Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Licitação para WiMax é adiada em prol da inclusão digital

“O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou nesta quarta-feira (09/08) que pediu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspensão temporária da licitação de novas faixas de internet banda larga. As faixas de radiofreqüências que estavam sendo oferecidas pelo governo eram de 3,5 Ghz e 10,5 Ghz para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) ou para o Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao uso do Público em Geral (STFC). A licitação abriria espaço para a implantação de redes com a tecnologia WiMax.

O ministro ressaltou que a suspensão não significa o cancelamento da licitação, mas um pedido de tempo para que o ministério examine algumas questões. “Na medida em que estamos licitando as freqüências 3,5 e 10,5 Ghz, em todos os blocos na operação e na numeração, notamos que o programa de inclusão digital do governo pode ser sacrificado”, explicou.

Segundo o ministro, o governo quer discutir as obrigações das empresas. “Estamos passando para as empresas essas autorizações e não houve a preocupação de que os serviços que serão prestados por elas sejam levados para as grandes e também para as pequenas cidades”, disse.

O ministro explicou ainda que o governo quer evitar o que aconteceu com a telefonia celular.”


Veja o texto completo em IDG Now! - Hélio Costa pede adiamento de licitação para WiMax.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ludi
O onipresente e oniciente ministério das comunicações.: Até parece que a notícia é boa... quando lido apenas o título. Como colocado em análise feita pelo mercado (disponível no FNDC.org,br), esta já é a terceira intervenção direta do ministro e do seu ministério em assuntos que são de regulação exclusiva da Anatel, que não deveria acatar nenhum tipo de interferência ou pressão política sob assuntos de sua alçada.
Autarquia? Humm, não mais..
Comentário de brandizzi
A mão do status quo: O que aconteceria com a atual conjuntora das telecomunicações brasileiras com WiMax? Imagina que maravilha: você falando via Skype pelo seu PDA, pondo seu "canal de TV" no ar, usando banda muito mais rápida do que qualquer provedor ADSL pode prover, e ainda mais barato...

É acho que seria muito ruim... para algumas pessoas.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Esse ministro...: Sendo esse ministro quem é, e vendo o histórico do que ele fez com a TV Digital, ele deve estar pedindo um tempo para poder ver como *ele* pode lucrar mais com essa tecnologia.

<ironia>Como que iam fazer a licitação sem ele ter tido tempo de passar a sacolinha?</ironia>

PS. Vou fazer um contador assim no meu site: 'Fazem XXX dias Brasil sem indústria de semicondutores desde que o governo escolheu o padrão japonês de TV digital.'

Comentário de Necronomicon
Onde encontrar os papers do padrão digital brasileiro ?: Já falaram por aqui sobre o padrão digital brasileiro. Aonde está a documentação ? Alguém poderia me informar por favor ?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004