Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Software Livre para a Web em MG

Eder S. G. (eder@esg-computacao.eti.br) enviou este link e acrescentou: “Estão abertas as incrições (de 07/03/2005 a 20/04/2005) para o primeiro curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Desenvolvimento de Software Livre para a Web (reconhecido pelo MEC) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O principal objetivo do curso é formar recursos humanos para desenvolvimento em Softwares Livres para o ambiente Web. Conta com um diferencial de reservar 5 bolsas para os melhores alunos inscritos que serão avaliados através de uma prova de conhecimentos na área. Para mais informações sobre o curso acesse o link acima.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X
Quais?: "O principal objetivo do curso é formar recursos humanos para desenvolvimento em Softwares Livres para o ambiente Web."

Certo, mas QUAIS softwares?
Comentário de Patola
Suposição: Já que é um curso de pós-graduação, eu consideraria estúpido se restringir a softwares X, Y e Z. O curso deve ser generalista, isto é, ensinar desenvolvimento livre em ambiente web e não somente linguagens ou softwares específicos. Imagino que essa seja a intenção.

--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de henrique paiva
concordo com patola, mas pens: concordo com patola, mas pensando assim nem precisa ser em software livre, porque desenvolver pra web é desenvolver pra web independente se é livre ou não.
Acontece que o sempre acaba tendo que abordar algumas tecnologias. Aí se for livre melhor.
Comentário de Ananias
Lato?: Eu acho que um curso de pós-graduação em desenvolvimento Web com Software Livre é específico demais para ser Lato-sensu. Aliás, é específico demais para ser uma pós-graduação. O que vai ser defendido na tese? Que o Zope é melhor que o J2EE?

Isso está mais para curso técnico do que para pós-graduação. (isso não é demérito nenhum para os cursos técnico, e sim uma constatação de que cada tipo de formação tem objetivos diferentes)
Comentário de Luiz Felipe
A intenção do curso é abor: A intenção do curso é abordar questões de projeto antes verificadas somente em desenvolvimento de software de prateleira e afins. A web em si é um caso especial e que agora está merecendo uma certa atenção pois está se organizando e criando inclusive padrões de projeto próprio. Para que o software livre e para a web se torne uma realidade digamos comercial é interessante que se crie padrões. O curso então tem tb esta finalidade. O "laboratório" que deve ser utilizado para a aplicação desses padrões e do estudo sobre desenvolvimento de software livre é o framework MIOLO que utiliza além de padrões de projeto OO conceitos de persistência de objetos, camada de abstração de dados entre outros. Coisas antes impensadas para desenvolvimento web e software livre. E para isso necessita de ocnhecimento de graduação pois um curso técnico não tem condições de oferecer uma base teórica deste porte.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004