Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun para Desenvolvedores Java: Abertura do código não mudará a sua vida

“Segundo publicação realizada pelo CNET News.com o Chief OpenSource Officer da Sun Microsystems, Simon Phipps, falou na terça-feira em Londres, que a decisão da empresa de liberar o Java SE como OpenSource não vai fazer qualquer diferença para a maioria dos programadores Java.”


A nota foi enviada por Matheus Santana Lima (matheusslimaΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
ouviu essa, Copérnico?: precisa chorar mais, não... ;P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Covarde Anonimo
Sendo livre, de repente até vire algo decente: Sendo livre, de repente até vire algo decente
Comentário de popolony2k
Vai sim.: Vai fazer falta sim, pois assim eu paro de buscar uma alternativa open source do J2SDK/JRE e fico na versão da Sun que a meu ver vai perder muitos adeptos quando a alternativa livre estiver 100% compatível. E está quase lá.

Se isso acontecer, a Sun perde o poder sobre a plataforma.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Copernico Vespucio
Que venha o Open Java: Nêmesis:

(Essa sua técnica para me atrair às discussões é muito feia, rapaz... :P Me dá um descanso pra trabalhar no JIX... :-P)

Sim, a abertura de certa forma muda nossa vida sim. E temos que nos preparar para lidar com os aspectos negativos da abertura, em troca dos positivos.

Aspectos positivos que temos buscado à muito:

1) O esforço de melhoria agora é global: Com a principal implementação J2SE disponível em código aberto, restam apenas algumas JVM proprietárias no mercado (BEA e IBM). A tecnologia de máquinas virtuais em Java chegou em um ponto ideal para a aplicação de diversas técnicas desenvolvidas no meio acadêmico. Com mais de 80% das JVM disponíveis contando com código aberto, estamos nos encaminhando para um esforço global de melhoria.

2) Fim da hostilidade no mundo livre (será mesmo?): Com a licença aberta disponível, vai restar pouca munição aos críticos da plataforma no mundo livre para impedir a utilização da tecnologia nas distribuições de sistemas como o Linux, por exemplo. É previsível a permanência de algum "espírito de porco", mas acredito que serão casos isolados.

3) Ciclos mais rápidos de melhoria nas JVM alternativas: Com o código original como "tira dúvidas", as equipes que desenvolvem JVM alternativas podem lançar releases mais rapidamente, adicionando novidades ao mercado.

Para alcançar esses benefícios, o preço deve ser pago:

1) Reuso predatório: Java vai ganhar alguns concorrentes "paraguaios"! Vários produtos e tecnologias "revolucionárias" vão aproveitar a base de código da plataforma para tentar ganhar seu lugar ao Sol.

Também veremos aparecer "clones" não homologados da plataforma, com algumas restrições a menos ("Ei! O Pointva é como o Java da Sun, mas vc. tem ponteiros e coleta de lixo explícita quando precisar..."). A princípio elas vão atrair alguns incautos. Então nós, da comunidade Java, teremos muita dor de cabeça pela frente enquanto ajudamos a comunidade da informação e o mercado a separar o joio do trigo.

Vai ser um trabalho ingrato, pq entre os interessados em produzir pseudo-java estão grandes players, como a IBM, que a muito anseia dominar o jogo.

2) Queda do uso das JVM alternativas: Se eu posso usar meu JSE da Sun com código aberto, porque vou perder meu tempo instalando o Blackdown? Para que perder meu tempo inovando em um desenvolvimento paralelo se o "feijao com arroz" esta disponivel sem esforco? A queda no interesse desses projetos pode incentivar a "aposentadoria" de alguns. Infelizmente.

Aos FSFistas (agora é minha vez de convocar o Medina), vale lembrar que a licença não será a GPLv2, que dirá da GPLv3!

Não, a Sun não "perderá o controle sobre a plataforma", porque já faz algum tempo que ela não o possui. Ela é, e ainda manterá, o posto de mais importante player e principal patrocinador da plataforma. Apenas isso.

Enquanto isso, o projeto Apache Harmony continua avançando com aquela que promete ser a melhor JVM de todos os tempos...
Comentário de popolony2k
A Sun não possui o poder sobre Java ?: "Não, a Sun não "perderá o controle sobre a plataforma", porque já faz algum tempo que ela não o possui."

Então quer dizer que as todas as JRE's existentes não foram obra da Sun, com funcionalidades implementadas ou com o aval final da Sun ????

Se for assim porque a IBM não conseguiu fazer da SWT um padrão de facto. ??

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Copernico Vespucio
Não: Então quer dizer que as todas as JRE's existentes não foram obra da Sun?

Não. Principalmente em se tratando de JRE, a Sun não é nem de perto a única fornecedora.

A Sun não produz o JRE do Mac, por exemplo, que é mantido até hoje exclusivamente pela Apple.

A BEA e a IBM contam com seus próprios JRE corporativos.

O "aval" final é dado pelo TCK, ou outro conjunto de testes equivalente que obedeça à especificação.

Todas as especificações da plataforma estão agora em poder do JCP, do qual a Sun tem somente uma cadeira.

Se for assim porque a IBM não conseguiu fazer da SWT um padrão de facto. ??

O SWT não se tornou padrão de fato (e eu particularmente espero que nunca se torne), pq é praticamente só a IBM que vota a favor dele no JCP... :)

O perigo do SWT é que sua arquitetura em peers permite implementações proprietárias dos widgets, fazendo com que determinados recursos visuais possam ser exclusivos de um fornecedor. De volta a todas as dificuldades que levaram o AWT à sua relativa aposentadoria...

É um plano da IBM para dominar o Java em Desktop, que não foi bem visto por grande parte da comunidade, a despeito do sucesso de seu "testa-de-ferro" Eclipse Project.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004