“Quem leu a notícia sobre os notebooks da Lenovo com SuSE instalado pode ir abrindo o olho. Há boatos de que a idéia de 'pré-instalado' da Lenovo é meio diferente da que temos: diz-se que, em princípio, o ThinkPad desta 'linha' virá com disco rígido vazio. O usuário teria de comprar a licença do SLED 10 por US$ 50,00 e, depois de tudo, ir no site da Lenovo baixar os drivers para instalar no SuSE. Se você ainda achar que vale a pena comprar por, teoricamente, um laptop sem SO custar mais barato (mesmo comprando a licença do SLED), saiba que um T60p com Windows XP custa US$ 740,00 a menos.”
A nota foi enviada por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizzi+br-linux·orgΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
Trata-se de boato que circula pelo mercado, amplificado pela LinuxWorld que se encerrou nesta sexta-feira. Vamos aguardar mais informações.
Vamos lançar um Thinkpad projetado para rodar linux, mas a) o linux não vem pré-instalado, e ainda vamos forçar os usuários a uma situação do ovo-e-da-galinha (de terem que baixar os drivers do nosso site sem ter nenhum sistema operacional instalado do computador); b) vamos cobrar uns U$ 750.00 a mais do que a versão do mesmo equipamento que vem com o XP pré-instalado.
Daí as vendas desse notebook são medíocres, e a gente pode deixar os malas do software livre de lado, porque "quando vendemos um computador com o tal do 'linux' instalado, ninguém quis comprar". Lá lá lá.
Nadal