Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

VoIP No Linux: Sim! Nós VOIPAMOS!

“'Sim. Nós usuários GNU/Linux temos suporte total ao VOIP. Ao contrário do que se vê nos sites de praticamente todas as operadoras do Brasil (aliás o que não se vê ;) ), você pode aproveitar os benefícios do VOIP com muita qualidade no linux.

As opções são inúmeras, e vão desde softwares proprietários (como o xten), aos mais genuínos softwares livres, como o Ekiga (antigo Gnomeeting) passando por uma “mistura” disso tudo (Gizmo Project) e outros (Twinkle, Tapioca, Kphone...).

Após testar alguns softwares e serviços, resolvi botar tudo no papel. Ou melhor, num wiki: http://wiki.ubuntubrasil.org/VoipNoUbuntu

O resultado é um documento, que tentará registrar as experiências do VoIP no linux (em especial no Ubuntu) e quem sabe um dia, ser uma referência para as operadoras VOIP (como a Vono, Tmais e outras) incluírem em seus sites dizendo que sim, os usuários linux têm suporte de primeira qualidade aos benefícios do VOIP*.

Aliás, muitos dos servidores que fazem este serviço rodam o Asterisk, que inclusive está disponível nos repositórios do Ubuntu e diversas outras distribuições linux.'”


A nota foi enviada por Duda Nogueira (dudanogueiraΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de k2flag
Uma pena o tapioca não têm: Uma pena o tapioca não têm suporte a usb skype.




Comentário de brandizzi
GNU Bayonne: E porventura alguém voipa pelo GNU Bayonne? :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004