Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorando livros com o LyX

“Publicar seu próprio livro vem se tornando mais fácil e mais barato, graças em parte a novas tecnologias de impressão e às ferramentas desktop de editoração. Se você algum dia considerou escrever um livro, você deve ter avaliado os recursos de leiaute do OOo Writer, AbiWord, KWrite ou outros processadores de texto. Embora estas ferramentas possam prover resultados adequados para muitos tipos de documentos, vale a pena considerar o LyX, uma ferramenta de editoração de código aberto que, com um pequeno esforço, pode criar um livro com aspecto realmente profissional, indistinguível de um livro produzido pelas principais editoras.”


Veja o texto completo em NewsForge | Designing a book with LyX.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
Entrei no site do Lyx: A única vantagem real dele é que ele te força a fazer o que deveria ser sempre feito nos *office da vida: usar estilos. Isso é extremamente importante, principalmente em documentos grandes. Digamos que você mude de idéia sobre a formatação dos títulos. Com estilos, basta mudar a definição de "título" uma vez e todos são atualizados imediatamente. Simples.

No LyX você é obrigado a fazer as coisas de uma determinada maneira, apenas uma maneira, somente uma maneira e ai de você se reclamar. Tem gente que gosta disso, então talvez dê para chamar isso de "feature", mas eu discordo.

Comentário de brandizzi
Ah, crianças :p: Como eu escrevo muitos trabalhos devido ao meu curso superior, posso garantir: quando você está escrevendo algo sério, não existe outra maneira de trabalhar que não a que o LaTeX impõe. Não, não existe. É sério.

Tente escrever um artigo segundo as normas da ABNT ou uma apostila com aparência organizada e você vai entender o que quero dizer.

Agora, realmente tem gente que prefere aqueles "documentos" WYSIWYG onde "quebra de página" é feita com 40 linhas em branco, título é negrito sublinhado vermelho fonte MS Comics 22 e lista numerada se consegue pondo números antes do parágrafo. Dado que eu já fui um destes (ok, nunca "quebrei página" daquele jeito, mas o resto todo eu já fiz :p), posso garantir: o único motivo para você não querer um documento estruturado é a ignorância.

(Quer dizer, tem o fato também de os editores WYSIWYG atrapalharem para caramba a sua vida neste sentido, mas vale a pena superar isto...)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de fzero
Eu não sou *contra* LaTeX...: ...só não usaria. E eu já fiz diversos trabalhos seguindo as normas da ABNT. Tenho templates prontos para serem usados no OpenOffice até hoje - nunca tive problemas. É apenas uma questão de saber usar o software e, principalmente, saber usar estilos.
Comentário de Alexandre_Martins
Compartilhe: Então, por favor, companheiro,

Compartilhe estes "templates", envie-os ao BROffice.org para que seja disponibilizado aos usuários do programa. Se quiseres distribua com Copyleft, mas compartilhe!!!

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de toko
Com restrições: Comom disse o colega acima, produzir textos com TeX é mamão com açúcar; você só se preocupa em pensar no que quer dizer - a forma como vai aparecer / ser organizado no papel é trabalho do TeX.

Mas não gostei muito de LyX, ou mais exatamente do KLyx - o seu front-end para KDE; apesar de bem simpático e bonitinho, ele usa algumas construções de macro que não são padrão e isso dificulta você "compilar" o trabalho fora do próprio LyX.

Eu prefiro e uso sempre o Kile... além de me parecer ter uma implementação de macros TeX (LaTeX) bem padronizada, ainda me deixa / obriga a aprender um pouco da linguagem TeX.

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de Tenente Blueberry
LyX foi a minha salvação: No final de 1999, meu orientador de mestrado virou para mim e disse que eu teria que escrever a tese em LaTeX. Lembrei do sufoco que foi no ano anterior, para escrever um artigo em Word, 8 páginas, e eu tive que imprimir folha a folha, pois o Equation Editor trancava tudo. Mas ao mesmo tempo, não havia tempo hábil de sentar e aprender toda a sintaxe do LaTeX.

Conheci o LyX, ainda na versão 0.alguma-coisa, e usei ele para escrevê-la. As equações mais complicadas (como o sistema de Stokes em 3 campos), foram escritos direto em LaTeX, dentro do LyX. Mas o resto foi todo montado nele.

Fiquei tão contente que coloquei no final da tese um agradecimento aos autores do GNU/Linux (onde compilei e executei tudo) e do LyX (quem começou foi o Mathias Ettrich, se lembro bem um dos pais do KDE).

De lá para cá andei traduzindo partes de documentação, mandando bugreports e escrevendo outros materiais com ele, como duas ou três apostilas, notas de aula, até meu currículo. E estou satisfeito com ele, por diversos motivos.

Aprendi mais um pouco de LaTeX desde então, mas... Na boa, eu n gosto de programar em Assembly, porque vou ter q futucar em tão baixo-nível? =)

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004