Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux é para quem sabe?

“A única alternativa que encontro é na hora de comprar um hardware procurar marcas que sei que existem drivers para minha distro e que já venha pelo menos com menção ao linux. Só que aí esbarra nos dispositivos mais especificos, para um Palm voce praticamente só terá a comunicação simples com o PC (esqueça aqueles trocentos aplicativos bacanas que todo mundo usa na lista de discussões, alguns não funcionarão nem no emulador) que dependendo da Distro é um parto, para cameras digitais voce só poderá baixar as imagens para trabalhar no PC que para um usuário que gosta de todos aqueles softwares que vem com elas é limitante, enfim, por aí vai.

Não adianta a desculpinha nerd de que: - dane-se! Linux é para quem sabe! Isso é tão infantil como idiota. É fuga por falta de argumentos, precisamos da popularização do linux para que as fabricantes facilitem nossa vida e de quem usa o software livre, precisamos de um linux maduro mas tambem usável para quem não tem a TI como um fim e sim como meio.

Existem distros como o Ubuntu que vem para contornar esse problema, mas ainda falta a popularização do linux para facilitar o combate ao preconceito e a discriminação.

Ainda existem os que criticam distros como Ubuntu mas essas pessoas são contra qualquer coisa que não seja do gosto delas, são pequenos totalitários que não defendem a liberdade dos outros e só encontram uma forma de serem livres, sendo o opressor!”


Veja o texto completo em CMilfont » Linux puro ou relativizado!.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Oceanos
"Ainda existem os que: "Ainda existem os que criticam distros como Ubuntu mas essas pessoas são contra qualquer coisa que não seja do gosto delas, são pequenos totalitários que não defendem a liberdade dos outros e só encontram uma forma de serem livres, sendo o opressor!”

Eu chamo esse povo de "Oba-Oba", que são os excluídos socialmente que encontraram no Linux uma forma de ser diferente. :)

E nem todo mundo gosta da masturbação mental de se mexer com linux, esses dias fiquei meia hora pra trocar o layout do meu teclado no X, uma merda!
Comentário de Assemblage23
Usuário é o cara que liga: Usuário é o cara que liga e diz "Ó, cliquei no botão e deu errado". Cuma? Que botão, em qual programa? Ele não sabe dizer a versão do sistema (o que é sistema?) nem nada muito técnico. O sujeito quer simplesmente que ao clicar no botão "dê certo".

Não é à toa que o Ubuntu vem crescendo, justamente por focar no usuário, e não nos nerds.

Vida longa ao Ubuntu!.

Comentário de manoel_lobo
Tem hora que também não: Tem hora que também não aguento me masturbar mentalmente.

Mas, sem sombra de dúvida, prefiro comer paima do Linux/*BSDs e dos ditos "alternativos", do que viver na sombra da incompetência e amarração do produto "padrão" de mercado.

Tudo tem seu preço, inclusive a liberdade de fazer o que bem entende com o sistema.

Neste caso, você paga com paciência e competência (além dos colhões necessários).

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de boi
As coisas não são tão simples: Eu acho que tem muita gente ultimamente vendo essas questões sobre a popularização do Linux de forma simplista demais, inclusive o Eric Raymond. Virou moda, por exemplo, dizer que o Linux não é mais fácil de usar apenas porque os usuário mais antigos querem que ele seja difícil. Mas as coisas não são tão simples. Os problemas não são apenas filosóficos. Existem dificuldades técnicas. Existem dificuldades legais. Existem dificuldades financeiras. Por exemplo, para distribuir legalmente os codecs proprietários que tanta gente reclama da falta, uma distro de Linux teria que pagar royalties. E quem ficaria com essa conta? Não vejo outra alternativa, a não ser cobrar do usuário. Será que o pessoal que reclama tanto disso pagaria por uma distro, talvez até mais do que por uma licença do Windows? Tenho a impressão de que não.
Comentário de TonySP
Opressores, masturbação e + blá, bla, blah: Agora se eu vou comprar pão e o padeiro me diz que só tem de banha eu sou um oprimido! Vai na próxima padaria, tem tantas por aí...

Desde quando estudar passou a ser masturbação mental? Acho que quem não quer configurar seu teclado na mão tem mais que usar Ubuntu, Fedora, SuSE e demais mesmo, mas depois não tem de ficar reclamando que o micro tá lento, ou que o sistema fez tal coisa sozinho, ou coisa assim. Toda moeda tem dois lados. Se você não gosta de mexer na linha de comando, instale uma distro em que isso não seja pré-requisito e, mais do que tudo, pare de criticar quem gosta de fazer diferente.

Não sou diferente porque uso Linux (em cmd muitas vezes). Apenas não quero usar um Windows pirata para baixar minhas fotos, não quero pagar por uma licença e não quero ver um monte de tela azul. Mas isso tudo é opção de cada um.
Comentário de nemesis
sim :): sim :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de xultz
Interessante o artigo.: Interessante o artigo. Falou, falou, falou, reclamou, reclamou, reclamou, não disse nenhuma novidade, e principalmente não deu nenhuma saída e no fim não acrescentou em nada. O pior de tudo é ter parado no br-linux. Agora fiquei decepcionado com o site.
Comentário de Alexandre_Martins
Concordo contigo, exceto no: Concordo contigo, exceto no final.

O BR-Linux permite que os usuários registrados postem notícias, eu mesmo já o fiz, o problema é que o colega aí de cima que postou (autopost) seu comentário como tópico (opinião) parece que está equivocado e, a meu ver, utilizou o sítio errado.

Abraços,

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Manoel Pinho
Computador é para quem sabe: Computador é para quem sabe, assim como carro é para quem tem carteira. Computadores são complexos e mesmo computadores com windows são "complexos demais" para esse povo que não sabe nem acertar relógio de videocassete. A prova disso é a existência de seções de suporte nas empresas e instituições e a de "técnicos" aos montes em qualquer anúncio de jornal.

E quem se considera heavy-user de windows só não usa uma distribuição amigável de linux se não quiser. Claro que ainda existe o problema de hardwares não compatíveis mas quase sempre quem está acostumado a comprar hardwares decentes para usar no windows também não costuma ter problema de compatibilidade com o linux também.

Há bem pouco tempo muitos usavam MS-DOS/Windows 3.x, conseguiam usar o prompt do DOS, sabia configurar IRQs e I/O de placas ISA e sabiam até usar gerenciadores de memória para burlar a restrição dos 640K de RAM. Secretárias usavam Wordstar e contadores usavam Visicalc e Lotus 123 (em DOS). Pelo que eu saiba ninguém morreu e todos sabiam que computador não é batedeira de bolo, que precisava um mínimo de instrução para operá-lo. Não era preciso ser PhD nem entender de Eletrônica Digital para operar aquelas coisas, só dedicar um tempo mínimo para aprendizado, coisa que ninguém parece querer mais fazer. O mesmo acontece nas escolas e por isso tem tanto analfabeto funcional hoje em dia.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Vitor Duarte
suporte Hardware: Bueno pessoal eu acho q hoje o linux não para experte pq hoje qual quer um q tenho o minimo em conhecimento em infomática he capaz de instalar o linux. Pq os Hoje eu acho que exite mais manuais pro linux do q pro Ruindows eu pelo menos trabalho em assistencia Tec. e uso o linux. nao fico totalmente dependente do Windows. Essa Distro chama ubuntu esta ai para provar q o linux pode ser facil para usuario iniciante. Entao vamo lá pessoal mãos a obra , vamos descobrir o q esses maravilhoso sistema chamado linux tem a nos oferecer..
Comentário de rca_cap
"para cameras digitais voce: "para cameras digitais voce só poderá baixar as imagens para trabalhar no PC que para um usuário que gosta de todos aqueles softwares que vem com elas é limitante, enfim, por aí vai."

máquina digital = digikam (picasa)
Só dá pra baixar??????????????

palm = evolution
ipod = amarok

o que estes softwares ficam devendo para os softwares dos fabricantes?

Como pode alguém escrever isso?


Comentário de bebeto_maya
Aprender a usar para usar melhor!: __Alguns softwares não ficam devendo em nada...Muitas vezes pessoas que criticam a falta de softwares para Linux apenas não sabem procurar...Isso devido ao fato de terem como parâmetro os softwares proprietários do próprio Windows...

__Por ignorância afirmam que não há gravadores de CD/DVD para Linux, players de DVD, softwares para câmera, mp3 player, etc...

__Não conhecem os equivalentes e se dão mal...Nesse aspecto, acredito que é preciso aprender Linux, sim. Mas que não é díficil,pois basta compreender os equivalentes no novo sistema.

__Isso acontece pelo fato do Linux não ter uma gama alta de softwares do mundo proprietário como têm o MacOSx e Windows...Não há nada de errado...Não acredito, portanto, que aprender Linux signifique "servir a máquina". Acredito que aprender mais sobre a máquina lhe dará um melhor uso dela...Pra quem não tem a informática como fim,aprender um pouco não mata ninguém, e é tarefa de um mês para se adaptar ao novo sistema.

__Então o dramalhão de que "eu quero usar e não aprender!" preconizado pelos desafetos do Linux/S.L. é só uma celebração cretina da ignorância humana...Muitas vezes, ou na maioria delas, criado por pessoas de alto nível educacional. Infelizmente!

__Aprenda a usar para usar melhor!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de CWagner
Concordo com você,: Concordo com você, Manoel.

Hoje em dias a maioria das pessoas acham que não têm necessidade de aprender, apenas utilizar, esquecem no entanto que para usar bem qualquer coisa, precisam antes aprender muito sobre outras coisas.

Mas não costumo achar que tais usuários têm muita culpa no cartório. Creio existe interesse por parte de muitos que a massa continue ignorante em muitos aspectos da vida em sociedade. O que seria dos governos se todos decidissem aprender direito, política e sociologia? O que seria das produtoras de combustíveis se todos resolvessem estudar física e química * ?

Creio que existe um medo por parte de muitas pessoas e instituições de que boa parte da população resolva aprender informática, alguns teriam a chance de descobrir que não precisam pagar milhares de reais para fazer coisas como digitar textos, usar internet (browser), retocar imagens, etc. não que muitos se preocupem com isso, mas... Outros ainda se preocupam com a possibilidade de que muitos aprendam a programar. Imagine se num desses projetos de inclusão digital aparecesse um Torvalds, um Tossati, um Richard Stallmam ou até mesmo um Tanembaum da vida? A probabilidade é muito pequena, no universo de usuários atuais, mas imagine com o acréscimo de novos usuários que projetos como o tão debatido e às vezes combatido OPLC proporcionarão.

Conjecturas à parte, muitos defendem que o usuário comum quer que o PC seja um eletrodoméstico comum, que seja possível apenas ligar o micro e funcionar, como se fosse um rádio ou uma TV. Não sabemos o que o futuro (daqui a 5-10 anos) nos reserva, mas provavelmente o contrário será mais plausível com o lento mas irreversível processo de convergência, onde vários eletrodomésticos estarão aptos a serem programados e tenham sua interface modificada. Já está havendo um começo, TV-Digital, Home-Theaters, Microondas, Geladeiras, aparelhos de som para carros, GPS, PDAs, SmartPhones, são apenas exemplos do que está por vir.

E se o usuário comum não começar a se virar desde já, estará mais perdido do que nos dias de hoje.

* Alguém poderia descobrir um combustível barato e menos poluente. Até existem estórias na internet sobre um brasileiro que teria inventado um modo de como fazer um motor comum funcionar com algo que não fosse gasolina ou álcool e ele nunca mais foi visto depois de ter divulgado a descoberta.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de deysonthome
Sobre esse tópico....: Eu sempre imaginei que tópicos assim fossem moderados...principalmente pelo tipo de site que é o BR-Linux. Então qualquer um pode colocar um tópico...? Acho que não.......
Agora vou dar minha opinião....ridículo...pois é um atestado de ignorância ou é um tópico anti-linux e SL lançado dentro de um site da comunidade.....
Surpreendente...por ter sido veiculado....
Eu , in mho, acho estranho e pergunto ao amigo Augusto se o tópico foi permitido por questões de democracia... pois sinceramente...é estranho heim ?
Por exemplo, eu se fosse a M$ e tivessa o desejo de atacar o Linux....eu iria atingir os sites de linux e usar os próprios sites de linux para lançar absurdos como estes...e eu sinto uma presença estranha da M$ aqui no BR LINUX.......coisa que para nós é estranha....o tal cara é um estranho no ninho aqui, não ajuda em nada.....
De repente me deparo com um tópico desses...qual é a do site agora...? Não to entendendo não...sério mesmo....
O que ele quer dizer,,,? Então o Gimp, o Picasa no Linux não diz nada ? Usuários que atendo, todos acham o Ubuntu mais fácil que o Windows....o referido SO é "ilusoriamente" mais fácil......eu fico com o Linux é melhor e não é fruto de uma empresa que se mantém a custa de trapaças.....
Agora vou esperar as ameaças do senhor Cima, moderador também aqui do BR LInux.....
Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Henrique Vicente.
Nem tenho paciência para ler, mas...: Desconfio que seja o mesmo blábláblá de quem escreveu "it's the developers, stupid".

Ah gente, por favor... Vamos escrever coisas mais legais. Que tal escrever um texto dando pitaco de quando usar uma licença X ou uma Y? Vamos nivelar por cima também, né!
Comentário de Henrique Vicente@dev.spreadkde.org
Idéia...: Acho que o Augusto gosta de publicar aqui tudo o que é relacionado com software livre e tal, mas como já falei em outro tópico... Nós somos seres humanos e temos que ser seletivos, até ler todas as manchetes de notícias pode ser um saco se tiver 20 manchetes novas, sendo 10 coisas repetitivas ou "bestas"...

Acho que seria legal colocar um filtro na página principal para mostrar apenas as notícias mais relevantes e em uma página interna listar as demais notícias (coisas repetitivas, blábláblá de sempre, etc)...
Comentário de brain
Critérios para publicação: Deyson, eu liberei o texto para publicação porque achei que ele propunha questões que justificam o debate. Dificilmente deixo de publicar um texto simplesmente por discordar das conclusões do autor... E pretendo continuar com esta postura, que sempre foi a característica do BR-Linux. O material está aqui para que você possa tomar conhecimento dele, debatê-lo e refutá-lo. Quanto ao Fernando Cima, ele é um usuário do BR-Linux como você.
Comentário de brain
Mande o link!: Quando você escrever, não esqueça de mandar o link!
Comentário de Webmarlin
Qual o foco da discussão: Primeiramente APLAUSOS para o artigo desprovido de preconceitos.

boi,
Concordo com a sua colocação em relação às dificuldades técnicas. No entanto, o foco do assunto é em relação à forma de pensar dos nerds de plantão. Ninguém disse que as dificuldades técnicas não existem, mas que não deveriam servir de desculpas para o preconceito ou para chamar o usuário final de burro. Imagina se, por exemplo, um ciclista profissional precisasse montar uma bicicleta cada vez que fosse correr? Ora, ele quer encontrar a bicicleta pronta. Ele até aprende algumas regulagens, alguns acertos, sabe que altura do celim ele quer... Mas a intenção dele não é ser um mecânico de bicicletas e sim pedalar. Como o autor falou... para muita gente, TI é meio e não fim.
Comentário de Webmarlin
Inclusive: Computador é para quem sabe, assim como carro é para quem tem carteira. Computadores são complexos e mesmo computadores com windows são "complexos demais" para esse povo que não sabe nem acertar relógio de videocassete. A prova disso é a existência de seções de suporte nas empresas e instituições e a de "técnicos" aos montes em qualquer anúncio de jornal.

Inclusive, não sei para que existem mecânicos de carro, não é mesmo? Todo motorista sabe mexer no seu.

Há bem pouco tempo muitos usavam MS-DOS/Windows 3.x, conseguiam usar o prompt do DOS, sabia configurar IRQs e I/O de placas ISA e sabiam até usar gerenciadores de memória para burlar a restrição dos 640K de RAM. Secretárias usavam Wordstar e contadores usavam Visicalc e Lotus 123 (em DOS). Pelo que eu saiba ninguém morreu e todos sabiam que computador não é batedeira de bolo, que precisava um mínimo de instrução para operá-lo. Não era preciso ser PhD nem entender de Eletrônica Digital para operar aquelas coisas, só dedicar um tempo mínimo para aprendizado, coisa que ninguém parece querer mais fazer. O mesmo acontece nas escolas e por isso tem tanto analfabeto funcional hoje em dia.

Inclusive, para que as pessoas iriam querer avançar não é mesmo? Para que elas iriam querer deixar esse tempo difícil de lado em função das interfaces gráficas que temos hoje e que tanto agilizam os trabalhos. Acho até que vou parar de mandar email e voltar a usar o correio. Gosto de ser retrógrado!

Inclusive, se cada profissional de outras áreas se tornar um expert em TI, as empresas poderiam economizar dinheiro mandando embora os técnicos, analistas, programadores...
Comentário de deysonthome
Augusto...: Desculpe o mal jeito na realidade eu adoro o BR Linux e me sinto em casa, e venho aqui sempre porque confio no seu trabalho em primeiro lugar.....
Sabe Augusto, existem questões que as vezes aborrecem não porque partem de um newbie mas por que emanam de alguém com vivência na área....eu iniciei no linux vindo ao Br Linux em 2002 arendi muito aqui nesse site, por isso tenho uma ligação forte com este 'lugar' e creio que muitos são assim como eu ....
Me desculpe, apenas expus o que senti, eu tenho uma aversão muito grande contra ações incorretas ou com motivação duvidosa, e esse post causou desconforto, pois já não é tempo para esse tipo de colocação. Todos sabemos que o Linux sofre com deficiências muitas vezes impostas por concorrência desleal que tem a Microsoft como fonte...isso não é segredo para ninguém. Negação de drives abertos ao desenvolvimento e etc...ma de outro lado, o linux cresec ao buscar solucionar por meios próprios.
Poxa, todos que possuem uma pequena base sabem que podemos conectar uma camera na linux e passar fotos para o hd e editá-las com excelentes ferramentas, sem precisarmos de um cd de instalação...sejamos honestos...Quantos recursos superiores aos do windows dispomos gratuitamente no Linux ? ...O post foi injusto ou não. Uma aluna mimha de 14 anos sem nunca ter visto o linux, usou o kurumin por 15 dias e fazia tudo nele, inclusive editava fotos que buscava em sua camera digital...editava no Gimp...mas temos inumeras ferramentas além dessa : Picasa, Krita..
Eu conecto meu celular foma da japonesa DOCOMO da NTT via USB e todos os linux aqui conseguem baixar fotos e gravar fotos no celular, no windows foi possível via drive, e detalhe, o software da DOCOMO esá sob GPL....bacana né ?
Bem foi isso Augusto,,,agradeço a resposta..e mais uma vez desculpe.. Forte abraço e sucesso sempre...

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Daniel Fonseca Alves offlline
Eu diria que programação: Eu diria que programação será curso fudamental em todas as escolas do futuro. Assim como matemática e português.
Comentário de brandizzi
Este?:
* Alguém poderia descobrir um combustível barato e menos poluente. Até existem estórias na internet sobre um brasileiro que teria inventado um modo de como fazer um motor comum funcionar com algo que não fosse gasolina ou álcool e ele nunca mais foi visto depois de ter divulgado a descoberta.


Este? :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Christiano Milfont
Olá pessoal, me desculpem: Olá pessoal, me desculpem mas não fui eu que publiquei o meu post aqui no br-linux!
Esse post na verdade foi uma questão particular sobre a realidade do linux no meu estado (Ceará) e sobre a mentalidade segregadora de certas pessoas da nossa comunidade! De forma alguma representa o SL ou o Linux e não pretende ser um tratado definitivo sobre o assunto.
Levantei uma discussão que inicialmente era no meu círculo de convívio mas que caiu em nivel nacional por méritos da br-linux.
Eu uso linux a muito tempo, não defendi nem pretendo defender o software proprietário, mas não dá para ser sempre sunita (considero-os mais radicais que os xiitas :) ) e dizer que o linux não deve ser maculado com um um driver de video fechado por exemplo!
Levantaram questões financeiras, mas se o fabricante decidir apoiar não há problema com isso, etc...
Ao amigo que falou dos palms, voce é usuario palm? Evolution é muito bom, mas os conduits são desenvolvidos para Outlouco, infelizmente! motivo: alegam que o linux não tem representação!
Ao amigo que falou sobre educação eu concordo, devemos estimular o conhecimento, mas convenhamos que pra quem não tem a TI como fim ele não tem obrigação de saber como funciona um SO, vamos deixar de ajuda-lo por isso?
Enfim, me desculpem se o texto causou desconforto para alguns, mas meu propósito é discutir, não dizer que estou certo ou errado, apenas uma opinião, e como opinião não é lei acredito que todos podemos nos beneficiar de discussões sadias.
Por fim, passei da fase da polêmica, dia desses vi membros da comunidade rirem e xingarem o debian por uma falha, já presenciei combates acirrados entre usuarios slack e debian do tipo de discussão infantil de quem é o mais fodão! Nesse embalo meu post foi feito porque vi membros criticarem o ubuntu como eu fazia quando era mais moleque com o conectiva, ainda me lembro que na minha ingenuidade eu dizia que quem usava Conectiva merecia morrer :)
Comentário de sri_canesh
Sim..tão importante quanto: Sim..tão importante quanto mecânica para todo mundo poder usar um carro e eletrônica para quem quiser usar TV e DVD.

Na boa, nós temos que parar de encarar o computador como um ser alado. Ele só vai ser efetivamente útil para o usuário final quando ele for ridiculamente simples de usar, tal qual é uma TV ou uma batedeira.

Tá faltando mais "Think Diferent" à lá Apple para toda a indústria de PC(tanto hard quanto soft) para que ocorra o desenvolvimento de equipamentos que funcionam sem precisar de muita intervenção do usuário.

Sei que a maioria dos nerds aqui discorda de mim, mas o PC do jeito que é hoje ainda é uma coisa do século passado. E para o usuário final, quanto menos ele for "notado", melhor é. Se puder ser usado com controle remoto como de TV ou via comando de voz melhor ainda.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
ou seja: "Ele só vai ser efetivamente útil para o usuário final quando ele for ridiculamente simples de usar, tal qual é uma TV ou uma batedeira."

ou seja, quando ele servir para executar uma e uma só tarefa, exatamente como seus eletrodoméstricos exemplo. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ahem: "se cada profissional de outras áreas se tornar um expert em TI, as empresas poderiam economizar dinheiro mandando embora os técnicos, analistas, programadores..."

elas não fizeram exatamente isso, mas economizaram ao sucatear a indústria pondo pessoas sem preparo para usar ferramentas de desenvolvimento massificadas -- produzidas por poucos experts ganhando muito bem. Dessa forma, hoje, analistas são pessoas de dentro da empresa já envolvidas com suas regras e processos e programadores são meros peões não-especializados montando casas com cimento e tijolos importados...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Sem nome
Solução= 2 PCs: um com controle; outro para cientistas e geeks: Solução= 2 PCs: um com controle; outro para cientistas e geeks
Comentário de javaes
Ninguem está preocupado com: Ninguem está preocupado com o linux. A classe q hoje mais compra computador q é classe abaixo da classe media não está nem aí pra se determinado programa instalado em sua máquina é pirata ou não. Se o SO que vem junto a máquina não lhe satisfaz é so chamar um "técnico" q ele instala um que todo mundo usa. Porque se preocupar com o linux se até pra se instalar um placa de fax modem é um verdadeiro parto? E quem vai gastar verdadeira fortuna em cursos que no final vc percebe q não aprendeu nada. É preciso entender q computador hj em dia é um eletrodoméstico sim, tal que dvd, batedeira, tv, etc. Quanto configurar, muita gente boa até hj não sabe configurar um videocassete.

Comentário de Sem nome
Solução 1: Pc com um botão, um controle remoto, e um manual.: Solução 1: Pc com um botão, um controle remoto, e um manual.
Comentário de Sem nome
Solução 2: PC full sem SO, para nós da quinta dimensão do 3: Solução 2: PC full sem SO, para nós da quinta dimensão do 3º Éon
Comentário de nemesis
acha mesmo que eles vão ler: acha mesmo que eles vão ler o manual?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cesarse
TV não faz uma só tarefa.: TV não faz uma só tarefa. Eu jogo video-games e assisto a filmes. Já são duas! :-)
Em breve (10 anos?) vou navegar na internet e fazer compras!

Um dia ainda vamos chegar no computador da nave Enterprise...
Comentário de nemesis
não: "Eu jogo video-games"

sério?! puxa, e acabei de gastar uma nota preta comprando um novo console... queria ter a sua um console embutido...

"e assisto a filmes."

é claro! A função (única) da TV é exibir imagens de canais de transmissão, inclusive filmes...

"Um dia ainda vamos chegar no computador da nave Enterprise..."

enfim, um dia TV vai ser tão complexa e executar tantas tarefas quanto qualquer outro computador...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Kalashinikov
O ser humano é preguiçoso: O ser humano é preguiçoso por natureza, mesmo no Windows, se você mudar a ordem de ícones, haverão usuários perguntando onde está determinado programa...
Alunos são em sua maioria analfabetos funcionais e gerais. Pois caracterizo os primeiros, os que nao realizam uma tarefa como operar um computador, e os gerais, são os que não sabem ler.
Instalar o Linux, é só ler. Usá-lo também, claro, pela enorme diversidade de hardware no Brasil, é complexo construir uma distribuição que dê suporte a quantidade quase infindável de hardware.
===
Mas uma coisa também merece consideração, as distribuições deveriam ter mecanismos de atualizações automáticas, e os fabricantes deveriam criar os drivers em java.
===
Imagine-se indo numa loja e falando com o vendedor, quero uma câmera digital, mas que ela possa ser usada no Linux XYZ, Kernel 2.6.16...
===

Falando em vendedores, querem vê-los numa saia justa? vá a um EXTRA, CARREFOUR ou Qualquer outra loja que vende o COMPUTADOR PARA TODOS.... Pergunte qual o Gerenciador de Janelas e Qual a versão do Kernel Instalado....

Como alguém que vende algo e nem sabe sobre o que vende??? E as empresas apregoam que realizam treinamentos...

Comentário de Webmarlin
Não é questão de quantidade: Ô nemesis, sempre 8 ou 80...
Não é questão de quantidade de funções. O autor do artigo fala de coisas do tipo: pra que um usuário vai querer, por exemplo, aprender a compilar um kernel ou passar horas em uma lista de discussão para aprender a instalar o seu softmodem entre outras dificuldades? Você, por uma acaso, quando vai a um restaurante, vai até a cozinha e faz o seu bife ou espera que o garçom o traga da forma como vc pediu? Cara, as pessoas, geralmente, tem tanta coisa mais importante pra fazer... Nas horas DE LAZER sim, eu até baixo uns programas, instalo, experimento, estudo... de vez em quando aparece uma distro que quero testar, pego a máquina de testes e mando ver... mas nem todo mundo tem por hobby ficar aprendendo informática. É tão difícil entender que o mundo não se resume ao teclado do computador e que tem gente que precisa dele apenas como uma ferramenta? O propósito da tecnologia é facilitar a vida do ser humano e não se tornar um propósito em si mesma.
Comentário de Webmarlin
???: Dããã! E...?
Comentário de CWagner
Pa bom ent me pa ba: Pa bom ent me pa ba

Se não está preocupado com coisas mínimas como programação de sistemas operacionais de computadores é melhor ficar sentado esperando a última maravilha do mundo ser lançada por Redmond (todos sabem que eles modificarão alguma tecnologia livre e lançarão com outro nome, mas quem liga?!?!?!).

É melhor ir preparando os bolsos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de bebeto_maya
Sem exageros!: __Gostaria de fazer um adendo:

__No kurumin, o suporte a modens é quase completo, com dois cliques você ativa o seu modelo...

__A instalação do Linux, no Ubuntu Dapper, se resume a seis perguntas, e no Kurumin leva no máxima 20 minutos (com média de 10).

__O Mandriva Linux detecta todo o seu hardware sem a necessidade de configurações mágicas...Você Pode, por exemplo, pegar seu HD e transferir de uma máquina a outra.

__Excessões existem, porque o Linux, como já foi dito, não tem a representatividade que queremos.Portanto se sua impressora não funcionou, chore!

__Agora concordo com uma deficiência: O NÃO suporte a drivers com arquitetura fechada...Por favor, isso é essencial para a fluidez do sistema!
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de cesarse
queria ter a sua um console: queria ter a sua um console embutido
Minha capacidade de interpretação de texto deve ser a de um aluno da primeira série.. Li e reli meu post e em nenhum lugar achei onde disse isso :-S

Porém minha capacidade de abstração é melhorzinha, troque video-game por video-cassete, dvd ou msx e você terá sua televisão.

A função (única) da TV...
K.I.S.S.

m dia TV vai ser tão complexa e executar tantas tarefas quanto qualquer outro computador
Nananinanão. É o computador que vai ficar simples. Sem linha de comando, mouse, teclado. Vai entender o que eu falo e trará respostas significativas para minhas perguntas vagas (como aquelas feitas pelos usuários do AOL :-D)
Agora, *como* vão programar essa maravilha são outros 500 :-)

Comentário de cesarse
Ô nemesis, sempre 8 ou: Ô nemesis, sempre 8 ou 80...
É por isso que é tão divertido lê-lo :-D
Comentário de Alessandro
Tem gosto para tudo: É realmente neste mundo tem gosto para tudo...

Comentário de nemesis
ironia: "Li e reli meu post"

Foi uma ironia: TV sozinha só serve para mostrar imagens, ela não vem embutida com videogame, playback de DVDs e outras funcionalidades alheias à função da TV, que é mostrar imagens.

E mais: obviamente os usuários de computadores da Enterprise estão bastante felizes com sua facilidade de uso e interface. Pena que a programação de tal monstro exija um cérebro vulcano ou positrônico... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Webmarlin
putz: Quando vc vai ao sexshop comprar o teu consolo, vc pergunta qual a densidade do material da pica que vc está comprando? Fala sério!

No Carrefour, vc prefere ser atendido por um especialista em hardware ou em software? Vc é do tipo que gostaria de usar combustível de foguete em carro popular? Meu camarada, eles estão ali vendendo um produto popular e partem do princípio que, pelo menos a maioria, sabe o que está comprando. Na caixa já vem escrito: processador, memória, hd, SO etc. Quem quer comprar um equipamento altamente especializado, não vai no Carrefour né? Por favor!!! No máximo... se não gostou da distro instala a que vc quer... A gente lê cada coisa hilária nestes comentários.
Comentário de Webmarlin
Eu achei 10: Preocupa não... nem tudo está perdido, alguns querem o Linux só para si, mas tem muita gente que luta para que todos os que não focam a informática como prioridade em sua vida, tenham a oportunidade de usufruí-lo. Essa gente não entende patavinas de democracia.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004