Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil: Governo do Brasil decidiu que PC Conectado terá mesmo software livre

O PSL Brasil publicou uma notícia sobre o projeto PC Conectado da qual reproduzimos um trecho: “O governo federal fechou questão e vai, mesmo, utilizar sistemas produzidos sobre a base de softwares livres nos microcomputadores do programa de inclusão digital PC Conectado. A definição saiu na tarde de ontem, após a apresentação de uma versão modificada do Windows Starter Edition realizada por representantes da MS . O sistema que já havia sido rejeitado, foi mais uma vez considerado insuficiente para equipar um milhão de máquinas que serão vendidas à preços populares. O diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu de Oliveira, participou do encontro. “O PC Conectado será mesmo equipado com software livre

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RedCzar777
Como não roda em Pentium e nem em Athlon?: Como não roda em Pentium e nem em Athlon? Se o Celeron é baseado no core do Pentium IV e o Sempron baseado no core do Athlon XP e nos dois casos a diferenca é na menor memória cachê e menor FSB, então roda em Athlon e em Pentium numa boa, ficou meio esquisita essa afirmacão...
Comentário de marcelod2
eu vou comprar um video game!: eu vou comprar um video game!
Comentário de alepaes
Fim dos Pop-ups !: Sei que esse vai ser um tópico quente e já para descontrair, veja o lado bom do Starter Edition: Com essa jogada de poder abrir apenas nove janelas, a Microsoft fez o que eu imaginava: Colocou o Anti-Popup no kernel do XP! Começa agora uma batalha judicial para haver uma forma de remover isso caso deseje-se usar os programas da concorrência... :)

Abraço,

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Luis
Atari: Mas para rodar esse Windows só sendo um Atari...hehehe...bons tempos.
Comentário de chimpa
que bela m...: 11:34:25 mensagem recebida
opps, espera só um minutinho.. tenho que fechar o icq para abrir o meu email...
Comentário de glaydsonlima
E mais...: hhauauauuhahua

Agora imagine o cara usando o Messenger e duas conversações abertas (3 janelas com a lista de contatos) e vc mandar uma mensagem deve aparecer para quem enviou:

"O usuário está congestionado de mensagem, espere um momento enquanto ele desocupa uma das janelas".
Comentário de Patola
PC Conectado!!!!!!! VIVA!: Não quero nem saber do Windows Starter Edition, mais vale COMEMORAR a notícia! UM MILHÃO DE PCS COM LINUX E SOFTWARES LIVRES! IUUUUUUUUUUUUUUURRRUUUUU! Eu que trabalho 3 andares acima da Microsoft Brasil, acho que vou mandar fazer uma camisa assim pra vir ao trabalho: "VOCÊS PERDERAM! O PC CONECTADO É LIVRE!" Vou ficar prestando atenção para os olhares dirigidos a mim no elevador... =P

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de ricardomoc
Falar o quê?: ô mãinha. E agora? Estou alegre pelo PC Conectado, mas essa do Starter Edition é de lascar! Imagina só o tanto de reclamação no Procon. Ou vocês acham que os vendedores de micro vão dizer para o usuário que o XP que está instalado na máquina deles tem todas essas restrições? Só quando o camarada quiser fazer um upgrade. Aí sim, a coisa vai ficar feia! Eu, hein...



Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de
Esquisito mesmo: Esquisito mesmo, mas é o que consta lá na análise do IDG Now. Também acho que pode ser algum equívoco deles, mas por outro lado existe a possibilidade de ser uma restrição artificial, como a que faz não reconhecer memória além de 256MB (mesmo que você tenha mais memória em um único pente) ou mais de 40GB de disco rígido. Se alguém souber mais detalhes poderá sanar a dúvida.
Comentário de Julio
Essa é demais: hahaha.....Os caras da Microsoft estão dando um tiro no pé. Maior empresa do mundo???? Qualquer marketeiro de esquina diria q essa estratégia está furada...... Agora tô acreditando que o Linux vai se massificar......
Comentário de kleber povoação
Que bom que saiu na frente o: Que bom que saiu na frente o Linux. Agora vamos ver o que vai acontecer daqui pra frente, pq duvido que a Microshit vai deixar barato.
Comentário de vil
Boa decisão: Foi uma decisão importante e plausível do governo brasileiro.
A política de adoção do software livre em várias instâncias do poder público no país tem me agradado bastante.
Aparentemente o Brasil inicia sua escalada na era digital (em nível popular) com uma mentalidade mais democrática com relação à posse de informação.
Comentário de Renato Carlos
PC Connectado dia um.: "Oi Fulano, hoje comprei meu computador, mas tá diferente do que eu tinha visto antes, tem um tal de KDE (Ahh usuários) lá... Dei uma passada no camelô e o cara me vendeu este aqui ó (mostra o WinXP sem SP2, talvez nem o SP1), como eu tiro aquele e ponho este?"

"Como eu instalo a impressora XYZ?"

"Comprei este jogo, que saiu na revista, ponho o jogo no drive de cd e num aparece nada, o que eu faço?"

É isto que vamos ouvir dos usuários no trabalho, na rua. Não sei se vou conseguir ter paciência com todos ou se eles vão ter paciência de escutar tantas explicações e "Não, não e não"
Comentário de Luciano Pinheiro
Nao tem como: O modelo de negocios da MS se baseia em venda de software. Ela não tem outra coisa a fazer a não ser cobrar menos.
Só que ela não tem apenas o Brasil para administrar. Se ela baixar a guarda aqui, vai ter que fazer o mesmo em diversos outros países.
Para não perder mercado, a MS fez esse Windows-De-Pobre-Burro justamente como resposta ao linux para baixa renda. Essa já foi a resposta.
Abraço.
Luciano Pinheiro.
Comentário de Cadu
hahaha...: A Microsoft é demais! Estão a cada dia contribuindo mais para o avanço do Software Livre...

Mas fiquei decepcionado com uma coisa: sempre pensei que a Microsoft fosse um excelente empresa...... de marketing! Mas conseguiram provar que nem para marketing eles prestam.
Comentário de lcoldebella
Síndrome do não comi e não gostei: O que mais diverte são os pessimistas de plantão que tentam a todo custo enterrar o projeto do PC Conectado. Eu costumo chamar isso de “Não comi e não gostei
Comentário de vmedina
Sal grosso: Mas tome um banho de sal grosso quando chegar em casa e ande sempre com arruda e figa. Uma caranquinha também seria sábio, porque oque você vai ganhar de mau olhado! :P

Tem um Outdoor na frente do prédio? POdíamos fazer uma vaquinha para botar um anúncio desses logo em frente do prédio! :))

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Leonardo
Viva o q?: Patola, já tem gente aqui no meu MSN perguntando se pode instalar windows nesse computador...

Não menospreze a inércia humana
Comentário de Leonardo
Viva o q?: Patola, já tem gente aqui no meu MSN perguntando se pode instalar windows nesse computador...

Não menospreze a inércia humana
Comentário de Patola
Vamos mudar o ponto de vista: Você não gosta que as pessoas te devam favores? Então imagina aquela vizinha gostosíssima, que compra o PC Conectado e fica sabendo que você "saca de Linux". Lá vai ela te convidando pra ir em casa, ensinar a usar os programas, instalar a impressora XYZ, até mesmo colocar wine/winex pra rodar alguns programas de Windows... Sempre te dando muito carinho e atenção, claro, pois ela não conhece mais ninguém que entenda do "línuquis".

Ótima situação, não é? O resto eu deixo pra sua imaginação.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Mandark
Rídiculo!: O Windows Starter é ridículo.

Deveria chamar Windows Finisher!
Comentário de tko
Ai vc acorda..... : Ai vc acorda.....

Santa paranóia batman.

TKO
Comentário de bode
Se precisar de uma graninha,: Se precisar de uma graninha, eu tb posso contribuir pro outdoor! HAHAHAHHAAHHA! Ia ser phoda!
Comentário de Morvan
Mensagem do Sistema: Infame será a seguinte mensagem:

Mensagem do Sistema (Windows SE):
"O Usuário Precisa Fechar Uma Janela; O Aplicativo Denominado ´MSBlast.Exe´ Solicita Ambiente de Processamento..."...
Chato, não???
No caso específico deste "aplicativo", o antivírus não poderá ser acionado, pois faltarão "Windows". Ha, ha ,ha...
Comentário de Ricardo_Christyan
Ou Windows Stupid Edition! Ha: Ou Windows Stupid Edition! Hahahahaha
Comentário de River de Morais e Silva
A Reunião com a MS foi ontem?: Fiquei muito feliz por saber dessa decisão do governo federal, no entanto esta notícia publicada ontem a noite no Terra me deixou confuso:
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI505329-EI553,00.html
Como pode ter sida tomada a decisão final ontem se o governo deveria se reunir na 6ª com a MS?
Acredito que talvez o pessoal do Terra possa ter se equivocado na data...
Comentário de Patola
Conteúdo não disponível: Copiei e colei no navegador e deu isso: "Conteúdo não disponível". É, acho que erraram na data mesmo! ;)

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de River de Morais e Silva
Conteúdo não mais disponível: Realmente a notícia já foi tirada do ar, mas simplificadamente ela dizia que o governo federal teria aceitado a se reunir com representantes da MS na Sexta-Feira para reavaliar a possibilidade de utilização dessa versão do windows. A notícia datava da noite de 05/04/2005 (não me lembro do horário exatamente).
Comentário de Morvan
Acabou de Inventar o MonoTarefa: Com esse (R)Windows Starter a MicroShit acaba de (re)inventar o ambiente monotarefa. Passo de bêbado: um p'ra frente, dois p'ra trás... há, há, há...
Comentário de Renato Carlos
Paranóia do Patola ai. Meu a: Paranóia do Patola ai. Meu argumento é possivel, o dele irreal.
Comentário de Patola
Minha paranóia: Paranóia do Patola ai. Meu argumento é possivel, o dele irreal.

Na verdade o que você disse não é um argumento. É uma previsão, mas você não a sustentou com evidências mais do que caricaturais. Claro, o que eu disse também não é um argumento - devido ao modo como você colocou as coisas, achei mais produtivo fazer uma brincadeira. ;)
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Renato Carlos
O meu comentário (previsão): O meu comentário (previsão) também é uma brincadeira.
Mas mulheres gostosas que querem ajuda no linux é piada. ;)
Mulheres gostosas que querem ajuda no computador com o namorado ou marido vigiando para ver se o técnico olha para onde não deve é mais provável.

Agora falando sério, acho tudo ótimo já que assim sai mais barato o computador, o que o usuário vai fazer com o PC não é da conta de ninguém.
Comentário de xultz
Vamos mudar o ponto de vista: O bom e velho delirio nerd de sempre...
A vizinha gostosa chama voce prah "dar uma olhadinha" no computador dela, e quando voce tah quase resolvendo o problema, o namorado dela chaga da academia de ginastica, doidinho para praticar em alguem os golpes de jiu-jitsu que ele aprendeu hoje. Aih a vizinha gostosa te poe para fora dizendo muito obrigado, voce eh um amor, eh muito ter voce como amigo, fecha a porta e pula no colo do namorado, que leva ela para o quarto, e pela parede voce escuta o trato que ele tah dando nela.
Ah, e sobre o trampo que voce fez no micro da dita cuja? Ah, outro dia ela ve o que voce fez...
Comentário de ¢arnage
Pessimismo é uma m****: Andei lendo uns posts e fico indignado com o pessimismo de alguns, mesmo que todos os futuros donos do PC-Conectado trocassem por windows pirata alguma coisa ainda seria ganha com isso. muitos saberiam que existe um outro SO que faz basicamente tudo o que um usuário quer e estariam +ou- preparados para um futuro próximo. sei lá, eu acho que dá para tirar algo positivo mesmo que aconteça o que alguns dizem.

PENSAMENTO POSITIVO A
Comentário de rmalafaia
meus dois centavos...: Quem é o público-alvo do PC conectado? Como esse público-alvo vai reagir diante do PC Conectado, muito possivelmente seu primeiro contato com a Informática?

Francamente, se o governo fizer um programa de apenas distribuir micros a preços populares, sem investimento em educar os usuários, então todos aqueles problemas apontados virão à tona: os usuários não saberão o que fazer com a geringonça, entregarão o micro pros filhos, que não vão conseguir rodar os populares jogos comerciais ou rodar clipes WMV, abrir documentos Office perfeitamente etc, até, enfim, instalarem um piratão do Windows.

O micro popular deveria ser visto como um instrumento de trabalho, educação e aperfeiçoamento profissional, não um outro eletrodoméstico estúpido e alienante como a TV.

Comentário de Patola
Síndrome de inferioridade: O bom e velho delirio nerd de sempre...

Mas que síndrome de inferioridade! Quem disse que nerds não podem se dar bem no amor? Temos vantagens que os outros não têm! E, a propósito, alguns de nós malhamos e fazemos jiu-jitsu também... ;)

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Mandark
GRANDE QUESTÃO!: Lá fala que o Windows Starter não suporta rede ponto a ponto. Até onde sei a rede dial-up é PPP e boa parte dos ADSL usam PPPoE. Só este fato já não inviabiliza o Windows Starter?

Observem:
Além disso, o Starter Edition não permite conexão a um domínio de rede local ou rede ponto-a-ponto, não tem recursos de gerenciamento de várias contas de usuários no mesmo sistema e também não traz senha de proteção de entrada no Windows.
Comentário de Manoel Pinho
Vingança dos nerds: A vingança dos nerds sempre acontece, especialmente quando passam dos 30 anos... Os seus amigos marombeiros ficaram numa pior porque seus pais os expulsaram de casa e eles não conseguiram concluir os estudos e arranjar um bom emprego.

As mulheres geralmente depois dos 25 anos deixar de gostar daqueles caras com look "malhação" e passam a preferir aqueles que lhes dêem mais segurança em todos os sentidos. Além do mais a idade começa a fazer com que as diferenças físicas sejam cada vez menores entre as pessoas.

Como um amigo diz: quem tem BMW não precisa ser bonito, forte ou ter um grande... :-)
Comentário de DeLucca
nada esquisito: A idéia maquiavélica que está por tras disso é a seguinte:
Se um cara tem bala na agulha para comprar uma máquina mais parruda, tem que desembolsar grana para comprar um Windows Completo...

A limitação é imposta por software: rotina de inicialização:
Detectar hardware
if (hw == bom) {
out> Mané, não vou rodar aqui não, antes vai ter que mandar uns dolinha$$$ pro gates
else
ok Mané, fica nesta porcaria de win monotarefa que é o que tu mereces só porque não tens dinheiro...
Comentário de stpa
mais dois: O ponto que v. levanta é um dos que me preocupam. Acrescento outros dois:

1. Suporte ao usuário. Quem o oferecerá?

2. Treinamento/preparo para o mercado de trabalho. O quanto interessa a quem emprega um candidato que só conhece Linux?

Para mim essas questões não têm uma resposta simples. Pensem a respeito.

Talvez oferecer duas opções, uma só com o Linux, a outra com o Linux e o Windows intalados (dual boot), seja algo mais interessante.
Comentário de
Suporte técnico: Quanto à questão 1, pelo que foi divulgado até agora sobre o projeto PC Conectado, o suporte ao usuário é uma das responsabilidades das empresas fornecedoras dos equipamentos. Veja por exemplo este trecho de uma notícia sobre a oferta de um dos candidatos a fornecedor: “Em breve, serão iniciados os treinamentos para formação de técnicos e multiplicadores certificados no Freedows PC Cidadão. Estes profissionais - certificados após terem sido aprovados em prova de avaliação de conhecimentos - formarão a base de auxílio aos compradores do PC Cidadão. Algumas empresas de informática também serão certificadas para se tornarem Centros de Treinamento. Tudo para que os novos usuários de informática encontrem, em todas as regiões, cursos e técnicos que possam auxiliá-los a melhor utilizar seu novo PC. Os usuários dos computadores PC Cidadão terão direito a suporte técnico via telefone e email, e contarão com uma estrutura nacional de suporte técnico prestado pelo Consórcio www.PC-Cidadao.com.br. e seus parceiros.

Quanto à questão 2, ainda que se admita a premissa de que o usuário que só conhece Linux seja inferior (aos olhos do empregador) a algum outro, ele certamente não é inferior aos que não tiveram contato prévio com computadores, que é a situação atual destas mesmas pessoas.
Comentário de stpa
Hummm...: Quanto ao suporte, parece que a proposta é satisfatória e tem implicações interessantes. Talvez gere mais gastos para o contribuinte, mas imposto seve para que, afinal?

Quanto à questão 2, concordo, mas, se a idéia é promover a inclusão digital, por que limitar apenas a um segmento do mercado? Se a idéia fosse promover o software livre, nada teria a reparar, acho...


Comentário de River de Morais e Silva
Análise do Starter Edition: Um trecho me chamou a atenção na notícia do IDGNow! :

"A partir de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com mais de 6 mil usuários, 500 empresas e vários especialistas locais, a Microsoft chegou a um conjunto de especificações que resultaram na versão do Starter Edition localizada para o mercado brasileiro."

Então resolvi listar softwares comuns usados por empresas e usuários domésticos:

Word
Excel
Access
Power Point
Paint
ICQ
MSN
MIRC
Yahoo Messager
Internet Explorer
Outlook
Front Page
AntiVirus
Firewall

Como pode então a pesquisa da Microsoft ter chegado à conclusão que 3 era o número de aplicações para suprir todas as necessidades acima?

Até agora a única resposta plausível é:

TODOS OS PESQUISADOS USAVAM OpenOffice.org, Gaim E Mozilla Suite SOBRE LINUX!!!!

[]'s

River de Morais e Silva (amonati)
Comentário de Job
Sem pessimismos: Sim, acho que muitos usuários, que ja tem algum acesso a computador, fizeram curso "Monkey" de pc, aquele que explica "clique aqui", sentirão falta de alguns ícones, como sentem quando tentam ir do 98 para o XP.
Mas, o projeto visa atingir aqueles que ainda não tem acesso, e muitas vezes conhecimento.
O usuário leigo é mais facil.
Veja vc iniciando um usuário em rWindows...

Bem, vc deve instalar um antivirus, atualizar o bixo toda vez que entrar na net.
Olha, vc não pode acessar banco, pois podem tomar sua grana, "não, não é um concorrente do banco, que ja te suga"
Olha, fale pra seus filhos de 14 anos que não podem acessar sites ....
Olha, fale pra suas filhas adolescentes, pra não abriram arquivos PowerPoint (.ppt, .pps) com mensagens bacanas
Olha, intala 2 anti spyware e mantenha atualizados.
...
...

Bem, acho mais facil explicar o Linux

Experiência própria, ja instalei Linux pra varios usuários do 98.


Comentário de henrique
Revolução: Com certeza vai haver "dor e vontade de desistir", mas esse sim é o começo da revolução, veja bem, não existe mudança sem sofrimento, é obvio que muitos vão ridicularizar e esculachar o PC-Conectado... pois ele é diferente.

Henrique.
Comentário de noname
"Ou Windows Stupid Edition! H: "Ou Windows Stupid Edition! Hahahahaha"

Na verdade "Windows pão velho" cai melhor.
Comentário de rmalafaia
"O quanto interessa a quem em: "O quanto interessa a quem emprega um candidato que só conhece Linux?"

Inclusão digital não implica conhecer Linux, Windows, Macintosh, Microsoft Office, Adobe Photoshop ou outros produtos específicos. Implica mostrar a um usuário o que é um computador e o que você pode fazer com ele. Implica mostrar o valor potencial de um computador para o aprendizado, a comunicação e a automação de tarefas.

O usuário vai entrar em contato com um computador, vai aprender a interagir com ele através de um sistema operacional e vai utilizar softwares de aplicação para tarefas específicas, como editores de texto, editores gráficos e players de mídia. Todos esses softwares apresentam capacidades e comportamentos semelhantes, não importa a marca ou fabricante.

Isso é que é inclusão digital.

"Talvez oferecer duas opções, uma só com o Linux, a outra com o Linux e o Windows intalados (dual boot), seja algo mais interessante."

é, como na faculdade Estácio de Sá, onde o Linux está instalado em dual-boot em todas as estações junto com o Onipresente. Adivinhe qual deles nunca é utilizado por padrão?

De qualquer forma, aprender a usar um computador é independente de softwares específicos e para o governo é mais vantajoso distribuir o Linux -- um sistema completo, estável, seguro e carregado de outros softwares de aplicação open-source -- do que aquele sistema ridículo e pela metade oferecido pela concorrência.


Comentário de Alessandro
Questão de Mercado: A Microsoft é uma empresa que tem a sua maior receita a venda do seu sistema operacional, e ela fez uma versão popular, que se não tivesse estas limitações ninguém ira comprar o Windows XP normal.

Acho que ela como empresa agiu certo, compra quem quer, ela não ta impondo nada e sim é mais uma opção do usuário.

Pra que serve o PC Concetado? É um projeto para inclusão digital da população "pobre" (na minha opinião pobre não tem condições de comprar um computador) e não para empresas comprar.

Na minha opinião para um usuário doméstico o Windows Start Edition esta ótimo, claro que o Linux é bem melhor mais isso quem decide é o usuário.

Esta mania de ficar malhando tudo o que esta empresa faz esta cansando vamos nos preocupar com o Linux, o software livre que é mais produtivo.


Comentário de stpa
Sim, mas...: Que fique claro, defendo e uso o Linux, mas...

Concordo que oferecer a oportunidade de ter e usar um computador, qualquer que seja o SO, é incluir digitalmente. Acho até que o Linux, ou algo similar com código aberto, é muuuuito (sic) melhor para desenvolver as habilidades para lidar com os fundamentos de informática. Mas, será que a maioria das empresas, de grandes a pequenas, acha isso também? O sujeito que se apresenta conhecendo o Excel e suas macros levaria vantagem numa entrevista sobre quem usa o Calc? Ou seja, se o objetivo estratégico se resume a desenvolver estudantes em proficiência informática, Linux nele. Mas se também inclui dar melhor preparo e oportunidades para todos, adultos e crianças, dê opções, ensine a pescar.

Mas, as respostas para essas questões não podem ser dadas por minhas idéias pré-concebidas, ou as de outros. É preciso ter dados reais para refutar essas pré-hipóteses...

Dual boot (veja bem, enumerei duas opções, não incluindo a do Windows como único SO). Será que o estudante da Estácio de Sá vai resitir à tentação de instalar um Windows piratão, removendo o Linux do seu PC recém-adiqüirido? Percebe o perigo? Conheço muita gente que passou do dual boot para o Linux em tempo integral. Acho que atiça a curiosidade, quebra a monotonia, o sujeito fica curioso e vai ver como é que é, gosta e acaba abandonando o Windows. Poliglota e com convicção.

Se é vantajoso para o governo, não sei. Caso a massa aceite e adote o "software livre obrigatório" (SLO), será vantajoso. Mas se ela se rebelar e sair descaradamente pirateando por ai, não será. Mas, o que me interessa é o que é vantajoso para nós, brasileiros, incluindo o livre-arbítrio.

Minha estratégia: ofereça os dois, um meia-boca, com poucos e limitados aplicativos (como o fornecedor oferece e é razoável pagar) e o outro completo, estável, seguro e carregado de outros softwares de aplicação código aberto. Quem sairá vencedor?





Comentário de Patola
Inclusão Digital? Só com Software Livre.: Concordo que oferecer a oportunidade de ter e usar um computador, qualquer que seja o SO, é incluir digitalmente.

Discordo do "qualquer que seja o SO" (e os aplicativos). Há uma idéia na comunidade que Inclusão Digital só é possível com Software Livre, nunca com proprietário. Dê uma googlada por isso que você acha bastante coisa. Inclusive eu li um livro com esse título - Software Livre e Inclusão Digital - de vários autores - que defende justamente essa idéia.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de stpa
Leia tudo...: A frase diz "...ter e usar um computador, qualquer que seja o SO...". O que implica que alguém o tem os dois. SO e computador. É óbvio que algo mais acessível a todos inclui um conjunto maior de usuários pontenciais. Se determinado SO é muito caro (Unixes, Windowses, MacOses...), este é acessível apenas aos que podem adiquiri-lo, pô. Se o OpenBSD, o Linux e outros são abertos e gratuitos, mais pessoas podem usá-los sem comprometer o orçamento, resultando em um universo maior. O resto é conseqüência. Nem precisa navegar por ai para descobrir isso, ô meu.

Lembro que essa discussão também depende de como definimos inclusão digital, de modo mais restrito ou mais amplo. Mas ai a conversa vai longe...



Comentário de Manoel Pinho
Tá aqui a notícia: Tá aqui a notícia:

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI505736-EI4801,00.html


Quarta, 6 de abril de 2005, 14h04

Microsoft revelará Windows reduzido para o Brasil


A Microsoft deve enviar ao governo na sexta-feira proposta de uso no projeto "PC Conectado" de uma versão reduzida do sistema operacional Windows. Representantes da empresa e do governo assistiram à demonstração de uma versão do Windows Starter Edition, sistema operacional voltado para usuários de países em desenvolvimento. A iniciativa da gigante do software é uma tentativa de garantir espaço no programa de venda facilitada de 1 milhão de computadores para a população de baixa renda.

"Eu pedi para eles botarem no papel todas as características técnicas do sistema e eles concordaram em apresentar na sexta-feira", disse o coordenador do PC Conectado, o secretário da Presidência da República, Cézar Alvarez.

O Windows Starter Edition é compatível com computadores com até 256 Mb de memória e com processadores de baixo custo como Intel Celeron e AMD Duron, informou a assessoria de imprensa da Microsoft, confirmando a demonstração do produto ao governo.

A empresa enfrenta resistência de instâncias do governo, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão vinculado à Casa Civil, que dá preferência a softwares livres em programas de inclusão digital.

"Nossa decisão, enquanto ITI, é a favor do software livre. Acho que estamos próximos de uma decisão favorável (da Presidência)", disse o diretor-presidente do ITI, Sérgio Amadeu. Segundo Alvarez, "tem um enorme peso a manifestação do ITI sobre isso, mas o grupo ainda não concluiu sua avaliação de forma definitiva".

A expectativa do governo é que o PC Conectado seja lançado oficialmente em meados deste mês. A equipe coordenadora ainda avalia formas de financiamento dos computadores ao consumidor e a isenção de impostos a fabricantes que utilizem nível elevado de componentes nacionais.

Reuters


Pelo jeito a M$ ainda não desistiu do lobby. Mas tenho fé de que ela levará mais uma vez um fora...
Comentário de leonardotsr
O usuário de Calc tem vantagem: Imagine só. Ele faz tudo o que precisa no Calc. Então, fica uma licensa sobrando.
Comentário de Douglas Augusto
Informações: Afinal de contas, qual será de fato a configuração exata do hardware e distribuição GNU/Linux que virá com o PC Conectado?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Manoel Pinho
M$ ainda insiste: A M$ ainda insiste e o pior é que o governo está dando mais um prazo (não era até hoje, exta, o prazo final ??!!):

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/MercadoInterna.aspx?GUID=3B8C9F8F-F94C-481C-A14C-4452ECE9F9C6&ChannelID=2000002

MS formaliza proposta para o PC Conectado

Sexta-feira, 8 abril de 2005 - 15:19

Camila Fusco - IDG Now!

Até a próxima segunda-feira (11/04), a Microsoft apresenta a proposta formalizada do Windows XP Starter Edition para o governo federal, com a intenção de participar do projeto de inclusão digital PC Conectado.

Anteriormente, a empresa de software havia apresentado uma proposta preliminar de sistema operacional para o programa, que foi considerada inconsistente pelo grupo de software conduzido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Esta semana, a Microsoft apresentou testes do Starter Edition para representantes do governo. Segundo o diretor do Serpro, Sérgio Rosa, participaram do encontro integrantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Educação; da Fazenda; das Comunicações e da Casa Civil.

"Essa foi a primeira demonstração da Microsoft do Starter Edition. Até o momento a empresa tinha apresentado uma proposta em papel, e dessa vez, eles demonstraram o software", declarou o diretor do Serpro.

O executivo não detalhou qual foi a opinião dos representantes do governo frente ao teste do sistema, apenas declarou que o Starter Edition é, conforme já era sabido, um software "mais restrito".

A próxima semana deve ser decisiva para o PC Conectado, uma vez que o governo trabalha com a data de 15 de abril para lançar as diretrizes do programa.

Comentário de Otto Pohlmann
Software Livre no PC Conectado e Conexao c/Servidor: A estratégia do software livre no PC Conectado precisa ser complementada com um outro conceito. Já que o PC é conectado, ele poderia executar tambem aplicações baseadas em Servidor, no melhor estilo MS Terminal Server. Entao, o PC sai de fábrica com Linux e um monte de software livre no próprio PC. Só que o software livre que vem no PC nao atende todas as necessidades dos usuários e nem a máquina aguenta um processamento muito pesado. Para estes casos, o governo deveria no esforço do PC conectado, montar um baita servidor central, com paredes e paredes de máquinas com processadores Dual Xeon ou Opteron, e nestes servidores ter disponibilidade de aplicações pesadíssimas como AutoCad, e outros softwares que exijam muito processamento, e ainda nao existem em software livre. E o PC conectado teria a possibilidade de acessar os programas publicados pelo servidor e executá-los remotamente, usando o seu computador como um terminal remoto. Aí sim completaria o conceito do PC Conectado, pois além de conexao à internet, ele teria conexão a processadores e programas aos quais ele nao tem acesso no próprio PC conectado.
Por favor, comentem a minha ideia.
Comentário de George
Experiência Própria.: Há quatro anos comprei meu primeiro PC, com o último lançamento da MS até então em matéria de SO: O Windows Me. Quando terminei de pagar as prestações, a porcaria do Me já não rodava os últimos lançamentos da própria MS, que exigiam o sistema que foi lançado três meses depois de eu comprar o meu computador.
Minha primeira tentativa com o Linux foi com o Conectiva 8, que após instalado, sem maiores dificuldades, descobri que não poderia ouvir som algum com o SiS 7018 e me conectar com o HSP56, a menos que eu tivesse um conhecimento muito além de quem estava tentando se iniciar no Linux.
Segunda tentativa: Kurumin 4, rodava a partir do CD, reconhecia o SiS 7018, porém o HSP56, que o Kurumin também reconhecia já havia partido desta para melhor e o seu substituto, um Lucent V92, não era suportado pelo Pinguim de Cocar. A menos que eu tivesse...
O que eu quero dizer é que o cara que comprou aquele PC montado na loja com os componentes mais baratos e que roda um XP ou 98 pirata, ou comprado na promoção do hipermercado com um XP já instalado, ou seja, quase totalidade dos usuários domésticos brasileiros, tão cedo não vai instalar o SO do pinguim, por mais que queiram os teóricos do PT e os nerds de plantão. Nem vai ter como abrir aquele arquivo ".sxw" enviado por seu amigo que comprou seu PC popular (ou alguém acha que quem usa Windows em casa vai instalar o paquidérmico OpenOffice.org que em 99,9% das vezes, ao ser pressionadas as famosas três teclas, irá aparecer no Gerenciador de Tarefas com as palavras "não está respondendo" ao lado do seu nome?), e que em questão de semanas já terá recorrido, por conselho de amigos, ao CD do Windows vendido a poucos reais pelo sujeito que colocou o anúncio nos classificados ou pelo camelô.
Quanto ao Starter Edition, esse lembra o tempo em que memória custava caro e que quando o usuário tentava rodar diversos aplicativos em seu 486 com 8MB de RAM, o Windows 95 só tomava alguma atitude ao ser apertado o botão "reset". Piada!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004