Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um teclado mais eficiente

Nando Florestan (nando2003 encontrável em mandic com br) enviou este link e acrescentou: “Quando o teclado QWERTY foi inventado no século XIX, foi para forçar uma digitação mais vagarosa, para evitar problemas nas máquinas d'antanho. Esse é o modelo de teclado que usamos até hoje. De outra parte, o layout de teclado Dvorák, comum nos EUA e em países nórdicos, quase nunca foi usado em países de língua portuguesa. É hora de mudar isso, porque no layout Dvorák os dedos viajam uns 42% a menos que no QWERTY, cansando menos as mãos. Previna a tendinite: compre um simples teclado brasileiro ABNT2, instale os drivers que escrevi (para Linux e Windows), troque algumas teclas de lugar e -- agora a parte chata -- pratique uma nova datilografia... É compreensível e razoável que muita gente não tenha paciência de reaprender a digitar. Mas as escolas, essas teriam obrigação de adotar o Dvorák desde o início, por se tratar de uma questão de saúde.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Algumas observações.: Bom, pra começo de conversa, utilizo o mapa Dvorak Simplificado (modificado para ter deadkeys nos acentos) há praticamente meio ano. Dito isso, aqui vão meus comentários sobre o mesmo e sobre o que foi escrito acima:

1) Dvorak com teclado ABNT2, só se for com um mapa Dvorak adaptado. O Dvorak Simplificado - o oficial - é pra ser usado com teclado US. E ele também não tem deadkeys, a propósito (mas é suportado no X por padrão).

2) Os dedos viajam 42% menos no idioma inglês. Não foi feito nenhum estudo específico pro português. Ou seja, esse número pode ser muito maior ou muito menor.

3) Dvorak é tão comum nos EUA quanto aqui. O que aconteceu, lá pelo começo do século XX, foi uma tentativa frustrada de migrar digitadores do QWERTY pro Dvorak sem calcular corretamente o tempo que levaria, e sem contar os custos de migração das máquinas. E não deu muito certo.

4) Migrar de um pro outro não é tão simples assim. Eu diria que são dois a três meses pra se voltar a ter uma velocidade próxima do que se tinha antes. Então é bom pensar muito bem e achar um momento muito propício pra migrar. E nem pensar em fazer isso se não puder perder, no mínimo, um mês de trabalho. :^)

5) Não há acento no nome. É "Dvorak".

E é isso.

-- ofranja
Comentário de Tango
O Leonardo levantou a questã: O Leonardo levantou a questão, que eu ratifico: a eficiência do Dvorak só é atestada para a digitação de textos em inglês. De fato, um teclado "otimizado" não pode sê-lo se for genérico: pelo menos cada idioma deveria ter seu próprio Dvorak, já que não é viável cada profissão ter um.

Digo isso por que a frequência das letras varia mesmo dentro do mesmo idioma, se formos de um texto bíblico até um jornal, passando pela linguagem coloquial do dia a dia.

Se fizermos um comparativo entre as análises de frequência simples de cada letra nos idiomas inglês e português já é possível notar algumas disparidades. Não chega a ser fatal, mas se um método tão simples como este é capaz de expor a não-adequação do Dvorak ao nosso idioma, o que dizer de técnicas mais completas de análise de linguagem?

Abaixo, a título de curiosidade, alguns dados de análise de frequência de letras para os dois idiomas:

Inglês
etaoihnsrdluwgcymfpbkvqxjz
aeosridntmucplvgfbhq
Português

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Douglas Augusto
Teclado alfabético: A título de curiosidade, foi inventado recentemente um novo padrão de teclado, com 53 teclas.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Heitor Moraes
Isso não é novidade.: Na verdade já a algum tempo eu uso um Mix não oficial do Dvorak com ABNT. Em colaboração com o Luiz Portella, eu disponibilizei para Windows XP e Xmodmap, esse layout e fotos do meu teclado. Já fiz um mapa para console, só que ainda o estou usando em regime de teste.

Esse é o site: http://www.lujz.org/lfpor/dvorak.html

Ao contrário do driver do Nando, o meu altera o "mínimo" possível o layout Dvorak original, E NÃO "PERDE" UMA DAS TECLAS.

Além disso, eu só me convenci que o Dvorak é bom mesmo para português depois de fazer diversos testes nesse site:

http://www.acm.vt.edu/%7Ejmaxwell/dvorak/compare.html

Claro que eu tive que fazer umas considerações nas saídas pra que elas ficassem coerentes com as entradas feitas num teclado americano - como "'"+"a" em "~"+"a" e "-" no lugar da cedilha - mas isso não torna o resultado do teste menos interessante.

Eu concordo com Tango (nós já conversamos muito sobre isso aqui em casa), acho que esse layout precisa de mais teste. Nunca sugeri a notícia aqui porque estou me fazendo de cobaia. Não acho prudente divulgar num site do tamanho do br-linux.org, algo que não foi corretamente experimentado.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de CabralB
Interessante.: Interessante.

A proposito alguem pode me ajudar ?

Eu tenho esse teclado, http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=921 , mais uma das pernas se soltaram dentro do teclado, eu resolvi tirar as 4 pernas para fazer uma solda nova em todas, mais eu anotei a sequência das cores erradamente, alguém que tenha esse teclado poderia abri-lo e me passar a sequência.

Muito Obrigado.
Comentário de CabralB
Meu e-mail u2flag@gmail.com: Meu e-mail u2flag@gmail.com
Comentário de Luser
Lenda urbana?: Existem muitas referências de que a superioridade do layout Dvorak não passa de lenda urbana. Eis uma delas:

At issue is the standard "QWERTY" keyboard, so named for the first six letters on the second row of keys. The story of its origin has some trappings of an urban legend, and goes something like this:

The keyboard was designed in the 19th century to deliberately slow down typists, because the earliest manual typewriters tended to jam. QWERTY solved this by placing frequently used letter pairs far apart. Then, during the 1930s, a university professor named August Dvorak devised an alternative keyboard that placed the most frequently used letter pairs in a single row. Though Dvorak insisted his keyboard was much easier to learn and faster to type on, nobody switched to it because QWERTY had such a huge head start.

(...)

They debunk the QWERTY tale, calling it largely a myth perpetuated by
none other than Prof. Dvorak
, who they say held a patent on his keyboard and stood to gain if it triumphed over QWERTY. The oft-cited Navy study was badly flawed, the professors say, and was probably conducted under the supervision of Prof. Dvorak himself, who died in 1975 bitter that the world had spurned his invention.

Other more recent studies, including one by the General Services Administration, have shown there is little or no difference between the keyboards in such areas as learning ease, speed and comfort.
Comentário de nandoflorestan
A prática comprova: é melhor sim: Vocês têm razão quando dizem que uma solução IDEAL haveria de ser adaptada à última flor do Lácio, MAS:
Embora eu esteja usando meu Dvorak há poucos meses, a prática já comprovou que o conforto é muito maior. Se você comparar os dados de freqüência acima, verá que a diferença entre inglês e português é pouca. Imaginando a "home row" do Dvorak, linha onde devem ficar os caracteres mais usados, a única letra diferente que aparece é o M no português, que tomaria o lugar do H no inglês.
Além do mais, eu já escrevo em inglês boa parte do tempo mesmo...
Comentário de Jair
Pergunta idiota: após se aco: Pergunta idiota: após se acostumar com o Dvorak, é fácil alternar entre ele e o qwerty? Ou fica confuso?
Comentário de Walter Carlos
Exercício para praticar no teclado Dvorak: Parabéns ao Nando Florestan pela iniciativa de criar um driver para teclado Dvorak. Lendo o texto, porém, ocorreu-me que:

1) "Layout" já foi aportuguesado. É leiaute: "s. m. 3 Disposição física de elementos em um determinado espaço", segundo o Aurélio.

2) A única maneira de ver o teclado Dvorak fazer meus dedos viajar 42% menos é se ele for tão atrativo que me prenda em casa por mais tempo. Viajar é ir a um lugar distante. "Travel", palavra da qual viajar provavelmente foi traduzida, tem o mesmo sentido, mas também significa movimentar numa direção, ou seja, percorrer.

Assim, podemos praticar:

"É hora de mudar isso, porque no leiaute Dvorak, os dedos percorrem uns 42% a menos que no QWERTY, cansando menos as mãos."

^__^
Comentário de nandoflorestan
Problema corrigido.: Agradeço ao Heitor por consertar o problema da tecla que faltava no Windows. A nova versão já está no ar, no mesmo local.

Quanto à crítica sobre prudência ao publicar: o teclado funciona esplendidamente para mim e o "motto" do open source é "release early, release often". Por mais buguento que estivessem os drivers, nada é pior do que permanecer com o QWERTY...
Comentário de Heitor Moraes
+ ou -: Preciso de uns dois minutos digitando pra minha cabeça entrar no modo QWERTY denovo.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
:D: Nossa, você é rápido heim!

Quanto a "prudência", pode ser que eu é que tenha um excesso de cuidado.
Isso é bem relativo.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de nandoflorestan
Estava demorando...: Sempre aparece um conservador querendo "desmoralizar" o Dvorak, mas não é difícil perceber que o design é bem superior. As vogais ficam na mão esquerda e as consoantes principalmente na mão direita, aumentando o paralelismo das mãos. As letras mais usadas ficam todas na linha central. Portanto os dedos se movem menos no plano do teclado.
A mulher que está no Guiness (Livro dos Recordes) como a digitadora mais rápida do mundo só usava Dvorak. Isto não "prova" nada, mas é sempre um bom sinal.
O que realmente comprova a superioridade do Dvorak é isto:
http://www.acm.vt.edu/%7Ejmaxwell/dvorak/compare.html
Comentário de Heitor Moraes
Esse teu texto parece coisa do "Get the Facts": Eu não mudaria de layout só de brincadeira:

- As dores do LER na mão esquerda - o DVORAK acabou com elas;
- A mão direita ainda dói, mas bem menos;
- A digitação é mais macia e silenciosa;
- Cansa menos;

E eu não ganharia nada fazendo propaganda enganosa.

Mas tem dois detalhes:

- Só vale apena se você digitar corretamente;
- Praticamente elimina os erros de digitação, mas a troca de vogais se torna o erro mais comum - oinda* que raro.

*(o ainda/oinda eu realmente errei durante a digitação, daí mantive a título de exemplo.)

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de nandoflorestan
O mais difícil é se acostumar com o Dvorak: A pergunta não é idiota, é muito boa! Aliás segundo Carl Sagan não existem perguntas imbecis -- toda pergunta é um grito para compreender o mundo.
Alternar é fácil, mas não totalmente. Surgem de vez em quando probleminhas típicos, por exemplo trocar o S pelo O, que exigem uma atenção a mais durante um momento. Depois até isso passa.
Como é fácil perceber que o Dvorak é mais confortável, estes novos erros nem de longe levam ao arrependimento. Teria que ser um cara EXTREMAMENTE mala pra ficar se lamentando: "oh, por que não escutei a minha mãe, não deveria ter aprendido o Dvorak, agora nunca mais digitarei em minha vida"
Comentário de hamacker
Que tristeza de teclado hein: Que tristeza de teclado hein ? Além de pagar caro (esse teclado tá R$ 60,00 no carrefour) ele quebra.
Por falar nisso, não se vende mais teclado com ctrl e alt gordinhos ?
Essas winteclas tão roubando espaço e são tão pouca utilizadas, mesmo por quem usa windows. Isso é tirania do mercado.
Comentário de lordello
Existem teclados ABNT2 diferentes: Heitor Moraes, olha só, meu teclado é um "Troni 2000" ABNT2, tem as teclas um pouco diferente do mostrado na sua página, veja essa FOTO.
Como você pode ver, o teclado está bem sujo :-) e olhando com mais atenção a tecla "BackSpace" é bem menor e a tecla "Shift" direita maior, movendo a tecla ?/° para a linha de cima. Acho o layout do meu teclado muito ruim, principalmente pra programar bash, pois é um suplício achar os colchetes.
Estou comparando ele com essa FOTO.

Vou trocar de teclado, já está decidido, mas pergunto, esse meu tecaldo é o único modelo alterado do ABNT2? Será que cada fabricante vai colocar teclas em lugares diferentes?
Meu teclado funciona perefeitamente com as configurações básicas "br abnt2" do xorg, até a tecla ponto do teclado numérico e o AltGr funcionam.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Krusty
Dvorak pt_BR: Sobre a funcionalidade do teclado ter sido trabalhada para a língua inglesa, sua adaptação para nossa língua não poderia ser feita somente substituindo as letras mais usadas no inglês para as letras mais usadas no português?

Explicando melhor:

Baseado no que nosso colega postou acima,

"Abaixo, a título de curiosidade, alguns dados de análise de frequência de letras para os dois idiomas:

Inglês: etaoihnsrdluwgcymfpbkvqxjz
Português: aeosridntmucplvgfbhq"

Não bastaria substituir a letra "e" do Dvorak inglês pela letra "a"?
na sequência, substituir o "t" pelo "e"... e assim sucessivamente?

Ou estou falando uma besteira muito grande? :-P

Abraços


Up the Irons!
Comentário de Against
melhoria para ingles ? : melhoria para ingles ?
Eu digito muito mais if, while, for, echo, print, sum, unix, timestamp, date, etc, do que qualquer outra coisa.
Comentário de bardo
Dvorak Latino: Creio que as línguas latinas tenham um conjunto de "caracteres mais utilizados" em comum (com uma margem de tolerância). Assim, um Dvorak Latino poderia se tornar bem útil para um grupo maior de pessoas, com uma "perda considerável" de desempenho em relação a uma versão totalmente otimizada para Português, mas ainda assim até melhor que o Dvorak original.

Fórmula para quem quiser tentar pesquisar:

1) criar um script que converta caracteres acentuados nos caracteres das teclas utilizadas, exceto o cedilha, e trocando maiúsculos por minúsculos (p. ex.: "O órfão da praça viu o ônibus" se tornaria "o 'orf~ao da praça viu o ^onibus");

2) criar um script que monte estatísticas de ocorrência de cada uma das letras presentes em um texto;

3) arrumar textos enormes em português, em mais de uma categoria, de preferência: obra de literatura, texto técnico, texto jornalístico. Pelo menos representantes enormes dessas três;

4) o mesmo para espanhol;

5) o mesmo para outros idiomas que queiram testar para efeitos de comparação (testar códigos-fonte também só pra ver no que dá); ;)

6) fazer um merge dos padrões desejados e ver se fica próximo dos modelos originais (em pt e em es);

7) distribuir o Char Top 10 na linha central, seguidos pela linha superior e concluindo pela linha inferior.

Com isso talvez tenhamos um leiaute bastante eficaz. Aí é só divulgar e começar a utilizar. Não pretendo fazer esses testes (não agora, pelo menos). Quem quiser fique à vontade (mas documente o processo!).


"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de nandoflorestan
Por que e como fazer: http://www.visi.com/~pmk/evolved.html
Este cara fez uma coisa parecida em inglês. No final ele chegou à conclusão de que não conseguiu gerar nenhum leiaute superior ao Dvorak...
Acho que não vale a pena todo esse esforço só pra trocar algumas letras de lugar. Acredito que seja _suficientemente bom_ o Dvorak Simplified Layout, e ele já é um padrão.
Em todo caso, é preciso pensar também que os dedos mais fortes são o indicador e o médio, e os mais fracos são o anular e o mindinho. Também seria preciso evitar dígrafos comuns usando o mesmo dedo. Por exemplo, no QWERTY usa-se um dedo só, o médio, para digitar "de".
Comentário de Damarinho
Ergonomia: (*_*)

1 - Teclados - Insisto em perguntar-me porque não houve evolução e disseminação de maquinas com taqui-datilografia e expansivo uso de teclado taqui-datilográfico !

2 - Ergonomia - Em qualquer atividade profissional há aplicação da ergonomia, que disciplina qualquer trabalho (esforço, energia dinâmica), evitando cansaço muscular, extenuação, desperdício, distorção.
Tudo em benefício da produtivade pela lei mo menor esforço.

- Ergógrafo - Aparelho com que se registra o esforço de um músculo. Ergômetro - Aparelho que mede o trabalho executado por um músculo.
Se há um laboratório experimental com estes aparelhos, consegue-se usar a metodologia científica para modificar situações. A maioria das vezes, modificações ou alternâncias são baseada em causa-e-efeito.
Dai, criou-se o Teclado Ergonômico, que corrige a distorção da digitalização nos teclados convencionais, nos quais as mãos fazem uma convergência para o centro, desalinhadas dos punhos em 15 graus.
No Tec. Ergonômico há um lacuna no centro, que permite alinhar mãos-dedos-punhos. Eficiência e eficácia.

3 - No Dvorak, as vogais estão justapostas. O portugues, descendente da ramificação greco-latina, importa também terminologia semântica de africanos, indígenas, árabes. Neste conjunto, predominam as vogais, na maioria "a" "o'. Aquela justaposição parece-me inadequada, ergonômicamente.
- No QWERTY, há um balanceamento de vogais: 2 (esquerda) e 3 (direita), ergonômicamente correto.
Percebe-se que maior esforço é aplicado no uso da tecla SHIFT, que tem opção na direita.
E que os sinistro (canhotos) tem menor incidência de LER (no dedo minimo e anular) que os destros. Para os ambidestros o esforço (labor, ergo) é minorado.

4 - Há países, em que o mapa do teclado é adaptado para as característica da linguagem. Há teclas facilitadoras com "é" (agudo) "è" (grave), por estudo de incidência maior, evitando-se o Shift.
Teclas demais ! - Opino que mais teclas seriam interessantes e importantes. Há alguns teclas, de uso no Windows, que podem ser reconfiguradas. no Linux, para executar uma função ou como Hiper Texto; ao digita-la, obtenho um texto "pt Saudações \new line\ Autor " (exemplo). Há outras em que posso configurar:
"if then else if" e inserir texto .

(a) //dam :: //damarinho
Comentário de Nome
Deletar: Eu concordo com você que estamos jogando a língua portuguesa no lixo mas, sobre a palavra deletar, ela de fato exite no portugês e vem da mesma raíz de indelével. Agora, coisas como stopar, butar e startar são umas tristezas que infelizmente eu escuto todo dia. Enfim, melhor ouvir isso que ser sudro.
Comentário de nandoflorestan
Esse foi um bom pôuste, exce: Esse foi um bom pôuste, exceto neste trecho: "No QWERTY, há um balanceamento de vogais: 2 (esquerda) e 3 (direita), ergonômicamente correto."
Você parece não conhecer os princípios do Dvorak.
O QWERTY coloca 4 vogais na linha superior! 5 se contar o Y!
Fora isso, nas palavras, as vogais costumam alternar-se com as consoantes né? Então a separação de vogais numa mão e consoantes noutra é uma Boa Coisa por levar ao paralelismo das mãos.
Se você tivesse dito que não foi uma boa escolha colocar as letras A e O nos dedos mais fracos, eu até concordaria. Mas este é um problema de ambos os leiautes.
Comentário de Damarinho
Dialeto de escrita: (*_*)

Artifício para escrita de textos

1 - Diversificando uso do hiper-texto, costumo usar um artifício que objetiva :
a) maior produtividade na escrita
b) evitar êrros de digitação
c) menor esforço versus maior produtividade

2 - Elaboro uma tabela de correspondência e memorizo ou (consulto) seus termos. Nesta tabela, registro as correspondências, ressaltando as palavras acentuadas e termos mais frequentes do texto :
xon = ção
xilmo = ilustríssimo
xper = periòdicamente
xcirc = circunstância
zojb = objetivamente
yww = write

3 - A qualquer tempo, ou no final do trabalho de escrita, executo a função de substituição dos termos usados da tabela, em todo o texto.
Exemplo: Substituir "xon" por "ção" ... - "yww" "write"

4 - Para programadores é util, quando trabalha com linguagem de longos termos, oposto da linguagem assembly.
Outra das vantagens é que a incidência de êrros para o Programa (debug) é
igual = zero.

5 - No final, pelo usufruto, acostuma-se ao artificio.




Comentário de Donnie Darko
outra pergunta idiota: mas como Carl Sagan disse que não existe pergunta idiota...
o nome DVORAK tem alguma coisa a ver com o tal Jonh Dvorak que escreve/escrevia para a Info (argh!)?
Comentário de Damarinho
+ argh: (*_*) !!!

Devem ser parentes do Antonin Dvorak (1841-1904), compositor clássico, que
nos legou a excelente Symphony n. 2, dentre outras.




Comentário de Heitor Moraes
PIOR AINDA!: Eu sou canhoto, digito corretamende e tenho LER nas duas mãos.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de bardo
:
Um estudo do tipo que citei, caso bem-documentado, serviria para atingirmos um novo leiaute ou, se não, para ratificar a eficiência do Dvorak Simplified.

Ideal seria termos um trabalho desse porte feito por quem realmente entenda dos assuntos envolvidos, mas se não for possível, começar com programadores interessados já seria uma boa. ;)

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Heitor Moraes
Tua página tá fora do ar.: Além disso eu não tenho página.
como disse "só contribuí com a de um amigo".

Olha, acho que existem uns 3 arranjos diferentes pras teclas próximas do ENTER. Esses arranjos também existem em várias línguas, não é só aqui a esculhambação. Pior são os portugas - que precisam do Alt Graphic pra digitar arroba.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de juca
Tem uma historinha a respeito: Tem uma historinha a respeito no seguinte endereço:
http://www.iis.com.br/~cat/infoetc/dvorak.htm
Comentário de Anonimo
E o padrão vai pro espaço: Desse jeito, daqui a pouco cada pessoa vai andar com seu teclado dentro da bolsa, pois não saberão digitar com fluência em qualquer teclado.

Ao chegar em casa usam o teclado dvorak_pt-br, no trabalho é o qwerty_latin, na faculdade o dvorak_us...



Comentário de nandoflorestan
Já beirando o offtopic: Não existem perguntas imbecis, mas existem imbecis. John Dvorak é um deles.
Já o compositor Antonín Dvorák tem algumas obras importantes na história da música, máxime a Sinfonia nº9, intitulada "Do Novo Mundo" porque o tcheco a escreveu nos Estados Unidos sob influência do folclore.
Comentário de Heitor Moraes
O meu layout é bem fiel ao D: O meu layout é bem fiel ao Dvorak,
A idéia é justamente não piorar o que já tá muito bom.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de André Simões
Qual o problema???: Não vejo problema na diversidade de teclados, imagine que todo monitor tenha um dispositivo de teclado laser como este aqui...cada indivídua pode utilizar o teclado que bem entender.

Libertade de escolha absoluta no teclado, não é ótimo? Sem contar que daria para ter um conjunto de teclas personalizadas para cada software, imaginem as possibilidades?

Teclas exclusiva para um detarminado software, outras para um determinado jogo, as possibiliades são infinitas.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Damarinho
Antes que seja tarde !: (*_*)

1 - Não seria ético aconselhar ou indicar peventivos, paliativos, corretivos e denomiar produtos disponíveis.
Mas, sugiro consultar um especialista sobre a seguinte fórmula:
Extrato de arnica - óleo de copaíba - mentol - cânfora - salicilato de metila -
castanha da índia - andiroba .



Comentário de ArKanjo
Tem como escrever nas teclas ??: Pensei o seguinte, acho q ñ é preciso trocar as teclas pra usar ele ...
q tal algo como esse teclado, mas o inverso
http://www.mwbrooks.com/dvorak/layout.gif

ter as letras do QWERT normais, mas marcado menor de outra os caracteres do Dvorak ??
Se tiver como algum adesivo ou algo que ñ saia com o tempo, podiamos até tentar :)
Assim teclados que tem teclas com formatos diferentes q ñ da pra ser trocado de lugar, pode ser usados pros 2 tb :)
E tudo q teria q ser feito é mudar o layout :D

Meu teclado ja era, pretendo comprar um formato A-Shape
http://www.a4tech.com/en/product2.asp?CID=2&SCID=12&MNO=KBS-8
daí se for bom posso ter os 2 esquemas no micro :D hehehe
Pensei em tinta de caneta pra CD, mas ela sai com a digitação, e adesivos tb ficam feios e saem tb com o tempo :( ....
alguma ideia ??

PS: alguem sabe com certeza se o formato A-Shape é realemnte melhor que o natural keyboard ?? a propaganda diz que é, mas vai saber, tinha um formato natural, como quebrou pensei nesse que ocupa menos espaço e o pouco que digitei nele, parece bom, doi menos que teclado normal, mas ñ sei se é melhor que o natural ...

Comentário de ferdam
Diga-se de passagem, as compo: Diga-se de passagem, as composiçoes de Antonín Dvorák sao mediocres, porem gosto nao se discute.

Abraços,
Fernando

Comentário de Neto
Dvorak: Algumas pessoas não gostam de mudanças outras preferem mudanças. As coisas evoluem graças às mudanças. Não precisa ser biólogo para saber disso.


Comentário de Daniel
Para quem vai começar a usar: Para quem vai começar a usar o teclado Dvorak, aqui tem um mini curso para facilitar o aprendizado.

http://www.gigliwood.com/abcd/
Comentário de Eduardo Machado
E pra quem cata milho?: O Dvorak tem o mesmo ganho pra quem cata milho?
Usaria só 2 dedos nas vogais ao invés de 4 : )
Obrigado
Comentário de nandoflorestan
Sai dessa vida: Aprender datilografia é "bico", só o que precisa é tempo.
Nem dinheiro precisa.
No artigo estão linkados pelo menos dois cursos de datilografia NA WEB!

Se você baixar o Knoppix for Kids, um Live CD para crianças... Ele vem com pelo menos 2 programas que ensinam datilografia:
O TuxType é em forma de jogo: as letras vão caindo e a criança tem de apertar as teclas corretas no tempo certo para alimentar o pinguim...
O outro programa, diabo, esqueci o nome... é mais tradicional.
Comentário de marcosv
Página Interessante sobre Dvorak: http://shiar.org/happy/txts/dvorak.php
Há uma análise bastante estensiva sobre o assunto, inclusive para linguas diferente do ingles (infelizmente não tem portugues por lá).
O cara fez inclusive uma análise comparando os movimentos em diversos tipos de teclado (inclusive um com dispoção aleatória das teclas!), e o dvorak foi o que se saiu melhor.
Quem não ficar contente ainda, tem outro site muito bom:
http://www.mwbrooks.com/dvorak/index.html
Inclusive, tem o tópico 'Is Dvorak an Urban Legend?' :-)

Comentário de lordello
Re: Deletar: Não sei qual o dicionário do qual você tirou essa informação, mas no dicionário meu dicionário de português do brasil não tem. Mesmo que existisse uma versão da palavra "indelével" com codinome "deletar", ele me hipótese alguma poderia ser comparada com excluir, apagar e remover.
Caramba, até o Orkut está colocando "deletar" na sua interface -.-
Odiei ver no YAST2 do SuSe 9.2 o tempo todo o termo "deletar", deu vontade de mudar tudo pra Inglês, mas nem vou me dar o trabalho, pois vou instalar o Ubuntu mesmo.

>Deletar
> Publicado por Nome (não confirmado) em Qui, 2005-04-07 13:17.
>
> Eu concordo com você que estamos jogando a língua portuguesa no lixo
> mas, sobre a palavra deletar, ela de fato exite no portugês e vem da
> mesma raíz de indelével. Agora, coisas como stopar, butar e startar
> são umas tristezas que infelizmente eu escuto todo dia.
> Enfim, melhor ouvir isso que ser sudro.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de brain
Dicionário antigo?: Se o critério é constar ou não no dicionário, no Houaiss o verbo DELETAR consta, e está datado como sendo usado em português a partir da década de 70. Mas de fato consta como palavra a evitar, com recomendação de substituir por apagar, suprimir, remover.
Comentário de Heitor Moraes
A língua é orgânica!: A língua é orgânica! Nós a construímos!

Neologismos são muito naturais no Brasil e são saudáveis.
Não é legal usar esse vernáculo em textos formais porque é "língua do povo" e portanto nada erudito.

Acho que existe uma espécie de "corrente coloquial" na documentação do software livre. Isso é bom, do meu ponto de vista.

Isso aproxima as pessoas da documentação - desde que os coloquiais venham em dose salutar.

"Sacou mano, a parada do 'noc-noc' na @#$%& da porta pra rodar o negócio do ssh sem deixar as perna aberta!"

Assim não dá!
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Inácio Fernandes
Adesivos: Eu também pensei nessa solução. Só que ao invés de colar adesivos na parte de cima penso que seria melhor colar na frente das teclas, ou seja, na face voltada para o digitador. Ficaria visível da mesma forma e não teria o atrito dos dedos para apagar a impressão.

Só não é viável em teclados onde a tecla é muito fina, tipo os de notebooks.

Que acham?
Comentário de lordello
Re: "Dicionário antigo?" & "A língua é orgânica!": Realmente, não existe um dicionário OFICIAL do brasil, apenas o Aurélio no qual aprendemos na escola. Mas dicionários como o Houaiss tendem a simplesmente listar palavras usadas pela população.
Bah... se todos os verbetes são tão importante para apriximar as pessoas, que se dane, vmaos botar nessa maumentar essa lista:

startar - inicar um serviço do sistema
destarrear - descomprimir um arquivo tar
deszipar - descomprimir um arquivo zip
emergir - usar o comando emerge no Gentoo
etc...

Foi mal, mas esse não é o local para postar isso. Não sou contra criar novas palavras, como o tal "leiaute", que não existe no português mesmo, mas sou contra subistibuir palavras quando existem similares. Simplesmente porque uma pessoa olha para um teclado e vê a palavra "DETELE" e a converte para "DELETAR" não torna isso válido.
Desculpa se sou nacionalista e vejo o povo cair nesse monte de lixo linguístico e não gosto nem um pouco. Para um povo que não sabe nada de inglês, ficar vendo propagandas e fachadas de lojas em inglês é revoltante. Alguns defendem a mistura da nossa língua, que é uma coisa normal, mas vai dizer isso para um francês ou para um norte americano! Então porque não podemos defender nossa língua? É errado? É mico? Vamos parecer menos desenvolvidos? Temos coisas mais importantes para resolver? O brasileiro precisa gostar mais do Brasil, antes de poder resolver qualquer coisa, isso inclui sua língua.
Inté...

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de lordello
Re: Adesivos: Adesivos não são bons, eles sempre vão descolar, sempre, gerando um gasto constante com a troca dos mesmos. No meu trabalho usamos alguns teclados com adesivos, pois o programa que usamos mapeia as teclas para efetuar várias tarefas e como a máquina vem com um teclado normal, os adesivos se fazem necessários, mas incômodos. Mesmo porque, as teclas não descolam todas de uma vez e você não pode comprar adesivo de uma tecla apenas, imagina a confusão... :-)

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de
Deletar, Dicionário Aurélio e dicionário oficial: Bom, mas o Aurélio também inclui o verbete "deletar", e inclusive assinala que o termo tem origem no latim. E embora inclua uma ressalva quanto a seu uso, esta é mais branda do que a que consta no Houaiss.

E temos um dicionário oficial sim, ou pelo menos uma obra que lista e define a grafia oficial das palavras do nosso idioma. É o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (ou o Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, como consta na lei), cuja edição é responsabilidade legal da Academia Brasileira de Letras. Esta obra determina atualmente a grafia de mais de 360.000 registros lexicais - e ela inclui o verbo "deletar" também.
Comentário de C@melo
teclado com click: Será que algum de vocês, experts em teclado, conhece algum com "click" mecânico, com molas, como os de antigamente, e não os atuais de 1,99 (made in China) que só fazem um click "virtual" por meio de software?
Pode ser usado, que servirá como peças de reposição para o meu, "velho de guerra". Obrigado (apsenorans@hotmail.com)
Comentário de Ricardo Menotti
Socorro!!!: Pessoal,
Editei meu arquivo .kmap e troquei as teclas do meu teclado para dvorak.
Na console esta tudo perfeito, inclusive os acentos, mas passei a configura'c~ao do X para dvorak e n~ao est'a acentuando.
Como posso corrigir isso? Meu teclado N~AO e ABNT2, por isso n~ao achei nada na web...
Existe alguma solu'c~ao para windows tamb'em?
[]s
Menotti

P.S. acho que levei uns 15 minutos digitar este post...
Comentário de elektron
Complementacao com dicionarios p/ editores de texto: Lendo o artigo, fiquei com a mesma duvida do Jair acima. Com sua resposta, penso que seria mais ou menos como a pessoa ficar "bilingue" em digitacao: o mais dificil certamente eh aprender o "novo idioma", assim, talvez alternar seja automatico.

Agora, jah que se tem uma nocao sobre quais os erros (trocas de letras em digitacao) mais comuns ao se alternar da digitacao Dovrak e Qwerty, penso que seria muito produtivo se houvesse uma especie de dicionario que "abreviasse" (sou usuario do Vim) as palavras digitadas erradadamente em um modo de digitacao para outro, p.ex., no modo Dvorak poderia ter uma abreviacao que convertesse a palavra "oinda" para "ainda", por exemplo.

Acho que eh um bom estudo para quem quiser estudar ergonomia e coisas do tipo.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
O problem eh despadronizar: Em termos gerais, concordo com voce.
No entanto, seria preciso tomar cuidado para nao despadronizar qualquer um dos padroes. Precisamos de padroes para seguir e nos acostumar, caso contrario, a produtividade voltaria a zero com uma simples troca de teclado...

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
LER tem a ver com outras coisas: Concordo que a disposicao das teclas no teclado possa colaborar para o aumento ou reducao de dores nas maos e coisas do tipo.

No entanto, penso que as lesoes por esforco repetitivo (LER) estao mais diretamente relacionadas a intensidade de digitacao. Eh recomendavel sempre parar por alguns instantes e fazer alguns alongamentos nos punhos, maos e dedos.

Se nao me engano, na pagina do Aureliotambem vi que a extensa utilizacao de teclas de atalho (especialmente se digitadas apenas com uma das maos) pode contribuir e muito com tais lesoes.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
Parabens pelo comentario: Postei logo acima uma opiniao que poderia ser justamente inversa a sua. Tambem acho que eh importante seguir padroes.
Mas, parabens! Gostei muito de seu comentario. Talvez cheguemos num cenario em que teremos teclados de layout (prefiro utilizar o termo original consagrado pelo uso) personalizaveis para o usuario e para determinados usos.

Por que nao?

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
Jargoes existem!: Se voces perguntarem para um medico sobre como fazer um procedimento cirurgico, ele deve falar em "cateterizar" (no sentido de introduzir um cateter). Se voce perguntar para um auxiliar de reprografia o que ele faz, ele vai dizer que "xeroca" os documentos...

Em suma, jargoes existem! E podem tornar mais eficiente a comunicacao de um dado grupo e nos somos de informatica.

Ou sera que alguem aqui nao gostou deste meu "envio de resposta a comentario", ou simplesmente, deste post?
(Nao estou preocupado se a origem vem de postal ou eh um estrangeirismo do metodo post de forms html... Quero apenas comunicar!)

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004