Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Restrições de acesso em banda larga: O Speedy se vinga do Vírtua

“Demorou, mas o Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, está finalmente se vingando do seu concorrente Vírtua, da NET. No final de 2005, o Vírtua virou o mundo da banda larga de cabeça para baixo, ao inaugurar a banda larga larga mesmo, com 2, 4 e 8 megabits por segundo no Brasil. Os concorrentes, perplexos, tiveram que correr atrás do prejuízo.

O Speedy, especialmente, ficou numa situação difícil, porque oferecer universalmente 8 Mbits por ADSL parecia missão impossível. Era preciso que seu assinante ficasse mais ou menos perto de uma central telefônica para ter essa velocidade.

Agora, o Vírtua resolveu controlar a quantidade de bytes trafegados pelos seus assinantes, e o Speedy está tendo a oportunidade de dar o troco. Toda sua comunicação de velocidades mais rápidas (de 500 Kbps para cima) está alardeando que os planos de consumo mensal são ilimitados. O Speedy está até mandando e-mail a seus assinantes lembrando que para eles não há limite.
” Veja o texto completo em INFO Online - Blog da Sandra Carvalho.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Razgriz
bom, estive em são paulo esses dias e tinha speedy onde fiquei.: Olha... sendo extremamente sincero, o link onde fiquei era de "4mb" , identico ao da minha casa no rj* ( virtua) .

olha eu prefiro conviver com a limitação de banda ( que não chega a me prejudicar devido ao calculo de trafego mensal, ja que 4 mb compartilhados não da pra vc puxar mais que 40 gb e eles me deram 60, analizando o trafego no roteador percebi que não passa dos 35 gb o consumo de todos os micros somados aqui em casa) mesmo com o velox ( que é praticamente igual ao speedy) estando mais barato e oferencendo o mesmo link, pelo que eu reparei o speedy e o velox são lentos se compararmos com o virtua, aqui baixo uma iso de 150 mb da distro goblinx 1.4 em 12 minutos, enquanto que com o speedy levei 40 e com o velox 45 min. Acho que falta muito para eles chegarem perto de competir com o cabo. ( fora que quem assina virtua acima de 2mb ganha HBO de brinde e cinemax por 3 meses. )


O real não é quilo que você ou sente, mas sim aquilo em que você acredita estar vendo e ou sentindo.
Comentário de pseudorandomness
P2P?: Seu download foi por http/ftp ou torrent?

Há não muito tempo, muitos usuários do Virtua Megaflash (planos de 2 a 8 megabits) estavam com problemas de velocidade quando utilizavam redes P2P. Não sei o que aconteceu depois disso.
Comentário de Razgriz
ftp:
tenho um servidor com link dedicado na comdominio em sp, dai o link não apresenta grandes ocilasões quando é exigido e da pra ter uma ideia do que se pode fazer com banda larga de "qualidade". ( no japão vemos links que deixam os "nossos" com cara de coisa do homen das cavernas e pintura a dedo.

O real não é quilo que você ou sente, mas sim aquilo em que você acredita estar vendo e ou sentindo.
Comentário de rafaelfortes
Com relação a isso eu: Com relação a isso eu discordo, depende muito de onde vc está (a qualidade do sinal pode influenciar bastante a velocidade e a estabilidade, tanto no cabo quando no ADSL), e depende de onde vc estiver baixando. Tenho velox de 2Mb (não acho nenhuma maravilha pq de vez em quando dá problema e é difícil atingir a velocidade máxima vendida), e já cheguei a baixar 16GB num dia, e minha monitoração mostra que faço uma média de 50 a 70GB por mês de download (3 computadores em casa), ou seja, pra mim, 40GB pra 4Mb não dá nem pro buraco do dente...
Comentário de Douglas Augusto
Ainda que seja totalmente: Ainda que seja totalmente motivada por marketing e até mesmo contraria posições anteriores --pois havia limite teórico imposto--, espero que os consumidores levem este fator em conta e boicotem provedores que cobram pelo tráfego. Porque se um dia a franquia for regra dentre os provedores, é provável que caiamos em um barco sem volta neste quesito.

Sou absolutamente contra a cobrança por "excesso". Eles poderiam cobrar mais caro pelo plano, mas não fazem assim porque a franquia é uma forma mais sutil de iludir clientes: 4Mbps, 8Mbps, que nada! Faça as contas com base no limite e verá que a velocidade média fica na casa dos Kbps.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de William Amaral
Ótimo a telefonica diz que: Ótimo a telefonica diz que acabou com o consumo de download. Mas quando a Telefonica conseguiu controlar isto? Apenas oficializaram o que não conseguiram fazer.
Fora isto o problema do Speedy é a taxa de Upload - "128kbps" é muito pouco para 512kbps. A Telefônica esquece que a internet é de download e upload.
Comentário de leonardotsr
Minha opiniao: Aqui em BH, apesar de ser mais caro e não possuir as megavelocidades dos demais, uso Wayinternet e não tenho nada a reclamar. Pago 80 reais para uma velocidade de 600kbps e quase sempre navego em velocidade máxima, sem imitação ou problemas de fornecimento.

Fica a dica para vocês.

Leonardo
Comentário de Emerson Gomes
DSL ainda é a melhor opção.: Sim, os planos de 8MB são enganação, praticamente não existe cobertura alguma.
Sim, o upload de 128kbps é uma piada (de mal gosto).

Mas as operadoras de cabo ainda tem um longo caminho pra traçar pra conseguir ter uma infraestrutura que consiga concorrer com a das teles.

Na práxima, temos Virtua com limite efetivo de banda e limitação agressiva de P2P (A velocidade máxima da conexão só consegue por http/ftp e em sua maioria se for por servidores nacionais), temos Virtua oferecendo planos de 10MB com download efetivo de menos de 100kb/s para links internacionais (devido a deficiência do backbone), enfim.

Com os DSLs (mais especificamente Speedy), é SEMPRE a velocidade máxima da conexão, seja nacional ou internacional, seja http ou P2P.
Ironicamente, é a única que consegue tal feito, apesar de garantir contratualmente apenas 10% da banda. E agora, sem limites absurdos de downloads.

Mas é isso aí. Enquanto não temos conexões de Gigabits como em Taiwan, DSL ainda é a melhor opção.
Comentário de domluc
Nota de um usuario: Olha pessoal, Uso em casa Virtua de 2 Mega, e meu pai usa em casa ADSL Brt 800 e no serviço temos link de 1 Mega.
A impressao que tenho é que o maior problema na ADSL são as quedas, alem dessas duas instalações, ja em outras empresas sempre tive esse problema, quedas frequentes no sinal.
Ja fiz testes de velocidade e realmente o Virtua é mais rapido.
Download médio para server no Brasil é de 210 kbps no ADSL 800 45 kbps (interior do estado) e ADSL 1 M 120 kbps.
Nada como um Ubuntu + 2 Mega de Virtua, ops... sera que a causa na casa do pai seja o window...
:-]
Comentário de william_amaral
Ótimo a telefonica diz que: Ótimo a telefonica diz que acabou com o consumo de download. Mas quando a Telefonica conseguiu controlar isto? Apenas oficializaram o que não conseguiram fazer.
Fora isto o problema do Speedy é a taxa de Upload - "128kbps" é muito pouco para 512kbps. A Telefônica esquece que a internet é de download e upload.
Comentário de nemesis
uso acesso discado via ig: Na casa de meu pai, no Rio de Janeiro, tem Vírtua. Há uns 6 meses atrás tinha realmente uma velocidade incrível. O único problema é que a conexão caía constantemente. constantemente.

Passei umas férias lá agora em julho e verifiquei duas coisas: propaganda maciça na TV sobre planos acima de 2MB e uma conexão mais constante. O único problema, pelo menos para quem esteve 6 meses ausente, é que houve uma redução muito perceptível e drástica na velocidade da conexão. Bem à tempo de os consumidores se entusiasmarem com o novo plano. Eles achavam que ninguém ia perceber, mas infelizmente quem tá de fora percebe...

Eu quero mais é que a Globo vá para a puta que a pariu com seus serviços de merda e enganação...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de tobias_felipe
Hein?: Olha Nemesis, eu também não sou fâ da Globo, mas que diabos ela tem a ver com o assunto? Que eu saiba ela não provê link, provê conteúdo.

Tobias Felipe
Comentário de nemesis
own: Vírtua é da Globo, oras. Ou GloboCabo ou outra subsidiária com outros nomes para disfarçar nossa M$ tupiniquim... aliás, ouvi dizer que Sky tmb é da Globo e por consequência, DirecTV, que foi recentemente comprada. Enfim: TV no Brasil é só Globo, queira ou não. E essas operadoras de cabo tmb provêem links de forma que internet no Brasil tmb vai acabar sendo um produto da Globo...

filhos da puta.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de PauloRCT
Apesar de tudo, ainda "invejo" os senhores...: Sem querer que vocês fiquem conformados com a situação, mas aproveito o assunto para expor a cenário da internet de "alta velocidade" aqui em Manaus.
- Minha conexão é de 100kbps, pela qual pago R$84,00. A taxa de download máxima que atinjo, apenas utilizando o gerenciador de downloads FlashGet é de impressionantes 12kbps de pico...acredito que a média fique em 9,5 ou 10 kbps, no máximo. Se não for com esse programa, ou seja, só gerenciando pelo browser mesmo (Firefox 1.5, tanto no Linux quanto no Windows), não passa de 4 kbps. Ou seja, é praticamente a velocidade de uma conexão discada.
- Aconteceu com um amigo meu, usuário do mesmo provedor: ele chegou em casa e percebeu que o seu download (via FTP) estava parado e não conseguiu mais reiniciá-lo; ligou para o (mau) atendimento ao cliente e qual foi a resposta? Tinham bloqueado o FTP para liberar banda.
- Skype ou MSN com webcam, nem pensar...
- Baixar uma ISO de 700MB é coisa para mais de 24h...
- Um simples acesso ao GMAIL em determinados horários pode demorar mais de 15 minutos para mostrar a página toda carregada (depois do login).
- Depois de muita espera, chegou aqui a Velox, cujas velocidades são 600kbps (R$429,90) e 300kbps (R$219,00); detalhe: tais velocidades certamente não passariam de R$150,00 em outros estados. Aliás, acho que elas nem existem mais: no RJ-> 1Mbps: R$62,90 e 2Mbps a R$79,90, na promoçao.

E o que mais irrita: ligar para o (mau) atendimento para reclamar e ouvir, além daquele "gerundismo" irritante: "Senhor, estamos verificando a sua conexão e não constatamos nenhum problema. Pode ser que o problema seja a sua máquina...".

Mais uma vez, não quero que ninguém se conforme com a situação. Apenas quero mostrar que existem coisas bem piores.

Um abraço a todos.

Nemesis: concordo contigo nos comentários relacionados à Rede Globo...pelo que sei, o provedor ao qual me refiro aqui pertence a essa peste que domina o Brasil...
Comentário de manoel_lobo
Provedores...: Provedores costumam vender o que não têm, largura de banda suficiente para todos, principalmente no horário de pico.

Além de não investirem na infra-estrutura da rede, também instalam limitadores de banda e outras "ferramentas" anti-consumo (muitas vezes ganham no cansaço).

No caso do ADSL (me refiro ao Velox), trata-se de uma rede ethernet sobre uma rede ATM, e de quebra, ainda tem o encapsulamento do PPPoE, imagine o overhead inútil...

Desculpem não poder escrever mais, estou de saída.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de glenio
gvt: A GVT começou com essa frescura de limitação de banda.
A BrT ainda não começou com essa bobagem (mesmo a conexão sendo ruim e instável em horários de pico). Num dos lugares onde possuo assinatura da BrT (Turbo 400), chega 9h30 e fica impossível usar, o modem não consegue sincronizar mais até o almoço...
Comentário de Leandro
Também uso acesso discado: Pensei que era o único homem das cavernas aqui.
:)
Comentário de Leandro
Vc vai adorar, e talvez já conheça: http://en.wikipedia.org/wiki/Beyond_Citizen_Kane

Já baixei, a qualidade da imagem não é muito boa, mas o conteúdo é muito esclarecedor.

Gostaria de ver alguém piratear o sinal da Globo e transmitir isso na hora da novela das oito... seria o máximo.


Comentário de André Tomasi
Virtua: Acrescentando minha experiência sobre as opções de conexão.. fui assinante de ADSL até o ano passado, comecei com 300 kbps, antes de trocar para o Virtua estava com link de 1mb no BrTurbo.. era bom, mas depois que troquei pelo Virtua não me arrependo nem um pouco.. bom, troquei pelo Virtua 4m logo que foi lançado ano passado, e embora todo mundo me diga que tem limitação de banda, etc, ainda não tive problemas desde 2005 quando assinei.. fora algumas quedas no sinal, que são muito raras, e rapidamente recuperadas, a conexão é ótima.. neste momento, estou com o E-Mule baixando a 398kb/s, up de 68kb/s.. baixar arquivos de sites rápidos chega facilmente a 480 kb/s, e em servidores nacionais é normal baixar arquivos a mais de 500 kb/s.. minha única preocupação era a tal cota de download, mas como mês passado estouramos de novo os 40gb aqui em casa, e o pessoal da Net diz que o tal limite ainda nem funciona, não estou preocupado.. Outra reclamação é a frescura do modem da Net que baixa a velocidade conforme a carga requisitada na conexão.. por exemplo, ao entrar no CS, o ping aumenta pois o CS só ocupa uns 6kb/s.. problema facilmente resolvido abrindo um download antes de entrar no jogo pra aumentar a velocidade.

Por 99,90 + 25,90 da TV (ou 109,90 + 9,90 pelo ponto sem TV), acho melhor opção do que a ADSL. Antes com a ADSL, o "servidor" caseiro rodando E-mule, 4 micros ligados fazendo download ao mesmo tempo, nem a ADSL 1mb dava conta.. o Virtua até agora tem sido plenamente satisfatório.
Comentário de Marcos Longo
Virtua: Quando fiz a compra do virtua, a atendente me garantiu que não existia cota de trasferência, e que eu poderia usar a vontade. Agora que eles começaram a impor isso, mando emails dizendo que me enganaram e que a vendedora mentiu pra mim e eles só respondem que eu posso ler no contrato que existe a limitação.... Bando de Filho da ****
Comentário de leleobhz
Leonardo (leonardotsr): Olha, tenho Way também, minha mãe, meus clientes....

E cara, se pensar, a linha deles de 300k dia de semana e 500k finais de semana, q dá 70 reais, vale muito a pena:

1) Link simetrico (mesma vel. de up e down)
2) Se vc deixar p2p ligado, fica com 500k a semana toda :p
3) ESTREMAMENTE estavel! Fora as periodicas, so tive 1 ou 2 quedas em mais de 2 anos de relacionamento com eles.

A unica desvantagem e que no residencial e no comercial, pode E S Q U E C E R porta baixa, definitivamente é bloqueado (infelizmente nao achei ainda brecha no contrato).

Mas de toda forma, esses cabos de cobre vagabundos, finos e comidos por ratos não servem para passar internet (Digo isso pro pessoal da adsl.) além do que nunca as telefonicas vao tacar centrais a 500m de cada cliente ;]

Cabo e um serviço extremamente estavel e compensador. Há clientes meus que usam Virtua com NetFone, e estao rindo até o talo, apesar de que não gosto da globocabo (e pro idiota que disse q a globo só prove conteudo, me diga quem é a dona da NET?)

Para completar essa estoria da net. A Way usa link da INFOVIAS (Empresa CEMIG - que é dona da way tb), que usa link BrT. O Brasil e todo globo porcaria nenhuma. (Há quem goste, mas se milhares de moscas comem bosta....)
Comentário de dafreak
Poréns...: Só que existe uma pequena matemática que faz com que toda a utopia do Virtua se esvaeça: o Virtua não cobre São Paulo toda.

Se muito, cobre menos de 50%. Os cabos da NET cobrem muito mais, mas nem todos são servidos pela infra necessária ao sinal do Virtua.

E não adianta nada eles virem fazendo campanhas insistentes para que você assine o Virtua, o Combo... Porque o individuo liga no atendimento e simplesmente não cobre a área dele. Resultado: agora que ele sentiu o gostinho de assinar o serviço, ele vai ter que apelar para a concorrente (Telefonica).

Claro que o Cabo é melhor. O custo/benefício é melhor. Mas não cobre lugar nenhum. A NET está perdendo clientes com essa estrutura mal feita.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004