Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OSDL acredita que Microsoft lançará versão de seu Office para Linux

“A Microsoft lançará em breve uma versão do seu MS Office rodando no Linux, previu Stuart Cohen, CEO do OSDL, em uma entrevista para a VNUNet durante a LinuxWorld em San Francisco.




A empresa será compelida a criar uma versão para Linux para tentar impedir o crescimento do OOo, Cohen argumentou. 'Eles lutarão contra o TCO por intermédio de uma versão barata. Eu não acho que eles abrirão o código do seu Office, mas eles o disponibilizarão para rodar nos desktops Linux.' Segundo ele, o MS Office para Linux será comparável ao recentemente lançado Oracle 10g Express Edition: uma versão gratuita e reduzida, num esforço para combater a competição dos softwares de código aberto.

O chefe do OSDL afirma que a Microsoft está começando a amaciar a sua posição contra o código aberto. 'Eles estão tentando cooperar. Não é mais 'Linux é o câncer, ele não tem centro de gravidade.' A Microsoft ultrapassou isto. Eles reconheceram que o Linux está aqui para ficar.'”


Veja o texto completo em Microsoft Office for Linux 'inevitable'.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de HackerIP
Gracas a Deus: Gracas ao meu bom pai!
Terei a ¨liberdade¨ de ter qualquer firula em meus documentos de texto como qualquer outro cidadão.
Comentário de CWagner
Pelo menos uma das milhares: Pelo menos uma das milhares de desculpas para não se adotar o Linux como desktop seria contestada.

O Office pode ser um ótimo programa, mas tornou-se mais que uma suíte de aplicativos, sendo utilizado até mesmo para desenvolvimento de programas (vírus inclusive). Será que a M$ estaria disposta a portar as outras "facilidades" do Office, como a linguagem de script e o famigerado ActiveX?

Acho que isso está mais para hoax, mas se for verdade será uma ferramenta a mais para quem se importa em usar arquivos .doc, .xls e .ppt. Da minha parte estou satisfeito com o BROffice.org, que eu recomendo para todos.

Ademais, acho melhor aguardarmos as novidades (mesmo porque não há o que possamos fazer além disso), e ninguém sabe detalhes como licença, distribuição, o M$Office para Linux pode vir junto com o Office para Window$, provavelmente rodará em cima do wine (a M$ teria coragem/cara de pau de utilizar uma ferramenta que combate?), mas como disse antes, não sabemos, melhor esperar e ver no que isso vai dar.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Douglas Augusto
Essa é uma interessante estratégia contra o Software Livre: Essa é uma interessante estratégia contra o Software Livre, mais um motivo que reforça minha convicção sobre a nocividade dos softwares proprietários.

A Microsoft não é boba, ela tem sã consciência do prejuízo que pode causar ao concorrente (no caso o OpenOffice.org), mesmo estando com isso promovendo em algum grau a atratividade do GNU/Linux --salvo se a estratégia limita-se à especulação.

Com uma suíte de escritório tecnicamente superior --do ponto de vista funcional-- ao OO.org, muitos usuários estarão tentados a optar pelo MS Office, passando por cima do "ser livre" --daí a importância da conscientização--, sobretudo porque a pirataria indubitavelmente se colocará como regra.

Isto potencialmente atacará a necessidade/justificativa de um OpenOffice.org, afinal de contas, como habitualmente defendem para o usuário leigo, "o que vale é a funcionalidade imediata". Com a pressão dessa classe de usuários (certamente majoritária), o .DOC torna-se padrão também no GNU/Linux; por cascata fortalece a hegemonia do MS Office no ambiente corporativo e governamental.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Dm7
Permita-me contestar,: Não sei - o que você diz "tecnicamente superior", eu vejo como condicionamento do usuário, e não como vantagem técnica do software. Quanto a isso, considero o OpenOffice superior no seu modelo. Acredito que ao invés de atacar o OpenOffice, isso irá colocá-lo mais ainda nos holofotes,
Comentário de Dm7
Não soa lógico: você vai: Não soa lógico: você vai pagar R$400,00 numa licença básica do Office para rodá-lo no Linux? (OPS! Versão gratuita e reduzida!!). Então essa versão teria menos recursos? Estou tentando ver de que forma isso competiria com o OpenOffice.
Nem a questão da compatibilidade de arquivos está justificando mais, com a melhora dos filtros do OpenOffice. Seria uma tentativa de se estimular a criação de vírus para Linux? :-D
Comentário de Douglas Augusto
Será?!?: Particularmente não vejo como o OpenOffice (Writer/Calc/Impress/Base/Draw/Math[1]) possa hoje ser considerado mais funcional, completo e maduro do que a suíte MS Office (Word/Excel/Outlook/Power Point/Publisher/Access/Info Path/Front Page/Visio/Picture Manager/Photo Editor/Photo Draw/Project/One Note/Communicator/Inter Connect[2]).

É claro que possivelmente para a maioria dos usuários o repertório do OpenOffice.org basta, mas se o MS Office fosse um software aberto, dificilmente apontariam o OO.org, no conjunto da obra, como tecnicamente superior.

1. http://en.wikipedia.org/wiki/OpenOffice.org

2. http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Office

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Dm7
Seu argumento é válido, e: Seu argumento é válido, e você toca num ponto básico ao dizer ..." se o MS Office fosse um software aberto..."
Você menciona a quantidade de aplicativos como uma vantagem ao Office. É claro que há concorrentes livres equivalentes (ou melhores!), e a questão poderia ser sobre integração entre os aplicativos. Analisando individualmente, vejo uma equivalência, algo que não estava bem definido na versão 1.x e que ficou agora na versão 2.0. Daí pode-se partir para outros critérios para se chegar à uma vantagem: a transparência do modelo open-source (é aqui que vejo a vantagem técnica), com milhares de pessoas trabalhando em seu desenvolvimento abertamente, a economia com pagamento de licenças, e como você diz, o repertório do OpenOffice já pode ser suficiente para a maioria dos usuários, a ponto de muitos deles migrarem, indivíduos e corporações.
Comentário de Morlock
Brontossauro x Velociraptor: Lá vou eu para mais uma moderação negativa...
Faz muito tempo desde a última vez que tive (sob o açoite do chicote) que usar o Windows, é muito ruim, ninguém merece, não joguei pedra na cruz...
Mas a verdade sempre deve ser dita, o openoffice é lento, até numa máquina 64 bits demora para carregar, enquanto que o MS-Office é muito mais rápido...a miséria no caso é que o ms-office roda sobre um so porco, enquanto que o openoffice (no caso do linux) roda sobre um kernel monolítico refinado.
Mas o openoffice é um brontossauro mesmo.
Uma curiosidade por favor, qual linguagem e toolkit são usados no openoffice ? A lentidão deve ter uma explicação racional.
Comentário de Bruno Gonçalves
Continuo apostando no Koffice: Creio que ainda vai demorar um pouco para ele ter melhor compatibilidade e mais alguns recursos (Principalmente o Kword), porém acredito que ele ainda vai ser a melhor opção para muitas pessoas.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de popolony2k
M$ Office Starter Edition: Alguém já viu o Windows Starter Edition ? Um verdadeiro Lixo. Só abre 4 janelas e quando o usuário tenta abrir mai uma, abre um popup informando a limitação. Assim como diversas outras coisas que faltam nele.

O office proposto não seria um stater edition like ?? Tipo, você pode editar documentos com até 100k, ou ler um documento word completo, mas não pode salva-lo no formato .doc e sim em um mais limitado como rtf. (???)

OPu seja coisas da M$. Eles sempre acham que são muito superiores por isso uma versão hyper limitada de seus produtos é comparada a versão top de seus concorrentes.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Br-Office (OO Brasil): Bom, ontem um amigo que trabalha em um orgão público comentou comigo sobre o br-office (ele não é um usuário técnico), ele disse que foi em uma reunião e que no momento da apresentação a pessoa ligou o notebook e começou a mostrar uma apresentação e no inicio, na abertura do documento ele viu a splash screen do BR-Office e disse que não sabia que um outro software que não o powerpoint podia abrir documento do powerpoint e disse que a apresentação funcionou com muita fidelidade ao original (uma vez que foi ele quem fez a apresentação no M$office).

Daí podemos ver que mesmo usu?ios não técnicos começam a ver que as alternativas funcionam.

Acho que a ficha caiu que estavamos vivendo em uma Matrix.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Ednei Pacheco
Torvalds já havia previsto isso...: "No futuro do Linux temos dois possíveis cenários. No primeiro, daqui a quatro anos, Linux dominará as aplicações científicas e técnicas e se tornará o sistema operacional preferido para servidores Web e estações de trabalho. Pelas suas vantagens de custo e performance, tornar-se-á o sistema padrão para os computadores desktop. O segundo cenário é bem mais dramático. Com o número de usuários de Linux crescendo, a Microsoft e outros desenvolvedores de software admitem a ascensão nesse mercado e começam a escrever programas para ele. Logo, a completa vantagem no preço e da performance de Linux movem o sistema para o mercado de desktops." -> [Linus Torvalds, 1999.]

E eis que o dia chegou! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de popolony2k
Me desculpe...: Me desculpe mas o OO não é tão lento assim pra carregar, mas com certeza é mas lento que o M$ Office temos ser sinceros, mas depois que carregou, um abraço.

O Mozilla era assim antes das últimas versões (lá pela 0.7) depois que chegou na 0.9 ficou bom e o Frefox nem se fala.

Ou seja, isso tudo é otimização. Se a comunidade chiar eles vão trabalhar isso e nas próximas esse limitador não mais existirá e aí é só subir para o próximo degrau.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Manoel Pinho
Não agora: Eu particularmente não duvidaria que a Microsoft possa algum dia fazer um MS Office para linux, mas não acredito que seja em breve nem que venha a ter uma licença livre ou sequer o código aberto.

Com certeza o MS Office é mais lucrativo para eles do que o windows e, se o windows fosse ameaçado pelo aumento de popularidade do linux, principalmente nas empresas (que são as que realmente pagam pelo MS Office), eles com certeza fariam o MS Office para linux.

O MS Office é mais maduro do que o OpenOffice.org até pela idade dos produtos e pelo número de homens-hora de trabalho investidos, mas o produto é tão dependente da plataforma windows que a versão linux teria que ser bem diferente ou reescrita quase do zero e também provavelmente teria um consumo de memória maior e talvez alguns recursos da versão windows tivessem que ser suprimidos.

Até a MS disponibilizar uma versão de MS Office para linux eu acho que a Sun já terá liberado o código da sua JVM e o OpenOffice.org e demais programas livres relacionados terão melhorado tanto que as possíveis diferenças em relação ao MS Office serão ainda menores, não justificando muito a aquisição de um programa proprietário tão caro como o MS Office.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Fernando Cima
Também não acredito - mas por outros motivos: Também não acho que isso vá acontecer. Se a Microsoft fosse fazer uma versão simples do Office para concorrer com OO e KOffice, pela lógica faria isso para Windows, não para Linux. Muito mais gente roda o OO sobre Windows do que sobre Linux.

Ainda assim seria uma estratégia ruim. Os usuários querem mais recursos e maior integração, não menos.

O MS Office é mais maduro do que o OpenOffice.org até pela idade dos produtos e pelo número de homens-hora de trabalho investidos, mas o produto é tão dependente da plataforma windows que a versão linux teria que ser bem diferente ou reescrita quase do zero e também provavelmente teria um consumo de memória maior e talvez alguns recursos da versão windows tivessem que ser suprimidos.


Bastaria usar a versão para Mac como base, que não é um port da versão Windows e roda sobre um sistema Unix.
Comentário de Thiago Sanches
...: Mesmo que façam uma versao para linux, não quero nem ver, nem usar, nem nada, é um absurdo isso, eu acho que todos os membros da comunidade de software livre deveria fazer o mesmo, porque sempre vai existir a impossição de formatos .doc, alem de outras coisas mais, e devemos acabar com isso. Essa m$, passa dos limites viu... Deus o livre

Comentário de Isaac S. Dias
Vou além da discussão ainda!!: Não me causa espanto, se a M$ lançasse um M$ Office for Linux na semana que vem.
Acredito ainda que no futuro, a M$ lançe uma distro Linux (uma M$ Linux da vida).

Comentário de Cadu
Isso não te diz nada??: O OpenOffice.org é feito em Java, e C++. É claro que, sendo um negócio apoiado pela Sun, tem muito Java nele.

Um monstro que precisa de aproximadamente 6GB de espaço em disco para ser compilado, e leva em torno de 130 vezes mais tempo para compilar do que o binutils (ou em torno de 36 vezes mais tempo para compilar do que o Abiword, ou 21 vezes mais tempo do que a glibc)[1], e ainda por cima é baseado em Java, só tende a ser uma aberração rodando.

[1] http://linuxfromscratch.org/
Comentário de ManoZeh
além da discussão: ppppppffffzzzzzzz..... huahuahuahuahuae
Você pegou pesado agora, Isaac.
Era só o que faltava, a M$ lançar uma distro Linux.
Se o ruWindows não funciona direito até hoje imagine um Linux deles. :P

Falando sério agora: Se for verdade essa afirmação, tenhamos certeza que Redmond entrou nessa pra ganhar. A M$ aprendeu muito com seus próprios erros e agora não entra numa briga à toa. Lembram dos primeiros anos da Web?
Lamento muito não poder usar o Linux em tempo integral na empresa em que trabalho, tudo isso por causa dos benditos .xls e .docs da vida. Duro é colocar na cabeça de um semi-analfabeto digital que o SL/CA funciona tão bem ou até melhor do que o software proprietário.
E muita gente que frequenta esse site sabe do que estou falando. Em casa ou na sua estação de trabalho todos os SL/CA funcionam que é uma maravilha. Tente instalar na estação do contador da empresa: Na maioria das vezes ele não vai conseguir acessar direito arquivos e programas da Receita Federal e de outras repartições governamentais. Por que? Porque o ruWindows já está maduro e o usuário não quer perder tempo aprendendo a trabalhar com outro ambiente (leia-se SO). O velho lema do "é mais intuitivo".
Comentário de Nadal
Querem saber o que eu fiz: Querem saber o que eu fiz para dispensar EM DEFINITIVO o Ms Office?

Instalei via wine os viewers disponíveis no site da microsoft (Word, Excel, Powerpoint), e desde então tenho acesso a todos os documentos do Office, sem perda alguma da formatação.

Nadal
Comentário de Covarde Anonimo
Esse cara viajou. A MS teme o OO.o no Win e não pode fazer nada: Esse cara viajou. A MS teme o OO.o no Win e não pode fazer nada.
Comentário de manoel_lobo
OOo ou M$-Office... na: OOo ou M$-Office... na verdade, eu nunca fui "coroinha" de suites para escritório, é muito raro da minha parte utilizar este tipo de software.

O OOo tem a vantagem de ser multiplataforma, ele é o mesmo programa (look n feel) no Linux, *BSD, OS X e Window$. Certamente que seria algo mais relevante, se não fosse a tal hegemonia alimentada com fermento durante todos esses anos.

Deu preguiça de escrever...

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de brandizzi
Não corram para as montanhas.: Eu não vi nenhum motivo plausível para se acreditar que tal fato seja iminente, ou mesmo possível a curto ou médio prazo. Eu fui o único?

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de hamacker
A velocidade de carga do: A velocidade de carga do MSOFFICE é tão rápida que é muito próxima a carga do wordpad.
Será que voce não desconfia de nada ?
Com o knowhow da MS no uso de preloading das bibliotecas principais, carga de DLL dinamicas e indexacao de arquivos (só do msoffice é claro) nem mesmo o abiword, o peso-leve dos editores consegue ser mais rápido.

A mesma caracteristica está presente no IE e nos outros produtos da empresa. Só quem desenvolve o próprio sistema operacional é capaz desse knowhow. Lembre-se de que no Windows 3.1 o MSWORD e EXCEL eram tão lentos quanto os demais, essa tida melhora só aconteceu no Windows 95 em diante. Vai lá saber o que tem no código do windows para os programas da MS serem tão rápidos...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004