Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma experiência de educação popular em Porto Alegre

“Alfabetização de jovens e adultos do Projeto Todas as Letras visando a construção de uma nova história: Trabalho com esta turma de educandos desde março, é uma turma mista de gaúchos e piauienses. Os alunos nordestinos vieram a Porto Alegre em busca de uma vida melhor e estão morando no bairro Lomba do Pinheiro e trabalham como vendedores ambulantes nos bairros da capital e cidades vizinhas. Algumas das alunas gaúchas estão casadas com os alunos nordestinos, outras são amigas. Esta história é muito legal, e tudo começou pelo interesse da turma, que foi o de estar se capacitando para melhorar a qualidade do trabalho dos alunos vendedores, partindo desse interesse fui buscar parcerias para fazer com que o processo de ensino-aprendizagem tivesse mais sentido na vida de cada um e cada aluna. Nas aulas trabalhei a história de vida dos alunos, a questão do trabalho, da cultura, da identidade do grupo, resgatando a auto-estima e fazendo com que se sentissem donos de uma importante bagagem cultural. A questão da migração, suas causas, características nortearam as nossas aulas,nesse sentido o SEBRAE aceitou o desafio, e iniciou um trabalho de capacitação em vendas nos princípios do trabalho cooperativado.

A partir daí surgiu a necessidade da inclusão digital, para que os alunos-trabalhadores podessem melhor se organizarem, então levei a questão para o telecentro situado próximo da casa dos educandos, e conversei com frei Luciano, responsável pelo espaço, e este aceitou o desafio de trabalhar com uma turma de EJA. Atualmente a turma continua se capacitando, já está alfabetizada, pretendem continuar os estudos e cursos promovidos pelo SEBRAE, também estão se organizando para oficializar o grupo em forma de cooperativa. A faixa etária varia entre 17 e 40 anos.”


A nota foi enviada por Fernanda dos Santos Paulo (fernandaejaΘyahoo·com·br).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004