Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Audacity: software livre com funções práticas para gravar podcasts


“O Audacity é um software livre que poderá ajudá-lo na gravação de um podcast, pois possui funções práticas de edição de áudio.

Antes de tudo, já com suas ferramentas básicas em mãos, você deve ir ao site do Audacity e baixar o programa. O download é auto-explicativo e bem rápido.

Assim que o programa estiver instalado em seu computador, você precisará configurá-lo. Para fazer isso, clique em “Preferences”. Você terá que configurar sua placa de som, o formato da gravação (deixe em “WAV”), o volume do microfone, se você irá gravar com uma ou duas vozes e a pasta onde salvará o programa em seu PC.

Para gravar, clique no botão “Record” (o símbolo é um círculo vermelho), que se encontra na parte superior central da interface. Logo ao seu lado, está o botão “Stop”, que para a gravação.”


Veja o texto completo em IDG Now! - Audacity: software livre com funções práticas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vinicius Depizzol
Aparência: O Audacity é muito bom. Mas o que ele tem de bom ele tem de feio :P. Existe algum jeito de deixar aplicações wxWidgets com aparência bonita?
Comentário de fzero
Teoricamente sim, mas...: O WxWidgets mais recente usa GTK 2.x, mas a versão usada no Audacity é mais antiga - é daí que vem o problema. Aparentemente, o código do Audacity precisa passar por uma grande revisão para ser portado para a versão nova do wx.
Comentário de marcus
Audacity 1.3: A versão 1.3, que está em beta, está implementada sobre o wxWidgets 2.6:
http://audacity.sourceforge.net/download/features-1.3-g.php

Além disso, tem MUITOS novos recursos que irá agilizar a vida de quem precisa editar trilhas de áudio.
http://audacity.sourceforge.net/download/features-1.3-a


Comentário de k2flag
http://kurtkraut.wordpress.co: http://kurtkraut.wordpress.com/2006/08/25/comendo-o-pao-o-diabo-amassou
Comentário de bebeto_maya
GTK1.2 no Audacity náo é realmente grave!: __Os problemas de usabilidade com a versão 1.2 da GTK, utilizada no Audacity. não são realmente graves...Muito pelo ocntrário, o Audacity é muito rápido por usar a GTK 1.2...Há apenas uma pequena queda na "amigabilidade" que não atrapalha em nada a produtividade.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de CWagner
Sinceramente?!?!? : Sinceramente?!?!?

Alguns acham que todo programa devia ser reescrito para usar a última versão da mais nova biblioteca gráfica existente, seja ela qual for. Se fosse assim, ninguém iria escrever aplicativo gráfico. Já viram a quantidade de bibliotecas gráficas existentes?

Aparentemente esse comportamento é senso comum de uma parcela enorme de usuários que costumam ficar trocando de temas de meia em meia hora, adoram ícones e botões animados, assistentes até para acharem itens no menu Arquivo, etc.

O Audacity é um bom programa ESPECÍFICO para captura e tratamento de áudio, com suporte a vários efeitos e plugins Ladspa (http://www.ladspa.org), ou seja, não é para qualquer um que ache bonitinho ficar gravando a rópria voz para mostrar pra família. Apesar disso também ser possível, mesmo através da sua "interface arcaica"(?!?!?!?!?).

A primeira vez que executei o Audacity consegui fazer algumas besteirinhas, como reduzir ruídos, recortar trechos de arquivos, mixar faixas, aplicar efeitos, inverter o sentido da "rotação" do som, etc... isso em menos de 20 minutos. E olha que só tinha visto a interface do bicho em screenshots. Não achei feio, não corri de medo, não senti ânsia de vômito ou coisa parecida.

Quem quer fazer um trabalho, qualquer que seja, e não sabe produzir suas ferramentas, ou se adequa ao que lhe é oferecido ou procura outra. E se nem assim consegue fazer algo, o melhor que faz é mudar de área.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de renatogdelf
Outra matéria semelhante: Sempre é bom ver matérias sobre SL em publicações que não estão ligadas diretamente à causa. Ainda mais em um IDG Now, que é beeem conhecido.

A Linux Magazine Brasil número 21, de Julho/2006, tem uma matéria com assunto idêntico: "Grave Podcasts com o Audacity". É bem mais explicativa e detalhada que a matéria da web. Recomendo.

É isto aí.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004