Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Entrevista com Luis Bosque sobre as diferenças entre o software livre na Espanha e no Brasil

Durante o último FISL tive contato com Luis Bosque, um administrador de sistemas espanhol que estava negociando mudar-se para o Brasil para trabalhar em um projeto de software livre - ainda não anunciado. Como a situação do software livre na Espanha tem sido interessante, especialmente devido à migração completa do governo da região da Extremadura e a adoção oficial do formato ODF, aproveitei a oportunidade para fazer uma entrevista por escrito com Bosque, não apenas sobre a questão do software livre na Espanha, mas também sobre o que leva um administrador de sistemas espanhol a considerar uma mudança para trabalhar em um projeto de software livre no Brasil.

Veja abaixo a entrevista completa.

BR-Linux.org: Você sabia que há brasileiros atuantes na cena espanhola de software livre? O que você poderia dizer sobre esta participação? É algo de conhecimento geral?
Luis Bosque: Eu não sei muito disso. Apenas conheço dois casos. Sei que Marcelo Branco está trabalhando para o governo de Catalunha. Também sei que antes disso, ele trabalhou em desenvolvimento e implantação de software livre na administração publica do Brasil, mas não posso dizer que trabalho ele fez, porque ainda não falei com ele, mas gostaria de poder falar com ele para saber o que ele fez exatamente no Brasil e o que ele acha desta necessidade de interoperabilidade de software. Agora está fazendo isso mesmo em Catalunha e tentando criar uma rede de colaboração com as administrações publicas dos outros governos regionais de Espanha.
Também conheço a situação colaboradora entre a Junta de Extremadura, que está fazendo um trabalho exemplar com software livre, e a prefeitura de Porto Alegre. Sei que essa colaboração esta tendo muito sucesso.

BR-Linux.org: Quais as principais diferenças e semelhanças entre o software livre no Brasil e a cena espanhola?
Luis Bosque: Na minha opinião há mais diferenças do que semelhanças. No Brasil a P&D (pesquisa e desenvolvimento) em software livre se realiza por uma necessidade, e por um interesse de criar soluções próprias ao invés de usar produtos informáticos de terceiros. Na Espanha, ao contrario, a tendência ate agora tem sido outra, cada empresa e cada administração vem utilizando produtos distintos, criando assim uma dependência tecnológica em outras empresas e gerando um gasto econômico muito grande em soluções não ajustadas ao cliente. Agora esta situação esta mudando pouco a pouco e nas administrações publicas se esta começando a implantar soluções livres já sejam desenvolvidas por conta própria ou por meio de de contratações de terceiras empresas, mas sempre deixando um gasto econômico local sem ter que se atar a aplicações privativas.

BR-Linux.org: Qual o seu envolvimento com software livre na Espanha?
Luis Bosque: Minha experiência com o software livre começou faz uns anos na universidade. Eu participei em um grupo de usuários de linux. Lá aprendi muitas das coisas que eu sei agora, e ganhei muito interesse pelo software livre, dai que comecei a trabalhar com ele, e agora eu sou administrador de sistemas e gosto de usar ferramentas livres por as mesmas razões que falei antes, independência tecnológica, e muita potência.

BR-Linux.org: O que motivou o plano de mudança, e quando pretende começar a atuar aqui?
Luis Bosque: Desde que eu comecei a tomar contato com pessoas de Brasil eu estou com interesse em trabalhar lá para poder melhorar minha experiência em projetos de software livre. Há 2 anos eu ainda não tinha suficiente experiência para pensar em trabalhar em um projeto serio. Em abril finalmente eu fui ao FISL. Lá eu tive a oportunidade de olhar melhor a cena de software livre brasileira e também conheci muitas pessoas interessantes. Como conseqüência agora ganhei a oportunidade de trabalhar em um importante projeto que concorda com meus interesses. Eu também quero falar bem das pessoas brasileiras. Eu conheci muitas pessoas maravilhosas e claro, e uma importante coisa para querer mudar. Eu vou para lá na metade de Agosto e quando eu chegar, começo imediatamente a trabalhar no projeto. Já comecei fazer algumas pesquisas para estar bem pronto.

BR-Linux.org: Tenho conhecimento de que o projeto em que você atuará ainda não foi anunciado ao público. O que você pode adiantar sobre as suas futuras atividades?
Luis Bosque: Meu representante atenderá depois todas suas perguntas sobre o projeto. Hehe. Pelo momento, só posso dizer que o projeto é muito interessante e com certeza vai resultar muito útil para a comunidade de software livre pois vai tentar solucionar um problema de interoperabilidade muito comum nas empresas. O projeto pode ser considerado um estudo em profundidade do problema.

BR-Linux.org: Desde quando e de que forma você tomou conhecimento da cena de software livre no Brasil?
Luis Bosque: Comecei a tomar conhecimento através da Fabi Iglesias, CEO de Infomedia TV. Faz dois anos, já tinha ouvido algo sobre o software livre no Brasil, mas não tinha nenhum interesse antes de conhecê-la.

BR-Linux.org: De que forma o movimento organizado de software livre no Brasil contribuiu para seus planos?
Luis Bosque: Na realidade eu não tinha nenhum plano. Eu gostava do movimento de software livre de Brasil. Eu tinha interesse em trabalhar lá, mas não tinha nada pensado ainda. Eu tinha um bom trabalho na minha cidade, mas surgiu esta oportunidade e acho que é um bom momento na minha vida profissional para tentar participar e fazer um bom trabalho relacionado com o software livre em Brasil.

BR-Linux.org: Em que cidade do Brasil você irá morar?
Luis Bosque: Vou morar em Porto Alegre. Lá vou poder fazer meu trabalho. Mas não so isso, lá também há pessoas que já conheço e que são muito queridas. Então neste momento não posso imaginar melhor cidade que essa para morar. Me desculpem as demais cidades de Brasil ;)

Como anexo, vou dizer que ainda há pessoas que falam que internet não é um meio de para as relações sociais...oks, começar conhecendo pessoas de outro pais ao outro lado do Atlântico e terminar trabalhando lá não é muito fácil de conseguir com pombos correio, ;)

BR-Linux.org: O que achou do fisl7.0? Foi importante para consolidar seus planos de mudar?
Luis Bosque: Mmmmm, mais que o fisl7.0 eu diria que o fisl em geral. Há dois anos que eu queria ir ao fórum. Só neste ano tive a possibilidade de fazer isso. Com certeza o fisl7.0 foi uma boa oportunidade para ver perto o que esta acontecendo no Brasil com o software livre e para conhecer pessoas muito interessantes e que sem as quais não estaria falando de nenhum projeto neste momento. Tentei prestar muita atenção a tudo o que estas pessoas falavam, de Brasil, de negócios, de software livre em geral. Também antes de pensar em morar e trabalhar por um tempo no Brasil era importante que eu pudesse ter uma aproximação prévia e conhecer ao fim algumas pessoas muito queridas.

BR-Linux.org: Como vê as tentativas de aproximação de empresas como Microsoft, Novell e Oracle ao software livre, e de que forma a comunidade pode melhor tirar proveito disso?
Luis Bosque: Eu acho que são mais que simples tentativas. Eles estão percebendo que a única maneira de ficar no mercado de software é fazendo software livre. Nos últimos anos o mercado informático esta crescendo de forma exponencial mas neste momento cada vez é mais difícil implementar soluções em empresas se não existe uma interoperabilidade entre os distintos softwares. Porque uma empresa não pode depender de um único software para cobrir todas suas distintas necessidades. Então para ter um ambiente heterogêneo de qualidade a melhor maneira é com software open source.

BR-Linux.org: Que sites sobre software livre você acompanha?
Luis Bosque: Costumo acompanhar br-linux.org e www.diariolinux.com. Tento acessar todas as manhãs porque sempre há artigos de interesse tecnológico geral, e artigos técnicos muito bons. Tento me obrigar a fazer isto sempre, porque assim e uma das melhores maneiras de ficar sempre aprendendo cosas, as quais provavelmente vou usar em algum momento no meu trabalho. Também gosto de ler blogs ou planets como planet.warp.es que é um planet dos trabalhadores de uma importante empresa de software livre de Zaragoza. Não são muitos sites, mas fico feliz com eles, sobre tudo porque sempre aprendo de eles, e não tenho que perder tempo em ler apenas nenhum comentário de trolls talibans, como por desgraça é muito habitual em sites de software livre.

BR-Linux.org: O que aconselha a quem pensa em transformar o desenvolvimento de software livre em um pilar da sua carreira profissional?
Luis Bosque: Que é o melhor que pode fazer. :). Sim, sério, eu fico cansado de escutar que não e possível fazer sucesso nos negócios com software livre. Mas é umas das maiores mentiras que já ouvi. Eu vejo muitas empresas trabalhando com desenvolvimento de soluções livres as quais não estão morrendo de fome. Com software livre nos podemos oferecer soluções totalmente ajustadas às necessidades de outras empresas. Nem mais nem menos. Às vezes muitos administradores de sistemas, por ignorância ou simples incompetência instalam em um cliente uma solução que supera as necessidades dessa empresa. Esta atitude reduz muito o rendimento e encarece muito a solução. Estas soluções sob medida só podem ser feitas com software livre, e para isso se precisa-se muitos profissionais que sejam capazes de desenvolver e montar estas soluções sob medida. Então, profissionais do mundo inteiro, não sejam burros, e aprendam sobre este modelo de negócio ao mesmo tempo que aprendem outros modelos. Só se pode dar uma boa solução se conhece bem todas as possibilidades.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de gaúcho de porto alegre
bienvenido, pues!: bienvenido, pues!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004