Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 1.0 do Ekaaty Linux

“ Após oito meses de desenvolvimento é com muito prazer que anunciamos o lançamento do Ekaaty Linux 1. Foram várias dificuldades superadas, com inumeros bugs para resolver, inclusive ao vivo durante o FISL 7.0. Graças ao feedback dos usuários que testaram as quatro versões de testes e até antes dela, pudemos realizar esse sonho.

Façam o download, instalem em suas máquinas e continuem reportando os bugs encontrados e sugerindo melhorias. O Ekaaty não é do fedora.org.br, o Ekaaty é de toda a comunidade. ”


A nota foi enviada por JasonnFedora (jasonnfedoraΘfedora·org·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Mr-helix
Oh, mais uma distro !: Oito Meses!!!

Refazendo a roda !!!

Retrabalho !!!

Mais uma distribuicao linux !!! Como se nao houvessem tantas!! Mais confusao pro usuario!!! Quando pedir ajuda vai descobrir que aquele tutorial so serve pra outra distribuicao!!!

Oito meses que seriam uteis melhorando projetos ja existentes !!! Tanta gente precisando de ajuda...

Ou melhorando a documentacao de algum projeto !!!

Oito meses !!!

Enquanto isso, a vida do usuario comum continua a mesma. Sempre dependendo de documentacao incompleta, mal feita, mal testada. Sempre seguindo os passos do README e dando com os burros nagua, por causa de alguma coisa que esta faltando. Oito meses de trabalho ajudando a melhorar alguma ferramenta de instalacao de pacotes ajudaria bastante.

Apesar de ser usuario fanatico do linux, esse tipo de noticia me desanima!!!

Comentário de MyDistroWatch
Concordo com o comentário: Concordo com o comentário acima!

N distrô's, esforço duplicados, e no final todas fazendo a mesma coisa!

Acho que a criação de uma nova distrô é mais válida quando há algo inovador, mas mesmo assim ainda acho que pra que pra inovar não precisa criar uma nova distro.

Os puristas vão dizer que isso inibe a liberdade, que isso e aquilo, imaginem se o Mark Shutteworld pensasse assim e bláh, bláh ... é verdade até certo ponto, mas o que esse projeto tem que o torne bom o suficente para se "auto-sustentar"? Parece que nada!
Comentário de Dm7
Acho que eles têm o direito: Acho que eles têm o direito de trilharem seu próprio caminho, independente dos demais. Se você apóia o não, é uma escolha sua e um direito. Faz parte do ""conceito"" Linux. []s,
Comentário de iamah
Linux para seres humanos: Cara boa sorte pra eles, mas eu recomendaria o Ubuntu como base de trabalho... embora eu ache que ninguém vai superar o Ubuntu com facilidade porque eles levam a sério a usabilidade, e o slogan "Linux para seres humanos"...
Eu sofri com conectiva 5, mandrake 7, Debian, Kurumin 3, 4, 5... quando eu já estava tendo uma recaída com windows resolvi experimentar o Ubuntu (6.06) que eu ouvia falar tanto mas tinha preguiça de experimentar... quanta coisa a gente perde por falta de iniciativa, coragem pra encarar os riscos...
Eu vejo o Ubuntu como sério candidato a salvar muitos usuários das estrepolias da MS...
Ubuntu é refinado, bem acabado, focado na usabilidade, é fruto de um trabalho mais voltado ao ser humano mesmo...
Acho que Ubuntu deu uma grande contribuição, e espero que continue na vanguarda do linux desktop...

Comentário de Donnie Darko
éca tiii!!!: éca tiii!!!
Comentário de Paulo Zambon
Parabéns!: O trabalho árduo sempre ajuda a aprender mais. Não conheço a distro ainda, mas tenho certeza que vocês deram o máximo para fazer algo bem feito. Eu também assim o faria. Só queria ver umas telas dessa nova distro. Dá para postar aí, pessoal? Obrigado.
Comentário de Douglas Augusto
Voluntário != Empregado: É um grande engano pensar que um desenvolvedor independente de Software Livre é um empregado, e portanto deve submeter-se às vontades alheias/hierárquicas. É possível, e diria provável, que muitos desenvolvedores, caso não tivessem atuando na própria criação, não estariam redirecionando o ânimo em outros segmentos ou projetos de SL. Portanto, é arriscado taxar como "desperdício". O enfoque da ação está intimamente ligado à satisfação/necessidade do voluntário.

Outrossim, a crítica colocada é totalmente vaga, apoiando-se fragilmente sobre "mais uma distribuição", como se isso fosse ruim por si só. Conheça o trabalho feito pelo(s) autor(es), a diferenciação --basta o md5sum da imagem ser diferente das outras--, o propósito, o perfil, e por aí vai. Em seguida coloque críticas sólidas e objetivas sobre o trabalho, contribuindo com seu aperfeiçoamento (ou alertando os autores), do contrário o que pode estar se passando por "desperdício" é a própria crítica.

Salvo criações/modificações patéticas, variações são positivas pois agregam diversidade ao repositório de Software Livre.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Antoine
Não durma 1 hora a mais, use esse tempo para melhorar o mundo!: Absolutamente lamentável o pensamento de algumas pessoas. O software livre, e o voluntarismo presente na maior parte do tempo com ele, são para que alguém faça o que acha que está faltando, algo que satisfaça seus desejos; diferente do mundo proprietário, em que as pessoas trabalham sem gosto em um projeto só para ganhar seu dinheiro, quem trabalhou no projeto Ekaaty (sinceramente gostei do nome) certamente sabe do ditado "a necessidade é a mãe da criação". Uma distribuição brasileira voltada a usuários domésticos que querem algo pronto, não uma distro de aprendizado (Kurumin), baseado na confiabilidade do Fedora Core.

E o que alguns "pensam"? Que é esforço duplicado, não precisa de mais uma distro, etc. É perfeitamente comparável a criticar todos duramente por gastarem dinheiro com cerveja em vez de ajudar crianças carentes, que enchem a barriga em restaurantes de luxo sabendo que milhões de crianças estão passando fome na África... acordem! Eles fazem algo pelo bem de todos sem ganhar nem um tostão em troca e tem gente argumentando que eles podiam fazer outra coisa? NADA A VER, voltem para seus mundos utópicos e egocêntricos!
Comentário de Clovis Sena
screenshots??: bom dia,

que tal alguns screenshots??
Comentário de Patola
Você está completamente certo, mas...: ...não dá pra evitar a irritação. A impressão que passa é que todo mundo acha que "sabe a solução pra salvação do Linux", uma arrogância tremenda. Cada um no seu canteirinho.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Grobsch
Boa sorte ao projeto.: Boa sorte ao projeto.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de fzero
O nome não ajuda: Se fosse uma distro holandesa - ou algo do tipo - eu até perdoaria a escolha, mas brasileiros sabem como Ekaaty soa e o que pode significar. É certamente um dos piores nomes de distro que já vi. Só fica atrás de Kubuntu, pelo menos para nós pt_BR.
Comentário de Mr. Jones
Eu instalei, usei e gostei: Eu instalei, usei e gostei do Ekaaty. Ele tem um projeto visual que por sí só já justifica a existência da distribuição, além de é claro um subsistema mais leve que o do fedora.

Parabéns a todos do Ekaaty e não esqueçam que os GNU/Chatos e BR-Chatos sempre estarão por perto para comentar negativamente qualquer iniciativa.

Comentário de brandizzi
A todos que me dizem que: A todos que me dizem que vão criar uma distro, eu desestimulo; a todos que efetivamente a criaram antes de falar, eu aplaudo :)

Apesar de eu ser contra novas deistros simples, acho que falta muita coisa que distros feitas com seriedade podem resolver. Sabe aquelas distros sobre as quais um heavy user diz algo como "Não é importante pois ele só fez isto, isto e aquilo"? Pois é, é este "isto, isto e aquilo" que falta a várias distros.

O problema agora vai ser concorrer com Ubuntu e SuSE, mas boa sorte :)

Agora, não sei se o Ekaaty é realmente uma distro que tenha valido a pena. Espero que sim. Apesar de eu achar que já existam muitas distros, distros bem feitas nunca são demais...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004