Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo servidor: HP, InfomediaTV e Intel doam hardware para o site Código Livre

O InfomediaTV e as subsidiárias brasileiras da HP e da Intel se uniram para realizar a doação de um servidor Pentium Itanium 64 para hospedar o projeto Código Livre.

Mantido atualmente pela Universidade de Campinas (Unicamp), o serviço criado para auxiliar desenvolvedores em software livre foi criado na Unidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates). Oferecendo acesso a CVS, listas, controle de bugs, fóruns e backups completos, o Código Livre conta atualmente com mil, seiscentos e sessenta e seis projetos hospedados e mais de doze mil usuários registrados.

O acordo mediado pelo InfomediaTV durante a LinuxWorld Brasil garante a doação do hardware por parte da HP, além da manutenção semestral pela Intel. A administração de software será realizada pela Solis, Cooperativa de Soluções Livres.

Ainda sem data para entrar em operação, o equipamento deve contribuir para o contínuo aprimoramento que o Código Livre tem demonstrado em seus cinco anos de existência.

Especificações técnicas:

  • Processador Itanium (64 bits)
  • 2GB de memória RAM
  • 120GB de disco SCSI


Para acessar o Código Livre: http://codigolivre.org.br/


O Código Livre, criado pelo Cesar Brod (da Solis) e hoje mantido pelo Rubens Queiroz de Almeida (do Dicas-L) é um dos mais prolíficos projetos de fomento ao desenvolvimento de software livre no Brasil hoje. Na minha opinião, os 3 doadores não poderiam ter escolhido melhor o destino deste servidor.




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sulamita
Orgulho: Agora é minha vez de dizer do orgulho que tenho da parceria com o InfomediaTV, e mais da amizade com a diretora que vive sendo atacada por aqueles que querem usar a comunidade como massa de manobra para disfarçar suas reais intenções.

Uma única pessoa foi capaz de ver uma ajuda tão grande para um projeto tão importante e o realizou. Este servidor podia ter simplesmente servido para melhorar a velocidade dos vídeos do InfomediaTV, mas foi cedido para o Código Livre. E em ótimas mãos, do Rubens Queiroz, que desde sempre trabalhou de verdade em prol do software livre. Diferente dos paladinos da moral e dos bons costumes, que não fazem nada além de bravata, cartas anônimas e insinuações sem a menor responsabilidade. Que nunca fizeram mais que palanque político para suas boquinhas no governo.

Parabéns à HP e Intel por realmente demonstrarem apoio. Parabéns ao Brod pelo projeto, muito obrigado ao Rubens por todo esforço para mantê-lo. Mas meus parabéns a Fabi por ter conseguido convencer as empresas e escolher tão bem quem receber o presente.
Comentário de magsilva
Fantástico: Parabéns a InfomediaTV, a HP e a Intel pela iniciativa. Sites como o Codigo Livre são essenciais para a saúde dos projetos de software livre brasileiros. Tem muita coisa que conseguimos com nosso suor, mas hardware sempre esbarra no problema _grana_ (o que torna tudo complicado). Que parcerias desse tipo tornem-se mais frequentes!
Comentário de Nadal
Pergunta cretina: Foi doado um Pentium 4 com o EMT64 ou um Itanium? Na nota diz-se que foi doado um Pentium Itanium, e abaixo que foi doado um Itanium de 64 bits.
Comentário de Sulamita
Alguem marcou toca aí :): É um Itanium dual core. Daqueles fininhos de rack... lindo... mas como dizia aquela propaganda, não basta ser bonitinho, tem que ter motor :D
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004