Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Notebook de US$ 100 tem (mais um) novo nome



“Conhecido popularmente como o 'notebook de U$100', o portátil desenvolvido pelo projeto One Laptop Per Child (OLPC) ganhou novo nome e se aproxima da configuração final que deverá ser entregue a Governos de países emergentes. O site do OLPC apresenta o notebook educacional como 2B1, que, graças à posição das letras e número, tem o significado de algo como 'para ser alguém', em inglês.

A mudança no nome acompanha também decisões sobre últimos fatores que suscitavam dúvidas entre os grupos envolvidos junto ao OLPC no desenvolvimento do notebook, como a tela. A discussão sobre a presença de uma câmera no notebook, segundo Walter Bender, presidente do OLPC, foi finalizada com a inclusão de uma webcam capaz de fazer filmes com resolução VGA (640×480 ppp) a cada notebook 2B1. A câmera fotográfica se junta às três interfaces USB, ao slot para cartões Secure Digital e ao manche de comandos como funções presentes na moldura da tela do notebook que permite que o 2B1 seja usado como uma espécie de prancheta digital.



David Cavallo, coordenador do OLPC responsável pela negociação do notebook educacional com o Governo brasileiro, estima que, até o final do ano, os acordos com governos interessados no projeto deverão ser fechados.”


Veja o texto completo em IDG Now! - Com novo nome, notebook de US$ 100 se aproxima de configuração final.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de magsilva
Agora a coisa começou a: Agora a coisa começou a ficar boa. Webcam, microfone, mesh networking. Poder de processamento certamente será um entrave, mas... bom, os desenvolvedores podem aprender novamente como fazer bons softwares com pouca memória e CPU.
Comentário de nemesis
que porra é essa?!?!: essa é a foto do protótipo mais recente?! laptop?! tá mais pra tablet PC, ou "computador" da Xuxa!

microfone, webcam?! que diabos isso tem com educação?! cadê o teclado?! a não ser que venha com um excelente software de reconhecimento de voz...

cadê a manivela para usuários sem acesso à rede elétrica poderem alimentar o bicho?!

isso tá virando uma novela à brasileira, vai acabar em pizza com um pocketPC a 200 dólares...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
????: Que pressa para criticar, hein? Tem muitas razões válidas pra criticar o OLPC, mas acho que o fato de ele ter a opção de operar com o teclado dobrado e escondido, funcionando como se fosse um e-book, não é uma delas.
Comentário de Foo
Mic e webcam tem a ver com educação sim!: Nemesis, microfone e webcam tem muito a ver com educação SIM!

A abordagem do laptop não é a educação do século passado, conteudista e com pouquissima interação por parte dos alunos, e sim um ambiente rico de interação entre alunos e professores, com mídias interativas e colaborativismo.

Neste ambiente, microfone e webcam são absolutamente necessários.
Abra a mente para as possibilidades de ensino.

A manivela já era. Outro sistema de alimentação alternativa entrará no lugar.

Que tal ler um pouco mais antes de sair xingando?
Comentário de nemesis
hah!: "ambiente rico de interação entre alunos e professores, com mídias interativas e colaborativismo"

ah, interação! coloborativismo! imagine as possibilidades de se reescrever a História em um wiki do professor! Ou de se aprender português com um microfone e karaokê... além da já famosa facilidade de copiar-e-colar dos micros + internet para pesquisas escolares...

o único uso concreto e bom de computador no ensino é para ensinar matemática através de softwares de plotagem de funções: fica mais fácil de ver o resultado de expressões abstratas... e isso nada tem a ver com microfone e webcam...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004