Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Meio Bit - Lenovo lança laptop Linux do jeito que Redmond gosta?

“Quem leu a notícia sobre os notebooks da Lenovo com SuSE instalado pode ir abrindo o olho. Há boatos de que a idéia de 'pré-instalado' da Lenovo é meio diferente da que temos: diz-se que, em princípio, o ThinkPad desta 'linha' virá com disco rígido vazio. O usuário teria de comprar a licença do SLED 10 por US$ 50,00 e, depois de tudo, ir no site da Lenovo baixar os drivers para instalar no SuSE. Se você ainda achar que vale a pena comprar por, teoricamente, um laptop sem SO custar mais barato (mesmo comprando a licença do SLED), saiba que um T60p com Windows XP custa US$ 740,00 a menos.”


A nota foi enviada por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizzi+br-linux·orgΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Trata-se de boato que circula pelo mercado, amplificado pela LinuxWorld que se encerrou nesta sexta-feira. Vamos aguardar mais informações.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Nadal
Totalmente excelente!: Totalmente excelente!

Vamos lançar um Thinkpad projetado para rodar linux, mas a) o linux não vem pré-instalado, e ainda vamos forçar os usuários a uma situação do ovo-e-da-galinha (de terem que baixar os drivers do nosso site sem ter nenhum sistema operacional instalado do computador); b) vamos cobrar uns U$ 750.00 a mais do que a versão do mesmo equipamento que vem com o XP pré-instalado.

Daí as vendas desse notebook são medíocres, e a gente pode deixar os malas do software livre de lado, porque "quando vendemos um computador com o tal do 'linux' instalado, ninguém quis comprar". Lá lá lá.

Nadal
Comentário de ccarlquist
Já era assim na época da IBM...: Quando os ThinkPad ainda eram fabricados pela IBM, esta em um momento se decidiu pela venda de um modelo com a opção de se ter o Caldera Linux (ARGH....) pré-instalado no mesmo. Porém o mesmo vinha até com Macrovision em seu software (proprietário ) de DVD player, além de um softmodem inútil na época. Além do mais, custava uns U$200,00 a mais que o mesmo notebook com o Windows pré-instalado. Obviamente as vendas foram medíocres e o mesmo foi retirado de linha, com a desculpa de que "o público não se interessou por um notebook pronto para Linux"...
Comentário de brandizzi
Para não dizerem que eu estou mentindo...: ...indo ao site do produto, você encontrará, lá no final, em fontes pequenas e tom cinza, que

The ThinkPad T60p Mobile Workstation does not come preloaded with SUSE Linux. Users must obtain SUSE Linux licenses from Novell. The ThinkPad T60p comes with DOS entitlement only and ships with a blank hard disk drive. SUSE Linux OS will be supported by Novell, while Lenovo will support Hardware, ThinkVantage Technologies, and drivers.


--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004