mesmo que seja só para instituições governamentais, eu trabalho numa delas.

Não sei porque tanto mistério nessas liberações de software no Brasil. Não era mais fácil criar uma página na internet e colocar os fontes para o pessoal já ir olhando e testando. Mesmo que não esteja estável, o processo de desenvolvimento de softwares livres é justamente esse.
Comentário de marcosalex
Marcos Alexandre: Engraçado que o Windows tem uma API própria pra esse tipo de coisa desde o Windows 2000. O Linux deve ter algo parecido.
Comentário de Berlim
lei: O problema é que existe uma burocracia aí qualquer que impede o governo de disponibilizar coisas na qual ele investiu dinheiro, como se fosse algo estratégico saca? Enquanto isso não muda, os jurídicos de todos os orgão públicos vão ficar falando "Olha aí, se vc liberar, vai estar infringindo o artigo tal" ou coisa do tipo.
Comentário de Manoel Pinho
Inventário de sw e hw no linux: O linux não precisa disso porque tem coisa muito melhor. Além de vc poder fuçar diretamente o hardware vendo o /proc, há programas que listam o hardware para vc e geram um relatório prontinho em texto, htm ou xml:

http://ezix.sourceforge.net/software/lshw.html

lshw (Hardware Lister) is a small tool to provide detailed information on the hardware configuration of the machine. It can report exact memory configuration, firmware version, mainboard configuration, CPU version and speed, cache configuration, bus speed, etc. on DMI-capable x86 or EFI (IA-64) systems and on some PowerPC machines (PowerMac G4 is known to work).


E para listar software instalado por rpm, deb ou outro formato nativo há sempre uma opção no rpm, dpkg ou outro comando para listar os pacotes instalados. Eles já usam um banco de dados mesmo para armazenar essas informações.

E no programa que eu citei há um script que consolida todas essas informações tanto no windows quanto no linux. Ele está caminhando para ser um software multiplataforma de inventário de hw e sw, integrado com um sistema para helpdesk. Está quase pronta a integração final.
Comentário de anon
Como assim não precisa? S: Como assim não precisa? Só pq você não sabe o que é não generalize. O wmi é uma implementação de WBEM (Web Based Enterprise Management) para windows. WBEM é um conjunto de tecnologias para gerenciamento, desenvolvido por um comitê de empresas (sim, a Microsoft está junto).

E antes de falar que não existe, que tal dar uma olhada no SBLIM (http://sourceforge.net/projects/sblim), feito pela IBM?

Da descrição do projeto:

SBLIM (pronounced "sublime"), the Standards Based Linux Instrumentation for Manageability is an IBM Open Source project, intended to enhance the manageability of GNU/Linux systems. It does so by enabling WBEM, Web Based Enterprise Management.
Comentário de Helvécio
Livre aonde cara-pálida ??: Se é Sofware Livre, onde estão os fontes ? Quem é o grupo de Desenvolvimento ? Em quais linguagens foi desenvolvido ? Roda sobre que sistema ? Quando foi apresentado a comunidade ? Cinco anos de desenvolvimento e ninguém ouviu falar dele ? É utilizado em outro lugar além da DATAPREV ?

É preciso ser mais claro antes de chamar algum soft de livre.

SDS
Helvécio
Comentário de Manoel Pinho
@anon: Agradeço a sua informação, embora tenha sido feita de uma maneira covarde (por ser anônima) e desnecessariamente agressiva. Não, eu não conhecia esse padrão, assim como acredito a maioria aqui.

Quando eu quis dizer que o linux não precisa do WMI é porque existem meios alternativos e muito mais simples de levantar o hardware e software. Mas se existe uma implementação livre desse padrão, ótimo. Por que você não sugere ao pessoal do projeto OCSinventory em vez de tacar pedras nos outros de forma covarde ?

Rapaz, isso não é competição de nerds para ver quem sabe mais. Quando escrevo aqui e usando o meu nome é para trocar idéias e experiências com outras pessoas. Ninguém sabe tudo e só temos a lucrar se agirmos civilizadamente. Afinal, este não é o ideal do software livre ? Trocar conhecimento e código ?
Comentário de e-Tux
Onde estão os fontes?: Ainda não estão disponíveis, mas em breve poderemos até colaborar com o projeto. Leiam a nota abaixo:

" Nota da Redação do Portal do PSL-Brasil:

A Diretoria da DATAREV está tratando com a Diretoria do ITI a forma da liberação total da ferramenta para toda a comunidade. A Diretoria da DATAPREV espera concluir rapidamente as tratativas e constituir uma grande comunidade en torno da solução. "
Comentário de Clovis Sena
Everest Home: bom dia,

Ferramentas para inventariar e levantar o parque das máquinas na rede, existem várias, por exemplo a Everest Home/Professional:

http://www.lavalys.com/products.php?lang=en

Agora eu acho que se a Dataprev desenvolveu uma ferramenta propria para uso interno ( afinal o parque de máquinas da dataprev deve ser grande ) , então nao acho que ela vá sair destribuindo assim pra todo mundo.

t+
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004