Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Magazine (BR) de agosto: uma excelente surpresa

Uma excelente surpresa - esta é a melhor descrição que posso oferecer sobre a minha leitura da edição de agosto da Linux Magazine. A começar pela data: comprei meu exemplar na semana passada, apenas 3 semanas após o lançamento da edição anterior, e ainda completamente dentro do mês de referência, já que é a edição de agosto. Aparentemente eles estão conseguindo recuperar o calendário após os atrasos da gráfica em abril.

Mas a questão cronológica, embora importante, foi a menor das surpresas. A revista está com visual completamente renovado, com novo projeto gráfico e editorial - e o subtítulo 'a revista do profissional de TI'. As mudanças trazidas pelo surgimento da revista EasyLinux (voltada especificamente para os usuários desktop) finalmente apareceram com força total na pauta da LinuxMagazine, que agora tem foco bem claro no público com interesse técnico, nas áreas corporativas, administração de sistemas e desenvolvimento.

A minha coluna foi mantida, e agora está em excelente vizinhança, ao lado da do Klaus Knopper (criador do Knoppix), Zack Brown (do KernelTraffic) e Charly K??hnast. Entre os artigos desta edição, me chamaram a atenção o tutorial do Jack, a matéria sobre certificações LPI, o texto sobre a próxima versão do Samba e o teste das otimizações do GCC 4.1.

Esta edição tem 84 páginas, e o preço de capa é de R$ 10,90.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de igortw
DVD: lembrando que apartir de agora eles não irão enviar mais cds nem para assinantes, a apartir de agora virão DVDs a cada 6 messes com conteudos diversos e distribuiçoes completas!!
Comentário de Carlos Romel
Novo formato.: Olá.

Realmente, o novo visual melhorou a leitura.

Eles poderiam apenas ter esperado até dezembro para efetivar a mudança.

Para quem é assinante, a mudança constante no meio do ano atrapalha a coleção (na edição 9 de junho/2005, a revista encolheu aproximadamente dois centímetros, mantendo o número de páginas, 98. A partir da edição 19 de maio/2005, a edição encolheu 16 páginas).

Fora esse detalhe, é uma ótima leitura.
Comentário de Donnie Darko
opa, vou comprá-la!: opa, vou comprá-la!
Comentário de fabriciomoeller
O site não foi atualizado: No site, continua a edição anterior.
Comentário de ricardomoc
Com atraso: Geralmente o site demora bastante para ser atualizado. Se não me engano, somente uma vez foi atualizado no mesmo instante em que a revista era distribuída. E me parece também que certa edição nem chegou a constar no site.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de NatuNobilis
Menos páginas na LM: Quem assinou a Linux Magazine com 100 páginas vai receber 134 páginas por mês, em vez de 100, porque receberá a Easy Linux junto.

As 16 páginas que saíram da Linux Magazine são as que compunham a seção Linux User. Essa seção inteira agora é parte da Easy Linux.

E sobre esperar até dezembro, nem todas as assinaturas vencem no final do ano. Além disso, não existe data pra melhorar num produto. ;)

Que bom que vocês gostaram do novo formato da revista. Esse é o maior incentivo. :)
Comentário de tubarao50
A revista está mais madura.: Não ficou claro se o DVD será exclusivo dos assinantes ou se também estará presente nas revistas que irão para as bancas. Alguém me esclarece?
Comentário de Breno Vale
Assinatura: Pessoal, e como podemos assinar a Linux Magazine?
Tem algum site?
Comentário de Pablo "NatuNobilis" Hess
Depende: Os planos atuais são de distribuição dos DVDs somente para os assinantes.
Dependendo da aceitação e da demanda por parte dos leitores que compram nas bancas, estudaremos a possibilidade de lançar os DVDs como produtos separados nas bancas, em caixinhas bonitinhas e com manual.
Comentário de NatuNobilis
Sim: Tem site ( www.linuxmagazine.com.br ) e tem e-mail ( assinaturas@linuxmagazine.com.br ).
Comentário de Damarinho
Jornalismo: (*_*)

1 - Ainda no fórum antigo, houve publicação de diversas opiniões sobre a LM daquela época.
2 - A surpresa da LM de 22 agosto 2006 está numa resultante de aceitação de crítica construtiva que os forenses dissertaram sobre a
editoração e arte gráfica nas edições anteriores.

3 - Na épcoa, opinei :
a) que os itens do INDICE estavam em "degradé" e era impraticável com esforço ler parte metade dos tópicos de linha, pois estavem em letrar escuras sobre fundo escuro (!!!).

b) A intitulação dos assuntos era inadequada, pois precisaria ler a sinopse para entender a proposta do tema; arquivando-se a revista, era
sacrificante pesquisar (no ìndice, ou paginando) um assunto por seu título, que não correspondia ao conteúdo e tema.

c) Sabe-se que, em Jornalismo, o título "indireto" é equivocante.

4 - Melhorou muito, e em vários aspectos : colunação, destaques, realces, enquadramento, cores, planos.

a) Mas, nessa edição vimos que o AUTOR de um tema é mais importante que o próprio tema. No futuro, arquivando as revistas, vamos pesquisar por AUTOR e depois ler o tema.
Exemplos: KLAUS KNOPPER (em negrito e caixa altíssi8ma : autor - e o tema: Pergunte ao Klaus. Outro: AUGUSTO CAMPOS - tema: Meu servidor foi invadido; e agora?

b) Teste de esforço. Propõe-se que se conte quantas vezes um texto será relido, quando letras "cinza" estão em fudo azul-ciano; assim como se vê nas páginas 30, 31, 32, referente a quadros de Exemplos. E para quem não dispõe de uma lente-plana resulta em "ruido de comunicação".
Além do contraste inadequado, as letras são de tipo muito pequeno.

5 - Ler com prazer e conforto é o lema.
Dois eventos de publicação, neste mes, chamaram a atenção, relativamente ao que acima está exposto:
Linux Magazina - agosto-2006 e PC-Master número 111.
Ambas com profundas modificações publicitárias.

\o/











(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
http://br.geocities.com/omlinux/index.html
103 Pergundas :) http://ssalto.sites.uol.com.br/mens103.htm
Comentário de NatuNobilis
Respondendo: 4a) "Mas, nessa edição vimos que o AUTOR de um tema é mais importante que o próprio tema. No futuro, arquivando as revistas, vamos pesquisar por AUTOR e depois ler o tema.
Exemplos: KLAUS KNOPPER (em negrito e caixa altíssi8ma : autor - e o tema: Pergunte ao Klaus. Outro: AUGUSTO CAMPOS - tema: Meu servidor foi invadido; e agora?"

Damarinho, o motivo disso é que essas 4 matérias tratam-se de colunas. Numa coluna, o mais importante é o autor. Um destaque do que é falado pode ser encontrado naquele trecho em letras maiores que aparece no meio do texto da coluna. Nada de errado aqui.

Quanto ao resto, obrigado pela opinião. ;)
Comentário de Herlon Camargo
Sou assinante da revista e: Sou assinante da revista e até hoje (05/09) não recebi o exemplar de agosto. Todo mês chega atrasado. Pergunta: é melhor não ser assinante e comprar a revista na banca?

Na LinuxMagazine, o ditado é um pouco diferente: "Os primeiros serão os últimos!" Os primeiros a pagarem pela revista (assinantes) são os últimos a recebê-la.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004