Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O guia do e-mala

Como se tornar um e-mala: o verdadeiro guia do e-mala



(Este texto é de minha autoria e foi originalmente publicado em 1998. Esta é uma versão levemente revisada para remover anacronismos. Veja também a versão original. -- augusto)

É fácil ser um e-mala, basta seguir as seguintes dicas e em breve você será bem sucedido na arte de incomodar os participantes de todas as listas de discussão da qual você puder participar. Comece com as dicas básicas, e use as avançadas apenas em casos extremos.

Este guia foi escrito pensando especificamente nas listas e fóruns de tecnologia do Brasil, mas pode ser facilmente adaptado para outras listas tecnológicas. Se todo iniciante lêsse algumas dicas destas antes de postar sua primeira mensagem, teríamos menos e-malas e muito mais eficiência nas listas.

Dicas básicas - a formação inicial do e-mala




  • Esqueça as orientações sobre idioma e nível de linguagem. Ao mandar uma mensagem para o comp.mail.pine perguntando sobre como escrever corretamente os acentos em Português, não é natural que você deva escrever em Português? Claro que é! E se você é bom em Inglês, qual o problema de mandar mensagens em Inglês para o BR-Linux? O Inglês não é a lingua franca da Informática? E se o seu Inglês não é tão bom, melhor ainda! Assim você tem oportunidade de praticá-lo.

  • O e-mail é uma excelente forma de descarregar suas frustrações. Ao mandar mensagem para o BR-Linux reclamando que você não consegue fazer funcionar a sua placa de som no Linux, aproveite para colocar para fora toda a emoção represada enquanto você compilava o seu kernel pela sétima vez da noite. Reclame, fale mal do Linux, do ALSA, dos fabricantes de hardware. Use termos de baixo calão, afinal programadores de drivers estão acostumados com linguagens de baixo nível.

  • Ao dar reply em um mail de alguém, jamais corte nenhuma linha da mensagem original. Isso seria uma infração ao direito de livre expressão, e um e-mala nunca faz isso. Mantenha todo o texto original, incluindo as assinaturas, e acrescente seu texto ao final.

  • JAMAIS seja específico em suas dúvidas. Perguntas específicas levam a respostas específicas e assim os gurus não poderão mostrar todo o seu conhecimento tentando adivinhar o seu problema e propondo soluções alternativas. Se você não está conseguindo rodar o web server apache no seu Linux por problemas de compilação, não diga isso! Diga algo do tipo: "Alguém pode me dar dicas para rodar um web server no linux?" ou preferencialmente "O SERVIDOR NAUM FUNCIONA ALGUEM SABE PORQUE". Note que a segunda opção é preferível não apenas por ser toda em maiúsculas, sem pontuação e sem respeito pela ortografia ("naum", "porque"), mas também porque não dá nenhum detalhe essencial - não diz nem de qual servidor você está falando.

  • A Internet traz consigo uma nova linguagem, e quem se prende às regras do Português está totalmente ultrapassado. Jamais escreva "não, irmão, bolão". Escreva "naum, irmaum, bolaum", que têm um ar muito mais moderno e ao mesmo tempo dão a entender que você tem um respeito todo especial pelos colegas que estão em terminais do final da década de 70 que não podem exibir acentos. Ao saudar alguém no início de uma mensagem, não diga "Olá amigo", diga "PoW MaNow" ou "Coe K-ra". Sempre que possível, assine suas mensagens com tipos em MiXeD cAsE, isso quando não for possível colocar a mensagem inteira em MiXeD cAsE.

  • Sua signature diz quem você é. Sempre inclua um belo ascii art mostrando o quanto você ama o Linux (pelo menos umas 10 linhas de altura), um resumo dos seus bookmarks, a lista de clãs de jogos que você integra, endereços de e-mail úteis, a sua UIN, PGP public key, endereço postal e disclaimer. Uma ou duas frases espirituosas também caem bem, principalmente se já forem bem conhecidas, para não roubarem atenção do seu texto.

  • Se estiver mandando mensagem para uma lista de alto tráfego e que demora para distribuir os mails, não economize: mande logo várias cópias, por garantia.

  • Se demorar para obter respostas, mande mais cópias da mesma mensagem, e aproveite para reclamar da demora, afinal o seu tempo é importante, e esses "gurus" passam o dia inteiro lendo mail. (colaboração Oswaldo Norberto Reno Dias [oswaldo@planetarium.com.br])

  • Se por algum motivo sair de férias mas continuar assinando a lista, ative o autoreply do seu programa de e-mail, para que todos os que postarem mensagens para as listas fiquem sabendo que você não vai estar lendo. (colaboração Oswaldo Norberto Reno Dias [oswaldo@planetarium.com.br])
    Dicas intermediárias

  • NUNCA leia o histórico da lista, as documentações e os Howtos/Faqs antes de enviar suas perguntas. Verdadeiros e-malas alcançam o sucesso por nunca lerem nada, incluindo as próprias respostas às suas perguntas. Além do mais, se você fosse se dar ao trabalho de ler howtos, você mesmo poderia resolver seus problemas, e aí qual seria o sentido da lista?

  • Muito tempo se perde ao tentar lembrar dos endereços corretos de todas as listas. A internet não foi feita para poupar o seu tempo? Então sempre que quiser mandar um mail para a lista, simplesmente escolha uma mensagem ao acaso e dê reply a ela. Não se esqueça de manter o subject e o texto completo da mensagem original, como forma de gratidão ao autor que permitiu que você economizasse segundos preciosos digitando o endereço da lista.

  • O verdadeiro e-mala valoriza seu esforço, e compartilha seus dons com o máximo de pessoas possível. Se você tem uma dúvida sobre o pppd, para que limitar-se a mandar o mail apenas para a lista Linux-Br? Mande para todas as listas que você assina, assim você tem muito mais chances de receber respostas. Além do mais, quando você manda uma mensagem sobre pppd para a lista sobre aviação, você está usando ao mesmo tempo mais de uma técnica do e-mala: o cross-posting e o off-topic

  • Se você encontrou um excelente site sobre os teletubbies, com uma piada fantástica e que todo mundo vai adorar, não hesite em compartilhar com seus companheiros virtuais de todas as listas que você acompanha. É fato público e notório que as mensagens off-topic são altamente populares e têm alto índice de respostas.


Dicas avançadas - para se tornar um e-mala faixa preta




  • O site é povoado por gurus de Unix. Pra que ficar enviando detalhes inúteis sobre sua configuração de hardware e software? Os gurus, em sua onisciência, podem adivinhar a sua versão do kernel, a memória que você tem, qual seu tipo de modem e até podem descobrir exatamente o que você quiser saber. Você jamais será um bom e-mala se fornecer todas as informações necessárias para resolver seu problema.

  • Mensagens em texto puro são sem graça e ultrapassadas. O seu Outlook Express é capaz de gerar mensagens que são a perfeição da multimídia, com dezenas de fontes diferentes, fundos coloridos e aquela fantástica midi do 'Missão Impossível' ao fundo. Seria um grande desperdício perder todo esse potencial e ficar enviando apenas mensagens ASCII sem vida.

  • Você já parou para pensar no verdadeiro significado do termo "lista de discussão"? Então quando receber uma mensagem com a qual você discorde, não hesite em responder! Mantenha todo o texto da mensagem original, e no final manifeste sua opinião. Seja breve, basta escrever um "EU DISCORDO" e você já vai ter cumprido seu papel. Se quiser escrever mais, não se esqueça de manifestar claramente seu desprezo pelo autor da mensagem original, e de usar argumentos fortes, como "todo mundo sabe que..." ou "o professor do meu irmão disse isso, e ele é fera em informática". O verdadeiro e-mala é capaz de criar gigantescas flame-wars sobre assuntos dos quais ele nunca ouviu falar.

  • A precisão não deve ser levada em conta ao mandar seus replys. Escreva rápido e sem verificar nada. Se você não tem certeza do que está dizendo, aja como se tivesse, para deixar as coisas mais interessantes. Se um usuário não consegue mais se logar como root, e você acha que basta ele reinstalar o sistema operacional para poder voltar a se logar, mande sua resposta correndo! E para impressionar mais ainda, cite fontes respeitáveis, como por exemplo aquele amigo do seu irmão que é fera em informática.

  • Se por algum motivo precisar deixar de receber os mails de alguma lista, jamais mande e-mail para o software de controle solicitando o seu desligamento automático, nem muito menos mande mail para o owner da lista pedindo uma ajuda! Estes não são comportamentos de e-mala. Mande mail para a lista pedindo para "alguém" descadastrá-lo, e com isso todos saberão que você está saindo.

  • Nunca configure adequadamente seus charsets. Use um charset do tipo x-unknown e dê um jeito dos acentos aparecerem corretamente na SUA tela. Isso é o suficiente. Se os receptores das suas mensagens reclamarem que não estão conseguindo ler seus acentos, coloque a culpa em: a) no linux, que não acentua corretamente ("todo mundo sabe disso") b) no sendmail do seu provedor, que não sabe lidar com caracteres de 8 bits ("o professor do seu irmão disse isso") c) no software da lista, que é antiquado e não trata mensagens mime ("o amigo do seu irmão, que é fera em informática, também percebeu isso") ou finalmente, na configuração do mailer do destinatário ("que é uma mula incompetente que não sabe nem configurar o netscape")


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004