Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista easyLinux de agosto: 'Mais fácil que no Windows'

Li hoje a edição de agosto da revista easyLinux, já disponível na banca da esquina. A edição 05, com 52 páginas e ao preço de capa de R$ 8,50, traz uma série de artigos sobre KDE e GNOME, incluindo um interessante comparativo entre os dois ambientes, destacando os pontos fortes de cada um deles.

Eu gostei da matéria sobre como acrescentar suporte no Kaffeine a formatos e recursos geralmente indisponíveis por default nas distribuições mais difundidas, e da análise do SUSE 10.1. Para os iniciantes tem uma descrição bastante completa do modelo de permissões de acesso a arquivos do Linux, e para quem gosta de experimentar, tem 5 páginas bem completas explicando como acrescentar gráficos caprichados durante o boot e init do sistema.

A matéria com dicas para fazer apresentações no OOo Impress também está interessante. Fechando a revista, na matéria obrigatória do Hackerteen, o Hacker IP não apareceu, mas o personagem Professor Júlio deu dicas ao Yago, Land, K-belo e Babyclips sobre a segurança no correio eletrônico.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Ótima revista, está: Ótima revista, está cobrindo uma área importantíssima, especialmente agora com os planos de inclusão digital.
Comentário de wrochal
Porque da comparação???: Porque insistir em comparar com o Windows? sobre as usas facilidades e recursos. Ambos tem suas vantagens e desvantagens.

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de ThiagoArbex
Windows não tem vantagem não: Nenhuma por sinal. Quem defende não tem nenhum embasamento técnico a não ser "todo mundo usa" que só tem peso enquanto todo mundo usar.
Essa opinião de que "as 2 opções são válidas o bom é ter escolha" já tá batida e é totalmente errônea. O linux é, pra qualquer pessoa que conheça os dois, mesmo que só conheça como usuário, é mil vezes melhor. Pra desenvolvedores nem se fala.
Comentário de rca_cap
Comparação Linux, Windows: Essa revista é para iniciantes, quem está começando no mundo linux e está acostumado com o mundo Windows.

Nada melhor que mostrar como é fácil o linux e que os usuários podem migrar sem se preocupar.


Comentário de Nadal
Não é bem assim, mas...: > O linux é, pra qualquer pessoa que conheça os dois, mesmo que > só conheça como usuário, é mil vezes melhor. Pra >desenvolvedores nem se fala.

Não? Não quero transformar o tópico num daqueles enfadonhos windows vs. linux, mas essa sua afirmação é uma generalização perigosa.

Sem forçar a minha cabeça, consigo pensar em ao menos cinco cenários nos quais o winblows supera com facilidade o linux. E já até sei os argumentos que seriam usados para refutar essas alegações, e os argumentos que eu usaria para treplicar.

Não discutamos isso, então. Mas tomemos um pouco mais de cuidado com generalizações/simplificações.

Nadal
Comentário de Damarinho
Público alvo: (*_*)

Opino que seria interessnte considerar maior convergência de público alvo, induzindo matérias de nível técnico, analista ou "benkmark".




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
http://br.geocities.com/omlinux/index.html
103 Pergundas :) http://ssalto.sites.uol.com.br/mens103.htm
Comentário de Dm7
A Linux Magazine já não: A Linux Magazine já não abrange essas áreas? Acho a revista uma ótima "porta" de entrada ao novo usuário,
Comentário de Zampieri
Alguns de um cliente que acabou de me ligar: (Ele passou o final de semana tentando fazer isso):

Como também sou novato em Linux, vou bater cabeça nisso, também.

1) Como compartilhar uma pasta para todo mundo acessar os mp3 dele?
2) Como outro linux "mapeia" essa pasta?
3) Ele tem um diretório com um antigo programa em clipper e precisa usar junto com o colega. Como compartilhar essa pasta e deixar o colega acessar o executável e os arquivos de dados na máquina dele?
4) Como fazer o colega que está imprimir pelo programa clipper na máquina dele?



Comentário de bebeto_maya
Concordo! Públicos alvo: Concordo! Públicos alvo variam.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
E eu cinco cenários que: E eu cinco cenários que mostram o linux como superior...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Zampieri
Então,: está empatado!
Comentário de ThiagoArbex
É cara, eu também não: É cara, eu também não gosto de generalizações/simplificações mas bem específicamente na eterna batalha de linux X windows até que dá pra dar uma generalizada. Cara, pensa só o seguinte, a microsoft é uma empresa que não teve vergonha de lançar o Windows ME. Imagina a competência da galera lá. O que eu acho é basicamente o seguinte: qualquer coisa que tenha alternativa em linux deve ser usada preferencialmente e pra quase tudo tem uma alternativa.
Eu mesmo sofro com a falta de um DC++ pra linux mas bem, não vou usar windows por causa de UM aplicativo. Prefiro usar o soulseek no linux. É mais ou menos assim que dá pra generalizar: com linux você sempre ganha na soma do total.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004