Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxWorld: Eric Raymond fala sobre multimídia no desktop Linux

“Raymond, um combatente em prol do mundo aberto, disse que é vital para o futuro crescimento do Linux que a comunidade se comprometa para ganhar a nova geração de novos usuários não técnicos com menos de 30 anos. Este grupo está mais interessado em que o Linux simplesmente funcione com seus iPods e MP3 players e 'não se importam com nossas noções de pureza doutrinária'. Segundo ele, 'nós temos um problema sério. A cada vez que tento oferecer o Linux a alguém com menos de 30, a questão que eu recebo é 'vai funcionar com meu iPod?' Não estamos ainda, como comunidade, realizando os dolorosos compromissos necessários para alcançar o maior número de usuários desktop. Até que isto aconteça, vamos ficar trancados do lado de fora de mais hardware'.”


Veja o texto completo em Open source guru advocates ideological shift | The Register.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anon
Funciona desde que queria so: Funciona desde que queria so colocar mp3 no ipod. aac não funciona direito.
Comentário de lscalado
Concordo!: Para que o Linux tenha cada vez mais usuários e possa crescer há necessidade de que tarefas simples encontradas no Windows possam ser desempenhadas com sucesso no Linux. Por exemplo ver um vídeo, ouvir uma mp3 e etc. São essas coisas que vão evitar que o usuário doméstico fuja do Linux, ou compre um computador e mande colocar o Windows pelo motivo de ser "complicado". Esse tipo de usuário é que a comunidade tem que querer também ter ao seu lado.

Ofereço aos meus amigos ou pessoas conhecidas que compram um PC com linux uma versão modificada do Ubuntu, já com todas as coisas para ele usar sem problema, e assim poder ver uma página em flash, java e ouvir uma música, fazer o download. E tenho visto que funciona, várias pessoas não desistiram do Linux por que lhes mostrei que há como desempenhar as mesmas tarefas, e vi que é isso que o usuário precisa. Muitos já leram mais há respeito e estão fazendo scripts para automatizar algumas coisas, outros começaram a gostar de programação por que descobriram uma ferramenta e fuçaram, nem todos vão ser assim mas já é um começo.
Comentário de Marcelo Ulianov
Esse é o cara! Tem os dois: Esse é o cara! Tem os dois pés firmes no chão, não fica sonhando com um mundo ideal, aonde todos serão como ele quer. Quem não perceber essa realidade vai ter que se contentar com os servidores. Desktop é muito mais complicado, pois trata direto com o usuário, que normalmente é um chato !!! Assim como eu !
Comentário de Covarde Anonimo
Quem domina o desktop domina tudo. Servidor é para nerds.: Quem domina o desktop domina tudo. Servidor é para nerds.
Comentário de brandizzi
De boa...: ...eu concordo plenamente com a afirmação, mas dizer que o esr tem "os dois pés firmes no chão" é apelação :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Não: Quem domina o desktop domina usuário mané. Servidor é para quem quer ganhar dinheiro.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de nemesis
gozado: eu poderia jurar que a M$ tremeu nas bases quando percebeu a ameaça que a internet e serviços web poderiam trazer à sua hegemonia no desktop. Quem não está online hoje, logado em um punhado de servidores, está fora do cenário digital atual...

quem domina o servidor, domina tudo. o resto é cliente chato... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Covarde Anonimo
Você acha que a MS ganha pouco?: Você acha que a MS ganha pouco?
Comentário de Covarde Anonimo
A browser é aplicação desktop. A MS treme c/ o Firefox e OO.o: A browser é aplicação desktop. A MS treme c/ o Firefox e OO.org
Comentário de brandizzi
E a Microsoft só vende: E a Microsoft só vende Windows XP? :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de marcosalex
Linux e desktop: Quando instalo o Linux no computador de algum colega, instalo alguns softwares que não costumam vir na maioria das distribuições pra tentar deixar o ambiente o menos estranho possível para o usuário. Gosto de instalar o Wine e deixar configurado o konqueror pra abrir automaticamente EXEs, deixo o plugin flash e java configurados (inclusive com o Konqueror abrindo arquivos .Class), instalo o Adobe Acrobat Reader, Real Player, NeroLinux, Picasa, Google Earth, configuro a impressora dele, instalo alguns bons plugins do FireFox, desabilito serviços que ele não vai usar e já deixo a internet configurada.
Mesmo assim, tem vez que ainda não consigo segurar o cara no Linux, mas quando consigo, considero uma vitória.
Haskell developer
Comentário de nemesis
uau: "deixar configurado o konqueror pra abrir automaticamente EXEs"

e assim se inicia a propagação de vírus de Linux. agora só basta logar como root por padrão...

e foi moderado positivamente, hein? :O

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bogus
Para além do empenho...: O Eric tem toda razão quando afirma que os usuários não técnicos com menos de 30 anos não se importam com nossas noções de pureza doutrinária. Não adianta o quanto você explique e repita, ao final sempre irão perguntar se X, Y ou Z vai funcionar no linux. Para falar a verdade, esse também é o caso com os usuários de qualquer idade, não só os com menos de 30, que de maneira geral não dão a mínima nem para a pureza doutrinária nem para os detalhes da tecnologia envolvida, querem é o trabalho feito.

Dito isso, falta explicar como é que se resolve um pequeno detalhe: como contornar os entraves legais? Os aspectos técnicos de colocar a coisa para funcionar no linux algumas vezes até já estão resolvidos. O problema é que nenhuma distribuição quer correr o risco de ser acusada de violar as leis de patentes ou DMCAs da vida. Isso vale para as distribuições e para os desenvolvedores também, que estão menos propensos ainda a se arriscarem nos tribunais. Ao final das contas, sobra mesmo o caminho mais penoso e com menos chances de sucesso: tentar educar o usuário, nem que seja para que reivindiquem mudanças nas leis.

É claro, no mundo ainda há lugares que estão livres dessas pragas, resta saber até quando?

Comentário de Douglas Augusto
Por exemplo ver um vídeo,:
Por exemplo ver um vídeo, ouvir uma mp3 e etc. São essas coisas que vão evitar que o usuário doméstico fuja do Linux, ou compre um computador e mande colocar o Windows pelo motivo de ser "complicado". Esse tipo de usuário é que a comunidade tem que querer também ter ao seu lado.


Por que eu deveria querer atrair usuários que exigem além do que o Software Livre pode oferecer? Se o GNU/Linux não toca por default alguns formatos de vídeos/áudio, é porque esbarra em problemas alheios à sua competência, como patentes e ausência de especificações. Se não for o caso, legal, vamos buscar tapar o nicho e implementar de forma amigável, fácil e intuitiva (desde que não conflita com outros quesitos).

Pressionar por softwares e drivers fechados é uma visão imediatista, a curto prazo --e potencialmente nociva. Definitivamente não quero essa legião de usuários cujo lema é "basta funcionar"; a conscientização é muito importante, pois somente assim é possível atacar efetivamente a origem da questão.

Softwares proprietários são cavalos de tróia, potencialmente perigosos em termos de estabilidade, segurança, dependência de fornecedor, privacidade, distribuição/empacotamento, flexibilidade/portabilidade, auditabilidade, suporte a longo prazo e custo, isto limitando-se ao aspecto prático e não ideológico.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Covarde Anonimo
O que importa é a aplicação.: O que importa é a aplicação.
Comentário de Covarde Anonimo
A grande fonte é o Office que tem o preço exorbitante.: A grande fonte é o Office que tem o preço exorbitante.
Comentário de escovadordebit
O Raymond esta certo.: A peça que mais influencia no mercado computacional hoje, não são os sistemas e sim as pessoas.

A cadeia de mão de obra neste caso, seja de usuários ou de administradores de sistemas, inicia no Rwindows. Se o sistema não chegar no usuário final, ou mesmo se houver uma brecha onde o rwindows seja necessário, estará criado um ambiente para a base M$.

Por exemplo: se o game é bom e só existe para rwindows, estará criado um ambiente para treinamento de um futuro usuário daquele sistema

Este ambiente pode chegar facilmente ao server se o timinho da M$ souber bater na tecla da integração.

Por isso penso que a gente não deva menosprezar as exigências dos usuários. O que a gente deve fazer é batalhar por meios de implementar as funcionalidades que eles encontram em outros sistemas.

Gostei muito do post de quem customizou o Ubuntu e mostra que com ele da pra fazer tudo o que se faz com rwindows.

Isso é atitude positiva.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de bressix
to cansado...: ... desses bandos de xiitas do linux!

qdo vcs entenderem que tem pessoas que só querem usar o computador como usam o video-cassete vão parar de fazer esse tipo de comentário.

e eu concordo com Eric!!

tem gente que não sabe nem fazer "next", "next e "finish"... e vcs vem falar de formato proprietário. a grande maioria das pessoas não está preocupada com a v3 da GPL, não quer saber quem é o Linus e nao se importa com as opniões do Stallman...

elas só querem ligar o computador e usar!! poder usar o iPod, baixar as fotos da câmera, sincronizar a agenda com o PDA, jogar o último lançamento que saiu na revista.

não vejo nada de errado nisso. as pessoas aqui de dentro da comunidade tem que entender que poucos tem a preocupação que temos. chega desse lancee que pra usar linux tem que saber usar apt, dpkg, yum, tar.gz, compilar dos fontes, etc... quem gosta e precisa pode usar tudo isso. mas o usuário comum só quer usar e de maneira fácil. usuário usa!

parem de olhar pro umbigo de vcs e olhem ao redor. agora se vcs realmente nao precisam desse tipo de gente usando o linux é melhor avisar a todo esse pessoal que tá se desdobrando pra fazer o linux chegar até esse público.
Comentário de Douglas Augusto
Vi no Slashdot ;-): http://geekz.co.uk/lovesraymond/archive/show-them-the-code

Livre tradução:

- Stallman: Eu fundei a FSF e iniciei o projeto GNU. Escrevi as ferramentas e a estrutura legal que deu ao movimento sua fundação. Tenho dedicado minha vida à comunidade do Software Livre.

- Linus: Eu criei e agora gerencio o kernel Linux, o coração de centenas de distribuições GNU bem-sucedidas.

- Raymond: Eu estou com esses caras.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004