Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Parafraseando Bush: "It's the developers, stupid"

“Um breve relato, porém interessante, sobre um dos fatores que talvez impeça a plataforma linux de crescer um pouco mais. Trecho: "Alguém duvida da importância de Ramalho para o Clipper no Brasil? Ramalho, com os seus livros de Clipper, foi um dos evangelizadores mais eficientes que eu já tive notícia. Com um livro do Ramalho debaixo do braço, qualquer programador estava apto a desenvolver aplicações comerciais. Se a Nantucket Corporation não pagava a Ramalho por cópia do Clipper vendida, deveria. (...) Fica uma pergunta. Qual é o ambiente amigável para desenvolvimento em Linux? Os leitores com familiaridade com o Linux conseguem enxergar um movimento semelhante ao do Ramalho com o Clipper no Brasil ou do Visual Basic? Será que isso não é um dos fatores que impedem o crescimento desta plataforma?”


A nota foi enviada por wilton dias (wiltondsΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Vale mencionar a pesquisa da Evans Data indicando que ao final de 2006 é esperado que o número de desenvolvedores trabalhando em Linux vá alcançar o número de desenvolvedores para Windows.

Eu discordo do posicionamento do autor quanto à ausência de opções em ferramentas de desenvolvimento, embora haja diversas que não estão disponíveis em ambientes livres hoje. Quanto à questão da evangelização no Brasil, mal comparando, me parece que as únicas plataformas de desenvolvimento (disponíveis em ambiente Linux) cujas comunidades brasileiras realizam hoje um esforço de divulgação que possa ser comparado ao que a comunidade Clipper fazia na década de 80 por aqui são as do Java e Mono, embora o Python esteja começando a obter mais espaço neste campo também. Alguém tem uma pesquisa nacional dos índices de adoção de plataformas de desenvolvimento?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de giga
Olhe o Gambas: Vocês precisam dar uma olhada no Gambas (http://gambas.sourceforge.net/), pois ele está evoluindo numa velocidade impressionante!

O Gambas é bem parecido com o Visual Basic, porém free (e com algumas melhorias)...

Está bastante maduro, e dá pra desenvolver um aplicativo sério em pouquíssimo tempo.

Estou acompanhando o projeto a algum tempo, e, ultimamente, o mesmo está tendo atualizações mensais.
Comentário de gilson montanha
desenvolvimento: já ouviu falar em QT ? GTK ?
mais simples? HBasic? LazarusIDE ? Gambas?
foi feita alguma pesquisa pra publicar algo assim? ¬¬
Comentário de jchaves13
Ferramenta ou evangelista?: O que faz mais falta?
a) A ferramenta.
b) O evangelista.

Para a ferramenta duas sugestões:
http://www.codeblocks.org/
e
http://upp.sourceforge.net/
Comentário de Henrique Vicente.
tsc, tsc, tsc...: Já cansei de artigos bestas como esse. Por favor Augusto, manera aí nas matérias que tu coloca... Ok, sei que o objetivo é informar, mas nós temos limites, não temos tempo para ler tudo (nem mesmo as manchetes) do mundo...
Comentário de
Nem eu!: Eu também não tenho tempo para ler tudo, mas publico tudo que me chama a atenção como digno de debate. Discordo do posicionamento do autor da nota, mas achei que valia a pena estimular a discussão sobre ele. Você não é obrigado a ler - mas acho que vale o esforço, nem que seja para refletir sobre o quanto já avançamos, e quanto ainda falta para que deixemos de ouvir os mesmos argumentos de 6 anos atrás.
Comentário de Rodrigo Grumiche Silva
Só uma correção, o slogan: Só uma correção, o slogan It´s the economics, stupid !" era da campanha presidencial do Bill Clinton.

Comentário de Zezinho
Falta o evangelista: Na pratica, falta o evangelista.
O Ramalho tinha a habilidade de escrever um livro com codigos que qualquer programador (mesmo sem ser brilhante) conseguia utilizar e incoporar ao seu sistema.
Era uma epoca de sistemas simples, mas que resolviam problemas simples.
Hoje, quase se exige um catedra para qualquer desenvolvimento corriqueiro.
Tudo bem, tem o elegante Python, mas interpretado.
Tem o Java, a dificuldade de programar para swt ou swing (via IDE), e ainda o hieroglifo do J2EE para 3 camadas parecem obstaculos instransponiveis.
Tem o Gambas, mas e a portabilidade em Windows e os ActiveX ?
Tem o C++, mas cade os programadores e a produtividade ? (nem venham com conversa, o numero de programadores c/c++ disponiveis no mercado eh irrisorio, assim como sua habilidade de fazer sistemas comerciais )
O clipper era simples (dai sua popularidade), mas foi gracas a um Ramalho que os sistemas alcancaram niveis mais profissionais.
Tenho uma quantidade ABSURDA de clientes que ainda usam clipper simplesmente porque nao surgiram programas substitutos a altura, MESMO PAGANDO programadores para redesenvolver em outras linguagens visuais (java, lazarus, ajax).
Comentário de helder ribas
o título não deveria ser: o título não deveria ser "parafraseando clinton", pois a frase "It's the economy, stupid" é um slogan inventado pela campanha de clinton de 92, quando disputava o cargo de presidente e o concorrente era o Bush pai e os baixos indices economicos da administração Bush obfuscavam a vitória no Iraque.

[]'s

helder maximo botter ribas
São Carlos-SP
linux registered user #200299
Comentário de cesarse
Ramalho?!? Peter Norton!!!!: Os livros do Ramalho eram a tradução literal do que estava disponível por um programinha TSR chamado Norton Guides.
Certamente ele merece todo o mérito pela tradução, mas a qualidade do conteúdo era graças à Peter Norton.
Comentário de xultz
Evangelistas existem, agora: Evangelistas existem, agora evangelistas-escritores-empreendedores que peitam o trabalho de escrever um livro que permita ao leitor ler e após escrever aplicações, e principalmente publicar um livro assim, parece que está em falta, pelo menos aqui no Brasil. Eu já vi alguns livros, por exemplo, do Morimoto explicando sobre o Linux em geral, mas um livro sobre um toolkit e/ou linguagem, escito no Brasil e para brasileiros, não lembro de ter visto.
Obviamente, me refiro a soluções livres.
Comentário de Daniel Dantas
Free, não, Open. Há muitas: Free, não, Open. Há muitas diferenças. O Free parece que é apenas gratuíto, mas o Open diz que é livre.
Comentário de Metatron
Scribus: Esse é um bom motivo para eu usar o novo Scribus...aguardem
Comentário de nemesis
origens: Os *nix vêm do ambiente servidor, no qual programadores experientes escreviam software de infraestrutura, não software comercial. Isso se reflete um pouco na ainda imatura e pequena seleção de IDEs voltadas para programadores dummy querendo rapidamente montar sisteminhas de automação de escritório usando apenas drag'n'drop...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de TaQ
O engraçado que no tempo do: O engraçado que no tempo do Ramalho (que por sinal, é daqui da minha cidade!) a turma fazia os códigos "na unha" em algum editor de texto no DOSzão e ficava feliz da vida. Ambiente gráfico? Pô, o nome do negócio era Clipper Summer87, já dá para ter idéia do que tinha na época. :-)
Comentário de TaQ
... um livro sobre um: ... um livro sobre um toolkit e/ou linguagem, escito no Brasil e para brasileiros, não lembro de ter visto.

Ei, eu escrevi um livrinho sobre Ruby:
http://www.brasport.com.br/index.php?Escolha=8&Livro=L00187

:-)
Comentário de TaQ
Putz, agora você fez o hd: Putz, agora você fez o hd do cérebro aqui ir lá nas últimas trilhas! Norton Guides!
Que galho aquele treco quebrava. E ainda ficava residente na memória. Menos na minha que já tinha esquecido dele eheheh. :-D
Comentário de Metatron
Preconceito dummy: Só porque alguém usa um anjunta ou kdevelop é um idiota (uma boa tradução para "dummy") ???
Você faz software de infraestrutura ?
E pela sua afirmação, podemos concluir que quem desenvolve software comercial é inferior ?
Qual é o motivo para você postar de um modo tão soberbo ?
Comentário de nemesis
"Qual é o motivo para você: "Qual é o motivo para você postar de um modo tão soberbo ?"

para fazer jus a meu login? ;)

"podemos concluir que quem desenvolve software comercial é inferior ?"

em 90% dos casos, sim. Mas, claro, há alguns excelentes programadores subutilizando sua capacidade intelectual e competência técnica, fazendo telinhas frontend para bancos-de-dados, simplesmente pq 90% do que há para se fazer no mercado para um profissional de Informática é isso. São frustrados, como eu... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anti-nemesis
A arrogância nemesiana contra-ataca!: Vc que se acha tão inteligente assim, será que conseguiria desenvolver um sistema com regras de negócio realmente complexas? tipo um controle industrial envolvendo calculo de eficiência, MRP II, etc?
Ou um sistema de administração fiscal que controlasse por exemplo creditos de ICMS que a empresa tem direito?
Ah esqueci, vc desenvolveu complexos
sistemas de video-locadora e sonha um dia desenvolver um sistema operacional nao é? nada sabe dessas besteiras do mundo dos negocios nao é?
Que pena, continue entao sonhando que desenvolver sistemas comerciais é tão simples assim como vc imagina, enquanto que eu, pobre programador incompetente de sistemas comerciais, tento ganhar a vida maculando a Santa Ciência da Computação com minhas regras de negocio simplorias!
Comentário de CWagner
Acho que nesses casos um: Acho que nesses casos um programador apenas não daria conta do recado, sendo necessário o trabalho de uma equipe, talvez multidisplinar, com analistas de sistemas, economistas, administradores e outros profissionais, ou você acha que apenas um programador, mesmo trabalhando em tempo integral teria condições de fazer um sistema complexo como você descreveu no seu post.

O mundo dos negócios, geralmente não é muuito bem quisto pelos profissionais de informática devido a burocracia dos processos.

A questão aqui está mais para a falta de pessoas que saibam repassar conhecimento suficiente para pessoas com interesse de começar a programar, como havia na época dos primeiros PCs no Brasil ou mesmo nos tempos dos MSX (não que esse tempo tenha acabado), TK2000, CP-400, etc... Nessa época, programar era uma novidade para muitos, inclusive aqueles que não eram da área técnica. Muitos aprenderam o básico da programação (BASIC e Asembly) em revistas como INPUT e CPU, por exemplo, que traziam exemplos de programas básicos e alguns programinhas mais complexos, como jogos RPG.

Alguns desenvolveram para suas áreas, contadores, advogados, matemáticos etc... outros estudando mais a fundo desenvolveram ferramentas para que os primeiros pudessem programar mais rápido e com uma curva de aprendizagem mais suave, poupando muita gente de coisas técnicas e chatas como chamadas de sistemas, acesso a banco de dados, entre outros "míseros" detalhes.

Um dos problemas dessa estratégia foi o surgimento de ferramentas, toolkits ou frameworks que davam um grande poder de acesso a várias funções que não eram sequer necessárias ao tipo de programadores iniciantes, ou pior, não previam as conseqüências da abertura de vários desses acessos para os novos profissionais de informática (não achei necessário colocar aqui a tag de ironia :P ). Daí a explosão demográfica de vírus e CIA, que agiam por meio de coisas como Active-X, VB scripts e outras coisinhas mais.

P.S.: Seria bom você rever alguns conceitos, o nemesis tem um humor bastante ácido, é melhor se acostumar, se não quiser ter discussões intermináveis no futuro.

P.S.II: Isso foi apenas uma observação, não há nenhum motivo para você levá-la em consideração.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Serena
Muito bom o artigo, grata: Muito bom o artigo, grata pela publicação! Aprendi muito com ele e com os comentários sobre o Linux, SO para o qual pretendo migrar brevemente!
Comentário de nemesis
não tenho interesse ou: não tenho interesse ou tesão por regras de negócio ou modelos de usuário. o bom de desenvolver software de infraestrutura é que vc tem toda liberdade de fazer o que achar melhor, não ficar preso em um emaranhado burocrático de regras redundantes e egos gigantescos subutilizando tecnologias patéticas e "enterprise"...

ademais, devia seguir o conselho do CWagner... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de *void
Concordo: Concordo plenamente! E se você for ver o nível dos gerentes/coordenadores destes projetos, dá vontade de chorar de raiva! Nem da área esta turminha é!
Comentário de Marcelo Queiroz
Dialética ancestral...: Não são pouco os que envelheceram
mantendo suas posturas com respeito
a esse tema ou, pelo menos, ao que le
correspondía em cada "época"...

Me refiro ao fato de que sempre houve
e sempre haverá essa "rixa" entre os
Informáticos de Sistemas e os de Gestão
(desculpem, mas não lembro se este último se
chama assim, aí no Brasil... já são muitos
anos como outro idioma na cabeça...)

Digo isso porque todos temos essa tendência
ao DUALISMO, embora o PLURALISO insista em
passar diante de nossos olhos... enfim.

nexus
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004