Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Software facilita a criação de extensões para Firefox

“André Machado, o mesmo criador do SpamBlockerPlus!, 'ataca' novamente lançando a versão 0.2 de seu aplicativo fastXUL, que promete facilitar a vida de desenvolvedores de extensões e aplicativos XUL para Firefox e outros produtos Mozilla.

O programa, que é escrito em Lazarus, uma IDE opensource similar ao Delphi, reúne em um só lugar vários recursos para se criar uma extensão, tema, locale ou aplicativo XUL: para a criação dos arquivos em XUL, há um editor de textos no qual os elementos podem ser inseridos a partir de um menu; a confecção de arquivos install.rdf e .manifest torna-se muito simples através de assistentes gráficos: 'O desenvolvedor pode criar um arquivo install.rdf apenas preenchendo campos e marcando caixas, sem precisar escrever uma linha de código sequer', explica André.

O programa está em fase de testes e alguns recursos podem estar instáveis. 'Faltam alguns elementos de linguagem e assistentes para outros arquivos', explicou André, que já está pensando na versão 0.3 e pede auxílio para desenvolvedores. 'Há um fórum no site onde todos podem tirar dúvidas e postar sugestões'. O programa, distribuído sob a GPL, pode ser baixado tanto para Linux quanto para Windows em http://fastxul.netfast.org ”



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Renato Rodrigues
Interessante...: O programa parece ser bem interessante. Quando voltar a ativa vou dar uma boa olhada nele, porque definitavamente gerar .manifests e .rdfs na mão não é das tarefas mais agradáveis...

Valeu André pela iniciativa!

[]'s

Renato Rodrigues
http://www.renatorodrigues.com
Comentário de Dm7
Parece muito bom para o: Parece muito bom para o usuário experiente, mas acho que para quem está aprendendo não é muito indicado "pular" certas etapas. []s,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004