Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LPI Mundial muda a sua estrutura organizacional

Em resposta a carta veiculada ontem no BR-Linux, eu Rodolfo Gobbi, atual presidente da ONG LPI Brasil, gostaria de comunicar que:

1- Apesar do companheiro Paulino Michelazzo ser diretor e conselheiro do LPI Brasil , ter participado da assembléia que decidiu pelo fechamento da ONG LPI Brasil e devido a isso ter todas as informações sobre o motivo do fechamento da ONG no Brasil; a carta postada no site BR-linux NÃO é a explicação oficial da ONG LPI Brasil para o seu encerramento. A carta é uma visão do Paulino sobre o fechamento e não da diretoria e do conselho do LPI Brasil. Esta carta também não é a carta oficial mas do Presidente do LPI. A carta oficial com a explicação sobre o fechamento da ONG LPI , conforme decidido por unanimidade em assembléia, será postada até 14 de agosto no site http://www.lpi.org.br/ , após aprovada pelos conselheiros.

2- o LPI como órgão internacional certificador continua existindo NORMALMENTE e todos os certificados emitidos até hoje e os que continuarão a ser emitidos continuam válidos em todo o mundo. Quem deixa de existir é a entidade jurídica ONG LPI Brasil, uma associada da LPI Mundial , que até 14 de agosto possui autorização para aplicar as provas em papel no Brasil. As provas eletrônicas no VUE e Prometrics continuam sendo aplicadas normalmente.

3- O LPI Mundial decidiu UNILATERALMENTE e sem consulta prévia, mudar a forma como o Instituto está organizado mundialmente e , em alguns países, está sendo implementada o modelo de organização com afiliados e não mais como associados. O Brasil é um destes países. No modelo de sub-afiliados uma entidade jurídica ( empresa , universidade...) recebe a outorga para aplicar as provas de certificação desde que siga algumas regras definidas pelo LPI Mundial. No modelo de associados um grupo de pessoas com interesses comuns se organizam em uma ONG para atingir um determinado objetivo.

4- foi oferecido a ONG LPI Brasil a possibilidade de ser um sub-afiliado mas os atuais conselheiros da associação , por unanimidade, decidiram que o novo modelo de organização imposto pelo LPI Mundial não era viável financeiramente e também não estava alinhado com os objetivos da criação do LPI Brasil e por este motivo recusou a oferta.

5- todas as provas agendadas até 14 de agosto serão aplicadas normalmente pelo LPI Brasil e a partir desta data aplicadas pelo sub-afiliado que já está em processo de credenciamento e será comunicado ao mercado até o dia 14. A partir do dia 14 o sub-afiliado, a ser credenciado pelo LPI Mundial, passa a aplicar as provas em papel do LPI no Brasil.

6- conforme informação recebida do LPI Mundial, as provas em papel que são aplicadas no Brasil, independente se aplicadas pela ONG LPI Brasil ou pelo sub-afiliado, continuam sendo geradas e corrigidas pela LPI Mundial no Canadá e os aplicadores de provas ( conhecidos como Proctors) continuam a ser certificados pelo LPI Mundial. Com estas ações, acredito que a credibilidade e a seriedade da certificação LPI fica preservada , independentemente se a prova é aplicada pelo associado ou pelo sub-afiliado.

7- Convido a todos a visitar o web-site do LPI (www.lpi.org.br) após 14 de agosto para:

* conhecer um pouco da história da criação e do encerramento da ONG LPI
* conhecer alguns números de sucesso do LPI Brasil
* saber como continuar participando da lista de discussão do LPI
* conhecer os novos sub-afiliados e como continuar se certificando.”


A nota foi enviada por Rodolfo Gobbi, que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de elektron
Muito informativo: Ótimos os esclarecimentos! Elucidativos e tranqüilizadores! Meus parabéns!

Pelo que entendi, na verdade pra quem quiser se certificar, nada muda. É isso mesmo?

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004